Fórmula de Bhaskara: como resolver, exemplos, exercícios e mais!

Publicado em 27.03.2024 por Angela Oliveira. Tempo de leitura: 6 minutos

Sente que ainda não dominou a fórmula de Bhaskara? Então leia esse artigo, pois focamos em explicar de forma simples esse método de resolução das amadas equações do segundo grau. Entenda como fazer, veja alguns exemplos e pratique com nossos exercícios, para fixar melhor.

Equação do segundo grau e Bhaskara

A equação de segundo grau se apresenta completa quando apresenta todos seus elementos nas contas: a incógnita elevada ao expoente 2 (quadrado), uma elevada a 1 e um algarismo sem incógnita. Quando incompleta, quaisquer desses termos podem não estar presentes.

Para ilustrar, ela é reconhecida da seguinte forma:

Matemática foto 1

Segundo a teoria, toda equação do segundo grau pode ser resolvida com Bhaskara, mas essa não é a única forma. Há também a possibilidade de usar soma e produto, através de múltiplos e divisores. Porém, além de maiores chances de erro, por não ser tão estruturada quanto a fórmula de Bhaskara, torna-se extremamente cansativa, quando se trata de números decimais.

Ou seja, se você quer resolver uma equação do segundo grau, opte pelo teorema de Bhaskara, um método repetitivo, porém simples e funcional. A fórmula leva esse nome em homenagem ao matemático indiano que a criou. Entenda melhor como resolver logo a seguir.

Você precisa de ajuda com sua tarefa?

Nós podemos ajudar com todos os tipos de trabalhos em matemática

Verifique o preço

O que é a fórmula de Bhaskara

Como aplicar a fórmula de Bhaskara em equação quadrática

Fonte: Unsplash

A equação de Bhaskara é simplesmente uma das mais conhecidas e utilizadas, tornando-se um dos cálculos fundamentais nos últimos anos escolares, vestibulares e ENEM. Em uma equação normal, não se faz necessária, mas quando se trata de uma quadrática, tem que estar presente. Afinal, ela torna tudo mais fácil e rápido de se calcular.

A lei de Bhaskara (ou fórmula de bháskara, você vai encontrar ambas as grafias), é feita para encontrar os termos faltantes, utilizando para isso a discriminante delta, que representa por si, um cálculo simples.

Veja como a fórmula é estruturada, dando sentido às equações:

O que é a fórmula de Bhaskara 1

Observe que logo após o -b, você encontra ambos os sinais, de soma e multiplicação. Isso acontece pois o cálculo será feito com as duas raízes da equação, positiva e negativa, que levam o resultado a zero. Veremos isso logo em breve, continue a leitura.

Como aplicar a fórmula de Bhaskara em equação quadrática

Para conseguir resolver sua equação do segundo grau, você precisa seguir alguns passos:

 Todas as fórmulas que você vai precisar estão nesse card, que você pode salvar ou retornar ao site, sempre que quiser se lembrar.

O que é a fórmula de Bhaskara 2

Entenda cada um dos passos agora, em detalhes, para fazer o cálculo com a fórmula de Bhaskara resolvida e chegar ao resultado da equação. Para ficar mais fácil, vamos fazendo um exercício juntos, enquanto entendemos cada etapa. Para isso, tenha como base, a seguinte equação:

Fórmula de Bhaskara foto 3

1. Ache a discriminante da equação

A discriminante da equação é um valor numérico resultante da soma dos valores apresentados. Também chamada de discriminante Delta, é muito fácil de achar e acaba baseando as raízes de uma equação. Veja a fórmula:

Fórmula de Bhaskara foto 4

Ela está presente na fórmula de Bhaskara e deve ser calculada da seguinte forma, segundo o nosso exemplo anterior:

Fórmula de Bhaskara foto 5

2. Substitua discriminante e coeficientes na fórmula de Bhaskara

Agora que você já sabe quem é Delta, basta substituir na fórmula de Bhaskara. Claro que também os coeficientes da equação devem ser substituídos pelos números correspondentes, facilitando assim o próximo passo, que é encontrar as raízes para determinar os valores que fazem com que a resposta seja zero.

Fórmula de Bhaskara foto 6

Muita atenção ao sinal inicial. Observe que b=-5 e, no início da fórmula, o sinal é negativo também. Assim, você deve manter o sinal e colocar o número negativo entre parênteses, multiplicando a seguir, antes de continuar a conta.

3. Calcule as raízes da equação

Você já tem a fórmula pronta, porém, observou que há ambos os sinais (+ e -) antes da raiz quadrada? Isso acontece pois ela está mostrando que há duas raízes, duas formas de resolver as equações, gerando assim dois coeficientes da equação, que são chamados de X’ e X’’ ou X1 e X2, a depender do professor. Veja como a fórmula é semelhante à de cima, porém uma das raízes é com soma e a outra com subtração:

Fórmula de Bhaskara foto 7

Dessa forma, você terá dois resultados, que são as únicas duas equações que levam os valores a zero. Para não ficar nenhum grau de incerteza, vamos observar os valores na prática, alterando cada coeficiente pelo valor correspondente:

Fórmula de Bhaskara foto 8Fórmula de Bhaskara foto 9

Na primeira fórmula, depois de trocados os coeficientes e feitos os cálculos, têm-se como resultado que X’=3 e X’’=2. Pronto, simples e prático. Agora, e se quiser ter certeza de que está certo? Basta fazer a prova real!

4. Prova real da equação do segundo grau

Quer ter certeza de que está realmente certa a sua conta? Fácil! Você sabe que em uma equação de segundo grau, a somatória é sempre igual a zero. Então, basta você substituir os termos, fazer o cálculo substituindo os coeficientes e confirmar o valor, que deve ser obviamente zero.

Lembrando que você tem duas raízes da equação que levam a esse valor, o X’ e o X’’. Faça o cálculo com cada um e saia da questão com a tranquilidade de quem tem certeza de que está certo!

O que fazer e o que evitar

Veja alguns pontos importantes que você deve fazer e evitar, quando estiver lidando com coeficientes, algum valor ou qualquer cálculo matemático em uma equação de segundo grau.

O que fazer O que não fazer
  • Ler com atenção todos os dados informados na questão
  • Passar o olho rapidamente na questão
  • Substituir atentamente cada variável, com atenção na fórmula de Delta, às variáveis b e c
  • Não prestar atenção aos sinais em cada variável
  • Calcular os resultados das raízes, substituindo a incógnita ou mantendo o número encontrado em Bhaskara
  • Esquecer de calcular as raízes, deixando o exercício incompleto
  • Fazer a prova real, confirmando que o cálculo deu um número igual a zero
  • Deixar como está e contar com a sorte

Vídeo sobre a fórmula de Bhaskara

Conseguiu entender tudo? Para ajudar a fixar, assista a essa aula super-rápida, dando ainda mais sentido a tudo o que aprendeu aqui:

Precisa de ajuda?

Se você acha que um pouco mais de ajuda seria excelente, então pode contar com a Studybay! Nós podemos ajudar com todos os tipos de trabalhos em matemática, como TCCs em Matemática, Monografias, resolução de exercícios, cálculos, análises e muito mais.

Visite também o nosso Banco de trabalhos prontos na área Matemática, com exercícios propostos e resolvidos, aulas, slides e tudo o que você precisar para ter sucesso na sua jornada acadêmica. Se preferir, entre em contato agora pelo formulário e solicite o apoio dos nossos especialistas!

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Exercícios de equação de segundo grau com Bhaskara

Agora, para fixar, faça os exercícios resolvidos abaixo e confira se a resposta está certa:

Exercícios Bhaskara

Fonte: Descomplica

Resolva a equação a seguir, passo a passo: x² - 5 x + 6 = 0

Perguntas frequentes sobre Bhaskara

Qual é a fórmula de Bhaskara?

A fórmula de Bhaskara é: x=-b²±√Δ / 2*1

Qual é a fórmula do Delta?

A fórmula do Delta é: Δ=b²-4*a*c
Angela Oliveira

Autora do Studybay

Redatora SEO, editora, proofreader e Copywriter sênior, amo explorar novos mundos, compartilhar ideias e saberes, através das palavras. Sou administradora habilitada e apaixonada por marketing, sempre em busca de novos desafios. Vamos crescer juntes? Fique à vontade para se conectar!