O TCC é um trabalho de extrema importância no meio acadêmico e, por isso, é necessário sempre ficar atentos as regras e obrigações na hora de fazê-lo. Para criar um bom trabalho de conclusão, é preciso levar em consideração todos os pontos necessários nele e a ficha catalográfica é um deles. No artigo de hoje, vamos explicar direitinho o que é e como fazer uma ficha catalográfica para TCC para que você não fique perdido na hora de preparar o seu trabalho de conclusão.
Você vai encontrar aqui:
- O que são fichas catalográficas e qual sua função no TCC
- Normas da ABNT para a ficha catalográfica
- Detalhes da ficha catalográfica no TCC
- Como fazer uma ficha catalográfica para o seu TCC
- Precisa de ajuda com a organização do seu trabalho de pós graduação?
- Perguntas frequentes sobre ficha catalográfica para TCC
- Checklist na hora de fazer sua ficha catalográfica para o TCC
O que são fichas catalográficas e qual sua função no TCC
Quando chega a hora de fazer o TCC, é normal surgir dúvidas em relação a formatação do trabalho e quais são as partes obrigatórias desta estrutura. Entra essas partes, está a ficha catalográfica. Porém, o que exatamente é isso e de quais assuntos ela trata?
Segundo fontes, ela “é uma ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento”.
Ou seja, ela nada mais é do que um bloco com as informações mais importantes do seu trabalho, como título, palavra chave, nome do orientador, entre outros. E essa ficha também é encontrada em livros, já que é uma regra do conselho de biblioteconomia.
A sua função é ajudar na organização do seu TCC e fazer com que seja possível encontrá-lo posteriormente em acervos bibliotecários acadêmicos ou em uma biblioteca digital.
Devido a sua enorme importância no sistema de catalogação, fazer essa ficha nas normas da ABNT é obrigatório em basicamente todos os trabalhos universitários.
Além disso, muitas universidades, como a universidade de são paulo, já oferecem um modelo pronto, no qual os alunos só tem de preencher com seu próprio conteúdo.
Normas da ABNT para a ficha catalográfica
As normas sempre devem ser levadas em consideração na hora de fazer a sua monografia, além de, é claro, as especificações da própria faculdade com a ficha catalográfica com exemplo.
Na elaboração de fichas catalográficas, você poderá utilizar as fontes Times New Roman ou Arial, que são consideradas fontes padrões para os trabalhos acadêmicos, no tamanho 12 e entender o que é ficha catalográfica para TCC.
A medida padrão é de 12,5 cm x 7,5 cm e não pode ser alterada. Caso a quantidade de informações não couber neste tamanho, o indicado é que você altere o tamanho da fonte, passando de 12 para 10 como modelo de ficha catalográfica.
É preciso ficar atento também as margens, como fazer ficha catalográfica para TCC, já que a margem esquerda deverá estar em paragráfos pré-estabelecidos, enquanto que a direita ficará livre. Além disso, o número de classificação deve estar no fim da folha, à direita.
No seu TCC, ela estará localizada no verso da página de rosto, localizada na metade inferior, com o texto centralizado.
Detalhes da ficha catalográfica no TCC
Como é preciso ficar atento às regras na hora de montar esta parte dos seus trabalhos, vamos distrinchar aqui cada um dos tópicos que devem estar presentes segundo as regras da ABNT. Assim, você não terá prolemas para elaborar a sua ficha catalográfica para TCC.
Tópicos | Descrição |
Autoria | O nome do autor do trabalho. Primeiramente, coloque o último sobrenome, uma vírgula e o resto do nome. |
Título e Imprenta | O título - e subtítulo se houver - virão após a autoria. Após o título, virá a imprenta. Nesta hora, coloque seu nome e a data separados por um travessão. |
Descrição física | Vem após a imprenta e contém o número de páginas do trabalho. Sempre coloque em numerais arábicos. |
Notas | Aqui você deverá informar qual o tipo de trabalho (TCC, tese ou outro) e o objetivo do trabalho e o curso (bacharelado, doutourado, mestrado…). Em seguida coloque o nome da universidade, a cidade, o estado e o ano. Abaixo desta informação, coloque o nome do orientador. |
Pista | Basicamente as palavras chave do TCC, antecedidas de números. Além disso, é preciso colocar a palavra “Título” e pode-se adicionar outros dados importantes (como da universidade ou do curso), desta vez antecedidos por numerais romanos. |
Como fazer uma ficha catalográfica para o seu TCC
Na hora de criar a sua monografia, a ficha catalográfica será uma parte obrigatória e, por isso, é preciso saber exatamente como fazê-la para que não acabe saindo da maneira erra.
Se você ainda está com dúvida na elaboração e edição de fichas catalográficas, separamos aqui algumas dicas para que você preste atenção na hora de estruturar e fazer a sua.
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
Veja este vídeo para aprender a fazer a ficha catalográfica da maneira correta e colocá-la na folha de rosto
Para aqueles que buscam um modelo de ficha catalográfica, separamos um vídeo do youtube no qual é possível ver em detalhes as instruções de como fazê-la para o seu TCC e até mesmo como editá-la no Word.
Precisa de ajuda com a organização do seu trabalho de pós graduação?
Se você precisa de ajuda na criação de fichas catalográficas para sua pós-graduação, ou para sua dissertação de mestrado ou outras publicações universitárias, nós podemos te ajudar. A nossa empresa conta com diversos profissionais capacitados e com experiência em trabalhos acadêmicos seguindo as normas da ABNT. O nosso foco é atender as suas necessidades e lhe ajudar a entregar um trabalho completo e feito de acordo com as regras.
Preencha o formulário para fazer um orçamento e entre em contato conosco hoje mesmo para ter a sua ficha catalográfica pronta e de acordo com as normas obrigatórias nos trabalhos universitários.
Perguntas frequentes sobre ficha catalográfica para TCC
Ficha catalográfica conta como página?
A ficha catalográfica não é contada como página do trabalho, já que ela fica no verso da página de rosto.
Onde colocar a ficha catalográfica no TCC?
Ela deve vir no verso da página de rosto da sua monografia, sendo colocada na metade inferior da página e com o texto centralizado.
Como inserir ficha catalográfica no word?
Para inserir a ficha no seu trabalho no Word será necessário salvá-la como pdf anteriormente e, depois, abrir o verso da folha de rosto e inserir o pdf através da função “Inserir objeto” disponível no documento Word.
Onde fica a ficha catalográfica na monografia?
Segundo a norma, as fichas catalográficas devem ficar no verso da página de rosto, ou seja, no verso da folha que vem logo após a capa do seu trabalho.
Qual é a importância da ficha catalográfica de um trabalho acadêmico?
É na ficha catalográfica que as informações e dados mais importantes sobre o seu trabalho são colocadas (título e subtítulo, nome do autor, nome do orientador…). Além disso, é através dela que será possível encontrá-lo posteriormente em um acervo acadêmico.
Checklist na hora de fazer sua ficha catalográfica para o TCC
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.