Figuras de linguagem, ou figuras semânticas são muito presentes no dia-a-dia. A hipérbole é, provavelmente, a mais utilizada em diálogos informais e campanhas publicitárias. A linguagem hiperbólica consiste na utilização das palavras certas para expressar exagero ou ênfase em um tema. O uso da hipérbole é aplicado com diversos fins, desde uma resenha entre amigos à um poema que exija ênfase em determinado sentimento ou acontecimento.
Você vai encontrar aqui:
- Hipérbole e eufemismo
- Exemplo da aplicação da hipérbole como figura de linguagem
- Exemplo do uso da hipérbole em poemas
- Exemplos de hipérbole
- Veja mais sobre hipérbole e metáfora neste vídeo
- Precisa de aujda com trabalhos de linguagem?
- Perguntas frequentes sobre hipérbole e figuras de linguagem
- Checklist conhecimentos gerais sobre hipérbole
Hipérbole e eufemismo
Ao contrário do eufemismo, a hipérbole utiliza da linguagem conotativa, ou seja, não-literal. Geralmente, ao responder uma questão que exige a comparação entre hipérbole e eufemismo, realize a análise da linguagem e a partir deste critério tenha uma ideia melhor se o trecho interpretado é uma hipérbole. Entenda a diferença entre linguagem denotativa e conotativa a seguir.
Linguagem conotativa |
A palavra no sentido conotativo irá ter seu significado definido pelo contexto. Logo, o sentido conotativo pode ser associado com a questão da verossimilhança, pois, está sempre próximo da realidade sem exageros. |
Linguagem denotativa |
O sentido denotativo está muito ligado com diversas figuras de linguagem, como a metáfora e a hipérbole. A linguagem denotativa permite um maior desprendimento da realidade, assim, sendo muito utilizada para dramatizar textos e dar ênfase em sentimentos e marcos em uma história ou poesia. |
Exemplo da aplicação da hipérbole como figura de linguagem
Questões que abordam o tema figuras de linguagem geralmente abordam textos ou frases com hipérbole. Aprender a detectar o uso da linguagem hiperbólica na prática irá te ajudar a não perder tempo ao responder esse tipo de questão, tornando-se uma habilidade fundamental ao responder sua prova.
Utilizando o exemplo dado na foto acima, pode-se concluir que a expressão “morrendo de fome” foi utilizada no sentido denotativo para representar de maneira exagerada o sentimento do enunciador.
É notável que o autor da frase não estava morrendo de fome, apenas queria mostrar a intensidade de seu sentimento ao compará-lo com uma situação catastrófica desvinculada da realidade.
Exemplo do uso da hipérbole em poemas
É comum que professores apliquem o conteúdo dado em textos já escritos para que o aluno demonstre sua capacidade de interpretação. O gênero poesia abre muitas oportunidades pra o uso de metáforas e hipérboles, então, saber interpretar esse tipo de texto é fundamental.
A autora Adélia Prado utiliza da hipérbole para descrever de maneira enfática que sua vontade de ser feliz tinha raízes profundas, comparável à história de gerações. O poema retrata o julgamento externo direcionado à escritoras que se identificam com o feminino.
A hipérbole funcionou como reforço de que como autora ela não irá sucumbir à pressão e julgamento alheio, afinal, sua vontade é extremamente forte (fato destacado pelo uso da hipérbole).
Exemplos de hipérbole
Para completar o seu estudo, leia os exemplos de hipérbole a seguir:
- “Levei anos para terminar meu projeto!”
- “Eu estava morrendo de sono na primeira aula de hoje.”
- “O ar condicionado da sala é muito potente, vou congelar!”
- “A encomenda está demorando uma eternidade para chegar.”
- “Chorei rios assistindo o último lançamento.”
- “Ela foi e voltou mais rápido do que pensamento!”
A semelhança entre as frases com hipérbole acima é que todas utilizam de comparações absurdas para dramatizar expressões do cotidiano. No entanto, a hipérbole também pode ser utilizada em anúncios publicitários, por exemplo:
- “Sensação de inverno no seu verão, beba o nosso refrigerante!”
- “Encha a barriga de bolacha!”
- “Você tem o seu estilo, nós temos todos!”
- “Fui enviar este produto e ele chegou no destino mais rápido que pensamento!”
Veja mais sobre hipérbole e metáfora neste vídeo
Utilize a explicação e mapa mental fornecidos por este vídeo para aprofundar ainda mais seus estudos de figuras de linguagem!
Precisa de aujda com trabalhos de linguagem?
Você precisa de auxílio com projetos que envolvam a lingua portuguesa? Conte com a gente!
A MyStudybay é uma empresa que conta com profissionais qualificados dispostos a te apoiar com trabalhos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento. Estamos prontos para te ajudar não importa qual a sua necessidade, seja de humanas ou exatas, de nível escolar ou universitário, estamos prontos e esperando seu contato!
Não perca seu tempo! Contate nossa equipe para que possamos negociar como realizar o trabalho!
Perguntas frequentes sobre hipérbole e figuras de linguagem
Como identificar uma hipérbole?
A hipérbole é caracterizada como a figura de pensamento que expressa exagero ou ênfase.
Qual é a diferença entre hipérbole e eufemismo?
Enquanto a hipérbole utiliza da linguagem denotativa, o eufemismo é restrito à denotativa.
O que é prosopopéia?
A prosopopeia é uma ferramenta utilizada por autores para dar sentimentos a objetos inanimados, animais e outros.
Checklist conhecimentos gerais sobre hipérbole
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.