A personalidade pode ser definida como o atributo modos de pensar, sentir e agir que tornarão uma pessoa um indivíduo (Fletcher & Garton, 2007). Existem várias teorias de individualidade diferentes que visam esclarecer o caráter de um indivíduo, como a teoria de Aprendizagem pesquisada por W.F Skinner e a teoria de Trait analisada por Expense e McCrae. Ao revisar essas teorias de caráter em relação a um estudo de caso específico, é possível compreender como a personalidade de uma pessoa é definitivamente influenciada e exatamente como ela cresce.
Entre o estudo de caso de um personagem, está Kate, uma estudante universitária de 20 anos. A garota descreveu como gentil, carinhosa e constante e prefere assistir a vídeos e ler, em vez de ir a um encontro. Kate trabalha duro na psicologia da universidade e é voluntária para ajudar crianças com autismo. Kate tem um bom relacionamento com sua família e provavelmente não contribuirá para as despesas domésticas. Ao examinar o estudo de caso de Kate em todas as teorias de individualidade de Aprendizado e Traço, será fácil entender melhor as características da personalidade de Kate.
A teoria do caráter de aprendizagem é uma teoria que pode ser usada para examinar a personalidade. Provavelmente, os teóricos mais influentes nessa área foram B. Farrenheit Skinner, que acreditava que as ações que as pessoas pensam refletir personalidade são simplesmente comportamentos aprendidos com experiências anteriores com todo o mundo (Fletcher & Garton, 2007). Os teóricos da teoria da aprendizagem assumem basicamente que, se o comportamento de uma pessoa é pago positivamente, é mais provável que ela repita a ação. No entanto, se o comportamento deles foi penalizado, não é mais provável que isso aconteça mais uma vez.
Essa teoria foi repreendida por ser muito simplista, simplesmente não levando em consideração os genes e fatores de uma pessoa que não sejam o ambiente da pessoa (como processos de pensamento, crenças e motivação) que podem afetar sua individualidade. Outra discordância é que a individualidade consiste em mais do que apenas comportamento. No entanto, a teoria da aprendizagem ainda é uma teoria de caráter muito influente e os resultados de Skinner ainda são amplamente utilizados como base para abordagens de modificação de conduta. Em relação ao estudo de caso de Kate, Skinner acreditaria que a personalidade e o comportamento de Kate são o resultado das duas recompensas e punições desde criança.
Por exemplo, a garota trabalha duro em seus estudos para obter altos benefícios. É possível que, depois que ela era mais jovem, os pais de Kate a pagassem para se sair muito bem na universidade ou a punissem por receber um resultado negativo. Skinner argumentaria que Kate mostra uma sólida ética de trabalho porque foi recompensada por um comportamento comparável anteriormente em sua vida. Uma outra teoria da personalidade que é comumente usada é definitivamente a teoria Trait, estudada simplesmente por Costa e McCrae. Essa teoria aconselha cinco dimensões principais da personalidade. São eles: extroversão, neuroticismo, abertura à experiência, simpatia e consciência.
A personalidade de um indivíduo é na verdade uma combinação de classificações em todos os lugares em cada uma dessas medidas. Essa teoria afirma que esses traços de personalidade são estáveis e duradouros. Algumas críticas são de que a teoria simplesmente não é específica o suficiente para simplesmente quanto da personalidade de um indivíduo é resultado da genética ou do ambiente. Da mesma forma, essa teoria considera pensamentos e técnicas inconscientes que podem influenciar a conduta de uma pessoa. A teoria das características é definitivamente uma teoria da personalidade amplamente aprovada, que tem sido a base de muitos estudos e análises. A teoria característica de Costa e McCrae poderia ser aplicada ao estudo de caso de Kate.
Ela é descrita como sendo gentil, paciente e leal. Kate também prefere assistir filmes e estudar, em vez de ir. Em termos da teoria das características, Kate pode ser descrita como se tornando introvertida, consciente, trabalhadora e bem organizada. A teoria dos atributos e a teoria do aprendizado são dois entendimentos muito diferentes da persona, ambos com suas próprias vantagens e restrições, mas são relevantes e úteis ao tentar entender a individualidade de um indivíduo. Cada teoria é aplicável ao estudo de caso de Kate na tentativa de analisar seu tipo de personalidade.1
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.