Donnie Darko - Ensaio de visão geral detalhada

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

Donnie Darko é definitivamente um adolescente inteligente, porém delirante e emocionalmente doente, que é a fantasia idealista de corrigir os erros da sociedade, finalmente parece possível em um 'universo tangente' (uma realidade imaginativa), onde é guiado simplesmente por um amigo fictício Honest, que aparece como um coelho gigante malévolo nas alucinações durante o dia de Donnie.

Nos estágios iniciais do filme, Frank literalmente convence Donnie vindo da realidade e o apresenta a um universo tangente onde Donnie observa o que teria sido (ainda é, em última instância) sua própria morte, na qual ele é definitivamente esmagado por um motor em queda livre naquele momento que trava tremendamente sua casa logo acima do quarto em que ele dorme.

No entanto, no fato tangente, ele poderia ser apenas um espectador, confuso e assustado com a calamidade com as consequências, quando volta para casa na manhã seguinte ao desastre. Ele entende que sua longa aventura de sonambulismo na noite anterior (invocada por Frank) havia garantido a prevenção de sua morte.

O espectador geralmente fica inicialmente com a impressão de que Frank é conhecido como um produto do subconsciente perturbado e imaginativo de Donnie, pois ele é apenas um veículo para permitir que os sentidos de Donnie se expressem através de funções de profanação.

O fato de que a condição mental de Donnie é definitivamente mais tarde agrupada como 'esquizofrenia paranóica' simplesmente pelo Dr. Thurman (psiquiatra de Donnie), pareceria uma teoria ou impressão viável adicional para o espectador acompanhar. No entanto, prova muito menos forte. Simplesmente porque, é que a teoria preliminar ou acima mencionada facilita o motivo digno de nota do filme de que "a destruição é uma forma de criação" (uma idéia difundida pela professora de alfabetização secundária de Donnie, a Sra. Pomeroy), embora a última seja conhecida como superficial, mas lógica linha de fundo que obviamente não está de acordo com os e-mails subjacentes do próprio filme.

Posteriormente, no filme, o universo tangente prevê a descoberta de Outspoken, como pessoa tradicional, que é assassinada por Donnie, pois ele é diretamente responsável por um acidente fatal de veículo envolvendo o muito reverenciado parceiro 'tangente' de Donnie, Gretchen. . Isso esclarece todos nós sobre o motivo da conexão de Frank com Donnie. - Os recursos de Frank viajaram novamente durante o período, até o turno; abra um buraco de porta no futuro de Donnie e permita que Donnie veja aspectos de seu estilo de vida como uma série de manifestações visuais (por exemplo, postar naquele momento uma catástrofe de mecanismo).

Ao fazer isso, esse indivíduo informa a Donnie que o Armagedom chegará em 28 dias e noites, o que facilmente serve como objetivo manipulador para ajudar seu objetivo principal: - desencorajar Donnie de maneira contínua sua existência na realidade; na esperança de que a vida de Frank seja poupada.

Neste ponto do filme, o tema recorrente da viagem no tempo afirma que é uma fortaleza, apesar de reconhecimentos e inferências anteriores. Por exemplo, em um único cenário em particular, Frank significa que ele é do seu futuro; além de muitos outros, Donnie é visto avidamente explorando e discutindo revelações teóricas, pertencentes à filosofia da viagem no tempo. Aparentemente, porém, esses tipos de cenas, enquanto outros, como o despojamento 'influenciado por Frank' da universidade de Donnie e o incêndio criminoso de uma residência pervertida, ilustram estágios críticos da jornada interna de Donnie - isto é, através de um adolescente frustrado, perturbado pela loucura da moral atitudinal dominante, para uma pessoa que transcende a realidade para sobreviver em uma cultura idealisticamente superior, de seu próprio advento.

Depois de vinte e sete dias de esforço através de exposições públicas excessivas e profanação clandestina, o predito acontecimento do Armagedom se aproxima. Donnie percorre os últimos momentos de sua existência tangente (jornada interior), enquanto seu dinamismo tenaz e definidor de caráter começa a desaparecer. Como esperado, esse indivíduo assume sua mentalidade fatalista de "todos os seres vivos incluem um caminho arranjado" e que os humanos são apenas barcos viajando ao longo do "canal de Deus", gradualmente se aproximando de um destino predeterminado.Nesse estágio, a mentalidade de Donnie sugere uma busca para obter conforto espiritual e um significado baseado na fé.

Apesar de negar uma visão totalmente derrotista, Donnie exerce uma atitude corajosa ao acolher modestamente seu destino, na esperança de que haja "muito o que esperar". Ele está obviamente se referindo a uma humanidade reformada que é desprovida de inadequação, erro de corrupção de arquivos e supressão.

É neste artigo que o filme dá uma guinada urgente, onde a jornada interna de Donnie dentro do universo tangente é praticamente frustrada como resultado do reconhecimento subconsciente de uma frase clara, inicialmente dublada simplesmente por sua namorada no passado Gretchen. É parte de sua opinião de consolo emocional: "E se você pudesse voltar no tempo e substituir aquelas horas de dor e escuridão por algo melhor?"

Agora, Frank usa sua essência divina para convocar Donnie na realidade, assumindo que ele havia sido submetido recentemente a um número suficiente para ser dissuadido e, para surpresa do espectador, Donnie acorda durante o sexo, rindo histericamente em choque e choque de seu sonho. 'Embora atento, ele se lembra das visões tangentes de dor e angústia, que incluem a perda de vidas de Gretchen e o homicídio de Frank, e decide que seu futuro deveria estar isento de batalhas mais emocionais.

Donnie opta por concluir sua viagem interior heroicamente, por meio de auto-sacrifício - isto é, permitir que um motor de avião em queda livre o destrua, garantindo assim uma vida prolongada destinada à sua amada contraparte feminina, Gretchen. .

O filme Donnie Darko é importante para o tema da 'jornada imaginária', pois especifica a ameaçadora viagem epigramática de uma pessoa para o futuro e o consequente avanço da mudança emocional.

O diretor Richard Kelly usa o personagem Donnie como uma manifestação do pensamento idealista inerente à sociedade. Não é um fato não revelado que a sociedade, por si só, seja permeada por pensamentos e crenças que estão em comparação com a visão social antecipada. Kelly sugere a noção de que estamos engajados na jornada da vida, mas cada uma de nossas propulsões é definitivamente suprimida até certo ponto, pela inegável necessidade de nos conformarmos com o alcance e as restrições da sociedade - portanto, a sociedade parece impedir os seres humanos de alcançar seus próprios objetivos. objetivo (s) principal (s) ou terminar suas viagens. Também ligada a essa percepção, pode estar a sugestão na fachada da natureza humana. Kelly sugere que pode ser antinatural restringir a verdadeira inclinação humana, conseqüentemente a lógica das viagens ao longo da vida que são embarcadas para encontrar um senso de identidade.

A auto descoberta de Donnie é demonstrada através de seu sacrifício referente a Gretchen. Enquanto em sua jornada fabricada, Donnie se identifica com suas emoções estressadas e o cenário sinistro de amigos e trauma familiar. Ele descobre uma pessoa notavelmente semelhante a si mesma, de modo que seu sacrifício em essência poderia ser considerado um esforço de autopreservação, pois ele era objetivo em garantir a continuidade de seu "espírito" dentro de uma entidade física que não ele próprio. Este é certamente um significado viável, relevante para uma jornada "interior" reflexiva, pois é o principal motivo para o compromisso primário com a jornada em si.

Kelly sabe que a jornada de Donnie é extremamente implausível e impraticável. Sem impedir um paciente da solenidade pretendida, parece que um feito como o de Donnie poderia ser superado com um "super-herói filosófico" com poderes etéreos. Kelly captura deliberadamente a visão central intensa, mas um pouco ingênua, das expectativas ideológicas de Donnie dentro do assunto do filme e na bravata heróica de Donnie. não-eterno, ele encoraja a provocação do desejo de crença e mentalidade em nosso caminho estabelecido na vida ou na jornada interior.

O motivo é que os indivíduos tendem a fugir da realidade, se é que realmente; há uma redução no verdadeiro sucesso em sua presença. Com isso, Kelly deduz que é necessária uma busca interior, pois induz a auto-gratificação e contribui para a conservação e perpetuação da psique.

O diretor Richard Kelly usa o método da visita no tempo, simbolizando o eterno esforço / jornada individual em Donnie Darko. Eu uso o eterno, porque todos nós ansiamos por um método tão fácil enquanto o tempo vai revelando resultados e destinos futuros, no entanto, ao mesmo tempo, estamos desencantados com suas simples impraticabilidades óbvias.

Kelly transmite sua interpretação do fatalismo através de "lanças líquidas", que incorporam água e metal, e aparecem como uma saliência cilíndrica vinda do peito de um humano. Na cena conhecida como 'valsa de lança líquida' (universo tangente), Donnie, em estado alucinatório, vê esses tipos de lanças acopladas aos baús de seus amigos e familiares. Ele observa que o indivíduo sempre segue o caminho da lança, para seu destino imediato.

Por exemplo, a lança de Donnie o leva à geladeira em uma única ocasião, mesmo com sede de uma bebida. Ele teria feito a mesma viagem, mesmo que a lança não estivesse lá.

Além disso, a inclusão de atividade mística no filme, como a lança de água, contribui para o surrealismo do mundo tangente, reforçando o concentrado "imaginário" da viagem de Donnie. Kelly fornece uma atmosfera semelhante a um sonho semelhante através de vários outros meios.

Por exemplo, muitas cenas do universo tangente serão em câmera lenta e filmadas de um excelente ponto de vista aéreo. Isso mostra os espectadores do ardil do universo tangente, enquanto cria uma atmosfera mística e humor.

Finalmente, a noção de fatalismo de Kelly poderia ser vista como apenas um bode expiatório pertencente a falhas humanas, mas esse tipo de percepção pode ser grosseiramente incorreto.

Ele destaca isso; não devemos nos inibir conscientemente, porque todos nós seguimos um curso definido na vida. Caso algo aconteça, um futuro predeterminado deve apresentar motivação e incentivar o aproveitamento das oportunidades e perspectivas diárias.

Afinal, não temos conhecimento de quando, exatamente, a jornada da vida acabará interrompendo.

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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