Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil: resumo sobre tema

Publicado em 21.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

Este modelo de ensino é composta por aspectos filosóficos, sociológicos, e pedagógicos na educação infantil. O propósito deste tipo de ensino é o crescimento completo dos estudantes, desde o âmbito intelectual, emocional e social. Vale salientar que esses são elementos que devem ser tidos em mente na educação das crianças, os quais, aqui, veremos como eles contribuem para moldar o caráter e a personalidade de cada estudante.

O que são os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos?

O que são os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos

É fundamental compreender os quatro pilares para a educação. Fonte: pexels.com

Bem, já que estamos falando sobre a temática, nada mais correto do que explicar o conceito de cada aspecto, assim ficará mais fácil na hora de construir o seu texto crítico.

Filosofia

A filosofia da educação é usada no ensino infantil como forma de abastecer o caráter cognitivo das crianças. Por meio da filosofia elas conseguem alcançar o seu potencial nato, instigadas a fazerem questionamentos saudáveis dentro de seus relacionamentos, através dos quais é possível gerar seu desenvolvimento. Estudiosos já confirmaram que uma criança que possui liberdade para questionar é uma criança que se desenvolve mais.

Sociologia

A sociologia da educação mostra que o desenvolvimento dos fundamentos sócio- filosóficos das crianças está diretamente ligado à sua formação. Isso quer dizer que o modo como as crianças vão se desenvolver está diretamente ligado ao modo como foram educadas na infância. Diz também que a educação não deve ser igual para todos, uma vez que cada criança é especial e diferente, mas sim deve proporcionar uma experiência de ensino inclusiva e que atenda às necessidades de cada estudante.

Política

No aspecto das políticas, a educação se mostra como reflexo direto das políticas públicas utilizadas no país. Isso significa dizer que a maneira como os governantes escolhidos pela sociedade cuidam da pauta da educação, reflete diretamente no desenvolvimento do sistema educacional. Desse aspecto é necessário observar dois pontos:

Programas No Brasil há uma carência enorme com relação a programas de educação básica, não é a toa que os números de pessoas que não foram alfabetizadas chega a ser assombroso.
Políticas públicas Infelizmente a sociedade tem um longo histórico de má votação, acabam por escolher políticos despreparados que nem sequer possuem pautas sobre a educação infantil. Nesse aspecto, temos professores mal remunerados, crianças sem a devida educação, ou seja, fora do ambiente de sala de aula e vários outros déficits.

Pedagogia

A pedagogia se relaciona diretamente com a aprendizagem da criança na infância. Isso quer dizer que é através da pedagogia que as rotinas de aprendizagem são produzidas, justamente por isso esse planejamento tem que ser constantemente atualizado, haja vista que a sociedade evolui e junto com ela a escola. Esse fator é tão importante que vira fator de preocupação entre os pais escolher a escola com as melhores práticas do currículo filosofia ou em outras disciplinas para ingresso da criança.

Como fazer seu texto sobre o assunto

Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil

É importante que o seu tema esteja escrito de forma convincente e informativo! Fonte: pexels.com

Bem, agora que já explicamos sucintamente sobre cada um dos conceitos, como você deve confeccionar seu texto sobre os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na educação infantil. Veja, não há fórmula mágica para a confecção de um texto. Mas há três passos que devem ser seguidos:

  1. Faça uma introdução, aspectos antropológicos e sociológicos da educação básica, bem como, faça um parágrafo inicial falando um pouco sobre os pontos de vista, o contexto da história, a concepção de tais aspectos. Tudo isso de maneira muito sucinta e breve, pois as explicações mais longas são reservadas ao meio do texto;
  2. Resuma os aspectos pedagógicos na educação infantil, ou seja, nessa parte já começa de fato a construção do seu texto. Aqui você pode relatar o papel do educador, o processo de ensino, as práticas pedagógicas da educação infantil. Se o seu texto for do tipo crítica, não esqueça de escrevê-lo emitindo a sua opinião, porém tome cuidado para não dar um tom pessoal demais a obra;
  3. Por fim, a conclusão pode abordar sobre os parâmetros curriculares nacionais, englobando os aspectos filosóficos da educação infantil: é o momento de tecer as considerações finais do seu texto. Assim como o parágrafo inicial, procure ser sucinto e de preferência fazer um link aqui com o que foi iniciado no parágrafo introdutório.

Seguindo esses três passos, um texto é criado. Como dissemos, não há uma fórmula mágica, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. É importante você conhecer o tema sobre o qual abordará, portanto, realize uma boa pesquisa antes de começar a escrever.

Políticas de educação infantil

As diretrizes curriculares nacionais estabelecidas para a educação infantil estão estabelecidas no PNE - Plano Nacional de Educação, nesse plano contém diversas diretrizes e objetivos para o ensino básico. Nele ficam estabelecidos também os padrões mínimos de infraestrutura para a escola e metas que deverão ser alcançadas em um período de tempo estipulado.

São observadas também estratégias que deverão ser implementadas para a melhoria do serviço de educação. Bem como observados os aspectos sociológicos da educação infantil, uma das estratégias que se mostram bastante relevante no plano é a criação de creches e pré-escolas, com uma estrutura que ofereça, além dos estudos, uma qualidade de atendimento para as crianças.

Sabemos que no Brasil um dos grandes problemas enfrentados por mulheres é com quem deixar seus filhos para poder trabalhar, sendo assim a renda das famílias costumam diminuir porque essas mães não conseguem sair para trabalhar por não ter com quem deixar os filhos. Com a implementação das instituições escolares não só diminuiria esse problema, como também possibilitaria o contato da criança com o currículo escolar muito mais cedo.

Desse ponto de vista, infelizmente, tais ideias ainda não são tão implementadas fora do papel quanto gostaríamos, apesar disso é necessário ter em mente que a educação infantil é um direito constitucional concedido e aprovado o documento pela Constituição Federal de 1988, a qual garante creche e pré-escolas para crianças de até seis anos. Idade essa que foi reduzida pela Emenda 53, em 2006.

Esse tema é ótimo e muito instigante para ser explorado em um texto. Especialmente em um artigo que seja crítico, você pode trazer à tona a discussão sobre os direitos e a aplicação deles, no que diz respeito à educação das crianças à base nacional comum curricular - BNCC. Se usar a dica dos três passos, perceberá que será fácil fazer qualquer tipo de texto, mas, se ainda tiver dificuldades, podemos te auxiliar.

Confira neste vídeo: aspectos elementares na educação infantil

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Perguntas frequentes

O que são aspectos filosóficos?

Os fundamentos filosóficos são o produto de uma sequência de pensamentos e conversas que tratam das questões principais da vida, do ser, do saber e da realidade. Geralmente, estes assuntos contemplam a análise dos princípios fundamentais sobre a educação escolar, a verdade, a moralidade, o bem e o mal, a existência e a essência do mundo. São discutidos através de discussões e debates de diferentes pontos de vista, com o objetivo de se ter uma compreensão mais aprofundada desses temas.

Quais os 3 aspectos da filosofia da educação?

Há três aspectos principais para a filosofia da educação: aprendizagem, valores e o desenvolvimento. A pedagogia refere-se aos métodos de ensino da base comum usados em sala de aula no ensino fundamental, usando o recurso como artes visuais, ou o currículo refere-se ao que é ensinado na escola e a desenvolvimento é como os conhecimentos adquiridos.
  • Aprendizagem: a filosofia da educação é a reflexão sobre os objetivos, a essência e as técnicas do processo educativo. É importante pensar em como a educação pode ser estimulada, cultivada e melhorada;
  • Valores: a educação deve ser usada para passar valores aos alunos, para poderem se tornar cidadãos responsáveis e ativos. Esses princípios podem ser compostos por ética, justiça, responsabilidade e respeito;
  • Desenvolvimento: instruir é mais do que transmitir dados e técnicas. É relevante incentivar o crescimento integral do educando, desenvolvendo suas aptidões cognitivas, motoras, relações sociais e emocionais.

O que abrange o aspecto filosófico da educação?

A filosofia é o estudo dos principais problemas, como os ligados à realidade, à existência, ao conhecimento, aos valores, à razão, à mente e à linguagem. A filosofia se diferencia de outras formas de lidar com esses problemas, por meio de uma abordagem crítica, geralmente sistemática, e na confiança do argumento racional. Dessa forma, engloba assuntos que dizem respeito ao significado, objetivo e propósito da educação, além do seu papel na formação de cidadãos que possam colaborar com a sociedade. Isso inclui também debates a respeito da metodologia de ensino, os princípios éticos indispensáveis para a educação, o que é considerado conhecimento relevante, como os alunos e educadores devem se relacionar a partir de grupos sociais, e assim por diante.

Quais são os aspectos filosóficos e sociológicos da educação?

A educação tem como um de seus principais objetivos ensinar. Dessa forma, os aspectos filosóficos, históricos e sociológicos da educação englobam a compreensão do comportamento humano, bem como os fundamentos históricos e básicos da educação. O foco está em como a educação é percebida e como isso afeta as pessoas, seus relacionamentos, seus comportamentos, seus princípios e sua maneira de pensar.

Por que é importante estudar os fundamentos filosóficos e sociológicos da educação?

A educação é parte integrante da vida humana. É o processo pelo qual as pessoas aprendem os princípios, os ideais e as técnicas que as capacitam a serem membros responsáveis e produtivos de suas sociedades. Assim sendo, é relevante pesquisar os fundamentos teóricos que norteiam a educação, pois isso nos ajuda a ter uma ideia de como as práticas educacionais estão interligadas com a estrutura social, política e intelectual nas quais estão inseridas.

Checklist

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.