Pesquisa psicológica do ensaio "O efeito borboleta"

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 11 minutos

Esta notícia diária gira em torno das quatro principais áreas psicológicas do filme de 2005, The Butterfly Impact, que são recuperação de memória em Evan, lesão nos personagens, depressão e remédio de Evan. No armazenamento, examinaremos Evan, o anterior, do protagonista, e como esse indivíduo reprime sua memória e as recupera desde adulto. No trauma, veremos os diferentes eventos que o bom amigo de Evan encontra, Lenny, e como isso afeta sua vida e lhe proporciona distúrbios angustiantes. A seguir, examinaremos os sintomas depressivos dentro do personagem Kayleigh.

Finalmente, todos nós examinaremos as diferentes opções de tratamento que o especialista de Evan usa para ele por razões fantásticas. Deixe-me revelar cada um dos papéis que esses tipos de quatro fatores desempenham e relacioná-los com os heróis e o filme.

No vídeo The Butterfly Effect, um garoto chamado Evan desenvolve uma doença hereditária desconhecida, onde desmaia durante incidentes incrivelmente traumáticos. Esses desligamentos de energia acabam desaparecendo quando nós vamos embora e ele quase nunca experimenta essas pessoas novamente.

Um dia, na faculdade, ele lê um diário bem usado por seus anos de criança e todas as memórias o atingem como um tijolo. Em alguns dias, ele descobre que é capaz de voltar no tempo e mudar todos esses eventos traumáticos passados, resultando em uma série de realidades alteradas. Nesses fatos diferentes, não apenas os eventos mudam, embora Evan e seus amigos desenvolvam novas identidades. Esse filme envolve principalmente o espaço de memória, trauma e depressão de Evan em alguns tipos de personagens, e a terapia usada para fazer um esforço para tratar A doença de Evan.

Somente nessa breve sinopse, você é capaz de ver que a memória de Evan é na verdade uma grande parte desse filme. Ao longo dos filmes, Evan passa por períodos de repressão da memória, nos quais recebe esses apagões incontroláveis, geralmente em tempos de forte estresse e trauma, e acorda completamente inconsciente do que aconteceu. Esses apagões ocorreram quando ele estava envolvido em material pornográfico infantil, matando uma mulher e seu bebê, seu pai tentando matá-lo e vendo seu filhote ser usado vivo.

Memórias oprimidas e oprimidas são "memórias de eventos reais que foram transferidos para o subconsciente porque são psicologicamente ameaçadoras (Kosslyn e Rosenberg 2011 g. 183)". O que significa que, embora esses eventos sejam emocionalmente recarregados, eles são ignorados não porque são afastados da consciência, mas porque o indivíduo os coloca mentalmente em outro lugar, colocando sua mente em prática.

Evan finalmente se afasta desta comunidade, deixando Lenny, Tommy e Kayleigh. Em seguida, observamos que esses apagões abruptos desaparecem e, quando esse indivíduo vai para a faculdade, ele é capaz de viver uma existência normal. Até que ele lê certamente um de seus diários mais antigos e tudo o que os pensamentos antigos lhe retornam e ele é capaz de vivenciá-los fortemente através de um procedimento conhecido como recuperação do espaço na memória. Ele é capaz de voltar no tempo e mudar suas ações. Embora isso obviamente não seja possível na vida real, um exemplo dispendioso de um estudo que demonstra que "ao tentarmos lembrar de algo que nosso cérebro trabalha para corresponder ao estado cerebral que tivemos durante a função que estamos conhecendo (DeNoon 2005)", portanto, sempre que seu estado cerebral corresponder à condição em seu armazenamento, você terá em mente muito mais fácil.

Essa análise é verdadeira no caso de Evan, porque ele leu as anotações do diário e, de certa forma, coloca-se em seus sapatos jovens e é capaz de imaginar aquele momento preciso que está lendo. Portanto, o sentimento de uma pessoa pode afetar a recuperação de sua lembrança. "(É) muito parecido com o momento em que você tenta se lembrar de onde coloca seus segredos na noite passada, caso se lembre de que estava lavando pratos, o que pode desencadear memórias vinculadas, fazendo com que você se lembre de que suas dicas são seguindo para a pia da cozinha (DeNoon 2005) ".

Evan também desenvolve memórias implícitas durante seu modo de viver a realidade. Memórias implícitas passam a ser memórias "que não podem ser coletadas voluntariamente, mas predispõem uma pessoa a processar informações ou reagir de certas maneiras na ocorrência de certos estímulos (Kosslyn e Rosenberg 2011 s. 169)".

Nesta realidade alterada, Evan se torna o líder de sua fraternidade e um dos atletas populares, uma personalidade totalmente distinta quando comparada ao seu comportamento tímido e diligente na primeira realidade.No entanto, embora ainda seja habitual que Evan faça a transição por realidades diversas, esse indivíduo começa a desenvolver involuntariamente esses tipos de hábitos que a persona da fraternidade executaria, como fraude em testes e alunos mais jovens. Essas atividades e personas que ele criou são um exemplo de um tipo de memória atuada conhecida como hábitos. Trair seu teste de psicologia e gritar com certeza uma de suas promessas foi uma resposta bem aprendida que pode ser realizada rapidamente.

O próximo assunto retratado pelo filme é o estresse no personagem Lenny. Lenny é mais impactado por dois eventos perturbadores mostrados no filme, o primeiro é se ele acidentalmente explode uma caixa de correio erradicando uma mãe e seu bebê e o segundo é quando ele se livra de Tommy durante um dos espaços de memória interativa de Evan. Após essas experiências, Lenny desenvolve sinais claros de TEPT (TEPT). Com base no DSM-IV-TR, o diagnóstico de PSTD é decidido quando três circunstâncias são cumpridas.

Primeiro, o indivíduo experimenta uma conferência que envolve um ferimento ou morte e Lenny claramente conhecia a morte através do assassinato de mãe e bebê e da morte de Tommy. Em seguida, a pessoa traumatizada responde com medo à situação, o que Lenny revela do suposto choque após a caixa de correio explodir e fica com tanto medo do que esse indivíduo fez que desmaia e acaba hospitalizado.

Lenny mostra "evitação persistente de qualquer coisa associada ao trauma (Kosslyn e Rosenberg 2011 g. 420)". Isso explica como Lenny, depois de tantos anos, ainda estava em seu quarto construindo modelos de aeronave depois que Evan volta para casa. Além disso, uma vez que Evan exige que Lenny descreva o que aconteceu durante essa função, Lenny o ameaça fortemente de destruí-lo no caso de ele mencionar novamente. Aviões unitários são na verdade um hobby que ele gosta e ajuda a mantê-lo desviado de todos os seus pensamentos, e é por isso que seu quarto continha mais de cem modelos. Se ele se mantiver preocupado com os planos da unidade, esses pensamentos de matar a mãe nunca passarão por sua cabeça.

Além de Lenny, o grande passatempo de um avião modelo chama a atenção do choque, mas também demonstra uma relação muito única entre dissociação e trauma. Constance J. Dalenburg conduziu um grande experimento que mostra "que existe um forte apoio empírico para a hipótese de que o trauma causa dissociação (um distanciamento percebido da mente do seu ponto emocional ou mesmo através do corpo), e essa dissociação permanece relacionada ao estresse. história em que sempre a pronúncia da fantasia é manipulada (Dalenberg 2012) ".

Após seus dois traumas, Lenny entra em um estado de sonho, no qual ele se separa completamente do mundo simplesmente ficando em seu quarto o dia todo e sem fazer mais nada. Mesmo quando Evan envolve visitá-lo em seu quarto ou no manicômio, ele nunca exibe emoções, fala com ele ou talvez reconheça que ele poderia estar lá. Com a falta de energia dos cães, Lenny viu Tommy perdendo o cachorrinho de Evan vivo e Tommy o informou: "se você notificar alguém, eu cortarei sua garganta".

Lenny foi liberado do centro médico pouco antes do ocorrido e antes que Evan o convocasse, podemos ver que Lenny estava ocupado trabalhando em um avião de unidade de DVD. Conseqüentemente, podemos determinar que Lenny faz esses tipos de modelos de avião, fica em seu quarto o dia todo e ainda mantém seu espaço exatamente o mesmo (o que podemos ver porque ele ainda contesta a cama de carro) porque ele procura distanciar-se do fato e emocionalmente volte ao tempo exato antes de testemunhar o cachorro de Evan sendo queimado com sua vida.

O terceiro tópico abordado no filme pode ser depressão. Kayleigh e Evan passam por períodos de grande depressão através de três realidades diferentes do filme. Dentro da primeira realidade modificada, Evan volta para sua cidade natal e encontra Kayleigh funcionando como homem, na próxima realidade alterada Kayleigh se torna uma prostituta depois que Evan volta e mata acidentalmente Tommy, além da última verdade que Evan perde suas pernas e braços junto com como em sua vida, Kayleigh para Lenny. Os quatro principais sintomas do transtorno depressivo maior (depressão) mostrados nessas cenas foram insônia e fadiga, infelicidade intensa, sensação de pessimismo e pensamentos de suicídio.

Na 1ª realidade, Kayleigh mostra sinais físicos de problemas de sono e fadiga. Fisicamente, você pode dizer simplesmente por seus movimentos lentos e bagagem pesada sob seus olhos que ela não está recebendo outros suficientes. Ela então grita com ele, dizendo: "nada é provável que fique melhor Evan, nada nunca fica melhor". Esta citação e a realidade de que ela é apenas uma garçonete revela o sentimento de desesperança e como ela sente que não há futuro genuíno e ela dificilmente será realmente feliz como resultado de seu passado traumatizante.

Esse sentimento de pessimismo pode ter ocorrido depois que Evan se afastou dela, fazendo com que ela não tivesse mais ninguém com quem contar. Essa mudança também pode causar depressão, principalmente porque, quando a mudança ocorre, a tensão acontece. "Níveis significativos de pressão podem derivar de qualquer alteração importante na vida, mas as pessoas variam substancialmente nos métodos que respondem à mudança em suas vidas ...

Suas reações dependem de seus recursos e dos contextos em que a pressão ocorre. Caso você tenha dinheiro, tempo e bons amigos para ajudá-lo a embarcar após uma interrupção, você certamente se sairá melhor (Mcgregor 2006) ", o que Kayleigh não tem mais, levando-a à depressão produzida. Kayleigh também lamenta e grita com Evan por falar sobre memórias antigas, um sinal potencial de tristeza pesada.Evan descobre no dia seguinte que Kayleigh dedicou suicídio (pensamentos de suicídio), que é o último sintoma da depressão clínica. p>

Dentro da segunda realidade, Evan localiza Kayleigh dentro de um alojamento degradado como prostituta usando um vício em drogas. Kayleigh está geralmente retratando indícios de inutilidade em seu físico por causa dos atos sexuais em que está envolvida para receber dinheiro. Devido ao abuso sexual que recebeu de seu pai, a garota agora sente que seu corpo está sujo ou danificado, fazendo-a acreditar que ela é punida indignamente e tratada como uma pessoa normal.

Isso pode ser uma grande contribuição para sua baixa auto-estima e seu problema de abuso de substâncias. Além disso, ela realmente se sente usada, mas o abuso que sofreu do pai, o primeiro modelo de função masculina em seu estilo de vida, deixa-a sentir que as pessoas geralmente a machucam. Você pode ver que o ambiente dela desempenha uma grande posição em sua depressão, porque, na última realidade alterada, ela vem de um ambiente crescente com a mãe e está finalmente feliz em levá-la ao vivo para um feliz habitual, sua vida e uma carreira melhor.

Dentro da realidade final, Evan parece perder as pernas e os braços depois de planejar salvar a mãe e o filho do surto. Durante essa paisagem, Evan vê Kayleigh correr até Lenny e beijá-lo. Você é capaz de dizer pela expressão de seu rosto que sente infelicidade e tristeza por não estar com ela quando ele sabe que pode estar. Depois de perder os braços e as pernas, Evan percebe que sua vida é impossível para ele, e ele nunca pode acrescentar nada, pois eles não dão as mãos ou Kayleigh, de modo que o sinal de inutilidade está mais uma vez aparecendo. Evan tenta se afogar no filme, exibindo esses pensamentos de cometer suicídio. Evan mostra um tipo claro de "tríades intelectuais negativas de depressão de Aaron Beck".

"A tríade consiste em: uma visão ruim do planeta, uma observação negativa do faça você mesmo e uma visão negativa do futuro (Kosslyn e Rosenberg 2011, p. 412)". Evan opina sobre o mundo porque injusto por causa de seus membros ausentes, sua incapacidade o leva a pensar que sua vida é inútil, e ele sabe que seu longo prazo não é nada sem Kayleigh e seus braquatas.

Finalmente, houve algum uso de táticas psicológicas e técnicas de remédio que o terapeuta de Evan usa para tentar encontrar uma maneira de identificar e resolver esta doença rara. O primeiro tratamento que o terapeuta de Evan experimentou foi uma abordagem hipnótica. O terapeuta tentou relaxar Evan, depois disso disse-lhe para recordar sua memória daquele evento na caixa de correio e "reproduzir, retroceder e pausar como um filme". A hipnose não funcionou no caso de Evan, apenas levando a hemorragias nasais e fortes dores de cabeça. Quando criança, no momento em que sua mãe sabe que algo está errado, Evan recebe uma ressonância magnética permanente.

No entanto, não conseguimos localizar nada de errado com o cérebro humano. A abordagem mais eficaz usada foi pedir a Evan para manter um diário de seu estilo de vida. Os periódicos geralmente são usados e é um exemplo de um entre as "técnicas de terapia cognitiva de Beck", que é "o processo de ajudar os clientes a ver seu cenário sob uma nova luz (Kosslyn e Rosenberg, 2011, p. 420)". Essa técnica se torna afetiva, pois ajuda Evan a resolver o principal de seus blecautes e a reconhecer que é capaz de fazer isso novamente durante esses blecautes e controlar seu corpo passado, impedindo estímulos selecionados.

Para concluir, você pode ver o fato de que o Butterfly Result retrata muitos fatos e distúrbios internos como resultado de todos os eventos traumáticos que essas crianças sofreram. A maior faceta de The Butterfly Effect são os diferentes tipos de armazenamento que Evan usa no filme, como clampdown, dominância, recuperação e implícito. A idéia principal do filme é que uma pequena transformação pode alterar completamente o futuro previsível e vemos claramente que, através da identificação diferente, cada personagem passa por dentro do filme.

Em algumas realidades, Lenny é forçado a viver sozinho e com medo abaixo do seu grave distúrbio de estresse pós-angustiante devido a cada um dos incidentes traumáticos.Em duas realidades, Kayleigh passa por sintomas de depressão, como tristeza, pensamentos de suicídio, insônia e sentimentos de desesperança por causa de fatores como abuso sexual e ambiente hostil. Cada evento as personas

passou por desempenha um papel importante na forma como eles provaram, o que mostra que grande parte da nossa vida não está seriamente sob nosso controle.

você

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.9/5 (18 votos)