Funções da linguagem: características e melhores exercícios sobre tema

Publicado em 19.07.2024 por Diego Rodrigues V.. Tempo de leitura: 13 minutos

Conhecida por ser a principal ferramenta de comunicação entre os seres humanos, a linguagem tem um lugar de destaque na nossa sociedade, levando ao estudo aplicado da ciência linguística que nos ensina sobre as funções da linguagem. A forma como nos comunicamos tem seis funções diversas, de acordo com a classificação de Romano Jakobson. Confira a seguir um compilado de todas as funções de linguagem.

Elementos da comunicação e funções da linguagem

Roman Jakobson estudou o nosso sistema de códigos e definiu que os elementos da comunicação são seis: o código, a mensagem, o emissor, o receptor, o canal e o contexto. Além disso, o linguista russo também constatou que cada um dos elementos está relacionado com uma função específica, conhecidas como as funções da linguagem.

Uma função é o uso a que se destina determinada coisa. Na comunicação, a linguagem é o meio pelo qual transmitimos pensamentos, sentimentos, ideias ou informações para outras pessoas. A depender da forma como estamos nos comunicando, estamos aplicando uma determinada função. Confira a seguir os tipos que existem na comunicação.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

1. Função metalinguística

Analisando os tipos de função dos textos, Jakobson notou que alguns textos tinham em seu conteúdo informações e descrições da própria linguagem, ou seja, todo o conjunto de sinais, incluindo as palavras, utilizados para nos comunicarmos. A metalinguagem é um instrumento muito utilizado em textos de caráter informativo, no qual o escritor explica algum termo desconhecido para o leitor.

Exemplo de texto com função metalinguística

Metalinguística é quando usamos determinada linguagem para falar sobre a própria linguagem, como uma fotografia que mostra o ato de fotografar. Fonte: Unsplash

Dicionários, notas e glossários

Um exemplo são os verbetes de dicionário, por exemplo, que tem como função essencial explicar a própria língua. Além disso, é muito comum encontrar livros antigos que, editados em tempos atuais, contam com notas de rodapé explicativas de termos antiquados que caíram em desuso. Em trabalhos acadêmicos, como monografia, é comum encontrar um glossário, uma lista de palavras utilizadas no TCC, e seus respectivos significados.

Metalinguagem é usar a linguagem para falar da própria linguagem

Portanto, quando estamos diante de um texto que explica o significado de um código, uma palavra, um sinal ou termo, esse texto é metalinguístico.

Exemplo de texto com função metalinguística

Estamos falando da metalinguagem, a linguagem que serve para descrever ou falar sobre outra linguagem (o segundo trecho é metalinguístico ao explicar o código ‘metalinguagem’).

2. Função poética

Além da função de explicar a própria linguagem, Jakobson notou que muitos textos focam na mensagem em si, como ela seria lida, ouvida e até interpretada pelo leitor, descobrindo a incumbência poética da comunicação. Assim, quando uma mensagem é elaborada não apenas para comunicar, mas também para gerar um sentimento singular em cada leitor, estamos diante da utilização poética.

Exemplo de texto com função poética

Como um quadro que expressa sentimentos além da imagem, a linguagem poética verbal transmite sensações para além dos limites da palavra e do texto. Fonte: Unsplash

Livros, músicas e publicidade

A poética é uma característica muito presente em textos literários, não somente em poesias, mas também em prosa. Além disso, as músicas são criadas com uma forte carga poética, deixando de ser um amontoado de palavras para se tornarem algo único e que gera uma sensação inquietante no ouvindo sempre que escuta determinada ordem de palavras. As peças publicitárias também têm uma utilização poética, pois, só a linguagem é insuficiente para tornar determinada marca conhecida. É preciso que a mensagem fique gravada na mente do leitor, e isso é possível com o uso da função poética da linguagem.

Poética é usar a linguagem como expressão artística

Como o pintor usa tintas e técnicas de pintura para criar imagens em um quadro, que gera um sentimento único em cada pessoa que o vê, o escritor se vale das palavras e técnicas escritas para criar uma mensagem com carga poética, tornando seu texto único.

Exemplo de texto com função poética

As palavras da mensagem poética são como raios de sol que, mesmo de olhos fechados, sentimos e sabemos que chegou o dia (perceba que a mensagem poética faz relações que geram percepções imagéticas e sensoriais).

3. Função emotiva ou expressiva

Em outros textos, Jakobson notou que a mensagem estava centrada no emissor. Seguindo a sua classificação dos tipos de mensagem de acordo com a função que cada uma cumpria, ele os textos que estão mais centrados em apresentar o ponto de vista do emissor, suas emoções e sentimentos, como pertencentes à utilização emotiva da linguagem. Assim, cumpre um papel emotivo toda mensagem focada em transmitir o que o emissor sente, por meio da linguagem.

Depoimentos, artigos de opinião, poemas líricos, diários

Esses são alguns dos meios utilizados por emissores que se valem da linguagem para construir mensagens com uma forte carga emotiva. Nessa mensagem, o emissor está preocupado apenas em expressar seus sentimentos, pontos de vista, em suma, sua subjetividade, o que ele sente, como ele sente, o que ele vê e como ele vê.

Emotiva é a linguagem usada para falar do nosso interior

Para compreender as mensagens que se enquadram na forma emotiva é preciso conhecer alguns aspectos do emissor, pois, toda a mensagem passa pela sua subjetividade.

Exemplos de texto com função emotiva ou expressiva

Lendo esse artigo eu sinto a alegria percorrer toda a superfície do meu corpo. Enfim, entendi o verdadeiro significado do emprego emotiva da linguagem (a linguagem do texto trata dos sentimentos do emissor ao entender o conceito abordado).

4. Função conativa ou apelativa

As mensagens voltadas para convencer o leitor de fazer algo ou dar uma ordem, podem ser classificadas como de função apelativa ou conativa. O foco da conativa é o leitor, o público alvo, que deve ser persuadido e seduzido através da linguagem verbal. A linguagem apelativa é direta e imperativa, de modo exagerar ou sublinhar (Hipérbole) o que se quer transmitir, tornando o discurso mais atraente e convincente.

Elementos da comunicação e funções da linguagem

Você olha essas imagens e reconhece as letras, um sistema de signos organizados pelos humanos. Fonte: Unsplash

Anúncios, discursos, políticos, religiosos ou jurídicos

Esses são alguns exemplos de linguagem verbal de caráter conativo ou apelativo. Todos esses três exemplos possuem em comum o fato de que o emissor da mensagem está concentrando todo o seu esforço em convencer o receptor a tomar uma ação, seja a de comprar algo, votar em alguém ou acreditar em uma ordem divina.

Conativa é toda linguagem que influencia

O receptor é o núcleo quando falamos das formas cognitivas da linguagem, usadas pelo emissor para convencer e persuadir a quem a mensagem se destina.

Exemplo de função conativa ou apelativa

Leia o artigo da StudyBay sobre funções da linguagem e aprenda tudo sobre função conativa ou apelativa em apenas 5 minutos (a mensagem busca persuadir o leitor a ler o artigo com a promessa de que ele aprenderá tudo sobre o tema em poucos minutos).

5. Função fática

Por outro lado, a linguagem também pode ter uma função de verificar se o receptor faz parte integrante da mensagem. Foi isso que Jakobson percebeu ao analisar os diálogos entre as pessoas. Ele notou que, muitas vezes, a linguagem é apenas um instrumento usado para verificar se existe um canal de comunicação entre emissor e receptor.

Diálogos, saudações e interjeições

Centrada no meio em que a linguagem se desloca, a função fática está presente na frase e interjeições, como “Bom dia!”, “Ei”, “Alô?”. Repare que nesses três casos a função da linguagem não é transmitir nenhuma mensagem, mas apenas confirmar que existe um canal de diálogo com o receptor.

Fática é a linguagem usada para confirmar o canal

Afinal, o objetivo da comunicação é transferir informação, ideias, pensamentos ou sentimentos, por meio de um canal de comunicação. Se o canal não funciona, a comunicação perde a sua função. É o que quando estamos falando para as paredes.

Exemplos de texto com função fática

Ei, você. Tenho algo interessante a lhe dizer. Está prestando atenção? Espero que sim, pois só assim a linguagem está cumprindo a função fática (a todo momento o emissor confirma se o canal de diálogo está aberto, ou seja, se o receptor está escutando).

6. Função referencial ou denotativa

Neste sentido, mas igualmente importante, a linguagem também pode ter uma função referencial ou denotativa. Ao se deparar com os textos informativos que tinham por objetivo transmitir apenas o conteúdo da mensagem. Tal como, uma forma de linguagem (Eufemismo) cujo objetivo é suavizar ou disfarçar um significado desagradável, ou inconveniente, substituindo-o por um termo mais palatável. Isso pode ser útil em situações em que se deseja transmitir uma informação de maneira delicada, sem ferir os sentimentos de outras pessoas.

Função referencial ou denotativa

Um tipo comum de linguagem com função referencial são as notícias. Fonte: Unsplash

Reportagens, artigos científicos e textos informativos

Na linguagem que tem a função referencial ou denotativa, o foco está em transmitir o contexto da mensagem, sem qualquer preocupação com as emoções do emissor ou as subjetividades de quem emite a mensagem. É muito comum encontrá-la em reportagens, livros didáticos e materiais que fazem a reprodução de determinado conhecimento real para o mundo da linguagem.

Referencial é função da verdade

O objetivo da mensagem com função referencial é transmitir o conhecimento do mundo concreto, a verdade conhecida, do emissor ao receptor através da linguagem.

Exemplo de texto com função referencial

Estudos confirmam que aqueles que estudam e fazem exercícios com frequência aprendem as funções da linguagem com mais rapidez e facilidade (é uma constatação, feita por meio da linguagem, de que quem lê e estuda está mais preparado para provas de vestibular).

Exercícios sobre funções da linguagem

Questão 1

A linguagem é o meio por meio do qual os seres humanos realizam a comunicação, ato de integração humana, na qual duas ou mais pessoas estão compartilhando algo. Para que uma comunicação seja efetiva é necessário a presença de seis elementos, quais são eles:

  1. canais, conteúdos, textos, alfabeto, emissor e receptor
  2. gramática, ortografia, semântica, sintaxe, autor e leitor
  3. receptor, emissor, canal, contexto, mensagem e código
  4. língua portuguesa, contexto, mensagem, receptor, emissor e ouvinte

Questão 2

Quanto às funções da linguagem, assinale as afirmativas que estão corretas.

  1. A função poética se relaciona com o emissor da mensagem, transmitindo por meio da mensagem seus sentimentos e sua subjetividade
  2. A função fática da linguagem é garantir que exista um meio de comunicação entre emissor e receptor, por meio do qual caminha a mensagem
  3. Metalinguagem é uma forma de comunicação que fala dos códigos da linguagem utilizando-se dos próprios sinais e códigos da linguagem
  4. A função referencial está presente em todas as mensagens e independente dela possuir uma caráter informativo

Questão 3

Imagine que você está passando pela rua e alguém grita seu nome. Ao virar-se, a pessoa que gritou seu nome diz o seguinte enunciado:

— Como vai? Estive te procurando todo esse tempo. Você tem que ver o que tenho aqui dentro.

Quais as funções que a referida mensagem possui?

  1. conativa e referencial
  2. poética e emotiva
  3. fática e apelativa
  4. denotativa e metalinguística

Questão 4

“O que é, o que é?
Clara e salgado,
Cabe em um olho e pesa uma tonelada
Tem sabor de mar,
Pode ser discreta
Inquilina da dor,
Morada predileta
Na calada ela vem,
Refém da vingança,
Irmã do desespero,
Rival da esperança”

(Racionais MC - Jesus Chorou)

No trecho inicial da música, o eu lírico descreve uma lágrima de outra forma, gerando uma série de sentimentos para além do sentido visual da linguagem verbal escrita, que dá vida à mensagem. Nesse caso, estamos diante da função:

  1. fática da linguagem que busca criar uma ligação entre o emissor e o receptor da mensagem, no caso o eu lírico e o leitor/ouvinte
  2. conativa porque o trecho da música faz um apelo para que o emissor responda à pergunta que abre a mensagem
  3. emotiva já que o autor fala sobre os sentimentos e seu ponto de vista sobre uma lágrima
  4. poética, pois o autor cria uma descrição da lágrima através de metáforas e jogo de sentidos, extrapolando o sentido visual da mensagem

Gabarito

Questão 1

3. Os seis elementos da comunicação são o código, a mensagem, o emissor, o receptor, o canal e o contexto.

Questão 2

Alternativas 2 e 3 estão corretas (1 - Errado, a função emotiva é responsável por transmitir os sentimentos do autor. 2 - Correto, a função fática verifica a validade do canal de comunicação. 3 - Correto, a metalinguagem usa da própria linguagem para falar da linguagem. 4 - Errado, uma linguagem com função referencial deve ser informativa)

Questão 3

3. A primeira parte confirma o canal e a segunda cumpre a função de persuadir o receptor.

Questão 4

4. A descrição da lágrima pelo emissor ultrapassa os limites dos códigos da linguagem.

Quadro resumo com dicas

Função da linguagem Elemento a que se refere Dica para identificar
Metalinguística Código Quando se explica o conceito de algum código da linguagem (palavra, frase, processo criativo, etc.).
Poética Mensagem Uso de metáforas e figuras de linguagem que fazem o leitor ter novos sentimentos
Emotiva Emissor Uso excessivo de verbos na primeira pessoa, predicados e qualificadores que descrevem os sentimentos do autor
Conativa Receptor Enunciado na segunda pessoa é caracterizada pelo uso de verbos no imperativo
Fática Canal Interjeições e saudações fazem parte da linguagem com função fática
Referencial Contexto Presença informação e características sobre determinado fato

Vídeo sobre a funções da linguagem

Quer mais conteúdo sobre as funções de linguagem? Confira neste vídeo um material completo com quadro resumo sobre todas as funções que a linguagem verbal pode ter, conforme a classificação clássica.

Precisa de ajuda com seus estudos?

Está com dificuldade para fazer um trabalho sobre a função emotiva de um poema de Fernando Pessoa ou para encontrar a função certa na redação do colega? Fique tranquilo, a StudyBay pode ajudar.

Foto sobre a funções da linguagem

Compreender as funções da linguagem pode parecer algo impossível, mas estamos aqui para te ajudar. Fonte: Unsplash

Contamos com os melhores especialistas no campo da linguística, língua portuguesa e gramática, todos eles prontos para ajudar a fazer o seu trabalho. Faça já o seu pedido e confira os valores dos nossos especialistas, em um processo seguro e transparente.

Não deixe seu trabalho para depois, contrate um dos nossos profissionais e encontre todas as respostas que você precisa para fazer uma redação ou conferir se as respostas dos exercícios sobre as funções da linguagem estão corretas.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Perguntas mais frequentes sobre as funções da linguagem

Para que servem as funções de linguagem?

Conhecer todas as funções de linguagem é uma forma de desenvolver textos com mais clareza. Dependendo do objetivo da sua escrita, usar a função adequada vai facilitar a sua vida. Por isso, aprender todas as funções da linguagem é primordial para fazer uma boa redação, além de ajudar a resolver os exercícios de muitos vestibulares.

 

Qual a diferença entre função emotiva e função poética?

A função emotiva se relaciona com o emissor, que relata em sua comunicação, seus sentimentos e sua subjetividade. Enquanto a função poética está atrelada à mensagem, desenvolvida com o uso de recursos estilísticos, como as metáforas, transformando a linguagem em uma expressão artística.

 

Qual função é predominante sobre as outras?

É muito comum encontrar textos com mais de uma função da linguagem. Nenhuma função tem predominância sobre as outras, todas se equivalem. Nesses casos, o ideal é identificar todas as funções usadas na construção da mensagem. Se a resposta for múltipla escolha, selecione a função que está mais evidente.

 

Checklist na hora de encontrar a funções da linguagem

 
 
Diego Rodrigues V.

Autor do Studybay

Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.

Avaliações dos usuários:

4.8/5 (13 votos)