Como escrever um folheto efetivamente

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 7 minutos

ever um folheto perfeito não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, mas é uma ferramenta bastante valiosa se você quiser explicar ao público-alvo mais sobre um tópico específico. Além disso, serve para muitos outros objetivos importantes, incluindo educar as pessoas, responder suas perguntas e promover. Você precisa dar alguns passos básicos para criar uma brochura profissional e bem organizada que aprimore sua capacidade de comunicação. Existem diferentes razões pelas quais você precisa criar este documento porque ele ajuda as empresas a explicar seus serviços e ofertas. É possível compartilhar qualquer informação significativa escrevendo um bom folheto, e é isso que faz dele um documento atraente, conciso e eficaz que pode atrair a atenção dos espectadores de uma só vez. Você deve ter uma ideia melhor de quando e por que usá-lo, como criar o melhor e quais informações incluir. Por isso, é necessário responder a algumas perguntas básicas para atingir esse objetivo.

Quais são os folhetos?

Basicamente, são documentos em papel informativos usados por pessoas para compartilhar alguns materiais promocionais. Tenha em mente que eles podem ter várias formas, incluindo folhetos, panfletos e panfletos. Certifique-se de que você sabe escrever um folheto de qualquer tipo.

Que fins eles servem?

Folhetos são usados para explicar ao público os principais serviços e propósitos de empresas específicas. Por exemplo, se você precisa fazer apresentações bem-sucedidas para as pessoas que não estão familiarizadas com sua atividade, conhecer potenciais investidores e entrevistar possíveis candidatos, essa ferramenta será útil. Seu folheto deve informar aos espectadores informações básicas sobre seus serviços, missões, contatos e assim por diante. Todos esses detalhes devem ser apresentados de forma concisa e breve. Saiba mais sobre os propósitos básicos, como os seguintes:

  • Respondendo a perguntas comuns. Se você está cansado de respondê-las, é o momento certo para criar um folheto eficaz com respostas detalhadas. Lembre-se de que isso não impedirá que algumas pessoas façam essas perguntas, mas essa ferramenta fornece uma solução rápida.
  • Oferecendo instruções específicas. Se você quiser descrever qualquer processo detalhado, crie um folheto, pois ele oferece uma maneira bastante eficiente de compartilhar as informações necessárias.
  • Dizendo às pessoas como obter mais informações sobre sua empresa. Ao tentar torná-los interessados em algo específico, os folhetos devem ser usados como apelos à ação e fornecer ao público mais dados sobre como se envolver.
  • Educar os espectadores sobre um determinado evento ou programa. Ao planejar um evento importante, você precisa entrar em detalhes sobre ele, e um folheto eficaz ajudará você a fazer isso corretamente.
  • Quem é seu público-alvo?

Algumas brochuras podem ter como alvo grupos específicos, enquanto outras são destinadas ao público em geral. Antes de começar, você deve pensar nos grupos interessados em suas informações e determinar seu público-alvo. Por exemplo, eles podem ser direcionados a possíveis financiadores, futuros clientes, possíveis membros ou parceiros e assim por diante. Se você não conseguir definir seu público, será difícil encontrar uma brochura eficiente e resultados desejáveis.

O que você deve fazer com ele?

Como você já sabe, um folheto de qualidade pode ser uma ferramenta eficaz e flexível para compartilhar informações importantes com um grupo-alvo ou com o público. Há muitas coisas que você pode fazer com isso, mas garanta que tenha uma ideia clara de como escrever um folheto. Algumas de suas funções básicas incluem:

  • Como direcionar e-mails para grupos segmentados.
  • Oferecendo anexos a relatórios e propostas.
  • Fornecendo os materiais necessários para os funcionários em potencial.
  • Como inserções em pastas de apresentação ou kits de imprensa.
  • Deixar lembretes ao visitar clientes.
  • Compartilhamento em diferentes conferências, feiras, reuniões, etc.

Como planejar sua criação bem-sucedida?

Primeiro, você precisa considerar possíveis ideias e procurar exemplos úteis. Tal como acontece com outros materiais impressos, é aconselhável começar por recolher amostras relevantes e de qualidade para orientar-se na direção certa. Isto é o que permitirá que você se familiarize com uma variedade de estilos de brochuras, técnicas de trabalho, gráficos e outras coisas que podem ajudá-lo a escrever o melhor.

Não se esqueça de fazer um brainstorm antes de iniciar seu projeto, e isso significa que você precisa pensar sobre as informações que devem ser incluídas no seu folheto. Este documento deve ser breve para que os detalhes incluídos nele sejam limitados. Se você achar difícil determinar os fatos mais importantes, responda a algumas perguntas básicas para fazer a escolha certa. Qual é o seu público-alvo? Quais são os seus prazos e orçamento?

O próximo passo é criar um esboço detalhado para determinar a organização da sua futura brochura e seus pontos básicos. Por exemplo, ao escrever folhetos informativos gerais, certifique-se de que eles contêm os principais objetivos e propósitos da sua empresa. Você também precisa organizar todos os tópicos de maneira lógica e certificar-se de que eles se encaixem no layout geral deste documento. Determine a ordem correta para apresentar as informações necessárias e pense em seu design benéfico.

Diretrizes gerais para criação de folhetos

O principal objetivo que deve ser alcançado é mantê-los simples, claros e concisos. Se essa tarefa parecer um pouco difícil para você, existem algumas dicas eficazes que ajudarão você a começar e aprender a escrever um folheto.

Você precisa manter frases breves para se livrar das complexas e longas, se não quiser que esse documento pareça confuso para os futuros espectadores. Outra diretriz útil é evitar jargões, redundância e clichês. Repetir as mesmas ideias e palavras repetidas vezes é uma má ideia. Certifique-se de usar a grafia correta se quiser impressionar o público-alvo, por isso, preste atenção a erros de digitação e erros ortográficos, pois eles só farão com que seus folhetos pareçam não-profissionais. Além disso, a voz passiva deve ser evitada porque a voz ativa é mais fácil e direta de entender. Se você seguir com sucesso as diretrizes acima mencionadas, você terá um bom rascunho. Leve em conta o tamanho e os espaços corretos para torná-lo mais atraente para os futuros leitores.

Como se preparar para escrever folhetos

Tudo começa com o estreitamento dos tópicos disponíveis, e é nesse momento que você deve permanecer o mais específico possível. Lembre-se de que você tem apenas algum espaço limitado para compartilhar informações importantes, de modo que não é permitido ser amplo e inespecífico. Cobrir muitos tópicos na sua brochura é uma má ideia, por isso escolha a mais importante.

Você deve se colocar no lugar dos futuros leitores para ter sucesso. Pense no público-alvo e tente responder a perguntas básicas para escrever o melhor folheto. Leve em consideração as pessoas que lerão e entenderão que o tom e a voz escolhidos devem ser diferentes com base neles. Também é necessário se concentrar nos benefícios de suas ofertas e serviços, em vez de fornecer aos leitores uma breve visão geral de suas características básicas.

Sinta-se à vontade para incluir sua seção de perguntas frequentes para evitar responder às mesmas perguntas. Os folhetos são aqueles itens que serão removidos pelas pessoas e, por isso, você deve ser capaz de fornecer dados relevantes e atualizados com eficiência e rapidez. Todos os detalhes irrelevantes devem ser excluídos porque é literalmente impossível escrever tudo em sua brochura. Livre-se de qualquer fato que não tenha impacto direto em seus serviços e produtos, mas não ignore a imagem, o logotipo e outros aspectos importantes da empresa que devem estar presentes.

Como configurar o melhor layout

A criação de folhetos perfeitos também inclui a escolha de um bom layout para que você não perca esta importante etapa. Esses documentos em papel estão disponíveis em vários layouts e estilos, e é aconselhável estar familiarizado com todos eles para fazer a escolha certa. Sua decisão final geralmente depende das informações que você deseja fornecer.

Determine um número de seções que serão incluídas em seus folhetos e crie um breve plano. Preste atenção aos layouts e estilos de dobra existentes porque seus ótimos exemplos são fáceis de encontrar na Internet. Alguns folhetos se assemelham a panfletos e livros, enquanto outros parecem recortes e inserções. Só cabe a você escolher o melhor para impressionar seu público-alvo, mas não ignore a organização certa que você fornece. Tenha em mente que as frentes são usadas para descrever as metas que serão alcançadas com a ajuda dos serviços e produtos descritos. Você também precisa incluir ofertas importantes, incentivos valiosos e respostas básicas.

Se escrever uma brochura perfeita parecer uma tarefa difícil, não fique chateado porque ainda tem uma solução eficaz. É aconselhável usar os serviços de freelancers qualificados e respeitáveis que ajudarão você a criar o documento mais eficaz, independentemente de suas exigências e prazos.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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