Dicas sobre como escrever um trabalho de pesquisa

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos
>Antes de começar a concluir esta tarefa acadêmica, você deve entender que um trabalho de pesquisa é sobre a explicação detalhada de sua pesquisa. Isso significa que você precisa escrever um artigo sobre um tópico científico específico e é necessário ler os trabalhos relevantes para entender melhor o assunto. Primeiro, decida o assunto principal que será abordado em sua tarefa e certifique-se de escrever o original sem copiar as ideias de outras pessoas. Há muitas etapas que devem ser tomadas para obter excelentes resultados, e você deve fazer algumas perguntas básicas para começar e aprender a escrever um artigo de pesquisa com êxito.

Quais são seus principais objetivos? Quais são os principais pontos de interesse? Além disso, você precisa fornecer aos futuros leitores uma certa perspectiva de qualquer trabalho existente que seja de longo alcance e bem organizado. Leve em conta uma estrutura lógica, some alguns artigos sobre o mesmo tópico, inclua sua crítica pessoal, considere mancais de exploração futuros, use suas próprias palavras, etc. Ao lidar com as palavras e pensamentos de outras pessoas, assegure-se de que elas sejam creditadas e citou adequadamente para evitar problemas de plágio.

A estrutura certa dos documentos de pesquisa

Tudo começa com uma página de título atraente que deve incluir informações básicas, como o título principal do artigo inteiro, o título do curso, seu supervisor e o resumo que não deve ultrapassar 300 palavras. Ao escolher fontes confiáveis e atualizadas para obter mais ideias sobre seu trabalho de pesquisa, você precisa procurar as avaliações mais recentes, garantir que elas sejam fáceis de entender, escolher pesquisas bem conhecidas e assim por diante.

Outro passo importante é escrever uma introdução breve e concisa. Sua finalidade básica é explicar ao público-alvo mais sobre a motivação e o histórico de sua escolha de tópicos. É aconselhável resumir o assunto de pesquisa escolhido de forma breve e propor abordagens específicas aos leitores e concluir os resultados. Você não deve esquecer de nenhum passo na sua introdução enquanto escreve um documento de pesquisa lógico.

E sobre trabalhos relacionados? É tudo sobre qualquer trabalho de pesquisa relevante feito por outras pessoas na mesma área. Tenha em mente que isso pode resultar em problemas de plágio, para que você tenha cuidado e evite copiar qualquer coisa. Ao escrever o corpo principal de sua tarefa, seu objetivo básico é explicar todo o trabalho do corpo, incluindo processos e métodos, de uma maneira clara e vívida para facilitar a compreensão para os outros. Sinta-se à vontade para acrescentar qualquer coisa sobre sua experiência pessoal trabalhando nas abordagens escolhidas.

Você também precisa escrever uma conclusão clara e concisa, e é nesse ponto que você deve explicar aos leitores direcionados tudo sobre sua pesquisa conduzida, mantendo tudo com precisão. Não se esqueça de fornecer dicas valiosas para os pesquisadores se eles serão úteis no futuro. Leve em conta que as conclusões do artigo não devem durar mais que algumas frases.

Ao aprender a escrever um trabalho de pesquisa de forma eficaz, você precisa entender como escrever referências. É necessário criar uma lista de todas as fontes usadas na sua designação acadêmica e colocá-las na seção de referência. Preste atenção ao cita porque eles devem ser feitos com cuidado se você quiser terminar com notas altas. Certifique-se de evitar referências falsas e falsas, pois elas só reduzirão a qualidade do seu papel. Existem certas regras que devem ser seguidas ao escrever suas referências. Por exemplo, você deve citar todas as informações sobre um documento de pesquisa e fornecer aos leitores detalhes básicos sobre as publicações de fontes usadas. Ao cuidar da sua página de bibliografia, torne os rascunhos online fáceis de perceber e seguir outras regras importantes. Não é permitido usar links em um documento de pesquisa para evitar o erro no seu trabalho.

Como escrever uma conclusão efetiva

Essa é uma das últimas coisas que devem ser feitas ao escrever seu artigo de pesquisa. A maioria dos alunos acha difícil concluir essa tarefa, assim como escrever uma introdução, porque esses segmentos servem como a estrutura básica de todo o estudo. O papel importante desempenhado por uma conclusão não deve ser subestimado, pois é nesse ponto que certas perguntas devem ser respondidas. Quem seus principais resultados da pesquisa significam? Por que suas descobertas realmente importam? Esses resultados são satisfatórios em termos de suas metas de pesquisa? Isso significa que a conclusão do seu trabalho deve responder a todas essas perguntas de maneira breve. Além disso, também enfatiza a importância de suas descobertas e deixa uma impressão positiva no público-alvo.

É uma parte final de sua tarefa acadêmica e serve como sua palavra final sobre um assunto específico. Assegure-se de que sua conclusão conclua toda a pesquisa, desde a formulação de metas básicas até a realização de todas elas. Como estudante, você precisa garantir que todos os problemas relevantes sejam resolvidos e, por isso, todas as palavras devem ser escolhidas com sabedoria ao escrever esta seção em papel.

Se você tiver interesse em como escrever um documento de pesquisa, deve entender como elaborar uma conclusão efetiva. Só é bem-sucedida quando os leitores alvo sentem que ganharam algo interessante e novo ao ler seu trabalho e seus resultados. Certifique-se de que ele tenha um certo impacto e leve os leitores a tomar decisões e agir sobre o assunto escolhido. A boa notícia é que existem algumas estratégias eficazes que ajudarão você a elaborar a melhor conclusão para seu trabalho de pesquisa.

Primeiro, você precisa se concentrar em atingir metas importantes de pesquisa. Sua conclusão deve responder às perguntas apresentadas pelos principais objetivos para que sua mente tenha que ser definida para atender a todos os propósitos em termos de conduzir sua pesquisa. Mantenha-os em mente para evitar os erros mais comuns, incluindo adicionar novos detalhes e fazer uma nova declaração de tese.

Ao escrever uma conclusão, seu objetivo é fazer uma síntese detalhada, mas não escrever um resumo. Alguns alunos acham que esta seção do artigo é um resumo de seus relatórios de pesquisa, mas estão errados. É verdade que as conclusões devem conter todos os pontos importantes, mas devem ser uma certa síntese dos resultados e propor ações ou soluções efetivas para certos problemas.

Você precisa usar seu tom acadêmico ao elaborar este parágrafo se quiser impressionar os leitores. Todas as pesquisas são conduzidas para atender a propósitos específicos, para que sejam escritas de maneira acadêmica. Certifique-se de que o tom da conclusão do papel corresponda ao restante, incluindo os resultados e os métodos de coleta de dados. É assim que você vai melhorar sua credibilidade e aumentar todo o apelo.

Também é importante evitar o sentimentalismo porque a conclusão de um artigo não deve ser tirada de quaisquer emoções para tornar a pesquisa inteira mais interessante para os leitores-alvo. Você precisa criá-lo de uma maneira interessante para que seu elogio emocional não seja perfeito, mas seus comentários refinados sobre o assunto escolhido são aceitáveis e podem ajudá-lo a entender como escrever um trabalho de pesquisa com sucesso.

Dicas simples para escrever excelentes trabalhos de pesquisa

Se você ainda tiver lacunas em seu conhecimento de como concluir essa tarefa acadêmica, deve entender que os documentos de pesquisa usam abordagens diferentes para resolver problemas específicos e um conjunto de critérios de classificação importantes. A ideia principal de escrevê-los é construir uma estrutura eficaz de tópicos específicos com base nas fontes de informação disponíveis. Isso significa que esses artigos não publicam novas pesquisas, mas têm como objetivo coletar dados e resultados anteriores de outros documentos relevantes. Você precisa se concentrar na pesquisa de trabalhos existentes, desenvolver sua perspectiva pessoal sobre o assunto escolhido e avaliar as tendências atuais.

Os documentos de qualidade sempre expõem o tópico que requer um foco de pesquisa mais detalhado e incluem as informações que são conhecidas sobre ele. Sua tarefa deve fornecer aos leitores algum conhecimento básico, validando as informações quantitativa e qualitativamente. Muitos alunos concordam que escolher um bom tópico para esse trabalho é uma tarefa desafiadora e confusa. Se você não souber como concluí-lo, poderá contar sempre com a ajuda de escritores freelancers competentes.

Existem alguns requisitos que devem ser atendidos ao escolher um excelente tópico para o seu trabalho de pesquisa. Leve em consideração idéias populares e emergentes, incluindo novas abordagens, etc. Você pode começar a revisar tópicos gerais antes de mudar para ideias relevantes. É aconselhável ler e avaliar pelo menos 20 artigos sobre o assunto escolhido antes de criar um esboço do documento da pesquisa. Certifique-se de que você tenha o entendimento correto de seu tópico, e isso significa que você deve estar familiarizado com tendências importantes, temas de pesquisa, problemas, resultados e outros. Não se esqueça de adicionar pesquisas relevantes quando necessário.

Certifique-se de produzir a essência principal do seu tópico de maneira clara e aprenda a diferenciar as abordagens existentes. Você também precisa ter exemplos válidos, figuras, tabelas e outras ferramentas eficazes para fornecer ao público-alvo uma clara compreensão do assunto discutido. Explique a eles cada exemplo e seu poder ao usar seu conhecimento pessoal do assunto escolhido. Determine os principais critérios antes de classificar abordagens e métodos disponíveis. Lembre-se de que seus números devem ser autoexplicativos e claros. Finalmente, você também precisa incluir estratégias de pesquisa em seu documento de pesquisa para torná-lo interessante de ler.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.