Como elaborar artigo científico sobre estágios da aprendizagem motora e iniciação esportiva

Publicado em 27.03.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

O curso de educação física não é somente prática, como muitos pensam. A teoria é muito importante para ajudar os estudantes a entenderem qual a melhor maneira de aplicarem a atividade física e a prática esportiva para ajudar as necessidades de cada pessoa. 

Sendo assim, ao longo do curso os alunos precisarão realizar diversos estudos e pesquisas para fazer trabalhos acadêmicos.

Entre os temas estudados no curso de educação física está a aprendizagem motora e seus estágios e a iniciação esportiva. Esse é um assunto muito complexo, pois lida com a aprendizagem e o desenvolvimento motor da criança, além de tratar da relação professor-aluno, que é fundamental nessa etapa. Esse é um tema muito comum em trabalhos acadêmicos, principalmente em artigos científicos, cujo objetivo é analisar as melhores práticas de aprendizagem para iniciar as crianças em modalidades esportivas. 

Por isso, neste artigo iremos abordar alguns pontos importantes acerca do assunto, que deverão fazer parte de um artigo científico.Também temos algumas dicas de como você poderá fazer o seu trabalho, de uma maneira estruturada e seguindo todas as normas e padrões estabelecidos pela ABNT. Então para saber mais sobre como fazer o seu trabalho sobre estágios de aprendizagem motora, continue lendo este texto.

👨‍🎓

Você precisa de ajuda com sua tarefa?

Temos profissionais prontos para te atender

Verifique o preço

Como elaborar artigo científico sobre iniciação esportiva

Para ajudar a analisar os processos de iniciação esportiva, os estágios de aprendizagem motora e o desenvolvimento infantil relacionado a isso, os alunos de educação física poderão elaborar um artigo científico abordando o assunto, por meio da realização de pesquisas.

Primeiro é preciso saber o que é iniciação esportiva e qual a sua importância no desenvolvimento das capacidades motoras da criança. Iniciar no esporte é o primeiro passo para a criança entrar no mundo dos esportes,mas deverá ser feita com orientação para que não ocorra lesões ou efeitos negativos durante o processo.

Essa é uma etapa cuja proposta é dar às crianças a oportunidade de experimentar diferentes práticas que possam ajudar no desenvolvimento de variadas habilidades motoras. O objetivo da iniciação esportiva universal é promover a prática esportiva saudável, por meio de jogos e diferentes modalidades esportivas, como o futebol, o futsal, o vôlei, a ginástica rítmica, a natação, o salto em distância e diversos outros esportes. O ideal é que também desenvolvam outras habilidades que ajudarão no desenvolvimento, como habilidades humanas, afetivas, culturais e cognitivas.

No entanto, para que as crianças tenham um desenvolvimento motor adequado, é preciso levar em consideração alguns fatores como a idade, o grau de maturidade e o nível de coordenação motora. Isso influenciará na experiência da criança durante essa fase, evitará problemas, como lesões, e ajudará no crescimento e desenvolvimento das habilidades.

A iniciação ao esporte deverá ser feita por um profissional de educação física, pois ele poderá observar e entender as necessidades específicas de cada criança. Os programas de treinamentos devem levar em consideração o nível das habilidades das crianças e trabalhar o desenvolvimento das mesmas.

O papel dos professores nesse processo

Os professores desempenham um papel fundamental e indispensável durante essa fase, pois eles estão ligados ao processo de treinamento e desenvolvimento físico e motor das crianças. E não é somente nos aspectos físicos que eles ajudam, as suas atitudes impactam como a criança irá lidar com frustrações, competições e fracassos. Sendo fundamental que ele saiba trabalhar isso. A relação professor-aluno deve ser de respeito e confiança.

Por isso é fundamental buscar professores que sejam profissionais da área e tenham formação em educação física. Afinal, esse é um processo delicado,que pode afetar a vida da criança para sempre, e deve ser feito de uma maneira progressiva e cautelosa, levando em consideração o tempo de cada criança, suas habilidades e individualidades.

A importância da iniciação esportiva infantil 

É durante a infância que as crianças passam pela maior fase de desenvolvimento físico e cognitivo, elas passam a ter mais consciência corporal e sociais. O esporte é uma ferramenta poderosa para contribuir com isso, já que oferece ferramentas de movimentos que ajudam a desenvolver as capacidades motoras, além do desenvolvimento social que proporciona.

A faixa etária entre 5 e 8 anos é a mais indicada para a iniciar no esporte, pois é o período em que as crianças têm maior desenvolvimento das funções motoras básicas e fundamentais. O esporte irá ajudá-las a dominar o próprio corpo, a desenvolver habilidades motoras e de adaptação, ter interação com outros indivíduos, criar laços e relações sociais. Tudo isso é fundamental para um crescimento saudável, nesse aspecto a iniciação esportiva na escola é muito importante.

Como fazer um artigo científico 

Agora que você já sabe os fundamentos da iniciação esportiva e a importância que ela tem no desenvolvimento motor e na aprendizagem da criança chegou a hora de iniciar a fase de elaboração do seu trabalho sobre estágios de aprendizagem motora e iniciação esportiva. Por definição, artigo científico é um trabalho acadêmico que apresenta resultados resumidos e objetivos de uma pesquisa realizada acerca de um assunto, de acordo com um método científico que deve ser aceito por uma comunidade de pesquisadores.

O trabalho normalmente é bem objetivo e tem cerca de 20 páginas, deve ser feito com a supervisão de um orientador. Depois de pronto é submetido para ser analisado e publicado em periódicos, revistas científicas ou eventos.

A estrutura do artigo científico é a mesma para qualquer área de estudo, inclusive para educação física. Veja a seguir quais são as etapas que você deverá seguir para fazer um bom trabalho:

  1. Consulte as normas da ABNT
  2. Siga a estrutura padrão, mas preste atenção onde irá publicar, pois pode ter algumas diferenças. 
  3. Use a gramática correta e evite erros
  4. Leia outros trabalhos e publicações sobre o assunto que irá escrever

Estágios da aprendizagem motora e iniciação esportiva

A aprendizagem motora é a melhora do desempenho de um indivíduo em executar determinadas tarefas, que ocorre por meio da prática. Esse processo está ligado ao controle motor e é a associação de experiências, práticas e habilidades que promovem o desenvolvimento contínuo.

Iniciar no esporte contribui diretamente com esse processo, afinal o esporte ajuda a desenvolver capacidade motora, no desempenho de habilidades físicas e mentais, principalmente em crianças, pois estão na faixa etária de maior desenvolvimento motor. 

A evolução infantil, essa aprendizagem é dividida em 3:

  1. Esquema corporal: quando a criança toma ciência do seu corpo, que é o ponto central da vivência em sociedade e relacionamento com o mundo. A criança tende a evoluir diariamente, por meio das suas descobertas e passos, até que seu esquema corporal seja construído.

  2. Lateralidade: esse é o ponto quando a criança começa a diferenciar os lados direito e esquerdo, passando a ter uma maior noção do espaço onde se encontra e do que está ao seu redor.

  3. Organização espacial: quando a criança passa a ter noção dos espaços que o movimento do corpo pode ocupar.

Estágios de aprendizagem motora e iniciação esportiva no voleibol

O voleibol é uma das modalidades de esporte que ajudam na aprendizagem e desenvolvimento motor. Nesse caso, serão ensinados os fundamentos e todos os aspectos relacionados à formação de um jogador. O professor deverá iniciar com atividades mais simples e aumentar a complexidade de acordo com a evolução do aluno. Os estágios de aprendizagem do voleibol são divididos em:

Estágio 1

É apresentação da habilidade, é o primeiro contato do aluno com a bola, quadra, rede, etc. Deverá ser ensinado as posturas, movimentos na quadra e pequenos exercícios para desenvolver velocidade, força e ação

Estágio 2

São ensinados alguns princípios e alguns exercícios que ajudarão no desenvolvimento

Estágio 3

É ensinado os movimentos técnicos básicos: toque, manchete, saque por baixo, ataque em toque, bem como estimular situações que podem aparecer durante o jogo

Estágio 4

Aperfeiçoamento das técnicas e dos fundamentos, ensinamento de bloqueio e defesa

3 estágios de aprendizagem motora

O desenvolvimento motor acontece em três estágios da aprendizagem motora (cognitivo associativo e autônomo), veja as características de cada um:

  1. Estágio cognitivo: acontece quando a criança realiza movimentos grosseiros e com erros. No entanto, ela ainda não consegue visualizar ou corrigir os seus erros.
  2. Estágio Associativo: ocorre quando a criança realiza movimentos grosseiros, consegue visualizar os seus erros, mas ainda não tem capacidade para corrigi-los.
  3. Estágio autônomo: no terceiro estágio,  a criança realiza movimentos grosseiros e com erros, mas já tem capacidade para visualizar o erro, saber onde errou e corrigir o que precisa.

Conclusão

Neste artigo foram abordados alguns fundamentos e estágios da aprendizagem motora e iniciação esportiva e como esse tema, junto com a aprendizagem motora pode ser abordado em trabalhos acadêmicos do curso de educação física. Também foram abordados os estágios de aprendizagem motora e como a prática do esporte contribui para o desenvolvimento dessa fase. Na hora de fazer o seu artigo científico, além de estar familiarizado com o assunto, é preciso seguir o padrão estabelecido  pela ABNT.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Precisa de ajuda para fazer o seu artigo científico sobre iniciação esportiva e aprendizagem motora? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a ter o seu trabalho pronto e com qualidade. Mande uma mensagem e vamos conversar.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.