Como fazer um paper acadêmico: modelos e exemplos prontas

Publicado em 27.03.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 9 minutos

À primeira vista a nomenclatura pode até soar estranha e parecer se tratar de outro conteúdo, mas um paper ou position paper, como também é conhecido, nada mais é do que um artigo científico que contém o seu posicionamento pessoal sobre o objeto da pesquisa. Dessa forma, se quiser saber um pouco mais sobre esse trabalho acadêmico, continue lendo este artigo.

Conceituando paper

Como mencionamos nas linhas introdutórias deste artigo, o paper nada mais é do que um pequeno artigo científico, no qual o estudante deverá expor sua opinião pessoal sobre determinado tema pesquisado. Vale lembrar que em como todo e qualquer trabalho acadêmico, a opinião pessoal deverá ser embasada em fatos e em uma extensa pesquisa sobre o assunto.

Segundo o Wikipedia, podemos conceituar como:

Um artigo científico (por vezes também chamado paper na língua inglesa) é uma pesquisa ou comunicação científica publicada em uma revista especializada. Também é denominado documento científico ou simplesmente artigo ou publicação.

Nessa ótica, o paper serve para que o pesquisador apresente ao público alvo os resultados do problema pesquisado, através de uma publicação resumida, organizada, estruturada e com referências das análises elaboradas. É muito comum o paper ser publicado em periódico, mas também é possível localizá-lo em congressos, e até ter a divulgação do autor em eventos online.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Diferença entre paper e artigo

Paper acadêmico

O paper é um documento acadêmico mais reduzido, com informações mais objetivas e diretas. Fonte: unsplash.com

Já dissemos que o paper nada mais é do que um artigo científico reduzido, e é aí que reside a diferença entre os dois. Isso porque, quando um professor solicita um artigo científico ele está solicitando um documento acadêmico maior, e que apresenta uma pesquisa, por consequência, mais extensa.

No caso, quando falamos em paper, estamos nos referindo a um artigo mais reduzido, mais objetivo. Apesar da diferença com relação ao tamanho do documento, o formato de paper e artigo científico obedecem às mesmas normas da ABNT. Bem como, os dois documentos servem para a apresentação dos resultados obtidos através das pesquisas e dos processos utilizados para confirmar ou não as hipóteses.

Como escrever: modelo de paper

Como escrever paper acadêmico

O modelo de paper não é diferente dos outros documentos acadêmicos, os assuntos abordados nos textos são basicamente a diferença entre as produções. Fonte: unsplash.com

Sempre que começamos um projeto acadêmico parece que os elementos e as informações começam a se misturar, não é verdade? A construção das informações por vezes podem acabar fugindo do rumo, por isso trouxemos abaixo uma metodologia para você utilizar na hora em que estiver confeccionando seu paper.

Colocando em prática esse conteúdo ajudará você a manter os termos do documento em seu devido lugar. Vejamos o passo a passo.

Crie um roteiro para a pesquisa

Tema Quando pensamos no tema para o paper é comum que por vezes esse tema fique muito prolixo e abrangente, é justamente por este motivo que antes de iniciar a pesquisa você deverá fazer a delimitação do tema, fazendo com que o conteúdo encontrado seja o que justamente procurava.
Problema Está é a etapa mais crítica e determinante do seu paper, afinal qual é a pergunta que você pretende responder com a sua pesquisa? É com essa pergunta em mente que você aprofundará sua pesquisa e dará qualidade ao seu paper.
Hipótese As hipóteses são respostas dadas previamente para responder o problema do trabalho acadêmico, elas poderão ou não ser confirmadas ou rechaçadas ao final da pesquisa.
Objetivo Qual ponto você pretende alcançar com essa pesquisa? Quais são seus propósitos? É justamente esse alvo que você vai percorrer ao longo das páginas.
Metodologia Que tipo de pesquisa você fará? Será bibliográfica ou documental? Determine.
Justificativa Nesse momento do paper o estudante deverá informar o por quê dessa pesquisa ser relevante, em que ela poderá contribuir e agregar na sociedade como um todo.
Referências Ao contrário do que muitos estudantes pensam essa é uma das partes mais importantes do trabalho, pois é nela que você indica a partir da obra de quem sua pesquisa foi realizada e confeccionada. Nenhum assunto surgiu do nada, especialistas já o pesquisaram antes e se você vai utilizar a visão destes, deverá referenciar a obra.

Estrutura do paper

Ao contrário do que possa parecer a alguns estudantes, a estrutura do paper é básica e muito semelhante ao de outros trabalhos. Isso porque, sua apresentação segue a trilogia básica de introdução, desenvolvimento e uma conclusão sobre as informações obtidas, vejamos:

Introdução Parte inicial do texto, onde você apresenta o resumo dos seus objetivos e hipóteses e dá início as ideias que serão propostas, ou seja, escrever a introdução a pesquisa.
Desenvolvimento Parte principal do paper, onde o estudante deve trazer sua crítica, suas ideias, tudo o que foi pesquisado. Apresentando o método que utilizou para alcançar o resultado, a depender do tema, deverá apresentar até mesmo os métodos e tentativas e falhas apresentadas no processo.
Conclusão Momento em que os resultados alcançados através do estudo do assunto deverão ser apresentados, junto com todos os dados obtidos e as informações colhidas.
Referências Indicação dos autores utilizados na hora da pesquisa e confecção do trabalho.

Dessa forma, como é possível observar a estrutura do paper não é diferente das demais produções científicas seguindo o mesmo padrão estrutural. Nesse caso, a trilogia contando com uma introdução, um desenvolvimento no qual é apresentado o corpo do texto e a conclusão onde as respostas obtidas são apresentadas.

O que fazer e o que não fazer na hora de escrever um paper

Durante o processo de pesquisa e testagem da hipótese é comum ter falhas no processo, mas na hora de confeccionar os papers esses erros descritos abaixo devem ser evitados, vejamos:

O que não fazer O que fazer
  • Ser prolixo e extenso na hora de escrever o desenvolvimento do trabalho
  • Optar por um resumo das informações, uma vez que a característica fundamental dos papers é sua objetividade e filtragem das ideias principais
  • Escrever uma introdução, desenvolvimento e conclusão desconexos entre os assuntos, se perdendo no meio do texto
  • Manter o foco no que está sendo escrito, bem como no assunto principal do texto. Dessa forma, antes de começar a pesquisa o estudante deverá fazer uma delimitação do tema a ser abordado
  • Informar resultados e dados sem referências de como os encontrou
  • Todos os dados e resultados encontrados e inseridos nas páginas de paper deverão ter informações sobre como foram alcançados, isso é imprescindível para a boa qualidade da publicação

Exemplos de paper

Nessa ótica, você já deve ter uma ideia de como fazer um paper, uma vez que o documento nada mais é do que um artigo de forma resumida, no qual você apresenta os resultados encontrados através de uma pesquisa extensa sobre o assunto. Mas para que você tenha uma visão melhor sobre o assunto, trouxemos alguns títulos de exemplo sobre como escrever um paper. Vejamos:

Modelos de paper na ABNT

A ABNT não tem normativa específica para paper, mas sim para os trabalhos acadêmicos no geral. Dessa forma o estudante que estiver escrever seu trabalho, poderá utilizar as normas gerais na escrita do documento, algumas das normas são:

  • Parágrafos - 1,25 cm cada
  • Espaço na margem superior - 3 cm
  • Espaço na margem inferior - 2 cm
  • Espaço na margem esquerda - 3 cm
  • Espaço na margem direita - 2 cm
  • Fonte - Arial ou Times
  • Espaçamento entre linhas - 1,5 cm

Essas são normas padrão da ABNT para artigos e trabalhos de conteúdo acadêmico em geral, devendo ser aplicadas na hora da construção do paper.

Vídeo explicando como fazer um paper pronto

Nesse vídeo você verá o passo a passo para escrever um paper no Word nas normas ABNT, com exemplo visual e bem descrito de como elaborar e organizar esse que é um dos trabalhos acadêmicos que podem ser cobrados no desenvolvimento do curso.

Nossa ajuda

Bem, agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse documento e a metodologia utilizada nele, vale ressaltar que a maioria dos trabalhos acadêmicos são compostos da trilogia introdução, desenvolvimento e conclusão, montar um paper não foge a essa regra. Entretanto, se você está encontrando dificuldades para confeccionar o seu, não hesite em nos contatar.

Nossa equipe é composta por profissionais qualificados que estão aptos a tirar todas as suas dúvidas e te ajudar com a confecção de qualquer trabalho acadêmico. Ademais, em nossa plataforma você encontra uma série de artigos sobre diversos conteúdos que poderão ajudar você nas suas pesquisas científicas e muito mais. Confira nosso blog.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é um paper acadêmico?

É um documento de produção acadêmica, que serve para que o autor divulgue o resultado das análises realizadas através de pesquisas, se trata de um artigo resumido, conciso e objetivo, o que o diferencia do artigo científico. Bastante utilizado para divulgar resultados em revistas científicas e demais locais.

Como realizar o paper?

Para escrever um paper basta que o aluno primeiro de tudo delimite o tema a ser pesquisado, após a delimitação do tema, inicie a pesquisa tendo em mente qual é a metodologia que irá utilizar, a problemática que pretende responder, a hipótese que irá confirmar ou não e o seu objetivo com o trabalho como um todo. O paper nada mais é do que um artigo de forma sucinta para apresentação dos resultados obtidos, uma ferramenta bastante utilizada para divulgação do conteúdo em eventos, revista científica e periódico.

Quais as estruturas de um paper?

Como já visto anteriormente, a estrutura do paper não apresenta nenhum bicho de sete cabeças, diferente do que muitos estudantes acreditam a estrutura desse documento acadêmico é bem simples, contando com a introdução onde deve ser apresentado os elementos introdutórios, o corpo do texto onde está localizado o material pesquisado de fato, geralmente organizado em parágrafos, e por fim a conclusão onde os resultados são revelados.

Checklist do paper científico

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.