EMPREENDIMENTOS DE CARÁTER SOCIOAMBIENTAL: Análise sobre indivíduos, empresas e sociedades

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

AS MOTIVAÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM UM PROJETO 6 2. IMPREHENDERE: PLANOS PARA DIMINUIR OS RISCOS DE UM NEGÓCIO 8 2. OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MANUFATURA DE RECICLAGEM 9 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO A construção de uma empresa de manufatura de produtos reciclados visando o emprego de pessoas em situação de rua pode trazer uma série de discussões teóricas para o âmbito da Segurança Pública, desde a motivação até a organização de um projeto. A partir da análise da situação de fragilidade social dos moradores de rua, o guarda municipal João com a ajuda de colegas de trabalho idealizou a criação desta empresa, porém não puderam assumir por questões empregatícias e suas esposas, comovidas com a situação decidiram assumir.

Antes de tudo, é necessário que se desenvolva um plano de negócios, com o objetivo de se assegurar que a ideia não é só boa, mas também é aplicável. Os grupos passam por cinco estágios de desenvolvimento, de acordo com Robbins e Judge, sendo eles: a formação, o tempo de dúvida quanto à finalidade e construção das relações entre os integrantes; o confronto, os momentos de conflito para definição de diretrizes do trabalho e de lideranças; a normatização, quando tudo está definido e coeso; o desempenho, quando toda energia está voltada para realização do projeto; e a dissolução, quando as metas são cumpridas ou o grupo é dissolvido. O conjunto dos comportamentos e atitudes tomados pelo grupo das mulheres, além do impacto dos mesmos na organização, constitui o que conhecemos como Comportamento Organizacional.

Logo, para que os impactos sejam positivos, é necessário que as esposas desenvolvam suas competências para promover crescimento pessoal e do negócio. Competências, de modo geral, são definidas como a gama de habilidades que um indivíduo tem para executar uma determinada tarefa, sendo averiguada no momento de sua realização. As competências comportamentais dizem respeito à conduta de profissionais, tanto no ambiente de trabalho, como fora dele. Depois da organização destes grupos, é importante introduzir o conceito de desenvolvimento de equipe aos funcionários, que é o momento de aperfeiçoamento comportamental e técnico, para que com a integração do grupo, haja melhora no ambiente e no desempenho de toda equipe. O desenvolvimento da equipe do projeto será feito em quatro passos: formação, perturbação, ajuste e realização.

Neste momento, a líder terá um importantíssimo papel de motivar sua equipe, sendo responsável por atentar a cinco níveis de necessidades de cada membro, conhecidos como Pirâmide de Maslow, que está separada em duas categorias: necessidades primárias e necessidades secundárias. As primárias são fisiológicas e segurança; já as secundárias são sociais, estima e autorrealização. As necessidades primárias estão muito ligadas ao trabalho, mas também se estendem aos momentos fora dele. É necessário entender as motivações das ações para que se compreendam as consequências, seus impactos sobre o indivíduo, sobre a cultura e até sobre toda uma sociedade. Quando falamos em ações de justiça social, elas podem estar ligadas a diversas motivações: racionais, como o texto apresenta sobre a percepção dos guardas a respeito dos fatores que levaram aquelas pessoas a estarem em situação de rua; emocionais, por achar a condição em que eles se encontram triste e desumana; ou até religiosas, de considerar que, se um bem for feito, haverá uma recompensa depois, entre outros motivos.

A motivação pode também indicar qual será a qualidade do trabalho feito: se a situação será avaliada minuciosamente levando em consideração a realidade; se será feito por impulso; se levará em conta a opinião dos indivíduos-alvo. No caso em questão, são apresentadas, em geral, três situações de ação social: as questões sociais que atingem os moradores de rua, impedindo-os de entrar no mercado de trabalho; a atitude dos guardas em promover uma saída profissional para estes indivíduos e a atitudes das esposas deles de assumir a iniciativa. As desigualdades sociais em suma já são resultado de diversas ações sociais: acumulação de bens, negação de emprego para pessoas consideradas inferiores, entre muitas outras. Ele serve para identificar falhas que poderiam gerar custos indesejáveis, promover a visão empreendedora de forma estratégica e expor a ideia do empreendedor para potenciais investidores.

O businessplan está dividido em cinco partes: sumário executivo, no qual é feito um resumo do plano, um sumário contendo seus principais pontos; análise de mercado, que é o estudo do composto do mercado, estudo do cliente, fornecedores e concorrentes; plano de marketing, no qual se consta a descrição dos principais produtos e serviços, os custos e o retorno financeiro esperado, as estratégias promocionais, a estrutura de comercialização e a melhor localização para a instalação do negócio, junto à sua justificativa; plano operacional, que é a forma que o negócio funcionará na prática; e plano financeiro, o indício da viabilidade do futuro negócio. O projeto em questão trata-se de um empreendedorismo social, que é uma forma de produção de bens e serviços que sejam capazes de beneficiar a sociedade local ou global, buscando resgatar pessoas em situação de risco ao promover uma melhoria na vida delas.

Apesar de ser um empreendimento social, isso não significa que não é necessário aplicar um plano de negócios, já que lucro e bom funcionamento do projeto são algo importante para todos os tipos de empreendimentos. A principal diferença entre o empreendimento social e o comum é a questão dos lucros, já que no social não há prioridade em criar lucros substanciais para si, nem para seus investidores, mas sim para gerar benefícios para a sociedade, muitas vezes para uma comunidade local. O conhecimento adquirido durante a etapa de desenvolvimento de equipe será capaz de contribuir com as pessoas em situação de rua, dando conhecimento e experiência para que eles possam realizar um bom trabalho na empresa e, futuramente, ingressar em outros mercados de trabalho.

Com o crescimento da empresa, outras pessoas, o meio ambiente e a sociedade poderão ser impactadas positivamente, por isso é indispensável a aplicação dos conhecimentos mostrados durante este trabalho. REFERÊNCIAS CINTRA & DALBEM. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. Acesso em: 6 mai. VALE, Gláucia Maria Vasconcellos. Empreendedor: Origens, Concepções Teóricas, Dispersão e Integração. Rev. adm.   GIBICOSKI, Silviana. Etapas do plano de negócio para seu empreendimento. Disponível em: <https://administradores. com. br/artigos/etapas-do-plano-de-negocio-do-empreendimento>. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A.

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