A Odisséia, a Função dos Deuses

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

O papel dos deuses O papel dos deuses é muito significativo dentro da Odisséia. Os gregos antigos acreditavam que os deuses eram a fonte de todas as idéias, e tudo o que acontecia, bom ou ruim, acontecia por causa dos deuses. No entanto, após o conflito de Tróia, Odisseu acreditou para os deuses que esse indivíduo não precisava deles, e ele criou a idéia do equino de madeira por conta própria.

Esse pode ser o pecado da arrogância e arrogância, um dos pecados que mais irrita os deuses. É por isso que Poseidon promete mostrar a Odisseu que ele não passa de um cavalheiro mortal, e os homens precisam dos benefícios dos deuses para sobreviver.

No entanto, de acordo com Zeus, Poseidon não pode destruir Odisseu, ele só pode retardar sua viagem. É por causa dos deuses que a jornada de Odisseu para casa foi, de fato, uma jornada. Os principais deuses que desempenham um papel na jornada de Odisseu são Zeus, Poseidon, Atena e Hermes, no entanto, você também pode obter alguns deuses e deusas menores, incluindo Circe e Éolo. Cada uma delas assume sua parte crucial na jornada de Odisseu. O papel de Athena é ser mãe ou pai de Odisseu e orientar Telêmaco.

Há muitas maneiras pelas quais Athena ajuda Odisseu: Ela é uma que convence Zeus a Odisseu de graça na ilha de Calypso; além disso, ela acalma as rajadas de vento tempestuosas enviadas simplesmente por Poseidon. Além disso, Athena parece a garota do rei da Califórnia Alcinous em um sonho, convencendo-a a lavar suas roupas para que ela pudesse descobrir Odisseu lavado na costa. Finalmente, quando Odisseu chega em casa a Ítaca, ela o disfarça como um velho mendigo, para que ele possa vagar despercebido por seu reino e espionar os pretendentes de sua esposa. Athena também desempenha um papel crucial na vida de Telêmaco.

Quando Telêmaco quer encontrar mais informações sobre o pai, Athena aparece para ele como um instrutor de amigos e familiares, incentivando-o a buscar a sabedoria de Nestor e Menelau. Ela também envia grandes ventos para ajudá-lo no caminho. O papel de Poseidon é simplesmente tão importante. Pode ser seu trabalho estabelecer barreiras e deveres para impedir Odisseu de voltar para casa em Ítaca. Uma vez que Odisseu sombreia o Ciclope Polifemo, filho de Poseidon, esse indivíduo jura vingança contra ele. Poseidon danifica seu número, e entre seus monstros, Scylla, come seis membros da equipe de Odisseu.

Os outros membros de sua tripulação serão engolidos por Charybdis, o redemoinho de Poseidon. Finalmente, as funções de Circe e Calypso são atrair Odisseu a esquecer seu reino e, mais importante ainda, sua esposa Penelope. Calypso contém Odisseu em cativeiro em sua área por vários anos contra sua vontade, certamente. Ela o promove a se estabelecer em sua ilha para sempre e a esquecer seu reino de Ítaca. No entanto, ela finalmente o deixa seguir as ordens de Zeus. A principal razão pela qual os deuses colocaram Odisseu em grande parte em primeiro lugar foi porque ele era arrogante após sua vitória em Tróia.

O papel dos deuses (particularmente Poseidon) mostraria a Odisseu que todos os homens precisam dos deuses para sobreviver. Houve um ponto na jornada em que Odisseu foi reduzido a nada. Antes, ele não possuía equipe, nem entregava e tendo sido beneficiado pelos deuses. Foi aí que ele percebeu que os homens alcançaram a disposição dos deuses, e ele não pode muito melhor do que ninguém. Resultando de sua experiência com os deuses e de sua busca em casa, Odisseu aprende a respeitar os deuses, esse indivíduo aprende a real importância de sua família e aprende a ser humilde, sem se tornar arrogante.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.6/5 (16 votos)