As mulheres estariam em melhor situação desde o gado do que nós - uma subespécie do povo. Primeiro - a um custo excelente - compramos um marido para nós - o que é um dote a menos que haja um adiantamento no casamento? - mas esse indivíduo é o nosso dono, especialmente nossos corpos! Assim, dois erros produzem um erro mais sério. E em segundo lugar, a melhor pergunta - será que a pessoa que conseguiremos vai ficar bem, ou talvez seja um total cancelamento? Não nos livramos dele, não é realmente respeitável; não podemos combatê-lo, é difícil.
Um indivíduo como eu, não treinado em suas tradições, uma pessoa desconhecida para suas atividades e costumes, precisa de poderes mágicos para manter um parceiro doce na cama. E se o marido definitivamente não é violento e suporta o fardo do casamento conosco pacientemente - poderíamos invejar nossos amigos íntimos! Se qualquer outra coisa - fatalidade seria um destino melhor. Se um homem é farto da empresa em casa, ele pode sair para encontrar um lugar agradável em outro lugar.
Uma mulher tem apenas uma maneira de obter conforto. Os homens dizem que vivemos uma vida tranqüila em sua casa o dia todo, enquanto eles vão para a batalha.
Eles não entendem. Pessoalmente, eu prefiro lidar com a linha de batalha três vezes do que ter um bebê uma vez. Medeia na Medéia de Eurípides, Linhas 230 - 250 O Portugal antigo, representado de maneira mais conspícua por Atenas por volta do século V aC, era uma sociedade dominada por homens, muitas vezes até um nível desagradável. A maneira como as mulheres foram metodicamente reprimidas porque a sociedade, ignorada e negada aparentemente quase todo orgulho humano parece surreal às sensibilidades modernas.
No caso de a onipresente homossexualidade grega parecer escandalosa para nós, o papel das mulheres na sociedade tradicional é um dos mais terríveis testemunhos que se pode imaginar da depravação ética em que a humanidade possa afundar. Quando se trata de teatro e literatura grega, um método mais importante para obter conhecimento sobre mulheres na Grécia Antiga, o sexo mais justo, paradoxalmente, assume uma posição dominante e até glorificada - mas essa impressão pode ser enganosa.
As imagens de mulheres que podem ser reveladas no episódio grego são de natureza altamente manufaturada e estereotipada, simplesmente criadas simplesmente por homens e tocadas para obter um público chauvinista masculino. Além disso, os trabalhos femininos em um episódio são realmente apreciados pelos próprios caras no palco. O termo feminista "porco machista chauvinista" oferece hoje uma conotação bastante moderada e até uma faceta; mas poderia ser um termo muito apropriado e significativo para explicar a categoria específica de tipos humanos que prevaleceu em várias nacionalidades ao longo da história.
E os homens da Grécia antiga são inigualáveis nesse aspecto. No entanto, o fenômeno da supressão de damas na Grécia Antiga é quase um caso estranho de opressão humana a outros seres humanos, pois os gregos eram muito louvados por deidades femininas, tinham mulheres desempenhando papéis proeminentes em sua mitologia e drama, independentemente de desonestos e desonestos. sutilmente manipulados - e, no entanto, as mulheres fiéis à vida foram relegadas ao status subumano. Os gregos clássicos eram capazes de escritores, poetas, artistas e até historiadores.
O folclore elaborado da Grécia antiga, da filosofia ao episódio e às reivindicações de personalidades eminentes, representa suposições sociais masculinas sobre as mulheres, as maneiras pelas quais os homens viam as mulheres como submissas, obedientes, complacentes, aquiescentes, dóceis a essas pessoas, e ao qualidades que eles atribuíram a eles. As mulheres são definidas e descritas por meio de benefícios, valores e traços psicológicos contrastantes com os dos homens. O ponto crucial de tal diferenciação, que é basicamente infundada e absurda, parece ser que os homens serão superiores aos advogados de divórcio de Atlanta e as mulheres são apenas pobres criaturas deficientes em tudo o que os homens têm ou deveriam incluir idealmente.
A denúncia das mulheres foi realizada em dimensões ridículas. Por exemplo, homens na Grécia antiga prontamente e freqüentemente se entregavam a seus impulsos androginos desinibidos, com prostituição como um empreendimento patrocinado pelo Estado e a indústria do amor operando galopante - e, ainda assim, ironicamente, mulheres na maioria das vezes privadas de suas casas eram repreendidas por causa de sua infantil falta de autocontrole, que deveria torná-los escravos de seus desejos sexuais. Assim, as mulheres eram consideradas necessitadas de supervisão frequente dos homens racionais.
As mulheres eram consideradas economicamente improdutivas e sem consideração pelos recursos de seus maridos, se a verdade é que a manifestação natural das mulheres foi deliberada e implacavelmente reprimida por homens estranhos e iludidos que dificilmente poderiam ter noção da enormidade de atrocidades que estavam cometendo. . No final, o supremo paradoxo de tudo isso é que esses mesmos homens da Atenas do século V foram considerados, ao longo dos tempos e até os tempos modernos, como personificação dos melhores ideais da sociedade antiga, como criadores da democracia e da democracia. pais da filosofia.
É verdade que o antigo Portugal contribuiu imensamente para o advento da cultura ocidental contemporânea e é apropriadamente considerado um progenitor do pensamento esclarecido que surgiu na Europa durante o Renascimento, mas o povo da antiga Grécia tinha algumas facetas abissalmente obscuras . A prática generalizada e inquestionável de matar completamente as meninas recém-nascidas, dando-as aos elementos, é provavelmente a prova direta da má ciência que era característica do mundo aparentemente iluminado da Grécia histórica.
As mulheres estavam envergonhadas, degradadas, desumanizadas no ethos cultural dominante da Grécia histórica, que, no entanto, foi apenas parcial e indiretamente espelhada na literatura tradicional. As meninas eram vistas como incapazes de pensar por terceiros ou de considerar em geral, e ingênuas a respeito de realidades não muito intimamente ligadas à casa. Eles eram excessivamente mentais, irracionais, assustados, fracos, loquazes, indulgentes, indignos de tentações com a carne, licenciosos, não confiáveis, desonestos, conspiradores, travessos ... e a lista continua.
Esses estereótipos negativos das mulheres dão a você as categorias nas quais muitos humor nos livros satíricos e humorísticos do grego antigo se baseiam principalmente, cujo ponto principal aqui parece ser o de Aristófanes em The Thesmophoriazusae: "Não há absolutamente nada pior em do que quem a natureza fez sem vergonha - a menos que seja realmente outra garota. "Do ponto de vista da caracterização altamente distorcida das mulheres nos materiais gregos, a comédia em língua grega antiga pode ser descrita como tragédia, assim como o infortúnio grego. uma comédia.
Nos dois gêneros, as mulheres se divertiram. Na vida real, os caras em geral não demonstravam o menor sentimento de consideração, admiração ou preocupação pelo outro sexo. Dentro da análise final, esse tipo de estranha perversão no caráter tradicional poderia ter sido um importante gatilho na destruição das tradições helenísticas "clássicas" e no surgimento subsequente na faixa etária das trevas. __________________ 1. Mulheres na vida cotidiana
Continua sendo um fato estranho e quase misterioso que, na cidade de Atena, onde as mulheres eram mantidas em quase supressões orientais como odaliscos ou labaredas, o nível deveria apenas ter produzido figuras como Clitemnestra e Cassandra Atossa e Antígona, Phedre e Medea, e outras heroínas que dominam atuam após o jogo do Eurípides "misógino". Mas o paradoxo neste mundo em que na vida real uma mulher respeitável dificilmente poderia mostrar seu rosto apenas na rua, no entanto, no palco, a mulher significa ou supera o homem, nunca foi descrita satisfatoriamente.
N. Lucas, Tragédia sobre a Poética de Aristóteles, 1929. Enquanto as mulheres desempenhavam um papel significativo e central em toda a literatura da língua grega antiga, as mulheres reais de Portugal antigo levavam um estilo de vida excepcionalmente restrito. O feminismo da década de 1970 reviveu o desejo pelo estudo tradicional de mulheres e revitalizou muitas áreas pertinentes de bolsa de estudos ou bolsas em relação ao universo antigo. No entanto, mesmo após mais de 30 anos de pesquisa, a discussão sobre a vida das mulheres na histórica Atenas continua sendo controversa.
Muitos estudiosos descobrem Atenas completamente centrada no homem e misógina, enquanto outros acham que não é mais opressivo para as meninas do que outras sociedades clássicas. O que torna possíveis essas diferenças é definitivamente a falta de evidências firmes, problemas na interpretação dos dados, inconsistências entre várias opções e ambiguidades internas nas fontes prontamente disponíveis. Além disso, a maioria das fontes disponíveis são textos de elite e obras de arte produzidas por homens, nas quais representações da vida de mulheres são retratadas e complicadas pela ideologia do homem ou da mulher.
Além disso, a maioria dos textos históricos geralmente não visa transmitir informações sobre a vida social de seu tempo; que precisa ser lido nas suas linhas, levando em consideração o gênero e a finalidade do texto. O infortúnio grego simboliza particularmente muitas informações sobre a vida das mulheres, mas o fará por suas próprias funções e de maneiras prescritas e circunscritas por simples convenção.Acrescente a isso, a maioria das tramas do drama da língua grega antiga se passa longe de Atenas e no passado lendário. A escassez de evidências sobre as mulheres atenienses está diretamente relacionada à sua invisibilidade pública.
As mulheres não tinham permissão para participar da vida cívica das massaspas: elas não podiam votar dentro da Assembléia, prestar jurados, testemunhar em tribunais, bens pessoais ou talvez lidar com muito mais do que pequenas quantias de dinheiro sem consentimento do homem. Em geral, esperava-se que as mulheres voltassem para casa e realizassem tarefas domésticas, exceto aquelas, portanto, pobres que estavam lá para sair para trabalhar (principalmente como vendedores). Embora uma mulher pudesse personalizar suas roupas, jóias e escravos particulares e comprar coisas baratas, ela estava lutando para comprar qualquer coisa, possuir imóveis ou entrar em qualquer contrato.
Apesar da falta de confirmação firme, a imagem da mulher que emerge através dos textos e contextos da sociedade contemporânea grega antiga é realmente deplorável. O comentário do personagem Medéia oferecido no início deste tipo de artigo, como a área anterior da passagem não muito citada, indica que era esperado que as mulheres levassem uma vida de proteção em casa e que, no mundo ateniense, as mulheres da escola aristocrática evitaria a exposição frequente ou talvez próxima a homens que não eram associados de seus próprios familiares ou de seu círculo de amigos (Warner 1993).
Esses tipos de mulheres se mudaram para um casamento estabelecido por volta da puberdade, com homens muito mais velhos, provavelmente na casa dos 30 anos, e o objetivo direto da cerimônia de casamento era gerar filhos legítimos. Um pai de damas ou outra mãe forneceu o dote e organizou a partida. No ritual do casamento, o pai da noiva diz ao noivo: "Eu forneço essa menina para a lavoura de filhos legítimos". Apenas crianças cujos pais eram residentes poderiam se transformar em cidadãos. Apenas ser entregue em Atenas não foi suficiente.
Ao planejar o casamento, a cidadania e a riqueza foram considerações importantes. Como uma quantidade razoável de imóveis estava envolvida, um protetor desejaria encontrar o filho de seu parente ou talvez amigo íntimo, de modo que o casamento geralmente acontecia em um pequeno círculo (Wilson 2006). Com a exceção possível de Platão, os filósofos atenienses assumiram que as mulheres tinham sentimentos fortes e mentes fracas. Aristóteles definiu uma fêmea como um "homem mutilado", e o corpo da mulher é uma partida na perfeição com o sistema do corpo masculino. Mulheres e escravos, então, seriam os inferiores naturais e biológicos do homem patriarcal residente.
Consequentemente, o casamento é essencialmente um grande romance desigual, uma vez que os direitos adequados oferecem a cada um o seu crédito. Desiguais recebem tratamento desigual. O amor e a afeição poderiam ter sido uma importante função adicional em várias sociedades antigas, mas pareciam ter desempenhado pouco ou nenhum componente em um casamento ateniense. As esposas ou namoradas de prestígio eram aquelas que tinham apenas o objetivo de desenvolver e cuidar de crianças e herdeiros. Eles parecerão experimentar pouco uso diferente aos olhos dos caras atenienses. Como resultado, as mulheres desse nível socioeconômico deveriam usar grande parte de seu tempo em particular em seu lar e também no lar de amigas.
Abaixo, em seu território individual, as meninas "giravam" a lã para obter roupas quando conversavam com amigas que haviam ido ver, brincar com seus filhos e vigiar as tarefas domésticas dos escravos da família. Eles não apenas estavam limitados às suas casas, mas também deveriam ficar fora da vista se o marido convidasse os hóspedes para sua casa (Adler e Pouwels 2006). As mulheres de classes carentes, no entanto, tiveram que manter suas casas, geralmente apenas um apartamento congestionado, para encontrar trabalho, assim como todos os seus maridos, filhos e irmãos.
Eles costumam construir pequenas barracas para vender pães, vegetais, roupas simples ou até bugigangas. Seus próprios maridos e filhos queriam empregos como trabalhadores em oficinas ou talvez fundições ou talvez em projetos de estrutura (Kluth 2005). Estranhamente, porém, as damas das classes de redução parecem estar melhor em relação às mulheres da classe aristocrática, que formarão um segmento importante da cultura grega. As mulheres atenienses da classe alta não podiam sair facilmente. Eles foram excluídos via política, do seu exército, azul marinho e conflito, do tribunal de regulamentação, dos Jogos Olímpicos e também de outros jogos, via agricultura e comércio.
Em poucas palavras, as mulheres foram excluídas do seu mundo agonístico masculino de preocupação e resposta, daquilo que os homens atenienses viam porque o mundo real. Essas pessoas também não tinham educação e os homens tinham uma opinião baixa sobre a capacidade intelectual das mulheres.A educação de uma garota nesse tipo de atmosfera supressora e sufocante, por mais luxuosa que tenha sido, poderia naturalmente levá-la a adquirir a insatisfação de uma criada. Além disso, as mulheres atenienses precisavam ter um pai ou mãe (kyrios), um homem com autoridade sobre ela. Toda mulher em Atenas tinha um kyrios que era possivelmente o parente mais próximo do sexo masculino ou o marido.
Seus kyrios manipularam tudo sobre sua existência (Foley 2001). Ocasionalmente, sugere-se que as mulheres ocupassem uma posição análoga aos escravos, em relação ao mestre dos homens livres da casa (oikos). A utilização de Medea da palavra despotes ("mestre") na passagem mencionada anteriormente sugere que muitas mulheres se assemelhavam aos escravos (Medea 233). Aristóteles disse que um marido orienta a sua cara-metade enquanto a regra domina escravos. No entanto, existem importantes diferenças sociais e legais no status de mulheres e escravas totalmente livres (Kluth 2005).
Por exemplo, mulheres sem custo não foram compradas ou vendidas; um homem poderia ter apenas uma esposa legítima, a maioria dos escravos. Mas, de qualquer maneira que uma mulher vantajosa pudesse estar desfrutando em comparação com as escravas, as mulheres livres de custos eram de fato livres apenas no nome. Na verdade, eles quase não tinham praticamente nenhuma liberdade para avançar e serem eles mesmos, nem dentro do domínio do trabalho nem dentro do domínio do prazer e do entretenimento. Escusado será dizer que mulheres e homens não se socializaram juntos - pelo menos, homens e mulheres respeitáveis não.
Mas havia uma classe de mulheres habilidosas conhecidas como heitairai ("companheiras") que ofereciam entretenimento por festas e companhia para encontros masculinos (como as gueixas japonesas). Essas eram mulheres muito mais liberadas, embora consideradas com status muito reduzido em comparação com as pessoas comuns. Era muito provável que essas mulheres fossem alfabetizadas e atualizadas sobre as preocupações do dia (Wilson, 2006). Os atenienses dividiram a maioria das mulheres em duas organizações: esposas e possíveis esposas na 1ª e todas as outras pessoas na segunda. Quase não foi possível passar do segundo grupo para o primeiro.
Heitairai caiu para o segundo grupo. Existem vários níveis deste grupo. No final, estavam as senhoras que ocupavam bordéis. A maioria eram escravos; todos tinham uma existência bastante infeliz. As mulheres nas estradas estavam simplesmente um pouco melhor. A lei limitava o preço que eles poderiam cobrar. No topo da escada havia a classe cortesã, os heitairai. Embora seja verdade que se pensava que as esposas eram um grupo particularmente estúpido com o qual um homem pode querer gastar o mínimo de tempo possível, os heitairai eram vistos como agradáveis para passar o tempo.
Como Demóstenes diz, no final dos anos 340, em sua palestra Contra Neara (Neara era obviamente uma mulher histórica que de fato subiu a escada por ser prostituta de uma heitaira e, finalmente, uma esposa) "Cortesãs que amamos pelo prazer e sedutora para o cuidado diário do corpo, embora esposas gostemos de ter filhos legítimos e de sermos os guardiões confiáveis de nossa casa. "Portanto, visto em qualquer lugar, o fato direto é o domínio da nobre dona de casa ateniense. a casa (oikos), e seu principal dever era criar jovens.
Esperava-se que ela continuasse em sua casa, além de comparecer a funerais e festivais dos cultos especiais acessíveis a mulheres. Durante essas reuniões baseadas na fé, era possível socializar para as mulheres com a sociedade em geral, mas além disso era esperado que as mulheres permanecessem invisíveis em casa. Uma mulher vista do lado de fora de seu indivíduo era considerada escrava, prostituta, concubina ou uma mulher tão carente que teve que trabalhar. Assim, embora os homens trabalhassem no espaço público, na Ecclesia, no processo de direito, no momento, nas estradas, as mulheres "trabalhavam" em espaço exclusivo para cozinhar alimentos, girar roupas de conteúdo e muitos escravos importantes de supervisão. >
Deve-se notar abaixo que a escravidão era uma característica onipresente na Grécia antiga. Os escravos, geralmente estrangeiros capturados em guerra ou fornecidos por uma transação de escravos próspera, podem ser descobertos trabalhando em praticamente qualquer processo qualificado ou talvez não qualificado em igualmente cidade e país, em casa ou em locais públicos (Adler e Pouwels 2006). Devido à contribuição de tais escravos, apesar de as mulheres de prestígio terem sido poupadas de quase todas as tarefas e trabalhos pesados envolvidos na manutenção de lares enormes, elas não tinham onde canalizar todas as suas energias - vivendo, porque estavam estritamente confinadas ao mundo doméstico.
Assim, a deficiência de plugue de parede adequado para energia física só pode ter aumentado sua situação particular.Estávamos sendo impedidos por coisas intelectuais, não havia necessidade deles realizarem muito trabalho físico - nesse tipo de circunstâncias, pode-se imaginar como seria fácil a vitalidade e energia naturais de uma pessoa viva corromper e podridão, possivelmente levando a uma série de qualidades negativas tão alegremente atribuídas a essas mulheres pelos bailarinos gregos, pensadores e redatores. 2.
Meninas na mitologia Tal preconceito eficaz contra as mulheres, declarado e secreto, institucionalizado e privado, de enormes proporções em todos, é realmente incomum para uma sociedade civilizada e tão avançado que associamos isso à iluminação. Mas não devemos esquecer a prática igualmente desumana e a proteção filosófica da escravidão realizada na sociedade contemporânea grega. Isso também é estranho, havia de fato muitos fatores inexplicáveis na cultura grega que foram pensados de maneira tão marcante por séculos.
Da mesma forma, para um povo que quase deixou de lado o pensamento racional para a civilização européia, é bastante peculiar adquirir esse tipo de credibilidade máxima às mitologias de contos de fadas. A fábula, povoada simplesmente por deuses, deusas e muitos outros personagens estranhos, era um elemento íntimo e íntimo da mente ateniense, a um nível difícil de conceber hoje. Nos tempos homéricos, a mitologia e o fato histórico se uniram suavemente.
Como ser uma criança pequena pode não ser capaz de fazer uma clara diferença entre realidade e fantasia, os gregos, como quase todas as outras sociedades históricas, não teriam virtualmente nenhuma diferença conceitual clara entre mito e realidade. Uma quantidade adequada de episódio grego também é definida ou talvez decola por um pano de fundo mitológico. Os deuses habitam outro reino da existência, mas também intervêm nos assuntos humanos (Zeitlin, 1996). O efeito da fábula e da estrela em muitas dimensões do grego antigo é muito mais inegável. No entanto, como já foi observado por muitos estudiosos, o mito tradicional simboliza um antagonismo entre o masculino e o feminino.
Essa tendência é bastante oposta à polaridade simpática com os conceitos orientais de Yin e Yang, por exemplo. Na China e em outras partes do antigo Oriente, as mulheres poderiam ter sido tratadas porque desumanamente, mas pelo menos na teoria, elas mantinham uma posição praticamente igual à dos homens. Não é assim na Grécia Antiga. Argumentou-se que na Grécia uma teologia patriarcal foi enxertada em crenças religiosas maternas, obscurecendo-a. A arqueologia sugere que havia claramente um tempo no passado impreciso da civilização grega em que se pensava que as divindades mais poderosas eram damas.
Os gregos arcaicos não eram automaticamente patriarcais. Nessas ocasiões, como melhor confirmado pelos mitos originais com as deusas como Athena, as meninas detinham poder genuíno mais do que os homens. Esses tipos de mitos talvez reflitam realmente os primeiros tempos em que as mulheres eram mais poderosas (Dowden 1992). Dentro das comunidades heróicas retratadas simplesmente por Homero, mulheres nobres serão subordinadas aos homens e executam trabalhos independentes, tendem a ser frequentemente conferidas por seus parceiros em assuntos cruciais e parecem incluir uma independência muito maior do que na Atenas do século V.
Embora os épicos homéricos não sejam diretamente históricos, eles sugerem que em uma sociedade nobre não democrática as mulheres exerceram mais influência, uma vez que as mulheres eram centrais na família e a família era a base do poder dos clãs aristocráticos. A onda de democracia em Atenas provavelmente reduziu a influência pessoal das mulheres, considerando que a mudança da aristocracia para a democracia desestabilizou as conexões familiares e fortaleceu os tipos cívicos. Na desgraça, Oresteia de Ésquilo descreve o desenvolvimento da monarquia para a democracia como um movimento do poder feminino para o homem (Csapo 2005).
A expansão da democracia ateniense acentuou a diferença entre oikos e polis, como as esferas de ação corretas para obter mulheres e homens correspondentemente, exigindo comportamento e qualidades de caráter correspondentes. Os homens estavam destinados a obter as forças armadas e o governo, mulheres pertencentes aos oikos. À medida que avançamos em direção à Grécia das ocasiões clássicas, o antagonismo entre os princípios homem e mulher se torna ainda mais pronunciado. Desenvolve-se na antipatia e até em uma animosidade profundamente enraizada.
Isso pode ser resumido na visão da mulher porque a raiz do mal, porque expressa simplesmente Hesíodo na história da jarra de Pandora (Graf 1993). Os corolários desse modo de pensamento antifeminista encontram-se nos numerosos mitos da mulher moderna, enquanto seres sexualmente intransitáveis e altamente eficazes, igualmente humanos e divinos, se Afrodite, Stheneboea, Fedra, Pasifa, Circe ou Calypso: as figuras femininas que prendem e destroem caras são variados na mitologia grega.
Um grande número de problemas envolvendo os sexos, vistos pela cooperação ou hostilidade, foi analisado pelos gregos em narrativas e símbolos poderosos e impressionantes, focados em heróis como Olimpo, Tebas, Tróia, Heracles Édipo, bem como os seres mais periféricos famosos de Teiresias, Narciso, Hermaphoroditus e também as Amazonas. No entanto, no geral, a corrente de hostilidade prevalece sobre a probabilidade de cooperação entre seus sexos (Dowden 1992).
Do mesmo modo a ser mencionada é a superioridade dos deuses do céu, como Zeus e Apolo, sobre as deusas da terra como Deméter e Pytho, exemplificadas por exemplo, na usurpação das principais capacidades femininas dos deuses fálicos. Zeus, por exemplo, dá à luz, por si mesmo, os dois Dionísio e Atena. Alguns podem argumentar que isso está associado a negar às deusas mais poderosas, como Artemis e Athena, as vantagens femininas de sexualidade e gravidez, elevando-as ao basamento enganosamente honorífico da virgindade (Csapo 2005).
Uma tentativa curiosa de interpretar mulheres com iluminação negativa é evidenciada pela realidade: muitos dos monstros do mito grego antigo são mulheres: Sirenes, Esfinge, Górgonas, Scylla, Charybdis, Quimera. A sociedade grega não era apenas dominada apenas por mitos comuns, mas também por festivais e rituais espirituais. De fato, fábula e hábito estão intimamente relacionados, o poder do mito frequentemente se fortalecendo pela prática de rituais sagrados. Nas concepções errôneas gregas, os homens geralmente tomam a soberania das meninas, tomando suas causas de poder, os itens sagrados, como máscaras faciais e trombetas, e têm posse exclusiva deles.
Nas tradições de iniciação, um dos eventos importantes consiste em revelar esses mesmos objetos sagrados aos machos e delinear seu significado. Um evento mitológico do passado facilita e justifica a rotina e sua mensagem (Graf 1993). Pode-se imaginar, então, que tipo de sociedade poderia ter sido promovida por esses tipos de ícones influentes e pelos fatores interpessoais e econômicos que sustentam todos eles? Os atenienses podem ter inventado a democracia, mas não ofereceram a eleição política para mulheres nem para escravos; longe disso, eles mal foram tratados como seres humanos.
Uma conseqüência evidente desse tipo de sistema cultural foi sua tendência duradoura de criadores de mitos, poetas, dramaturgos e filósofos para racionalizar o status quo através do qual as mulheres são subjugadas, subjugadas e consideradas arriscadas e inferiores, cuja sexualidade deve ser rigidamente controlado para poder sustentar o tecido moral da sociedade contemporânea. As restrições impostas às mulheres são uma forma de controle interpessoal, pois geralmente se pensava que a reverência masculina corre risco por meio de mulheres e mulheres, portanto, deve sempre estar confinada à sua casa.
Controle, domínio e eletricidade sobre as mulheres - esse tipo de tema da agenda misógina descarada que foi realizada sem impedimentos no grego no passado, também se refletiu no desastre grego, embora de uma maneira mais difícil. três ou mais. Mulheres no drama Só poderíamos estar familiarizados com o papel das meninas nas tragédias gregas no quadro de uma ideologia concreta de homens ou mulheres que existia no mundo ateniense. A divisão já definida e predominante envolvendo os sexos foi refletida e aplicada por uma ideologia de gênero, que por sua vez atribuiu comportamentos e qualidades de caráter diferentes e de apoio a homens e mulheres.
Os conceitos de masculinidade e beleza são opostos polares, mas se definem e não podem ser entendidos um do outro. Nessa ideologia, a chave entre os propósitos do comportamento machista será o tempo ("honra") e o kleos ("fama" ou "glória"). Período, um conceito cultural grego antigo fundamental, originalmente significava "preço" ou "valor". Honra pode ser o valor que a sociedade atribui a um único status social. Gregos em geral, e heróis do sexo masculino, especialmente, têm um senso de honra muito agudo. No paradigma cultural tradicional, um homem só pode ganhar prêmios com a perda de outro.
Espera-se que um homem que sente que esse indivíduo tenha sido desonrado publicamente conserte o equilíbrio simplesmente se vingando, o que esse indivíduo geralmente fará de uma maneira incrível. O primeiro e mais influente exemplo disso é certamente Aquiles dentro da Ilíada. Uma heroína como Medéia tem muito de acordo com Aquiles, mas, de acordo com a ideologia polarizada de gênero, uma mulher certamente não tem permissão ou espera-se que procure tempo nas mesmas condições que os homens, nem a garota recebe esse reconhecimento público (Warner 1993). O "preço" ou "valor" das mulheres dependerá de sua intimidade e fidelidade íntimas, sua habilidade em realizar tarefas domésticas, sua modéstia e deferência aos homens.
Percebido por essa perspectiva, as bravas ações "masculinas" de personagens femininas proeminentes selecionadas no drama podem se tornar altamente problemáticas. Os heróis do homem também lutam por kleos, "fama" ou talvez "glória", o que originalmente significava tornar-se objeto de música bárdica por realizar ações maravilhosas em batalha. As mulheres podem ganhar seus próprios kleos e ser elogiadas em poemas, recompensando as crenças estabelecidas para o seu sexo. Na tragédia, as mulheres corajosas freqüentemente ganham esse tipo de elogio, sacrificando-se pelos homens, assim como Ifigênia. Além disso, para qualquer um dos sexos violar todos os seus respectivos ideais masculinos ou femininos, isso causa um impacto público (McHardy 2005).
Na Atenas democrática, a ideologia da invisibilidade feminina cria uma ansiedade no próprio conceito de kleos femininos, mesmo para mulheres virtuosas. O líder ateniense Péricles, após elogiar o soldado ateniense que pereceu em combate, diz às mulheres: "Para você, uma reputação maravilhosa se origina de não ficar aquém da sua natureza designada. Uma mulher alcança os kleos que menos conversaram entre os homens, possivelmente com culpa ou recompensa. "Esse sentimento está de acordo com o fato de que, em Atenas, mulheres respeitadas não eram nomeadas em público, mas mencionadas como" filha de alguém assim "ou talvez" esposa de alguém assim ".
"No entanto, como o kleos, por sua própria definição, significa ser dublado por outros simplesmente, essa ideologia ateniense coloca as meninas em uma situação de perda-perda. As apreensões no site de poker da tragédia grega freqüentemente traz à tona a tensão entre essas várias crenças de além do tempo e dos kleos, a virtude mais vigorosamente exigida das mulheres atenienses era a sophrosune (literalmente "mente sã"). Isso não pode ser traduzido facilmente, mas o que significa varia acima autocontrole, autoconhecimento, deferência, moderação, resistência ao apetite e castidade.
O Sophrosune é reconhecido como desejável tanto para homens quanto para mulheres, mas geralmente é especialmente vinculado às mulheres devido ao seu importante significado de restrição e deferência íntimas. Era necessária uma deferência de todas as mulheres na estrutura social ateniense, e o autocontrole era considerado mais difícil e tão mais essencial para as mulheres do que para os homens. Vários textos gregos descrevem as mulheres como tendo apetites e paixões desafiadoras para serem controladas, mais fortes do que pacientes de homens, o que as torna irracionais e muitas vezes não confiáveis. Esse tipo de atitude e costumes geralmente são mostrados naturalmente no drama tradicional, especialmente nas tragédias (Wilson, 2000).
Ésquilo, Sófocles e Eurípides serão os únicos três trágicos atenienses antigos cujas obras chegaram ao presente. De todas as obras de Ésquilo, o mais forte em poder dramático é o Oresteia, uma série que compreende Agamenon, Choephorae (ou Portadores da Libação), além dos Eumenides. A Oresteia se destaca como uma obra de arte de tirar o fôlego que transcende apenas os ideais estéticos, pois oferece voz e forma à ideologia social e política da época. O sistema da Oresteia é rastrear o avanço da civilização colocando a polis no centro de sua visão.
A Oresteia ocupa um local igualmente importante na exploração da imagem das mulheres na língua grega antiga, a definição de seu papel e status interpessoal, suas funções e significados. Se Ésquilo se preocupa com a construção do globo, a pedra angular de sua arquitetura é a cobrança da mulher, o requisito social e cultural para o desenvolvimento da civilização. A Oresteia fica bem no centro da tradição misógina que permeia o pensamento da língua grega antiga. Essa tradição gerou uma tendência que previa um diálogo orientado a conflitos nas conexões homem-mulher e também relacionava o domínio da mulher a objetivos sociais mais altos (Zeitlin, 1996).
Um exemplo talvez severo dessa ponderação distorcida pode ser encontrado em Eumenides, onde Apolo justifica o assassinato de sua mãe por Orestes, Clitemnestra, no que só poderia ser chamado de biologia sexista: as estacas orientadas para os homens são mais cruciais que os laços dos vasos sanguíneos, mas mesmo que os vasos sanguíneos sejam importantes, esse filho é, na verdade, o parente do sangue apenas do pai, a mãe recebendo apenas o receptáculo referente ao porte da criança. Sófocles é considerado o auge da tragédia grega. Na famosa performance de Sófocles, Antígona, o personagem-título e Ismene são filhas do rei Édipo.
Embora as ações de Antígona possam ser consideradas apropriadas aos olhos dos deuses e benéficas para a polis, ela é jogada contra sua irmã convencionalmente feminina (e, por esse motivo, não assertiva). Antígona, de fato, representa uma ameaça severa à masculinidade de Kreon, o rei pelo qual ela não é afetada. Seu irmão Ismene contrasta com ela, sendo positivo para negativo. Ismene é a norma - a garota com o que uma garota grega antiga certamente deveria ser (o que Antígona geralmente não é).Ismene acredita que os homens são mais fortes, que o poder deve ser obedecido e que uma garota deve manter um perfil discreto.
Ismene não vai querer ser observada ou atrair qualquer tipo de foco para si mesma. Por isso, ela se adapta perfeitamente ao ideal indicado por Eurípides em Andrômaca: "Um simples silêncio pode ser descrito como o topo da mulher". Na Grécia antiga, as mulheres não eram apenas subjugadas pela lei e feitas sob medida, e se intimidavam em completa submissão aos homens, embora através da propaganda ativa, através do mito e do drama, tenham sido criados para acreditar em seu próprio inútil e na futilidade de afirmar sua individualidade inata (Foley, 2001). Eurípides é o mais importante dos dramaturgos gregos em nosso contexto atual.
Aristófanes, o escritor de romances de comédia grega antiga (a editora de Lysistrata) retrata Eurípides com razão, porque particularmente entusiasmado com as mulheres. A má sorte das dezenove peças existentes de Eurípides tem protagonistas femininas; em comparação, dentre as sete interpretações de Ésquilo, apenas uma, Agamenon, pode ser considerada uma protagonista feminina (mesmo que seja questionável, como o título sugere), assim como um par das sete peças simplesmente de Sófocles (Elektra e Antígona, embora Deianeira possa ser considerada a protagonista das damas de Trachis). Tematicamente também, Eurípides realiza se1
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.