À primeira vista a nomenclatura pode até soar estranha e parecer se tratar de outro conteúdo, mas um paper ou position paper, como também é conhecido, nada mais é do que um artigo científico que contém o seu posicionamento pessoal sobre o objeto da pesquisa. Dessa forma, se quiser saber um pouco mais sobre esse trabalho acadêmico, continue lendo este artigo.
Você vai encontrar aqui:
Conceituando paper
Como mencionamos nas linhas introdutórias deste artigo, o paper nada mais é do que um pequeno artigo científico, no qual o estudante deverá expor sua opinião pessoal sobre determinado tema pesquisado. Vale lembrar que em como todo e qualquer trabalho acadêmico, a opinião pessoal deverá ser embasada em fatos e em uma extensa pesquisa sobre o assunto.
Segundo o Wikipedia, podemos conceituar como:
Um artigo científico (por vezes também chamado paper na língua inglesa) é uma pesquisa ou comunicação científica publicada em uma revista especializada. Também é denominado documento científico ou simplesmente artigo ou publicação.
Nessa ótica, o paper serve para que o pesquisador apresente ao público alvo os resultados do problema pesquisado, através de uma publicação resumida, organizada, estruturada e com referências das análises elaboradas. É muito comum o paper ser publicado em periódico, mas também é possível localizá-lo em congressos, e até ter a divulgação do autor em eventos online.
Diferença entre paper e artigo
Já dissemos que o paper nada mais é do que um artigo científico reduzido, e é aí que reside a diferença entre os dois. Isso porque, quando um professor solicita um artigo científico ele está solicitando um documento acadêmico maior, e que apresenta uma pesquisa, por consequência, mais extensa.
No caso, quando falamos em paper, estamos nos referindo a um artigo mais reduzido, mais objetivo. Apesar da diferença com relação ao tamanho do documento, o formato de paper e artigo científico obedecem às mesmas normas da ABNT. Bem como, os dois documentos servem para a apresentação dos resultados obtidos através das pesquisas e dos processos utilizados para confirmar ou não as hipóteses.
Como escrever: modelo de paper
Sempre que começamos um projeto acadêmico parece que os elementos e as informações começam a se misturar, não é verdade? A construção das informações por vezes podem acabar fugindo do rumo, por isso trouxemos abaixo uma metodologia para você utilizar na hora em que estiver confeccionando seu paper.
Colocando em prática esse conteúdo ajudará você a manter os termos do documento em seu devido lugar. Vejamos o passo a passo.
Crie um roteiro para a pesquisa
Tema | Quando pensamos no tema para o paper é comum que por vezes esse tema fique muito prolixo e abrangente, é justamente por este motivo que antes de iniciar a pesquisa você deverá fazer a delimitação do tema, fazendo com que o conteúdo encontrado seja o que justamente procurava. |
Problema | Está é a etapa mais crítica e determinante do seu paper, afinal qual é a pergunta que você pretende responder com a sua pesquisa? É com essa pergunta em mente que você aprofundará sua pesquisa e dará qualidade ao seu paper. |
Hipótese | As hipóteses são respostas dadas previamente para responder o problema do trabalho acadêmico, elas poderão ou não ser confirmadas ou rechaçadas ao final da pesquisa. |
Objetivo | Qual ponto você pretende alcançar com essa pesquisa? Quais são seus propósitos? É justamente esse alvo que você vai percorrer ao longo das páginas. |
Metodologia | Que tipo de pesquisa você fará? Será bibliográfica ou documental? Determine. |
Justificativa | Nesse momento do paper o estudante deverá informar o por quê dessa pesquisa ser relevante, em que ela poderá contribuir e agregar na sociedade como um todo. |
Referências | Ao contrário do que muitos estudantes pensam essa é uma das partes mais importantes do trabalho, pois é nela que você indica a partir da obra de quem sua pesquisa foi realizada e confeccionada. Nenhum assunto surgiu do nada, especialistas já o pesquisaram antes e se você vai utilizar a visão destes, deverá referenciar a obra. |
Estrutura do paper
Ao contrário do que possa parecer a alguns estudantes, a estrutura do paper é básica e muito semelhante ao de outros trabalhos. Isso porque, sua apresentação segue a trilogia básica de introdução, desenvolvimento e uma conclusão sobre as informações obtidas, vejamos:
Introdução | Parte inicial do texto, onde você apresenta o resumo dos seus objetivos e hipóteses e dá início as ideias que serão propostas, ou seja, escrever a introdução a pesquisa. |
Desenvolvimento | Parte principal do paper, onde o estudante deve trazer sua crítica, suas ideias, tudo o que foi pesquisado. Apresentando o método que utilizou para alcançar o resultado, a depender do tema, deverá apresentar até mesmo os métodos e tentativas e falhas apresentadas no processo. |
Conclusão | Momento em que os resultados alcançados através do estudo do assunto deverão ser apresentados, junto com todos os dados obtidos e as informações colhidas. |
Referências | Indicação dos autores utilizados na hora da pesquisa e confecção do trabalho. |
Dessa forma, como é possível observar a estrutura do paper não é diferente das demais produções científicas seguindo o mesmo padrão estrutural. Nesse caso, a trilogia contando com uma introdução, um desenvolvimento no qual é apresentado o corpo do texto e a conclusão onde as respostas obtidas são apresentadas.
O que fazer e o que não fazer na hora de escrever um paper
Durante o processo de pesquisa e testagem da hipótese é comum ter falhas no processo, mas na hora de confeccionar os papers esses erros descritos abaixo devem ser evitados, vejamos:
O que não fazer | O que fazer |
|
|
|
|
|
|
Exemplos de paper
Nessa ótica, você já deve ter uma ideia de como fazer um paper, uma vez que o documento nada mais é do que um artigo de forma resumida, no qual você apresenta os resultados encontrados através de uma pesquisa extensa sobre o assunto. Mas para que você tenha uma visão melhor sobre o assunto, trouxemos alguns títulos de exemplo sobre como escrever um paper. Vejamos:
- Introdução à macroeconomia
- Logística: fontes de vantagens competitivas ou mito
- Promoções e merchandising no ponto-de-venda
- Gestão de pessoas
Modelos de paper na ABNT
A ABNT não tem normativa específica para paper, mas sim para os trabalhos acadêmicos no geral. Dessa forma o estudante que estiver escrever seu trabalho, poderá utilizar as normas gerais na escrita do documento, algumas das normas são:
- Parágrafos - 1,25 cm cada
- Espaço na margem superior - 3 cm
- Espaço na margem inferior - 2 cm
- Espaço na margem esquerda - 3 cm
- Espaço na margem direita - 2 cm
- Fonte - Arial ou Times
- Espaçamento entre linhas - 1,5 cm
Essas são normas padrão da ABNT para artigos e trabalhos de conteúdo acadêmico em geral, devendo ser aplicadas na hora da construção do paper.
Vídeo explicando como fazer um paper pronto
Nesse vídeo você verá o passo a passo para escrever um paper no Word nas normas ABNT, com exemplo visual e bem descrito de como elaborar e organizar esse que é um dos trabalhos acadêmicos que podem ser cobrados no desenvolvimento do curso.
Nossa ajuda
Bem, agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse documento e a metodologia utilizada nele, vale ressaltar que a maioria dos trabalhos acadêmicos são compostos da trilogia introdução, desenvolvimento e conclusão, montar um paper não foge a essa regra. Entretanto, se você está encontrando dificuldades para confeccionar o seu, não hesite em nos contatar.
Nossa equipe é composta por profissionais qualificados que estão aptos a tirar todas as suas dúvidas e te ajudar com a confecção de qualquer trabalho acadêmico. Ademais, em nossa plataforma você encontra uma série de artigos sobre diversos conteúdos que poderão ajudar você nas suas pesquisas científicas e muito mais. Confira nosso blog.
Perguntas frequentes (FAQ)
O que é um paper acadêmico?
Como realizar o paper?
Quais as estruturas de um paper?
Checklist do paper científico
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.