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INTRODUÇÃO
A Índia oferece uma variedade impressionante em praticamente todos os aspectos do estilo de vida social. Diversidades de grupos étnicos, linguísticos, regionais, econômicos, religiosos, de categoria e de corpo cortam a sociedade indiana, que também é permeada por grandes variações urbano-rurais e distinções de gênero. Variações entre o norte da Índia e o sul da Índia são particularmente significativas, especialmente em dispositivos de parentesco e vida conjugal.
A sociedade indiana é complexa a uma magnitude que talvez não seja identificada em nenhuma das outras grandes civilizações do mundo ", é mais uma área variada porque a Europa do que qualquer outro Estado-nação solitário.
O acréscimo de mais variedade à tradição indiana dos dias de hoje está ocorrendo rapidamente melhorias que afetam inúmeras regiões e grupos socioeconômicos de maneiras díspares. No entanto, em meio às complexidades da vida indiana, os projetos culturais amplamente reconhecidos aumentam a harmonia e a ordem social.
Um grande número de sociedades indianas foram organizadas em torno de regras de parentesco. Conexões de parentesco baseadas em linhagens ou matrimônio formaram a base do programa político, econômico e religioso. A sucessão no local de trabalho político e nas posições espirituais, posse e doação de dinheiro em propriedades e até mesmo com quem alguém poderia ou não se casar foram decididos com base em contas de um grupo de membros da família. Os laços interpessoais com parentes devem ser reforçados em casos de incidentes familiares ou por ritos cruciais para a comunidade baseada na fé.
Sociedade indiana
Ordem de verificação
A Índia é na verdade um mundo hierárquico. Seja no norte da Índia ou no sul da Índia, índio ou muçulmano, urbano ou talvez vila, praticamente todas as coisas, pessoas e grupos sociais são classificados de acordo com várias qualidades essenciais. Embora a Índia seja uma democracia política, noções de igualdade completa quase nunca são evidentes na vida cotidiana.
A hierarquia social é notável em grupos de castas, entre indivíduos e em grupos familiares e de parentesco. Sorte está associado principalmente ao hinduísmo
mas também existem grupos semelhantes a castas entre muçulmanos, indianos, cristãos e também outras comunidades religiosas. Na maioria das aldeias ou talvez cidades, todos conhecem os rankings comparáveis de todas as castas localmente simbolizadas, e o comportamento é frequentemente moldado nesse momento.
As pessoas também são classificadas de acordo com sua riqueza e poder. Por exemplo, algumas pessoas altamente eficazes, ou talvez "homens grandes, sentam-se confiantes em cadeiras, enquanto" homenzinhos vêm à sua frente para fazer necessidades, de posição ou de cócoras, não supondo sentar-se ao lado de um homem de posição alta como igual.
A hierarquia também assume uma parte importante dentro dos grupos de pessoas e parentesco, onde os homens superam as meninas da mesma idade e a família mais velha supera os parentes juniores. Pode-se conceder respeito formal aos parentes ". No caso em apreço, no norte da Índia, uma nora mostra deferência a seu marido, a qualquer um ou a todos os sogros seniores e a todas as filhas da casa. reconhecer distinções etárias, com irmãos mais novos lidando com irmãos e irmãs mais velhos por termos sinceros, em vez de por nome.
Interdependência social
Um dos temas maravilhosos que permeia a interdependência social muito mais indiana. As pessoas nascem em grupos, famílias, raças, subgrupos, castas e comunidades religiosas, e experimentam um constante sentimento de serem componentes e inseparáveis desses grupos. Um corolário é uma noção de que tudo o que uma pessoa faz corretamente envolve interação com outras pessoas. O maior ódio de alguém, talvez, seja definitivamente a possibilidade de ficar sozinho, sem apoio social, para enfrentar os desafios obrigatórios da vida.
Esse tipo de senso de interdependência pode ser estendido para o domínio teológico: a própria forma de uma pessoa é muito mais vista como sendo grandemente afetada por seres divinos com os quais um relacionamento contínuo deve ser mantido. Psicologicamente, os membros da família geralmente experimentam uma forte interdependência emocional. As atividades econômicas também estão profundamente enraizadas em um nexo cultural. Ao usar uma infinidade de laços de parentesco, todos estão associados a parentes em vilas e cidades ao redor e longe. Em quase todos os lugares em que uma pessoa vai, eles podem encontrar um parente do qual ele pode antecipar apoio moral e prático.
Em todas as atividades, as conexões sociais podem ajudar uma pessoa e a ausência dessas pessoas pode trazer incapacidade. Raramente as pessoas executam até as tarefas mais básicas sozinhas. Quando uma criança pequena se alimenta, sua mãe coloca o alimento na boca com a própria mão. Cada vez que uma garota dá água para casa do poço em vasos na cabeça, alguém a ajuda a descarregar os vasos.Um aluno espera que o parente influente ou bom amigo possa ajudá-lo na admissão na faculdade. Um adolescente antecipa que os pais vão organizar seu casamento. Finalmente, uma pessoa que enfrenta perda de vidas espera que os parentes conduzam os rituais fúnebres certos, garantindo sua própria passagem limpa para o próximo estágio da existência e reafirmando os laços sociais entre os enlutados.
Esse tipo de senso de interdependência se estende ao domínio teológico. Desde o nascimento, uma criança descobre que seu "destino continua a ser" escrito por marcas divinas e que sua vida é formada por deidades altamente eficazes com as quais um relacionamento contínuo deve ser mantido.
A interação social certamente é uma das maiores preocupações, e espera-se que os laços sociais sejam duradouros. Até atividades monetárias que na cultura americana envolvem interações impessoais estão na Índia profundamente enraizadas em um nexo social. Toda interação cultural envolve consciência constante da hierarquia, valor, honra, bons sentimentos dos outros, privilégios e obrigações, hospitalidade e presentes de alimentos, roupas e outros itens desejáveis. Regras de maneiras bem ajustadas ajudam a ajudar nas muitas relações sociais de cada pessoa.
Estrutura familiar indiana
Acredita-se que a estrutura dos membros da família indiana seja a unidade que mostra os valores e o valor real de uma vida honesta que foi transmitida diretamente através das gerações. Desde a idade purânica, a estrutura familiar indiana era a dos membros de sua família, indicando todos os indivíduos do mesmo clã que vivem coletivamente. No entanto, esse tipo de idéia de vida complexa foi desintegrada em amigos menores e em unidades familiares. Os principais temas da vida social indiana serão aprendidos no seio de qualquer família.
A articulação é altamente respeitada, consistindo idealmente de várias idades, residindo, funcionando, comendo e adorando coletivamente. Essas pessoas incluem homens relacionados através da linhagem masculina, junto com suas esposas, filhos e filhas solteiras. A metade melhor geralmente vive com os membros da família do marido, embora a dama mantenha laços essenciais com a família originel. Na realidade, na rápida modernização da Índia, o agregado familiar comum tradicional permanece para a maioria dos indianos a principal força sociável, tanto na prática quanto na prática.
As pessoas grandes tendem a se tornar flexíveis e bem adaptadas à vida moderna da Índia, principalmente para mais de dois terços dos indianos que também estão envolvidos no cultivo. Como em muitas sociedades agrícolas, trabalhar em conjunto ajuda a fornecer confiabilidade econômica mútua. A família comum também é comum nas cidades, onde as conexões de parentesco são muitas vezes essenciais para obter emprego ou assistência econômica. Muitas famílias importantes, como a
Tatas, Birlas e Sarabhais, mantêm acordos com membros da família, à medida que cooperam no controle de impérios financeiros significativos. O ideal histórico com os parentes mantém seu poder; atualmente, os arranjos de vida atuais variam muito. Vários indianos estão em famílias nucleares "- um casal com filhos solteiros" -, mas pertencem a fortes redes de laços de parentesco benéficos. Freqüentemente, grupos de parentes vivem como vizinhos, respondendo facilmente às suas obrigações de parentesco.
Como eles se expandem, as famílias conjuntas geralmente se dividem em produtos menores, que aos poucos se transformam em pessoas novas, continuando um padrão perpétuo. Hoje, muitos membros da família podem muito bem mudar o planejamento para aproveitar as oportunidades de trabalho, normalmente enviando fundos para a família maior.
ALTERAÇÃO DA FAMÍLIA
Um olhar sintético sobre vários estudos: por diferentes níveis sociólogos de paisagens
O estudo da família na Índia centra-se no debate de amigos em comum e família versus família nuclear. O primeiro estudo genuíno sobre família tem origem nos escritos de Sir Henry Maine, que era consultor de regras do governo federal colonial da Índia.
Ele produziu envolvimento intelectual em estudos de família. Ele sugeriu que a família comum é vista como:
- Manutenção de propriedade prevalecente.
- Autoridade absoluta de "Karta".
Ele considerou que a família conjunta é a unidade corporativa onde as pessoas fazem contribuições de maneira diferente, no entanto, compartilham benefícios com base em suas demandas. Ele afirmou que parentes sustentam na Índia porque é considerada uma instituição significativa com os membros, sendo obrigados a realizar rituais pertencentes a ancestrais sem vida comuns
GS Ghurye considerou que "família em conjunto é um produto ou serviço da cultura indiana que glorificava valores consagrados pelo tempo. Pode haver uma ocorrência universal de corte conjunto de famílias em todas as castas, religião que promoveu a união entre as pessoas na sociedade indiana.
PN Prabhu, em sua análise de família e parentesco na Índia, pensa que o relacionamento individual com a família conjunta é influenciado pelo moralista; portanto, sempre que a moral é definitivamente substituída pelo individualismo (quando a tradição geralmente é substituída simplesmente pela modernidade) depois que essa união é transformada em família elementar.
Irawati Karve forneceu uma definição completa de família conjunta. A senhora escreve que os parentes se referem a um grupo social em que pessoas pertencentes a algumas "quatro gerações organicamente relacionadas entre si, mantêm bens imóveis em comum, revelam bens comuns, comem alimentos bem preparados no lar comum, participam de rituais e cerimônias predominantes. e eles têm responsabilidades para com o chefe da família conhecido como 'Karta'. Ela considera que a família comum é um item de cultura e, apesar da modificação econômica, o sistema de parentes comuns permanece na Índia e se sustenta à medida que é conduzido por ideologia cultural em vez de motivada por interesses econômicos.
Durante os anos 1960, dois grupos de sociólogos se interessaram substancialmente no campo da análise familiar. Um grupo em conformidade com a teoria moderna analisou a completa integração do sistema de parentes comuns, embora o outro grupo tenha buscado pesquisas empíricas para examinar as variações locais na alteração da família sob o processo de qualidade moderna. Essas duas hipóteses não podem ser consideradas qualitativamente diferentes porque o posicionamento das posições varia apenas na questão do grau de mudanças nos parentes.
MN Srinivas, SC Dubay descobrem que existe uma forte ligação entre o corpo e a família das articulações. O estudo científico implica que as castas maiores optam pelo sistema de parentes comuns e as castas inferiores vão para a família indivisível. Por essa razão, a família comum é movida simplesmente pelo senso comum econômico, e não pelo moralista cultural. Além disso, percebe-se que a família comum certamente não está desmoronando inteiramente sob a influência da vida metropolitana.
Joe Rose, em um estudo de Bangalore, descobre que cerca de 70% das famílias mostram a força das articulações de uma articulação eficiente ou uma mistura de ambas. MS Gore, em seu estudo de Agarwals, de Délhi, descobre que como o relacionamento entre mãe e filho precede mais que o marido, o casamento e a família funcionam como uma forte base de apoio a seus membros em questões relacionadas ao número de ocupação, assistência monetária e seleção de amigos. . TN Madan indica como a separação residencial não deu lugar à quebra de parentes comuns. Em sua teoria da "economia da ordem de pagamento", ele mostra que a união de amigos e familiares sempre foi duradoura no caso da Índia.
Assim, esses tipos de estudiosos chegaram à conclusão dizendo que a alteração familiar na Índia não é apenas uma réplica da modificação familiar no Ocidente. Portanto, a mudança social na Índia é de caráter indiano e, portanto, idéias e tipos ocidentais não podem esclarecer as modificações familiares na sociedade indiana
Dimensões domésticas da família
A transformação dos amigos e da família na Índia coloca uma pergunta elementar: se na Índia o agregado familiar está se desintegrando ou se está se desintegrando. Ele descobre que a proporção de casas conjuntas é hoje mais em comparação com as anteriores. Ele aponta as razões para o mesmo i. no. devido ao aumento da população, a construção da casa ficou cara, a migração em busca de emprego, etc. Famílias comuns maiores se dividiram em casas menores.
As pessoas que sobrevivem em diferentes agregados familiares têm fortes jóias emocionais, portanto, o agregado familiar está desintegrando-se, mas não o acompanha, portanto amigos e familiares devem ser estudados da perspectiva do lar e as mudanças nos padrões do lar e dos membros da família devem ser investigadas para examinar a natureza real dos amigos e familiares. transformação familiar na Índia.
Os sociólogos tradicionais haviam se dedicado muito à pesquisa da família, simplesmente considerando a família como fundamento da sociedade humana ou talvez procurando mudar a natureza materna da sociedade. Com os associados à modernidade, percebeu-se que o agregado familiar pode ser descrito como espaço residencial, mas é uma instituição sociável. No entanto, com o surgimento do feminismo, tanto porque uma ideologia quanto um movimento social, poderia se aproximar do casamento passou por uma série de transformações. Shah, em seu livro "dimensão familiar com a família na Índia", indica que, mesmo no contexto tradicional, família e parentes não implicam coisas semelhantes.
Citando o caso da Índia, ele observa que a família e o agregado familiar eram absolutamente diversos, mas os estudos sobre parentes na Índia focaram imensamente o interesse na alteração da família conjunta em membros da família nuclear. O agregado familiar refere-se ao espaço residencial em que as pessoas que vivem em conjunto podem ou não constituir família. Observando o estilo familiar, pode-se estudar efetivamente as características e o tipo de transformação que ocorre na sociedade indiana.Em uma análise recente da migração mundial e do design da família, aprendeu-se que em países como Filipinas e Índia, um grande número de meninas em busca de trabalho foi para países avançados do mundo. Embora a maioria deles seja casada, eles não ficam com a família. Como resultado, eles constituem uma família independente.
Esses tipos de famílias podem constituir muitos amigos que moram juntos ou possivelmente uma pessoa que mora com um parceiro de trabalho com quem ele não é casado ou talvez uma pessoa que mora sozinha. Em geral, pode-se identificar no caso da Índia que o lar é uma alternativa menos robusta ao sistema de membros da família, que dá mais importância a um relacionamento amigável do que o parentesco. O agregado familiar oferece imensa liberdade, liberdade sexual, responsabilidade limitada ou inexistente para com os membros adicionais do agregado familiar. Como resultado, pode-se imaginar que a família está evoluindo em substituição a parentes em muitos países produtores, incluindo a Índia. Por esse motivo, a sociologia do parentesco geralmente está mudando, é o foco do estudo do casamento e da família para o estudo da amizade e da família.
Divisão sexual do trabalho
Os sociólogos feministas são da opinião de que, seja uma família em conjunto ou talvez membros da família nuclear, de maneira alguma a transformação dos membros da família afeta a posição das mulheres na Índia. Portanto, reprodução, sexualidade, divisão do trabalho são todos determinados pelos princípios do patriarcado do que simplesmente pelos princípios da igualdade. Talcott Parson mostra que a industrialização, a urbanização, a migração levaram à mobilidade no trabalho, ao empoderamento das mulheres e à distância de gênero dentro e fora das ofertas familiares suficientemente reduzidas.
A teoria modernista também indica que, no caso da Índia, o relacionamento romântico entre o casal está agora mantendo o relacionamento pai-filho. O relacionamento doméstico é considerado essencial do que a obrigação para com o parentesco. Independentemente da sexualidade, toda criança herda a casa do pai e da mãe, a seleção de parceiros não é mais responsabilidade da família e o parto geralmente é uma questão de economia e de acordo comum entre o cônjuge. Portanto, a modernidade fornece uma forma clássica de matrimônio, tipo hierárquico de relacionamento.
Normalmente, os homens possuem ativos familiares controlados, como terrenos ou empresas, especialmente em grupos de alto status. Seguindo a lei tradicional dos índios, as senhoras não herdaram bens imobiliários e, portanto, foram devidas a seu membro da família do sexo masculino que manipulou terras e edifícios. Sob a lei normal muçulmana, as mulheres podem "e fazem" herdar imóveis, mas suas ações normalmente são menores do que as dos homens. A legislação moderna permite que todas as mulheres indianas americanas herdem propriedades.
Tradicionalmente, para as famílias de pessoas que poderiam pagar, as meninas lidam com algumas riquezas na forma de jóias valiosas. Dentro do lar indiano, linhas de hierarquia e autoridade serão claramente traçadas, e os valores de execução ajudam a manter a harmonia dos membros da família. [i] Todos os membros da família são socializados para aceitar a autoridade das pessoas acima dessas pessoas na hierarquia. O homem mais velho atuará como espírito de família, e seu parceiro supervisiona as noras, entre as quais o mais jovem tem menos autoridade. Reciprocamente, os indivíduos com autoridade aceitam a responsabilidade de se reunir com as exigências de outros membros da família.
Sistemas de Parentesco na Índia
O parentesco é reconhecido como o coração e a alma da vida social indiana. Apesar de
Exposição da Índia à modernidade tecnológica e industrial, a descendência assume um papel significativo na vida das pessoas. GS Ghurye publica artigos em detalhes sobre vários grupos de descendentes que vivem juntos em diferentes regiões do país, carregando nomes e identidades diferentes. Esses diferentes grupos de árvores genealógicas uniram uma multi-civilização, produzindo assim a Índia uma terra de pluralismo. No entanto, todos esses grupos de ancestrais absorvem diretrizes comuns de matrimônio, comportamento de refeições comuns, ideologia cultural e religiosa comum irradiando do hinduísmo e que fizeram da cultura indiana uma terra de variedade.
Os indologistas verificam o papel da descendência na definição do matrimônio, família e parentesco na Índia. As pessoas pertencentes a um grupo ancestral semelhante estão situadas em uma região fornecida exatamente onde elogiam seus ancestrais predominantes, cumprem o estilo de vida comum e, quando o tamanho do grupo de descendentes se expande, migram para áreas, mas ainda assim possuem sua própria identidade. Como resultado, a casta definitivamente não passa de um grande sistema de ancestrais expandido que mantém a fronteira, sendo único através do outro corpo.
Andre Beteille indica que a afiliação entre homens e parentesco é tão forte na Índia que o comportamento de votação é mais orientado pelo parentesco do que por mérito.Em todas as celebrações políticas da Índia, o parentesco é definitivamente o principal método para obter recrutamento político. Assim, a política democrática na Índia pode se engajar na reprodução sociável e étnica.
No caso da Índia, a família / parentesco oferece apoio ideológico, econômico e de infra-estrutura ao indivíduo para determinar a natureza da ocupação. Para concluir, pode-se afirmar que a função de descendência e parentesco não apenas determina a esfera exclusiva da vida de um indivíduo como casamento, amigos e família, família, papel masculino ou feminino, tradições, mas também tem grande efeito sobre sua variedade ocupacional na vida real pública , contribuição política e formação de id. E assim, o papel da descendência e do parentesco mudou muito pouco pela intoxicação da modernidade na Índia, portanto, ao estudar a transformação social, talvez alguém tenha sido atingido pelo recente clima econômico e não possa ignorar o mesmo.
O sistema de linhagem pode ser dividido em duas partes na Índia, minha esposa e eu. e.
Dispositivos unilineares: um sistema de determinação de grupos de ancestrais através dos quais a pessoa é a linhagem do pai ou da mãe. Tanto a patrilinealidade quanto a matrilinearidade são tipos de ascendência unilinear.
- Dispositivos não unilineares: existe um sistema alto com várias formas de relacionamento.
Antropólogos consagrados pelo tempo dividem as organizações de descendência em dois tipos fundamentais, como:
- Patrilinear: obtendo ou determinando descida ao longo da linha masculina.
- Matrilinear: herdar ou decidir descida pela linha feminina.
Tipos de sistemas de parentesco
Parentesco é um romance entre qualquer tipo de entidade que compartilhe um começo genealógico (relacionado à família, linhagem, história), seja por descendência neurológica, cultural ou talvez histórica. A socióloga inicial para analisar sistemas de parentesco na Índia é Irawati Karve, ela dividiu a Índia em várias zonas de parentesco diferentes, incluindo:
- sistemas de parentesco do norte da Índia.
- Sistemas de parentesco da região sul da Índia.
- Sistemas de parentesco da Índia Central.
- sistemas de parentesco das Índias Orientais.
dispositivos de parentesco indianos norte-americanos
Este sistema de parentesco está presente no cinturão de língua hindi e também em áreas onde a influência das tradições arianas pode ser substantiva. Inclui Bengala Ocidental, Orissa e Bihar. Nos dispositivos de parentesco do norte da Índia, as regras do casamento são extremamente exaustivas porque um grande sistema corporal de pessoas é excluído do romance da aliança. Um é incapaz de receber meninas do grupo de sua mãe ou do grupo de mães da mãe, do grupo de mães do pai e de dentro de sua própria aldeia. Portanto, a exogamia é bastante abrangente e o relacionamento envolve não jóias intra-familiares, mas laços entre aldeias. O sistema doméstico é muito virilocal (a noiva mora com o grupo do pai do marido). No parentesco do norte da Índia, o pai "o casamento do filho precede o romance acima da esposa".
dispositivos de parentesco indianos da América do Sul
Esse tipo de sistema de casamento geralmente está presente em quase todos os estados do sul e parte de seu impacto também é percebida nos compartimentos de armazenamento de Maharashtra e Orissa. Nos sistemas de parentesco do sul da Índia, nenhuma distinção é feita entre patrilinear ou matrilinear. No caso do sul da Índia, ocorre o matrimônio de primos mistos, de modo que a exogamia não é inclusiva, como no norte da Índia. O relacionamento entre marido e mulher não é realmente subjugado ao romance entre pai e filho, como no caso do norte da Índia. A hostilidade do relacionamento romântico entre as leis alimentadas por suspeitas também é frágil no sul da Índia.
Sistemas de parentesco da Índia Central
Esta técnica é realizada no caso de Gujarat, Maharashtra, MEGAPIXEL, que é uma mistura de elementos do norte e do sul da Índia. No caso de haver Rajputs, o matrimônio é consideravelmente determinado com base na posição familiar da menina. Os Rajputs têm permissão para se casar com qualquer garota com base em sua escolha, em vez de seguir basicamente as diretrizes de pessoas. Os Marathas serão divididos em 32 clãs, que são colocados nas divisões principal, secundária e terciária e, portanto, as regras do casamento são estabelecidas de acordo entre as várias partições. No caso de "Kumbi de Gujarat, não se deve casar com mulheres pertencentes à primeira geração provenientes da área dos pais e três gerações provenientes do lado da mãe. No caso do Rajastão, no dia auspicioso de Akshaya, ocorrem casamentos maciços envolvendo pessoas pertencentes a grupos distintos. grupos etários e suas regras de casamento são definitivamente suficientemente pacíficos.
dispositivos de parentesco no leste da Índia
Inclui principalmente padrões de parentesco e, em seguida, diferentes grupos de tribos, como Munda de Orissa, Manipuri de Manipur, Nagas, Kabikas e Khasi. Esses sistemas de parentesco podem seguir padrões particulares. Uma filha possui a marca de avó patrilinear e o filho carrega a identidade de avô patrilinear; o divórcio é comum entre eles. Em conclusão, esses tipos de versões regionais no parentesco falam amplamente sobre padrões residenciais de equipamentos, direitos com base em gênero, status social dos homens, mulheres e crianças, lembrando que a cultura indígena americana é de caráter amplamente pluralista.
Portanto, a união na Índia não deve ser vista como devastação da técnica da diversidade, mas deve valorizar o processo de variedade.
CONCLUSÃO
Mudanças progressivas já foram introduzidas por reformas espirituais, sociais e culturais. A industrialização, a urbanização e os avanços científicos têm sido completamente instrumentais na mudança de estruturas familiares, ideais e estilos de vida. Ganeswar Misra (1995) enfatizou que as famílias de classe média e alta nas áreas urbanas estavam sofrendo uma alteração dramática porque a geração mais jovem pode estar questionando questões de energia elétrica, papéis tradicionais, relacionamentos hierárquicos, obrigações, lealdade e deferência para parentes e idosos .
Com os tempos de mudança, a estrutura, as capacidades, a divisão tradicional do trabalho e os hábitos de autoridade dos membros da família indiana melhoraram, favorecendo relações ainda mais igualitárias entre o cônjuge e a esposa e também uma manobra para padrões de tomada de decisão ainda mais compartilhados entre os pais. e filhos Apesar dessas alterações, permanece o fato de que a maioria das pessoas continua a se beneficiar e a dar prioridade aos amigos e à família, e as famílias continuam a manter fortes laços e laços de parentesco.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.