Você alguma vez parou para se questionar sobre o som que fazemos ao emitir uma palavra, falar uma frase ou simplesmente chamar o nome de alguém? Se a resposta for sim, então você já sabe o que significa fonemas. Continua sem saber? Não tem problema, neste artigo vamos te explicar o que significa a palavra fonema, bem como sua representação na língua portuguesa.
Tabela de Conteúdos
Afinal o que é fonema?
Apesar de ser uma palavra um pouco estranha para algumas pessoas, e mais parecer um tipo de exercício, fonema nada mais é do que o som que emitimos ao pronunciar uma palavra, ou seja, toda vez que pronunciamos palavras de uma língua, como a língua portuguesa ou inglesa por exemplo, estamos emitindo um som. Logo, um fonema.
Aí você pode estar se perguntando: “mas, só é considerado fonema se falarmos uma palavra ou uma frase inteira?” A resposta é não, fonema é o som que fazemos ao emitir até mesmo uma letra, uma sílaba ou a palavra inteira, isso porque o fonema é considerado a menor unidade sonora de uma, mas quando juntamos esses sons, formamos palavras.
FIQUE LIGADO NO SIGNIFICADO: |
Fonemas são os sons produzidos pelos seres humanos ao emitirem a pronúncia de vogais, consoantes, sílabas, frases e até mesmo um texto. Seres falantes são capazes de emitir esses sons através das cordas vocais. |
Para que fique claro para vocês, tomemos como exemplo quando a criança ainda está aprendendo a falar, o que geralmente fazemos para alfabetizar uma criança? Simples, ensinamos a elas o alfabeto, a partir do aprendizado do alfabeto, a criança consegue juntar as diversas letras e formar palavras, e a partir das palavras frases e por aí vai.
O corpo humano e os fonemas
Agora que você já entendeu o que é fonema, e com certeza deve ter se dado conta de que na verdade sempre soube o significado. Vamos entender algumas diferenças de sons que o corpo humano é capaz de produzir, para entender a classificação dos fonemas. É fato que o corpo humano é surreal, capaz de produzir inúmeros sons, vejamos alguns:
Sons do Corpo | Sons da Gramática |
Espirro | Letras |
Tosse | Vogal |
Ronco | Palavras |
Resultado: sons do corpo | Resultado: sons de fala (voz) |
Perceba, que apesar do corpo humano emitir diversos sons, para a língua portuguesa e o estudo da fonologia só interessam os sons que foram palavras através das pregas vocais, assim os fonemas são o nosso objeto de estudo. Nesse passo, vamos diferenciar fonema e letra, para que não reste nenhuma dúvida.
Não confunda: fonemas não são letras
Já entendemos que os fonemas são os sons que fazemos ao pronunciar letras, vogais, palavras e etc. Justamente por isso que eles não devem ser confundidos com o significado de letras. A letra é o sistema utilizado para fazer uma representação gráfica do fonema, como escrevemos os sons que pronunciamos.
A letra pode representar graficamente o som, ou seja é o sistema de escrita do som que emitimos.
Assim, se o fonema pode ser representado como os sons, a letra é a representação escrita do som que emitimos com a boca. Bem, agora que já foi possível diferenciar fonema e letra, vamos da exemplos das duas representações.
Entendendo a classificação dos fonemas
Você já se deu conta do quanto a fonética é interessante? Nós ao falarmos por vezes não nos damos conta da complexidade das palavras, uma vez que já estamos habituados a pronunciar, mas ao olharmos para o instituto percebemos que existe uma complexidade de sons que emitimos, como sons saídos das fossas nasais, do véu palatino e muito mais.
Vamos entender um pouco mais sobre:
- Vogais: esses tipos de sons saem livremente da boca, perceba ao pronunciar a, e, i, o, u;
- Semivogais: as semivogais são consideradas não vogais quando pronunciamos uma vogal ao lado da outra na palavra, formando então uma sílaba, são elas e, i, u. Exemplos de semivogais: papai, saudade, andei, dentre outras;
- Consoantes: os sons das consoantes não passam livremente pela boca, encontram obstáculo na corrente de ar. Apesar do número de letras do alfabeto serem 26, de consoantes só temos 19.
CURIOSIDADE: |
A letra H não representa nenhum fonema, assim ela não é considerada uma das consoantes |
Fonema, Letra e Dígrafo - confira neste vídeo!
Dúvidas sobre fonemas
Por que a letra H não é fonema?
A letra H não é considerada fonema, porque ela sozinha não é capaz de produzir um som. Assim, ela é considerada diacrítico, que significa um sinal que se coloca em uma palavra para que altere seu som, como por exemplo os acentos.
O que são fonemas surdos?
Para que se possa entender o significado de fonemas surdos é muito fácil, pois eles são simplesmente aqueles fonemas em que as pregas vocais não vibram. Diferente obviamente dos fonemas sonoros em que elas vibram.
Qual o número de fonemas?
O número de fonemas de uma palavra pode variar, isso porque o número de fonemas de uma palavra não é a mesma coisa que o número de letras que elas tem, vejamos alguns exemplos: Conhecimento: 12 letras, 10 fonemas Nascer: 6 letras, 5 fonemas Pode acontecer de algumas palavras terem a mesma quantidade de palavras e de letras, exemplo: sapato 6 letras e 6 fonemas.
O que é o aparelho fonador?
É um sistema formado pelos órgãos responsáveis pelo ato de fonação humana. É composto por pulmão, boca, traquéia e até mesmo os dentes, dentre outros.
Recapitulando os fonemas
Bem, agora você já entendeu que os fonemas são os sons emitidos pelos seres falantes ao pronunciarem as letras e palavras de uma língua, bem como que letras e fonemas são coisas diferentes. O número de letras de uma palavra nem sempre corresponde ao número de fonemas. Assim, esperamos que tenham gostado do nosso artigo, em nossa plataforma você encontrará muito mais contéudo similares a esse.
Acesse nossa plataforma e redes sociais e fique por dentro de assunto relevantes, caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, não exite em nos contatar, um de nosso profissionais extremamente qualificados irá responder você e ajudar na solução de suas dúvidas. Fale conosco. Um abraço e até a próxima.
Checklist dos fonemas
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.