Como fazer slides para apresentação de trabalho acadêmico

Publicado em 17.10.2024 por Walquiria Cassiano. Tempo de leitura: 11 minutos

A criação das informações de um slide para apresentação de trabalho acadêmico é uma etapa essencial para a preparação de cenários para atenção do público. Através da descrição de cada slide, de modo resumido, sobre a temática que será abordada na apresentação, quando os estudantes incluem os principais pontos e dos principais resultados e conclusões.

Tabela de Conteúdos

Elaborar um plano geral 

Como fazer slides para apresentação de trabalho acadêmico é uma dúvida que muitos estudantes possuem por não saberem qual forma seguir. Por essa razão, elaborar um plano geral com dicas de cores e animações em que cada aluno pode garantir que sua apresentação acadêmica esteja estruturada, com vídeos e com elementos visualmente atraentes.

Desenvolver uma estrutura detalhada

Para o desenvolvimento de uma estrutura mais detalhada para sua apresentação acadêmica, cada aluno pode fazer uma divisão de cada slide em subseções com atenção às orientações mais específicas sobre os conteúdos que serão abordados, aliados ao design e fluxo. Abaixo, separamos uma estrutura em detalhes para uma roteiro de apresentação de trabalho acadêmico com maior nível de organização.

Aqui está uma estrutura geral detalhada:

  • Slide Título: Seu conteúdo deverá incluir o título do trabalho, nome do estudante, instituição e data de apresentação. Cada indivíduo poderá incluir um layout profissional com o logotipo da sua instituição de ensino, se aplicável. Através da escolha de uma fonte e elementos de design que refletem a seriedade do seu trabalho.
  • Introdução: tem como objetivo a apresentação do tópico ao público, através do fornecimento do contexto e das informações básicas que a apresentação irá abordar. Neste slide é imprescindível trazer o contexto em que a apresentação se encontra, o estabelecimento da problemática central através da explicação do significado da pesquisa.
  • Metodologia: Objetivo: é um slide destinado para cada aluno explicar de qual modo conduziu a sua pesquisa. Nesta etapa é essencial destacar o desenho da pesquisa e quais foram os métodos empregados nos slides subsequentes (como métodos quantitativos e qualitativos, etc).
  • Conclusão: tem como objetivo o resumo das principais conclusões além da sugestão de pesquisas futuras. Destaca-se, também, quais são as implicações práticas e contribuições para o campo do saber que foi estudado.
  • Referências: deve reconhecer as fontes e a literatura que informaram o trabalho de cada indivíduo, além de informar qual foi o estilo de citação consistente (por exemplo, APA, MLA). Nesta seção todas as fontes referenciadas na apresentação são citadas.

Escolha a ferramenta certa 

A escolha da ferramenta apropriada para se realizar uma exposição de projeto acadêmico pode variar devido alguns fatores, visto que a melhor ferramenta para criar slides acadêmicos depende das necessidades de cada curso de graduação e do tipo de apresentação que cada um deseja fazer. 

Algumas opções como: 

  • Google Slides - ferramenta gratuita com base na nuvem, o que facilita o acesso e colaboração por parte dos alunos.
  • Canva - ferramenta com interface intuitiva e de fácil utilização. No entanto, a sua versão gratuita possui algumas limitações.
  • Power Point - a opção mais difundida e utilizada no meio acadêmico. A ferramenta conta com as mais diversas funções que esse programa da Microsoft Office possui.

5 perguntas-chave

Para ajudá-lo a montar uma apresentação interessante de forma inteligente, faça a si mesmo estas perguntas:

  1. Qual é o principal objetivo de sua apresentação?
  2. Quem é seu público-alvo?
  3. Qual formato funcionará melhor?
  4. Em que local a apresentação será realizada?
  5. Quanto tempo foi alocado para a apresentação?

Essa abordagem o ajudará a estruturar o conteúdo da sua apresentação de forma correta e sem ambiguidades.

O que há dentro da apresentação?

Preste atenção especial ao conteúdo dos slides. As informações nos slides devem ser apresentadas de forma clara e concisa, com foco em uma ideia principal. 

  • Brevidade: Tente evitar textos longos.
  • Texto: Inclua apenas pontos de discussão. Use marcadores de texto para facilitar a absorção das informações.
  • Revisão: Certifique-se de verificar a gramática e a ortografia para demonstrar profissionalismo. Peça a um colega experiente que revise sua apresentação.
  • Citações: Sinta-se à vontade para usar citações apropriadas para fundamentar seus argumentos. Mas não as use em excesso!
  • Imagens e gráficos: Use imagens de boa qualidade e gráficos apropriados para ilustrar pontos importantes. Isso ajuda a visualizar dados complexos e facilita a compreensão da apresentação.
  • Vídeos e animações: os vídeos devem ser curtos e diretamente relacionados ao tópico da apresentação. As animações não devem distrair a atenção do público.
  • Conheça o seu público: O conteúdo dos slides deve ser relevante para as necessidades e o conhecimento do seu público.
  • Humor: use memes e histórias em quadrinhos para animar periodicamente um público sonolento. Mas faça isso com moderação!

A formatação correta é importante!

Ainda que não existam regras definidas, o site da ABNT recomenda boas práticas através de um exemplo de apresentação de trabalho acadêmico. Através do preparo de textos com letras visíveis e a utilização de um tamanho entre o 14 e o 16. A Associação também recomenda a inclusão de somente informações necessárias nos slides para que o público tenha um entendimento claro e conciso da pesquisa científica de cada estudante.

Gráficos e imagens

Por sua vez, a dinâmica para apresentação de trabalho acadêmico de inserção de imagens e de gráficos pode ocorrer na transmissão de informações de forma clara e visualmente atraente. Visto que tais elementos auxiliam na ilustração de resultados e na explicação de conceitos complexos.

Como você defende adequadamente sua apresentação? 

Fazer uma apresentação correta é um fator-chave de sucesso para transmitir sua mensagem. Uma apresentação convincente e estruturada pode aumentar significativamente o interesse e a compreensão de seu tópico. Esta lista fornece diretrizes básicas para ajudá-lo a apresentar sua apresentação de forma eficaz e a se conectar com seu público.

☑️ Uma introdução confiante:

  • Apresente-se e identifique o tópico da apresentação.
  • Explique brevemente por que o tópico é importante para o público.

☑️ Estruturação da apresentação:

  • Destaque os pontos principais e siga uma ordem lógica.
  • Use os slides como suporte visual, mas não os leia literalmente.

☑️ Clareza e acessibilidade da linguagem:

  • Fale claramente, evitando termos complexos sem explicação.
  • Esforce-se para obter simplicidade e clareza nas palavras.

☑️ Interação com o público:

  • Mantenha contato visual e faça perguntas.
  • Incentive a discussão e envolva o público.

☑️ Conclusão da apresentação:

  • Faça um breve resumo, repetindo os pontos principais.
  • Conclua com uma pergunta aberta para incentivar o público a refletir sobre o tópico.

☑️ Confiança e paixão:

  • Demonstre confiança e paixão pelo seu assunto.
  • Isso tornará sua apresentação mais memorável.

Dicas úteis

O primeiro ponto para entender como apresentar um trabalho acadêmico é utilizar um fundo de cor branca ou clara. Além da utilização de letras que não sejam muito diferentes ou cursivas, visto que elas dificultam o entendimento dos examinadores que assistem à apresentação.

Dica extra: Vale ressaltar que usar o “velho” preto e branco é uma excelente opção para os estudantes.

O título principal de cada slide da sua apresentação deve estar visível para todos na plateia, para que ele o ajude durante a apresentação e para que todos na plateia saibam do que você está falando. 

Dica extra: Use fontes sem serifa, pois elas são mais fáceis de ler.

Onde posso obter os modelos?

A obtenção de modelos para uma apresentação de um trabalho acadêmico pode ocorrer através de recursos online que oferecem modelos prontos e personalizáveis para tais apresentações. Como, por exemplo, no Google Sheets Template e no Template do Powerpoint. No entanto, é essencial tomar um cuidado redobrado para que os modelos correspondam ao tom e a temática de cada estudante.

Aqui estão alguns desses sites:

  • https://slidesgo.com/pt/universidade
  • https://create.microsoft.com/pt-br/powerpoint-modelos
  • https://genially.com/pt-br/modelos/apresentacao/universitarias/
  • https://www.slideteam.net/blog/os-20-melhores-modelos-de-powerpoint-academicos-para-um-futuro-brilhante?lang=Portuguese
  • https://clickup.com/pt-BR/blog/199358/modelos-gratuitos-de-slides-do-google

Dica bônus: Ainda que o modelo já esteja pré-formatado, é essencial que cada estudante adapte as cores e fontes de acordo com as suas necessidades.

De qual maneira a plataforma Studybay pode te ajudar?

A StudyBay é uma plataforma especializada que está aqui para te ajudar a realizar o seu slide acadêmico e conta com uma variedade de benefícios e profissionais conceituados que podem realizar seja um modelo de banner para apresentação de trabalho acadêmico como slides acadêmicos de acordo com as normas técnicas da ABNT. Especialmente, através de preços exclusivos e com uma garantia de devolução de dinheiro.

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Perguntas Frequentes (FAQ)

Quantos slides deve haver em uma apresentação?

O número de slides de uma apresentação acadêmica pode variar de acordo com o tempo total disponível determinado pelas instituições de ensino e da complexidade do conteúdo.

Quais são os melhores programas para fazer apresentações?

A escolha do programa para apresentações pode variar de acordo com os objetivos de cada estudante, entre algumas opções de mercado como o Google Slides, Power Point e Canva.

Qual deve ser a duração da apresentação de trabalho acadêmico?

A duração da apresentação de trabalho acadêmico ocorre por determinação das instituições de ensino, e podem variar. De maneira geral, o tempo entre 15-25 minutos é difundido nas principais universidades e os estudantes deverão completar a sua apresentação dentro desse período de tempo estimado.

O que deve estar no primeiro slide?

No primeiro slide de uma apresentação de slides de cunho acadêmico, é necessário a realização de uma capa que indique a instituição de Ensino, o nome completo do autor, o nome do professor orientador da pesquisa e, no centro, o título da pesquisa.

O que deve constar no último slide da apresentação?

A recomendação, de acordo com as normas da ABNT é a conclusão da apresentação de slides indicando as considerações finais e os resultados que foram encontrados durante a pesquisa de cada estudante.

Como estruturar o conteúdo de cada slide?

Cada slide deve focar em um tópico principal e ser visualmente claro. Utilize títulos curtos, bullet points para organizar as ideias, e gráficos ou imagens que complementem o texto.

Como manter a atenção da audiência durante a apresentação?

Para manter a atenção, é importante variar o conteúdo visual, como imagens, gráficos e textos curtos. Evite sobrecarregar os slides com muita informação. Além disso, praticar a fluência da apresentação também é essencial.

Como você começa e onde termina?

De acordo com os recursos das normas da ABNT é preciso seguir uma sequência exata de slides para a realização da apresentação de trabalho escrito acadêmico. Desse modo, cada um dos professores examinadores poderão ter acesso ao passo a passo de como foi desenvolvida a pesquisa científica com mais clareza de cada estudante.

Quanto tempo deve durar a apresentação?

Algumas instituições de ensino, pode variar em cada caso, determinam o tempo entre 15-25 minutos de apresentação de trabalhos acadêmicos. Por essa razão, o ideal é que cada aluno fale sobre a sua pesquisa inteiramente dentro desse período – incluindo qual foi a sua justificativa, os seus objetivos, o desenvolvimento, a metodologia e as considerações finais – para que não precise ser interrompido.

 

Walquiria Cassiano

Autora do Studybay

Jornalista, com especialização em Jornalismo Econômico pela FGV. Trabalhei como repórter em alguns veículos de comunicação, mas me encontrei mesmo no mundo do marketing digital. Sou produtora de conteúdo para a internet, apaixonada por escrever, curiosa sobre (quase) todos os assuntos, sonhadora, imaginativa - ou criativa, chame como quiser.

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