O perigo das fake news na indústria do setor alimentício: quais os impactos que a distribuição deliberada de desinformação ou boatos podem causar à saúde pública

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

– Porto Alegre – RS – Brasil nedel@inf. ufrgs. br Abstract. This work intends to bring to light the discussion about the dangers brought to society by false information, the so-called “Fake News”, which are poured without shame and without limits through the existing means of communication, and more specifically as this information pertinent to the food sector affect the health of the population. Resumo. A circulação de estudos ou artigos sobre dietas milagrosas, alimentos que curam doenças graves e tratamentos alternativos para essas doenças são preocupantes, pois muitas vezes as pessoas abandonam tratamentos que são comprovadamente eficazes para dar lugar a outros tratamentos alternativos que elas viram, leram ou ouviram falar em algum lugar e que não têm comprovações científicas [2]. Uma pessoa com uma doença séria que se submete a um desses tratamentos, ou uma pessoa saudável que começa a seguir uma dieta sem consultar um médico ou nutricionista, estas pessoas, poderão estar prejudicando seriamente a saúde delas mesmas.

CASOS NOTÓRIOS Recentemente pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriram documentos históricos pertencentes à indústria açucareira, que sugerem que, pesquisas sobre nutrição, doenças do coração e dietas, foram “plantadas” pela indústria do açúcar, por pelo menos 50 anos, um desses casos por exemplo, se trata de um estudo publicado, por três cientistas de Harvard, subsidiado por um grupo chamado Sugar Research Foundation, hoje conhecido como Sugar Association, onde a gordura saturada deveria ser apontada como a grande vilã das doenças cardíacas e a conexão entre o açúcar e essas doenças deveria ser enfraquecida [3]. Esse caso é antigo mas esse tipo de situação também acontece nos dias atuais, pois a indústria de alimentos e bebidas continua influenciando nas pesquisas científicas sobre nutrição, um exemplo contemporâneo desse tipo de situação foi apresentado em 2015 pelo The New York Times, quando publicou um artigo que revelava que a empresa multinacional Coca-Cola, subvencionou um estudo de milhões de dólares, onde pesquisadores atenuaram a correlação entre obesidade e bebidas contendo açúcar, além disso a empresa também fez um investimento consideravelmente grande na Global Energy Balance Network (GEBN), organização sem fins lucrativos que difunde a premissa de que os americanos que são conscienciosos do seu peso estão focando em quanto comem e bebem e deixando de prestar atenção suficiente ao exercício [4].

Na figura 1, vê-se fotos dos três cientistas que, junto com a Coca-Cola, são responsáveis pela criação da GEBN. • Dieta da Tênia (lombriga solitária): Uma técnica antiga das mulheres vitorianas, que até nos dias atuais é seguida por algumas pessoas, onde, no intuito de emagrecer, eram engolidos ovos de parasitas conhecidos como tênias [6]. Mas como é de se esperar, os resultados não são bem como pretendidos, ver figura 2. Figura 2. Jornalista e médico britânico, Michael Mosley engoliu uma tênia em um experimento transmitido por um programa da BBC. Seis semanas depois ter engolido, ao contrário do que se esperava, Dr. O uso de bots, sistemas autônomos criados para replicar ações básicas, servem para multiplicar as informações distribuídas na rede, muitas vezes passando-se por contas de pessoas reais.

Criação de sites, blogs e etc. é acessível a qualquer pessoa que queira criar uma página gratuitamente e compartilhar o seu conteúdo da maneira que quiser. Para combater as fake news, várias medidas podem ser tomadas, como por exemplo, aumentar a transparência das informações divulgadas, nisto, as agências de checagem de fatos como por exemplo o site Comprova [9], podem ajudar. Outra medida importante, talvez a mais importante de todas, é a conscientização dos usuários da rede sobre notícias falsas, pois é preciso que se tenha cuidado ao ler e compartilhar algo na rede, se algo suspeito for detectado, deve ser denunciado e nunca, jamais, repassado adiante. Último acesso em: 19/11/2020 [2] Portal Enfermagem UFMG [homepage na Internet]. Fake news podem trazer impactos negativos à saúde pública.

Disponível em: http://www. enf. ufmg. O’Connor, A. Coca-Cola Funds Scientists Who Shift Blame for Obesity Away From Bad Diets. Disponível em: https://well. blogs. nytimes. Último acesso em: 19/11/2020 [7] Portal Dieta e Saúde [homepage na Internet]. Dieta da Sopa. Disponível em: http://www. dietaesaude. com.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download