A idéia de múltiplas inteligências: a dissertação de forças e fraquezas

Publicado em 18.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 19 minutos

A maioria das empresas de ensino geralmente enfatiza a educação em torno da inteligência lingüística e matemática. As crianças na pré-escola são treinadas primeiro para conhecer seus ABCs específicos e contam em um a dez. Aqueles que podem recitar bem o alfabeto são considerados alunos brilhantes. Os estudiosos que podem fazer acréscimos desde tenra idade são colocados na lista de honra. Era típico que a inteligência fosse testada usando testes de QI. Quanto maior o QI, mais sábio a pessoa é. Mas a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner no ano de 1983, afirma o contrário.

A idéia basicamente significa que, além da competência linguística e matemática, você descobrirá outras ou múltiplas áreas do aprendizado, que também devem ser consideradas como intelecto.

Além disso, a teoria aponta que o teste de QI padronizado não é uma medida suficiente de esperteza ou idiotice de uma pessoa. A teoria de Gardner agitou as comunidades psicológicas e educacionais. Ele recebeu reações variadas. Alguns ficaram impressionados e aceitaram rapidamente a idéia, pois explica as diferenças de todos os alunos.

No entanto, alguns levantaram as sobrancelhas e os problemas surgiram, pois preocupações de qualidade e evidências científicas com a teoria podem não sustentar as alegações. com a teoria.

Houve muitos debates associados a múltiplas inteligências. Vários escritores também indicaram suas várias opiniões sobre o assunto. Certamente, a teoria demonstra ser um marco único dentro do estudo da aprendizagem humana e das ciências cognitivas. Também fornece uma visão geral de como a educação afetaria posteriormente as diferentes habilidades de cada pessoa. Esta notícia diária espera discutir em detalhes os pontos fortes e fracos da teoria. Para os fins desta pesquisa, provavelmente serão citados muitos artigos e opiniões sobre o tema. A teoria, que tem mais de 20 anos, já foi aprovada e chegou a ser incorporada em algumas faculdades, mas também durante o escrutínio.

Em relação a Howard Gardner

Howard Gardner nasceu em 1943 em Scranton, Pensilvânia. Seus pais eram anteriormente de Nuremberga, Alemanha. Que eles foram para a América em 38 com seu filho de três anos, Eric. À frente de Gardner, Eric morreu em um acidente de trenó. Howard acabou de ler não era conhecido por Howard durante a infância, mas tem um efeito razoavelmente significativo sobre seu pensamento e desenvolvimento. Ele foi desencorajado por tentar atividades físicas arriscadas e foi bastante incentivado a produzir suas habilidades imaginativas e intelectuais. Quando ele começou a identificar a história da família, percebeu que não era o mesmo que seus pais e bom amigo. (Smith, 2002)

Por sua educação, ele foi para uma instituição preparatória em Kingston, Pensilvânia, contra seus pais desejarem enviá-lo para as Escolas Phillips em Andover, Massachusetts. Em seguida, Gardner ingressou na Harvard School e fez um curso de história em preparação para obter uma carreira em direito. Em Harvard, foi capaz de estudar com estudantes como Richard Erickson, os sociólogos David Riesman e o psicólogo cognitivo Jerome Burner. A experiência o ajudou a definir o caminho para investigar ser humano e como as pessoas pensam. Seu interesse pela mentalidade e pelas ciências interpessoais aumentou. Ele se formou summa cum laude em 1965.

Um ano depois, ele usou um programa importante em Harvard e, eventualmente, tornou-se parte do grupo de pesquisa do Project Zero sobre educação artística, do qual, até o presente, ainda faz parte. No Projeto Zero, ele inúmeras crianças enquanto estuda seu desenvolvimento cognitivo particular. Na Universidade de Boston, esse indivíduo também estudou pacientes com AVC que sofrem de afasia, resultado de um dano na cabeça exatamente onde o indivíduo deixa de compreender ou gerar palavras. (Gilman, 2001) Concluiu o doutorado em 1971. Atualmente, é professor de experiência e educação na Universidade de Educação de Harvard e também mentor de neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston. Seu envolvimento no projeto Na verdade, a equipe de pesquisa zero abordou seu livro Casings of Brain (1983), onde sua teoria da inteligência múltipla foi declarada pela primeira vez em tamanho completo. (Smith, 2002)

Teoria da Inteligência Múltipla

Antes da criação desta teoria, acreditava-se geralmente que os seres humanos nasceriam sem conteúdo mental inato ou em termos epistemológicos, uma tabula rasa.Os seres humanos devem aprender muitos métodos a partir do zero e isso pode ser aprendido desde que haja uma chance e a experiência gradualmente gerar o conhecimento de uma pessoa. Inicialmente, acreditava-se que a inteligência era uma entidade única ou talvez o que os psicométricos chamam de inteligência padrão ou g. A inteligência básica é geralmente medida por testes de QI simplesmente padronizados, ou outro "método mais puro, como reação à luz piscante ou presença de certas ondas cerebrais (Gardner, 1998).

Com sua exposição ao estudo do desenvolvimento de crianças no Projeto No e sua pesquisa sobre pacientes com acidente vascular cerebral afásico, ele começou a se interessar em descobrir o intelecto humano em um aspecto mais variado, que incluía várias disciplinas de estudos como psicologia, biologia, neurologia, sociologia, antropologia e artes e humanidades (Gilman, 2001). Ele percebeu que os indivíduos que ele está aprendendo têm pontos fortes e fracos específicos, e que uma certa durabilidade ou deficiência pode coexistir com diferentes usuários de habilidades e incapacidade. Com isso, esse indivíduo chegou a uma firme intuição e citou Gardner (1998):

"Considera-se melhor que os seres humanos possuam várias faculdades relativamente independentes, em vez de usar uma certa quantidade de hp intelectual que pode ser apenas canalizada em uma ou outra direção. Isso contribuiu muito em sua fórmula da Teoria da Inteligência Múltipla.Este indivíduo também deu uma nova explicação aos cérebros:

"A inteligência é, na verdade, um potencial psicobiológico para processar informações, a fim de resolver problemas, a fim de criar itens de grande valor em pelo menos um único contexto cultural. Volte, ele oferece oito variedades diferentes de inteligência. Esse indivíduo também veio através de um conjunto de condições que devem ser chamadas de esperteza.

A teoria fornece duas afirmações fortes. Primeiro, "todas as pessoas possuem todas essas inteligências e, segundo", duas pessoas não têm o mesmo amálgama de inteligências, colocando em primeiro plano as mesmas habilidades e falhas. Isso pode ser atribuído ao fato de os indivíduos variarem a experiência durante a vida.

Condições de Gardner para as múltiplas inteligências

Antes de uma funcionalidade humana específica ser considerada uma espécie de inteligência, Gardner propõe alguns critérios. Esses tipos de critérios foram derivados de sua experiência e interesse com pessoas com problemas cerebrais, prodígios, instrumentos, gênios, psicologia do desenvolvimento, comparações transculturais e neurobiologia (Morris, 2006)

Potencial de afastamento por dano cerebral humano

Pouco antes de um tipo de inteligência ser considerado, deve haver uma certa parte do cérebro que corresponde a essa inteligência e ela é dissociada enquanto usa outras inteligências. Significando que uma lesão nessa parte do cérebro só poderia impactar esse cérebro. Isso é demonstrado em vítimas de derrame cardíaco, que também perdem a capacidade de apresentação e a cinestesia corporal, porque estão paralisadas, mas agora são capazes de conhecer padrões musicais e se relacionar com outras pessoas relativamente. Isso mostra que, uma vez que uma forma de dano cerebral tende a influenciar um certo tipo de inteligência, poupando outras, as duas inteligências são independentes umas das outras.

Estilo de vida de equipamentos, prodígios e outras pessoas excepcionais

A existência deles permite que analistas como Gardner observem as habilidades do ser humano em casos extremos. Existem autistas que são consideravelmente mais hábeis em trabalhar com números, horários ou, às vezes, com música. No entanto, ao mesmo tempo, não são tanto indivíduos sociais. Também existem prodígios infantis que um estágio inicial dominou ao tocar um tipo específico de ferramenta, sugerindo que o intelecto é mais criado nessa criança do que em outras. Novamente, isso sugere a independência de toda e qualquer inteligência.

Uma operação de chave identificável ou conjunto de procedimentos

Segundo Gardner, um procedimento básico é o conhecimento básico dentro do cérebro que utiliza um tipo específico de tipo ou detalhes e o opera. Todos os oito pensée incluem um conjunto de operações primárias que mostram que tipo de pessoa pode facilmente manifestar essa inteligência (Veenema, Hetland, Chalfen, 1997). A inteligência lingüística possui as principais funções como sintaxe, fonologia, semântica e pragmática ou, em outras palavras, reconhecimento e produção da fala. A inteligência de áudio é capaz de reconhecer frequência, ritmo, timbre e outros aspectos da música. O intelecto lógico-matemático usa números, categorização e relacionamento como seu conjunto de procedimentos principais.

Os cérebros espaciais têm operações-chave de visualização mental precisa e transformação mental de imagens. O cinestésico corporal tem a capacidade de controlar seu próprio físico a seu favor. A inteligência social oferece a consciência dos sentimentos, pensamentos, objetivos e motivação dos outros como seu procedimento principal.O mesmo vale para o intelecto intrapessoal, mas apenas para os pensamentos e emoções de uma pessoa. A inteligência naturalista é o reconhecimento e a classificação das coisas no meio ambiente.

Suporte através de tarefas mentais experimentais

Todas as inteligências foram observadas pelos indivíduos cognitivos como tendo responsabilidades que mostram quais habilidades estão relacionadas umas às outras e também não. Pede-se às pessoas que manejem dois tipos de atividades no mesmo momento, para determinar se todas essas atividades dependem da mesma forma de recursos ou talvez não. Uma pessoa que lê uma revista tem menos probabilidade de conversar com uma pessoa ao mesmo tempo. Igualmente, as atividades contam com intelecto linguístico. Mas uma pessoa seria capaz de andar e falar simultaneamente, uma vez que envolve cérebros cinestésicos e linguísticos.

Suporte de resultados psicométricos

Embora Gardner se oponha à aplicação de teste padronizado para medir a inteligência de alguém, ele ainda inclui esse tipo de estabilidade e validade. Segundo ele, "as baterias de cheques revelam quais tarefas, por sua vez, refletem o mesmo fator raiz e quais não.

Uma progressão em desenvolvimento distinta com um "desempenho final do especialista

De acordo com Gardner, cada uma das informações deve ter um histórico de desenvolvimento claro de como os humanos foram capazes de dominar essas funções. Assim, temos um nível de domínio das inteligências onde existe um "estado final ou o nível em que a inteligência é realizada em seu nível mais alto.

Plausibilidade evolutiva

As inteligências devem ter uma área no maior desenvolvimento do ser humano. Isso é demonstrado na presença de artefatos arqueológicos, fornece desenhos, capacidade espacial dos primeiros seres humanos à medida que eles passam pelo ambiente e outras habilidades que podem ser rastreadas para ver como essas inteligências evoluíram ao usar os tipos humanos ao longo dos anos. >

Suscetibilidade de codificação em um sistema de símbolos

Isso significa que as inteligências podem ser transformadas em um sistema de símbolos. Os casos seriam mapas, idioma, expressão razoável e aritmética, obras de arte, classificações musicais.

Esses signos são a exibição externa ou o resultado final das inteligências produzidas para transmitir detalhes que podem ser realizados em diferentes etnias.

O pensée deve possuir todos esses requisitos para ser considerado um. Vindo desses 8 critérios, Gardner apresentou várias inteligências.

Inteligências Múltiplas

No ano de 1983, Gardner concluiu vários tipos de esperteza. Mas ainda aberto a novas escolhas e possível inteligência, Gardner continuou a explorar diferentes recursos humanos que poderiam ser candidatos à obtenção de inteligência. Ele considerou três outros tipos de inteligência: inteligência naturalista, psíquica e existencial. Esses dois eram um pouco problemáticos. A inteligência espiritual diz respeito à religião, assim como à espiritualidade dos indivíduos.

Isso inclui os benefícios da verdade e as implicações étnicas que podem variar de acordo com cada indivíduo. A inteligência existencial refere-se a "questões fundamentais. Este requerente de intelecto carece de dados científicos, uma capacidade muito muito subjetiva que seria difícil de medir quando se trata de verificações psicométricas. Assim, em 1995, Gardner adicionou Naturalist ao conjunto de múltiplas inteligências como manifesta todas as condições.

As 8 inteligências múltiplas serão entendidas a seguir (Veenema, Hetland, Chalfen, 1997):

Inteligência linguística

Isso requer que as pessoas que se comunicam e empregam palavras se expressem e entendam seu próprio ambiente. Poetas, escritores e indivíduos que entendem o caminho com palavras são aqueles que mostram esse cérebro.

Intelecto lógico-matemático

Isso inclui indivíduos que usam e apreciam relações abstratas. Eles são realmente bons com números, descobrindo padrões, inspecionando problemas e dando explicações razoáveis. Pesquisadores, matemáticos e filósofos mostram esse cérebro.

Intelecto Musical

São pessoas que estão em sintonia enquanto usam sons ao seu redor. Pessoas com inclinação musical se destacam no reconhecimento de diferentes timbres, tons e ritmos confortáveis. Além de intérpretes e compositores, as pessoas que demonstram essa esperteza são aquelas que, consciente ou inconscientemente, ajudam a emitir sons como bater no suporte ou nos pés.

Inteligência espacial

Pessoas estimuladas de forma criativa são exemplos de pessoas que manifestam essa inteligência. Eles podem identificar informações espaciais e transformar ou lembrar esses tipos de informações e recriar todas essas imagens. Geralmente, engenheiros, escultores dependem tremendamente dessa esperteza. Indivíduos que valorizam palestras com recursos visuais porque entenderão mais da descoberta de gráficos e tabelas podem ser incluídos nesse grupo.

Inteligência cinestésica corporal

Esse intelecto utiliza uma parte ou todo o corpo para criar uma grande saída ou talvez resolver um determinado problema. As pessoas que dependem significativamente da coordenação de partes do corpo manifestam essa inteligência. Isso inclui atletas, bailarinos, cirurgiões, dentistas e pessoas de design. Estudantes universitários que gostam de projetos escolares e aulas de ginástica em vez da sala de aula também são exemplos.

Cérebros intrapessoais

São pessoas que estão configuradas com seus próprios eus internos. Isso realmente se manifesta na maneira como uma pessoa realiza seus próprios sentimentos, emoções, talentos, fraquezas e sonhos e utiliza esses detalhes para tomar decisões sobre suas vidas. Embora não seja fácil identificar instâncias exatas de indivíduos que demonstram esse intelecto, há pesquisas de que existem pessoas que se conhecem muito melhor do que outras. Que eles sabem aproveitar suas vantagens, reconhecem sua própria fraqueza e são mais cautelosos com as decisões que tomam.

Inteligência Interpessoal

Esse tipo de inteligência permite que os indivíduos se associem bem às emoções e sentimentos das pessoas. Eles geralmente são chamados de "pessoas. Eles aprendem a conversar e transmitir suas próprias intenções de uma maneira que faça seu amante se relacionar com o que estão dizendo. Ótimos oradores, incluindo políticos, instrutores, vendedores, indivíduos e algum pai e mãe manifestar esse tipo de inteligência.

Inteligência naturalista

Essa inteligência geralmente se manifesta em agricultores, botânicos, biólogos, geólogos e outras profissões que têm algo a ver com o ambiente ao seu redor. Eles irão distinguir e usar os diferentes recursos da mãe natureza até o limite. Eles também estão incrivelmente interessados ​​nos principais pontos de seu ambiente.

Pontos fortes, vantagens e grandes coisas sobre a teoria

A teoria de Gardner comparou com o fato geralmente aprovado de que há certamente apenas um tipo específico de inteligência e que isso geralmente é medido por simples avaliações escolares de QI padrão escolástico. Pouco antes de sua teoria, as pessoas foram colocadas com base em toda a sua inteligência com essas avaliações. Sua teoria abriu um novo local completo para explorar a técnica humana de aprender. Pode-se dizer que sua teoria prova ter certos pontos fortes e benefícios para a comunidade educacional.

Base neurobiológica

No artigo de Morris sobre o fundamento teórico da teoria de Gardner, na década de 1960, Roger Sperry, da Universidade Caltech, sugeriu o modelo de pensamento do lado esquerdo / direito do cérebro. Diz que o hemisfério cerebral esquerdo das faculdades mentais é responsável pelos processos verbais, lógicos ou condicionais do cérebro. Enquanto o hemisfério desapasionado certo lida com o lado criativo e prático da natureza humana. Em estudos recentes, descobriu-se absolutamente que a mente, além da dicotomia do hemisfério esquerdo e direito, possui outras partes que correspondem a várias outras capacidades do ser humano. Isso se tornou uma base para obter a teoria de Gardner de que a cabeça pode apoiar e desenvolver múltiplas inteligências, e não apenas a parte linguística e lógica que geralmente tem sido enfatizada.

Reconhecimento de educadores

A teoria da inteligência múltipla foi convenientemente aceita pela maioria dos professores em todo o mundo. A teoria afirma o simples fato de que os alunos são inteligentes de maneiras diferentes. Os alunos pensam e aprendem de maneiras diferentes um do outro. E os pais de estudantes universitários com baixa aptidão no idioma ou talvez outros temas não precisam se preocupar, porque esses alunos podem se sobressair dentro de um tipo diferente de inteligência. A teoria também ajuda a melhorar a auto-estima dos alunos que também parecem lentos na sala de aula tradicional. Os educadores poderiam realmente re-conceituar sua própria maneira de instruir, o currículo e o exame do desenvolvimento do aluno.

Resultou em novas formas de ensino e avaliação

Os testes padrão geralmente incluem apenas a linguagem e a análise matemática dos alunos. Eles são examinados sobre o quão bem eles podem passar, memorizar datas na história, causar, contar através da soma de quantidades. A criação dessa teoria trouxe à tona o desenvolvimento de novos currículos, estratégias e formas de avaliação que atendam melhor às exigências de diferentes estudantes universitários. Os projetos escolares foram considerados para aqueles que são ainda mais hábeis em criar desenhos, pôsteres e dioramas. As viagens de campo educacionais incentivaram os instrutores a deixar os estudiosos experimentarem as lições reais, em vez de apenas ler esses tipos de livros.

Quanto à avaliação que mostra o progresso dos alunos, Gardner oferece algumas sugestões.Em relação a ele, "o objetivo da avaliação deve ser obter informações sobre as habilidades e potenciais dos indivíduos e fornecer feedback útil para os indivíduos e a comunidade em geral. A avaliação deve determinar a capacidade do indivíduo na funcionalidade real, em vez de tipo de substituição como testes que geralmente eliminavam a conexão contextual com a situação.

Por exemplo, em vez de nomear as regiões de um microscópio atraído, os estudantes universitários poderiam lucrar mais ao ter um microscópio adequado na frente deles, enquanto rotulavam suas partes. Os professores também podem pedir aos estudantes que desconstruam a lente microscópica e construam novamente. Esse tipo de avaliação evita tradicionalmente apenas aprender as partes e o objetivo, em vez de descobrir como realmente operar uma lente microscópica. Gardner também afirma que a avaliação e a intervenção devem ser sensíveis às diferenças de cada indivíduo e de seus próprios níveis de desenvolvimento.

Críticas, falhas e questões relacionadas à teoria

Da mesma forma que a teoria fornece a seus fãs, também existem pessoas que se opõem e examinam a idéia de múltiplas inteligências. A maioria veio de psicólogos e alguns também são educadores. Críticas, falhas e problemas foram colocados na Gardner. Ele foi capaz de responder a alguns deles, mas ainda existem críticos persistentes que simplesmente não reconheceram totalmente essa teoria.

Teoria ou simplesmente um monte de pensamentos e opiniões

Outras pessoas acreditam que a teoria de Gardner é mais uma resposta à sua própria intuição do que baseada em pesquisas empíricas. Seu conjunto de padrões, por exemplo, é definitivamente questionado por sua relevância, programa e envolvimento com os sistemas de sinalização. (Smith, 2002) Basicamente, eles estão se perguntando a falta de evidências concretas para a formulação dessa teoria.

Inteligências ou talvez habilidades simples

Alguns argumentam que algumas das múltiplas inteligências poderiam ser passadas apenas como talentos e não como uma construção intelectual específica. Sternberg, como oferecido por Morris, chama a teoria de "uma teoria dos talentos, não das inteligências. Esse indivíduo também pergunta por que Gardner inclui várias habilidades humanas como cérebros, ignorando outras habilidades do ser humano. Por exemplo, musical e corporal- cinestésicos são geralmente mais talentos ou habilidades humanas que normalmente não precisam se ajustar à demanda da vida.

As inteligências pessoais, nomeadamente interpessoais e intrapessoais, podem ser vistas apenas como habilidades. Você não pode encontrar nenhuma maneira específica de avaliar a aptidão em aspectos interpessoais e intrapessoais. Essas duas parecem ser muitas funções da intuição em relação aos sentimentos e emoções pessoais de outras pessoas. Gilman (2001) cita Sternberg em seu artigo quando disse que a inteligência naturalista é conhecida como um "pesadelo psicométrico. Medir o desempenho e a avaliação é difícil de obter, a objetividade é questionável e, no entanto, existe o problema do viés cultural.

Incompatibilidade com toda a inteligência geral

Havia diferentes teóricos que contêm sua própria variação ou aceitam as múltiplas inteligências. Raymond Cattel e John Horn categorizaram dois tipos de inteligências com as quais eles entram em contato com os cérebros fluido e cristalizado. Gardner acredita firmemente que a resistência à noção de inteligência geral é a única medida do intelecto de alguém. Sua teoria foi realmente benéfica para escolas e professores que não conseguem esclarecer por que existem alunos que simplesmente não conseguem florescer na sala de aula. No entanto, muitos educadores pensam que o intelecto geral ou g não deve ser totalmente descartado. Sua rejeição ao estilo de vida da inteligência básica é uma das principais críticas da teoria e levantou muitos problemas.

Conclusão

Gardner (1998) afirma que a teoria da Inteligência Múltipla sempre é pensada ainda mais como um dispositivo do que como um grande objetivo educacional. Os dez tipos de inteligências não devem ser vistos como algo a ser ensinado simultaneamente. É realmente uma explicação que responde por que motivo os indivíduos obtêm seus próprios pontos fortes na vida. A teoria de Gardner promove as pessoas a localizar maneiras de como podem ver a comunidade e desempenhar um papel na sociedade em sua própria força. Assim como sua teoria oferece pontos fortes, isso não pode ser evitado, pois poderia receber igualmente tanto escrutínio. Sua teoria também tem pontos fracos que levantaram questões sobre a validade da teoria. Mas muitas vezes há espaço para melhorias e estudos futuros quase certamente responderiam ou contestariam essas questões.

Lista de referência anotada:

Gardner, H. (1998). Uma multiplicidade de inteligências: em homenagem ao professor Luigi Vignolo. Americano tecnológico

Essas notícias diárias são escritas pelo próprio Howard Gardner, onde ele mencionou como esse indivíduo formulou a teoria.Da mesma forma, ele abordou algumas das questões em torno da teoria, bem como deu várias sugestões de abordagem para utilizar a teoria.

Gilman, T. (2001, outono). A teoria da múltipla pensée. Intelecto humano. Retirado em 19 de janeiro de 3 anos atrás de http://www.indiana.edu/~intell/mitheory.shtml

Este ótimo site inclui perfis biográficos de pessoas que afetaram o desenvolvimento da teoria e testes de inteligência, artigos complexos que exploram as controvérsias atuais relacionadas à inteligência individual e recursos para professores.

Morris, C. (2002). Muitas críticas à teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner. Recuperado em 19 de janeiro de 2007 de http://www.igs.net/~cmorris/critiques.html

Este artigo reuniu e descreveu a maioria das preocupações e críticas que a Teoria de Gardner recebeu de diferentes psicólogos, educadores e teóricos.

Morris, C. (n. g.). A Base Assuntiva de Howard Gardner, pertencente à sua Teoria das Múltiplas Inteligências. Recuperado em 19 de janeiro de 2007 via http://www.igs.net/~cmorris/crit.html

Este artigo aborda os 8 critérios que Gardner propõe por sua base para fazer a teoria das inteligências múltiplas. Tem uma explicação completa de cada um dos padrões.

Shafer, B. (n. deb.). Guia de Inteligência Múltipla. Ciclo de Illinois. Retirado em 19 de janeiro de 3 anos atrás de http://www.illinoisloop.org/shafer_mi.html

Este artigo é um breve conjunto da teoria. Ele fala sobre a teoria para resumir, incluindo algumas das preocupações em torno da teoria.

Smith, Metros. K. (2002). Howard Gardner e as múltiplas inteligências. A enciclopédia de educação informal. Retirado em 19 de janeiro de 2007 de http://www.infed.org/thinkers/gardner.htm

Infed é uma página da web independente e sem fins lucrativos, reunida com um pequeno grupo de educadores. Este artigo discute em mais detalhes a Teoria da Inteligência Múltipla de Gardner e inclui seu apelo, além de questões e problemas da teoria.

Veenema, H., Hetland, D. & Chalfen, K. (Eds.). (1997). Pensée múltiplo: a perspectiva da pesquisa, uma breve visão geral da teoria. O projeto realmente zero abordagens para pensar e compreender. Escola de Educação de Harvard e Projeto No.

Este artigo é definitivamente da Task Zero, uma equipe de pesquisa sobre várias pensões das quais Gardner faz parte. É uma visão geral simples e fácil de aprender da teoria.

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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