Introdução A Starbucks, a maior varejista de café do mundo, passa de uma pequena empresa regional para a líder incontestável da indústria de cafeína especializada. Isso chega ao Reino Unido em 1998, juntamente com a aquisição da Seattle Coffee Company no Reino Unido como ponto de partida. Quando se estendeu, muitos varejistas nativos de café estavam motivados a sair do negócio e também outras grandes competições foram necessárias para acelerar seu crescimento para vencer o novo invasor. A partir de então, a Starbucks continuou a ser a líder de mercado, deixando outras pessoas à espreita para trás até recentemente, alguns gigantes do café, como Costa, vão se atualizar.
Considerando os grandes problemas da Starbucks no Reino Unido, este ensaio tenta analisar as estratégias competitivas, que são os elementos-chave para o seu sucesso. Na segunda parte, a posição estratégica da empresa é explicada. Na terceira parte, são ilustrados os indivíduos externos que afetam esse tipo de organização. Dentro do quarto componente, o valor agregado nesse negócio é completamente analisado. Por fim, é feita a análise da sustentabilidade da localização estratégica da empresa.
Situação estratégica da empresa 1) Baseada em estratégia genérica.
Posição estratégica é um posicionamento adotado por uma empresa para obter vantagens competitivas no presente e no futuro, que inclui a criação dos objetivos desejados certos da organização, o desenvolvimento de estratégias ideais com base nos objetivos e no ambiente atual, e colocá-los em prática. estratégias na prática para apreciar os objetivos desejados (Porter, 2001). De acordo com a estratégia universal de Porter, a posição adequada de uma organização tem, por sua escolha de vantagem competitiva, liderança de custos ou talvez diferenciação, e sua escolha de escopo competitivo, estreito ou extenso (Porter, 1985).
Portanto, as agências podem assumir 4 posições ideais diferentes, como mostrado na figura a seguir. A liderança da costa se refere a um desenvolvedor de baixo custo para um determinado nível de qualidade, visando um mercado amplo. Diferenciação refere-se à oferta de características únicas apreciadas pelos clientes. É também uma estratégia que visa um amplo mercado. O foco no preço significa adotar a estratégia de liderança de preços em um objetivo restrito e o foco na diferenciação significa adotar a estratégia de diferenciação em um objetivo restrito. [foto] Fonte: Tenir, 1985, Vantagem competitiva.
De acordo com esta unidade de estratégia geral, a Starbucks se posiciona claramente na estratégia de diferenças no Reino Unido. Como cafeteira, a Starbucks difere por si só de outras pessoas pela qualidade superior de seus produtos e por sua experiência regularmente superior do comprador. A Starbucks possui fortes funções de pesquisa e desenvolvimento para garantir alto nível de qualidade do produto. Além disso, concentra-se na inovação de produtos. Por exemplo, a Starbucks diferencia suas linhas de produtos para incluir chá, refrigerantes, cremes para neve, alimentos etc. no Reino Unido. Em relação ao seu mercado alvo, a Starbucks tem um escopo muito amplo.
Em 1998, a Starbucks comprou a Seattle Espresso Company no Reino Unido, que adquiriu 60 locais completos e construiu a empresa em trezentas lojas. A estratégia de marketing da Starbucks iria sair em novos mercados, abrindo lojas rapidamente e aumentando a pressão nas organizações rivais lá (Karolefski, 2009). No entanto, embora a Starbucks esteja se esforçando para reduzir custos no Reino Unido, o preço das vendas, que inclui custos de ocupação e despesas operacionais, ainda é alto o suficiente para impactar negativamente seus ganhos. Portanto, parece que a Starbucks não pode alcançar um preço acessível no momento.
Portanto, é sem dúvida que a Starbucks no Reino Unido se localizou como uma rival de diferenciação. 2) Com base no relógio da estratégia Como a estratégia genérica de Porter é menosprezada, além de simples e certamente não exaustiva coletivamente (Kotha e Vadlamani, 1995), é necessário examinar a posição tática da Starbucks por outra abordagem. Com base na estratégia comum, Bowman expandiu as posições estratégicas para 8 tipos diferentes, que podem ser incorporados em uma nova versão chamada relógio de aproximação, como mostrado a seguir. O Relógio da técnica envolve dois conceitos principais, um é o preço e o outro é um valor agregado percebido.
As primeiras da sexta opção são viáveis, pois as três últimas sempre causam danos ao mercado. [foto] (Fonte: Johnson, Scholes e Whittington, Explorando a estratégia corporativa, Prentice Hall, 2005) Aplicando o modelo aprimorado de Bowman à Starbucks, é fácil descobrir que a Starbucks adota uma estratégia de diferenciação com preço de venda premium. As razões são: primeiro, seu valor agregado percebido é definitivamente alto.Enquanto analisada anteriormente, a Starbucks apresenta um dos melhores capuccinos do Reino Unido, não apenas na qualidade e sabores, mas também no serviço.
No momento em que a Starbucks apareceu pela primeira vez no Reino Unido, as pessoas acharam incrível por causa da decoração única, do ambiente especial e das boas-vindas calorosas. Segundo, é sabido que os cafés em Starbuck são muito pouco caros. No Reino Unido, o preço de compra varia de? 1 alguns para? 3. 50, enquanto o preço médio do café é? 1) 3 (Eurocheapo, 2009). Dos dois métodos acima, a posição ideal específica que a Starbucks assume pode ser descrita como diferenciação em produtos progressivos e de alta qualidade e serviço excepcional, mas com preços relativamente altos no amplo escopo do mercado.
Drivers externos impactando esta empresa 1) A análise PEST nos macro drivers PEST é o acrônimo referente a político, econômico, sócio-cultural e tecnológico (Partridge, 2005). A análise INFESTATION pode ser descrita como um aplicativo conveniente para as empresas na verificação do ambiente macro. Pode ajudar a descobrir os indivíduos externos de transformação que impactam a organização. Os aspectos específicos em cada elemento para verificar são demonstrados na tabela a seguir. Análise PEST | Político: | Econômico: | Tributação Tendências do PNB Legislação Taxas de juros | Operar no estrangeiro.
Inflação | | Regras de emprego | Salário descartável | Estabilidade do governo Desemprego | Sociocultural: | Tecnológico: | Demografia Gastos governamentais em P&D | | Mobilidade social | Novos desenvolvimentos em P&D | Mudanças no estilo de vida | Velocidade da transferência de tecnologia | Consumismo | Taxas de obsolescência | Níveis de educação | | A seguir, é apresentada uma análise com os drivers macro da Starbucks no Reino Unido usando a análise INFESTATION. O ambiente político no Reino Unido é basicamente amigável para a Starbucks, embora o governo seja um pouco instável e muito mais recessão econômica. O Reino Unido tem um ambiente muito regulatório, o que significa mais barato para os negócios.
O relacionamento entre Reino Unido e EUA permanece firmemente vinculado. O ambiente econômico no Reino Unido é desagradável. Ainda não se recuperou da crise financeira do ano anterior. O crescimento do PNB pode ser estático e o nível de desemprego é substancial. A renda disponível cai porque o bombeamento aumenta. No ambiente sociocultural, a população com problemas de peso está definitivamente aumentando, assim as pessoas estão progressivamente mais em inteligência em saúde, mudando sua própria dieta para mais tecidos e vegetais e menos gordura e doces. Além disso, os cidadãos do Reino Unido estão subindo todos esses anos devido à diminuição do limite do Reino Unido para imigrantes legais.
Quanto ao ambiente tecnológico, o Reino Unido geralmente desempenha o papel de vanguarda no desenvolvimento tecnológico. Oferece uma rede sem fio rápida em quase todos os lugares, mesmo nas lojas de café expresso. Assim como a velocidade de transferência de tecnologia no Reino Unido é rápida. (Mostrado na tabela a seguir) | Político | Econômico | | Ambiente altamente regulatório | Crescimento estático do PNB | | Relação amigável Reino Unido-EUA | Inflação alta | Instabilidade governamental | Baixa renda descartável | | Alto desemprego | | Sociocultural | Tecnológico | | Aumento da população | Rede sem fio nos pontos de venda de café | | Mudança de hábitos alimentares | Velocidade rápida da cópia da tecnologia |.
2) Pesquisa de cinco forças dos fatores comerciais A análise de cinco forças é um dispositivo para auditar o ambiente competitivo. Ajudará as organizações a identificar os indivíduos industriais para suas melhorias. De acordo com Porter (1998), é importante que uma organização observe cinco aspectos da concorrência antes de desenvolver estratégias viáveis para obter vantagens competitivas, a ameaça de bens e serviços substitutos, a ameaça de entrada de novos concorrentes, o poder da rivalidade competitiva, os benefícios de negociação de clientes ou talvez compradores, bem como os benefícios de negociação de fornecedores.
As cinco causas são claramente mostradas na foto a seguir. [foto] (Fonte: Porter, Competitive Strategy, Cost-free Press, 1985) A aplicação da análise de cinco pressões à Starbucks no Reino Unido ajudará você a descobrir os motivadores relacionados às mudanças no ambiente competitivo. A 1ª força é geralmente a competição competitiva. A Starbucks no Reino Unido oferece vários grandes concorrentes, incluindo Costa, República do Café e Caffe Nero. A profundidade da competição é brutal. Embora a Starbucks supere concorrentes adicionais de várias maneiras, recentemente, devido ao rápido crescimento da Costa e ao foco da Caffe Nero, a Starbucks no Reino Unido perde várias ações do mercado.
O segundo impulso é a ameaça de novos traders. Existem dois tipos de novos participantes. Vocês são alguns pequenos cafés locais que estão se preparando para participar do mercado de café expresso com alta margem de lucro. Assim como o outro, geralmente existem grandes lojas internacionais de cordas de café, como a McCafe, que pode estar planejando oferecer cafés no McDonalds em todo o mundo. O terceiro impulso é a ameaça de produtos ou serviços alternativos. A ameaça mais importante é do chá.Anos atrás, uma vez que a Starbucks estreou no Reino Unido, as pessoas ficaram cativadas por isso e mudaram seu hábito particular de tomar chá da tarde para tomar café.
Mas, à medida que as pessoas se tornam mais e mais conscientes de toda a sua saúde, elas podem estar reduzindo o consumo de café e mudando para a antiga tradição de beber chá agora. Os outros produtos de substituição são vários refrigerantes e águas de jarra. A quarta força pode ser a barganha dos benefícios dos fornecedores. O preço do grão de café está definitivamente aumentando. O poder de barganha dos fornecedores pode aumentar principalmente quando os reguladores do Reino Unido obrigam as lojas de cafeína a trabalhar com grãos de café de algumas fontes específicas.
A quinta pressão no poder de barganha dos compradores. Os principais clientes da Starbucks são pequenos estudantes e pessoas de negócios. Como seus compradores-alvo estão em uma seleção restrita, o poder de barganha de todos eles é consequentemente forte. (Starbucks, 2009) Inclusão de benefícios no Starbucks 1) Os recursos comerciais dos métodos comerciais da Starbucks indicam conselhos para um bem, como capital, equipamento, experiência dos trabalhadores, finanças e patentes e assim por diante (Barney, 1991).
Inclui recursos tocáveis e intangíveis dentro de uma organização que podem ser usados para seguir a abordagem e os objetivos escolhidos pela empresa e geralmente possui quatro grupos (Priem e Butler, 2001): primeiro, recursos financeiros que importam a capacidade da organização de trabalhar com o dinheiro existente e arrecadar novos fundos; segundo, recrutamento correspondente à base de habilidades do negócio; terceiro, recursos físicos que geralmente cobrem uma ampla variedade de métodos operacionais, como instalações de desenvolvimento, instalações de promoção e tecnologia da informação; métodos intangíveis que geralmente consistem em marcas, reputação, origem intelectual.
A Starbucks é definitivamente a principal varejista de café especial do mundo. No Reino Unido, o maior mercado da Europa, que ainda mantém o desempenho econômico da liderança. Portanto, ele tem um alcance financeiro maior do que praticamente todos os concorrentes. Definitivamente, não só é abundante nos fundos financeiros existentes, como também pode aumentar rapidamente os fundos quando necessário. A Starbucks também é suficiente em recursos humanos. Na Grã-Bretanha, eles têm mais de 500 lojas, utilizando mais de alguns 000 funcionários. Possui um bom grupo de pesquisa e desenvolvimento, além de pessoal de serviço de coleta frontal treinado.
Quanto aos ativos operacionais, a Starbucks pode se destacar. Para garantir sua qualidade superior de café, a Starbucks precisa estabelecer recursos de produção de primeira linha. Para ampliar seus negócios, a Starbucks precisa acompanhar as mais recentes instalações de marketing e desenvolvimentos técnicos. Por exemplo, em setembro de 2009, a Starbucks no Reino Unido lançou o Wi-Fi gratuito na maior parte de suas lojas. Em termos de referência intangível, é a principal força da Starbucks. Inclui fabricante forte, boa reputação e muitas patentes.
No entanto, sua popularidade no Reino Unido está sofrendo devido a algumas controvérsias sensíveis, como se tratava de um ferimento inquieto para agricultores e pessoal. 2) recursos, competências e benefícios competitivos Embora os métodos sejam uma habilidade ou tecnologia discreta, a competência identifica um conjunto de habilidades e tecnologias utilizando vários métodos (Saloner, Shepard e Podolny, 2000). Os tipos particulares de métodos e competências são demonstrados na figura a seguir. | | | | Necessário | Único | Recursos Recursos | | | | Limiar | Núcleo | | competências | competências |.
* Forneça a base para superar os oponentes ou comprovadamente oferecer uma melhor relação custo / benefício (Fonte: Johnson, Scholes e Whittington, Exploração da estratégia da empresa, Prentice Hall, 2005) Com base nos recursos descritos anteriormente da Starbucks, é fácil distinguir a Starbucks de métodos necessários e recursos exclusivos. Os recursos obrigatórios serão recursos financeiros e humanos, principalmente porque, embora a Starbucks seja melhor neles do que quaisquer outros pequenos concorrentes, em comparação com grandes rivais como Costa, a Starbucks não tem benefícios.
Em termos de recursos detalhados, a Starbucks possui melhores recursos de marketing e instalações científicas, mas não é muito difícil de imitar. Portanto, tecnicamente, a Starbucks possui recursos exclusivos apenas em instalações de criação que podem fornecer cafés e marcas de alta qualidade, fortes em todo o mundo. Quanto às competências da Starbucks, seus numerosos recursos financeiros e estrutura de negócios de franquia permitem uma rápida penetração no mercado do Reino Unido. Seus recursos de Ur & D e instalações de produção combinados para permitir o fornecimento de bebidas de café expresso inovadoras e de alta qualidade.
Além disso, sua marca efetiva, juntamente com trabalhadores habilidosos, molda as competências distintas da Starbuck na sensação da loja. Obviamente, as primeiras habilidades são a competência limiar, principalmente porque todas as grandes cadeias de café são capazes de penetrar rapidamente no mercado. O segundo e o terceiro são competências essenciais.A vantagem competitiva é uma maneira pela qual uma organização pode ganhar dinheiro e sustentar sua posição contra seus concorrentes simplesmente aproveitando seus recursos e competências (Barney, 1996). Com base na pesquisa dos recursos e competências da Starbucks, as vantagens competitivas da Starbucks são: marca, desenvolvimento, alta qualidade e ambiente.
3) Análise da sequência de valor Pesquisa em cadeia de valor significa revisar as atividades dentro e ao redor de uma organização e relaciona-as a um exame da força competitiva com a organização (Porter, 1985). Essas atividades podem ser mostradas no gráfico a seguir. [foto] (Fonte: Porter, Estratégia competitiva, Imprensa gratuita, 85) Em resumo, as atividades que podem economizar preço ou aumentar o lucro são atividades de agregação de valor; pelo contrário, aquelas ações que colocam custos ou talvez obscurecem o desempenho econômico são atividades de destruição de valor. Na Starbucks, existem inúmeras atividades de agregação de valor, incluindo atividades primárias e atividades de suporte.
Por exemplo, em suas atividades principais, a Starbucks lida apenas com fornecedores cooperativos de grãos de café dentro ou fora do Reino Unido, minimizando assim o custo da logística de entrada e garantindo a alta qualidade do grão de café; o processo de produção de café expresso na Starbucks é padrão, o que pode aumentar a velocidade da disponibilidade e economizar dinheiro; além disso, a Starbucks usa o desenvolvimento de módulos para aumentar a produtividade e conhecer a personalização; e desenvolve três canais de marketing: canal exclusivo pertencente às companhias aéreas, canal direto destinado ao envio de pedidos por correio e canal de venda no Reino Unido.
Em suas atividades de suporte, todas as lojas da Starbucks são decoradas com métodos requintados e únicos que podem atrair a atenção de mais consumidores; Os trabalhadores da Starbucks são suficientes, portanto, os clientes podem fornecer um serviço bom e instantâneo; O uso excessivo da tecnologia Wi-Fi em todas as lojas acrescenta outra atração à Starbucks. No entanto, existem atividades de eliminação de valor. Nas ações primárias, a Starbucks brota em quase todos os cantos do Reino Unido. A proliferação reduz drasticamente isso de uma moda para outra.
Nas atividades de apoio, os trabalhadores, especialmente os garçons e garçonete, fazem horas extras com freqüência e com pouco pagamento. Isso pode prejudicar a reputação da Starbucks e, portanto, afetá-la em vendas e receitas. Sustentabilidade da posição estratégica da Starbucks A posição estratégica de uma organização é determinada principalmente pelas vantagens estratégicas obtidas simplesmente por esse negócio. Quão sustentáveis são as vantagens ideais descreve como a posição tática é ecologicamente correta.
Como uma empresa será capaz de usar seus recursos e capacidades para adquirir vantagens estratégicas, isso não significa que provavelmente será capaz de preservá-la (Hitt, Irlanda e Heskisson, 2001). Existem dois fatores para medir a sustentabilidade das vantagens estratégicas de um negócio: durabilidade e imitabilidade. Força é a taxa na qual as principais competências de uma empresa se depreciam ou se tornam obsoletas e a inovação sempre pode produzir o produto de um concorrente desatualizado ou mesmo irrelevante (David, 2001).
Imitabilidade é a maneira pela qual o conhecimento central da organização pode ser duplicado (David, 2001). A avaliação anterior mostra que a Starbucks obtém vantagens estratégicas por meio da diferenciação. Portanto, a avaliação da sustentabilidade da Starbucks de sua posição ideal aborda duas questões: a resistência e a imitabilidade de sua diferenciação. A Starbucks se diferencia de outros concorrentes em dois aspectos: produtos de alta qualidade e progressivos e serviço bom e excepcional.
Isso garante a melhor qualidade das bebidas de café através da aquisição dos melhores grãos de café do mundo e do processo de produção padrão. A vantagem competitiva de fornecer bebidas de café da melhor qualidade não é durável, principalmente porque a expansão tecnológica sempre torna a qualidade do item entre diferentes organizações semelhante e difícil de ser vista pelos clientes, nem inimitável, porque concorrentes diferentes podem facilmente produzir cafés de qualidade superior através da compra da 1ª. classe café em grão e processo de criação padrão.
Por outro lado, a vantagem competitiva obtida com o fornecimento de produtos inovadores é igualmente durável e inimitável, uma vez que deriva da proficiência principal em pesquisa e desenvolvimento e recursos humanos, os quais podem melhorar ao longo do tempo para você superar a obsolescência. e são difíceis de imitar simplesmente por outros. Em relação à vantagem competitiva da Starbuck em serviços excelentes e exclusivos, sua sustentabilidade é um pouco complicada. A Starbucks oferece seu serviço bom e exclusivo em todas as habilidades de serviço dos funcionários, decoração especial de lojas e criação de ambiente.
Essas formas são muito óbvias para serem ignoradas e qualquer competição pode imitar.Porém, a potência desses métodos depende em grande parte de qual marca e reputação da Starbucks, que podem ser difíceis e especializadas sem dúvida. Portanto, a vantagem competitiva da Starbucks em serviços excelentes e excepcionais pode ser sustentável apenas quando ela mantém sua empresa e sua posição. É muito claro que a maioria das vantagens ideais da Starbucks são sustentáveis, embora algumas estejam sujeitas à tecnologia e a certas condições. Bottom line.
Com base nessas análises, a próxima conclusão pode ser tirada. Primeiro, a Starbucks exige uma posição adequada de diferenciação por meio de seus produtos de alta qualidade e inovadores e bons resultados em serviços exclusivos. preços relativamente altos no grande escopo da indústria. Segundo, os fatores externos que afetam a Starbucks estão em dois aspectos. É o ambiente político, econômico, cultural e científico do Reino Unido. Os fatores políticos e técnicos serão positivos, enquanto os motoristas econômicos e sociais forem desfavoráveis.
A segunda é a marca competitiva na indústria cafeeira do Reino Unido, incluindo o poder da concorrência, a ameaça de novos participantes, o risco de produtos alternativos, o poder de barganha de fornecedores e clientes. Terceiro, os recursos da Starbucks são abundantes. A Starbucks combina recursos para criar competências em penetração no mercado, qualidade superior do produto e serviço exclusivo. Dependendo de seus recursos e competências, a Starbucks cria aspectos positivos competitivos em produtos e serviços iguais.
Em seguida, a localização estratégica da Starbucks é em geral sustentável, principalmente porque a maioria de suas vantagens estratégicas é durável e especializada, embora alguns não consigam realizar a avaliação pelos dois critérios.
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Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.