O que é epistemologia: conceito e objeto de estudo

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 6 minutos

A epistemologia é a filosofia que estuda o conhecimento e a origem desse conhecimento. Porém, apenas entender o significado da palavra não é o suficiente para entender a motivação da pesquisa de um filósofo nesse exemplo de questionamento da idade moderna. Para ajudar nesse aprendizado, a seguir vamos apresentar os conceitos e o objeto de estudo da epistemologia.

O que é epistemologia

O que é epistemologia

Fonte: unsplash.com

O termo pode parecer um pouco complexo e assustador se você nunca viu antes, porém não é nada que você precise ter medo. A epistemologia é o estudo do conhecimento, tendo origem no Grego “episteme” que significa conhecimento e “logia” que como você já deve estar cansado de saber, significa estudo.

Sendo assim, a epistemologia é um ramo da ciência que foca em estudar os fundamentos de conhecimentos na humanidade, o que é também chamado de teoria do conhecimento. O objetivo dessa filosofia é encontrar a origem do conhecimento humano e quais as condições necessárias para que esse conhecimento se desenvolva na natureza.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Questões epistemológicas

A epistemologia é um dos exemplos de pesquisa da filosofia que foca nas formas que o conhecimento humano se desenvolve e quais são as fontes e a justificação desse conhecimento.

O entendimento da epistemologia do conhecimento tem algumas questões que guiam os pesquisadores do campo epistemológico.

  1. O que é ciência?
  2. O que é conhecimento científico?
  3. O conhecimento científico pode ser considerado verdadeiro?

A partir dessas questões na epistemologia, significado é inferido a partir de teorias e ideias de filósofos que buscam definir os sistemas de funcionamento de tudo que envolve conhecimento na sociedade.

Origem da epistemologia

A epistemologia tem origem na filosofia Grega pré-socrática, porém os avanços reais na área surgiram muito mais tarde quando o foco dos estudos de filosofia da ciência tomaram rumos mais focados em diferenciar o senso comum e qualquer crença relacionada ao mesmo dos conhecimentos baseados na ciência.

Tipos de epistemologia

Dentro dessa área de estudo é possível que seus pesquisadores se dediquem a tipos diferentes de pesquisa sobre a natureza do conhecimento. Esses tipos podem ser organizados em algumas categorias.

Empírica Nesse tipo de epistemologia a teoria é de que o conhecimento se dá a partir da experiência. Filósofos empiristas como John Locke e Francis Bacon estão entre os que defendem que o conhecimento humano é adquirido através das experiências que um indivíduo tem ao longo de toda a vida.
Racional A teoria racional da epistemologia defende que o conhecimento tem como origem a razão humana. Ao contrário da teoria empírica que foca totalmente na experiência, aqui o raciocínio humano é considerado algo natural e desde o nascimento as pessoas possuem as ideias associadas ao conhecimento.
Genética A epistemologia genética será explicada em mais detalhes na seção seguinte, porém, em essência se trata de uma teoria de que o desenvolvimento humano acontece em fases incrementais. Nessa teoria o conhecimento humano avança por etapas indo desde o mais básico com aprendizado a partir

Epistemologia segundo Jean Piaget

Jean Piaget elaborou uma teoria em “A Epistemologia Genética” de 1950, na qual ele teoriza 4 etapas do processo de adquirir conhecimento pelas quais o ser humano passa. Estas etapas são:

  • Sensório-motor: O primeiro estágio, vai até os 2 anos de idade e é quando a criança desenvolve novos conhecimentos e habilidades a partir de experiências sensoriais.
  • Pré-operatório: Essa etapa ocorre entre os 2 e 7 anos de idade e é quando ocorre o desenvolvimento da coordenação motora fina e surge uma apreciação pela linguagem, o que oferece um aprimoramento em áreas cognitivas e nas interações pessoais.
  • Operatório concreto: Entre os 7 e os 12 anos acontece essa etapa na qual o indivíduo desenvolve suas habilidades de lógica. Nesse período a criança desenvolve a escrita, o uso de números e a resolução de problemas concretos.
  • Operatório formal ou abstrato: Finalmente, a etapa final ocorre a partir dos 12 anos e é quando a pessoa passa a desenvolver hipóteses, compreender conceitos mais abstratos e chegar a suas próprias conclusões.

Apesar de que as etapas parecem bastante lineares e organizadas, para Piaget isso não necessariamente ocorre de uma forma tão linear e cada criança tem a sua própria evolução e desenvolvimento dos conhecimentos.

Diferença entre ontologia e epistemologia

Existem diferenças essenciais entre ontologia e epistemologia. Enquanto a epistemologia tem por objetivo entender a natureza do conhecimento, a ontologia se preocupa com questões relacionadas à crenças e o sentido da existência.

Vídeo sobre teoria do conhecimento

Ficou com dúvidas? Podemos ajudar

Se mesmo depois de ler o artigo você ainda não se sentir confiante no assunto, você pode buscar a ajuda de um especialista no tópico para tirar todas as suas dúvidas. Na StudyBay contamos com profissionais especializados nas mais diversas áreas e eles estão sempre prontos para te ajudar em qualquer dificuldade acadêmica.

Diferença entre ontologia e epistemologia

Você não precisa passar pelas dificuldades sozinho. Procure um profissional. Fonte: unsplash.com

Entre em contato hoje mesmo e encontre o profissional ideal para te auxiliar nesse e em outros momentos da sua jornada acadêmica.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

 

Perguntas frequentes

Qual é o significado de epistemologia?

Embora possa ter um nome um pouco estranho, epistemologia nada mais é do que a ciência que estuda o conhecimento, também podendo ser chamado de filosofia da ciência. O termo é composto das palavras em grego “episteme” que significa conhecimento e “logia” que significa estudo.

Qual é o conceito epistemologia?

O conceito principal da epistemologia é ser o estudo crítico dos princípios, pesquisando hipóteses e analisando resultados de diversas ciências.

Qual é o objeto de estudo da epistemologia?

O objeto de estudo da epistemologia é o conhecimento humano e a origem desse conhecimento. A epistemologia busca a todo tempo a lógica e o valor da verdade.

Quais são as 3 diretrizes da epistemologia?

Seguindo o conceito de estudo crítico dos princípios, a epistemologia se funda em 3 diretrizes: crença, verdade e justificativa. Nessas diretrizes, essa ciência estuda a confiança do ser humano em fatos, o conceito da verdade e a razão do ser humano de acreditar em determinado fato.

Quais são os tipos de epistemologia?

Na filosofia da ciência, os pesquisadores dividem-se entre três tipos de estudo: empírico, racional e genético.

Checklist

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

5/5 (10 votos)