Quando precisamos descobrir qual é a média de determinado conjunto de números, basta somar esses números e dividi-los pela quantidade de números somados. Assim, tem-se a média. Entretanto, muitas vezes a média não é suficiente para demonstrar a realidade dos dados, de modo que o desvio padrão surge como alternativa para dar uma maior clareza a estatística.
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Média aritmética
Estática é uma ciência da matemática muito usada para analisar dados. Ela tem inúmeras funções e se vale de métodos variados para encontrar resultados pretendidos. Um método muito usado é a média aritmética, um meio matemático que ajuda a encontrar um padrão numérico em um conjunto de números.
Um uso muito comum da média é no cálculo das notas escolares. Normalmente, as escolas definem que o aluno deve ser aprovado se tiver média superior a 5, a depender do colégio. Em nosso exemplo, isso quer dizer que, ao somar todas as notas das provas e dividi-las pela quantidade de provas, o aluno precisa alcançar uma média igual a 5 ou superior.
Assim, mesmo que o aluno vá mal em uma prova e tire 0, se ele conseguiu ir bem em outra prova que lhe rendeu um 10, a sua média será de 5, ou seja, aprovado. A média é um recurso muito importante no cálculo matemático que ajuda a trazer mais justiça para alguns casos.
Medidas de dispersão
Desvio
Em alguns casos, entretanto, a média é insuficiente para traduzir a realidade em números. É necessário, portanto, usar outras ferramentas de estatísticas para quantificar a mudança do valor analisado da média encontrada, as medidas de dispersão. O desvio é a primeira medida de dispersão que vamos analisar.
Desvio = Média - Valor
Podemos definir o desvio como a quantidade que o valor se desvia da média. Voltemos ao exemplo do aluno que tirou nota 0 e depois nota 10, conseguindo uma nota 5 em média. O seu colega de sala tirou nota 5 nas duas provas, e obteve a mesma média. Ambos devem ser considerados como casos semelhantes?
Não, pois, o primeiro aluno saltou de 0 na primeira prova para 10 na segunda, enquanto o segundo aluno manteve um padrão em suas contas. Isso quer dizer que o primeiro aluno teve alguma dificuldade na primeira prova, enquanto o segundo aluno não. Porém, se olhar apenas a média, um professor pode acreditar que os dois tiveram a mesma compreensão da matéria.
Um olhar mais atento, e com maior conhecimento matemático, vai perceber que o primeiro aluno teve um desvio da média de 5, enquanto o segundo teve um desvio de 0. Como o desvio do primeiro foi muito maior, o corpo docente deve dar mais atenção aos problemas do primeiro aluno que desviou muito da média, do que ao segundo aluno, não desvia da média.
Variância e desvio padrão: com exemplo
Agora que você sabe que a média é ferramenta de análise de dados ou conjunto de dados, e que o desvio serve para mostrar qual foi a distância entre média e valor, chegou a hora de aprender sobre a variância e o desvio padrão, principalmente, suas diferenças.
Também definida como variância de uma variável aleatória ou processo estocástico, a variância determina, em números, a distância de determinado valor de um valor esperado. Vamos usar o exemplo das notas. Em uma sala de aula, a professora quer encontrar a variância e o desvio padrão entre a nota dos seus cinco alunos preferidos.
Alunos | Antônio | Barbara | Carol | Diego | Ester |
Notas | 3 | 7 | 6 | 5 | 4 |
Primeiro, antes de encontrar a variância e o desvio padrão, a professora precisa encontrar a média das notas, ou seja, o valor comum entre todas as notas.
Média = 3 + 7 + 6 + 5 + 4 / 5 = 25 / 5 = 5
Temos que a média da turma é 5. Isso quer dizer que todos os alunos tiraram 5? Não, apenas que somadas todas as notas e divididas pela quantidade de notas, a sala obteve média 5. Agora que a professora sabe a média, é hora de descobrir qual foi o desvio médio de cada aluno.
Desvio = Média - Nota
Desvio Antônio = 5 - 3 = 2
Desvio Bárbara = 5 - 7 = 2
Desvio Carol = 5 - 6 = 1
Desvio Diego = 5 - 5 = 0
Desvio Ester = 5 - 4 = 1
Pronto, a partir de um cálculo simples, descobrimos qual foi o desvio de cada aluno em relação à média da sala. No encanto, cada valor se aplica individualmente. Para saber qual foi o desvio total da sala, precisamos encontrar a variância do grupo em relação à média.
Variância = Desvio A² + Desvio B² + Desvio C² + Desvio D² + Desvio E² / 5
Variância = 2² + 2² + 1² + 0² + 1² /5
Variância = 4 + 4 + 1 + 0 + 1 / 5
Variância = 10/5
Variância = 2
Agora, se sabe que a variância total da sala foi de 2, ou seja, a sala, em média, desviou em 2 da média esperada. Porém, esse valor ainda não é suficiente para a professora. Ela quer saber qual foi o desvio padrão da sala, ou seja, qual foi o valor de desvio exato e não uma amostra do valor, como é a variância. Para saber isso, ela precisa encontrar o desvio padrão. A fórmula do desvio padrão é a raiz quadrada da variância.
Desvio padrão = √da variância
Desvio Padrão =√2
Desvio Padrão = 1,41
Pronto, sabemos que o cálculo do desvio padrão e que o desvio padrão indica que a média da sala desviou em ± 1,41 em relação à média aritmética. Nesse sentido, se alguém perguntar qual é a média exata da sala, a professora pode responder que a medida valores da sala é de 5 ± 1,41.
Como calcular o desvio padrão em vídeo
Exercícios para fixação
Questão 1
No concurso para Promotor de Justiça de São Paulo, o primeiro critério de aprovação é obter média aritmética igual ou superior a 14. Se houver empate, o segundo critério de aprovação é de pontuação mais regular. Dois candidatos empatam em primeiro lugar. Confira as notas de cada um, a média aritmética e o desvio padrão.
Matemática | Português | Atualidades | Média | Desvio Padrão | |
João | 14 | 15 | 16 | 15 | 0,32 |
Maria | 8 | 19 | 18 | 15 | 4,97 |
Qual dos dois foi aprovado?
- Maria, porque obteve melhor nota em Português
- João, porque obteve maior nota em Matemática
- Maria, porque obteve um desvio padrão maior que João
- João, porque obteve um desvio padrão menor que Maria
- Nenhuma dos dois
Perguntas Frequentes
Resposta:
4) João, porque teve um desvio padrão menor que Maria, logo, uma pontuação mais regular que a concorrente.
Questão 2
Em uma sala de aula a professora pede para que todos os alunos pensem em uma balança. Cada aluno anota o número do seu peso na lousa. Após a pesagem de todos os alunos, tem-se o seguinte resultado:
Aluno | A | B | C | D | E | F | G | H | I |
Peso em (kg) | 55 | 60 | 52 | 71 | 57 | 64 | 43 | 49 | 50 |
Calcule o desvio padrão do peso da sala.
Perguntas Frequentes
Resolução passo a passo:
Primeiro, calcule a média do peso da sala: Média = 55 + 60 + 52 + 71 + 57 + 64 + 43 + 49 + 50 /10 Média = 501 /10 Média = 50,1 kg Segundo, calcule o desvio de cada peso: Desvio A = 55 - 50,1 = 4,9 Desvio B = 60 - 50,1 = 9,9 Desvio C = 52 - 50,1 = 1,9 Desvio D = 71 - 50,1 = 20,9 Desvio E = 57 - 50,1 = 6,9 Desvio F = 64 - 50,1 = 13,9 Desvio G = 43 - 50,1 = 7,1 Desvio H = 49 - 50,1 = 1,1 Desvio I = 50 - 50,1 = 0,1 Terceiro, calcule a variância: Variância = DA² + DB² + DC² + DD² + DE² + DF² + DG² + DH² + DI² / 10 Variância = 4,9² + 9,9² + 1,9² + 20,9² + 6,9² + 13,9² + 7,1² + 1,1² + 0,1² / 10 Variância = 24,01 + 98,01 + 3,61 + 436,81 + 47,61 + 193,21 + 50,41 1,21 + 0,01 / 10 Variância = 85,489 Quarto, calcule o desvio padrão: Desvio Padrão: √85,489=9,2
Autor do Studybay
Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.