A análise da teoria das janelas quebradas

Publicado em 06.08.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

>A teoria das janelas quebradas está relacionada à criminologia e trata-se dos efeitos de sinalização e definição de normas do vandalismo e dos distúrbios urbanos sobre comportamentos extra-sociais e criminais. Em geral, afirma que o monitoramento e manutenção de todos os tipos de ambientes urbanos para evitar crimes menores, incluindo o alcoolismo, o vandalismo e outros, ajudam a sociedade a criar a atmosfera necessária de legalidade e ordem. Isso significa que esse método ajuda as pessoas a prevenir crimes mais sérios no futuro.

 

Esta teoria importante foi introduzida pela primeira vez ao público em 1982 por cientistas talentosos como Kelling e Wilson. No entanto, levanta muitos debates dentro da esfera pública e das ciências sociais. Esta teoria é frequentemente usada como uma motivação eficaz para reformas específicas na política criminal. Para pintar uma imagem mais clara de sua definição e significado, imagine-se em férias com seus parentes. Então, você está dirigindo na área que não é familiar para você. Ao olhar ao redor, você vê que as janelas estão quebradas em todos os lugares e você pode ver carros abandonados e caos na rua. A primeira idéia que vem à sua mente é que essa vizinhança não é segura e você precisa sair o mais rápido possível. Você conclui que não é seguro com base em sua aparência geral e nem mesmo sabe disso. Esta avaliação pessoal foi feita por causa da teoria da janela quebrada.

É originário do famoso artigo escrito em 1982 e afirma que diferentes sinais de desordem podem levar apenas a mais desordem e caos. Os edifícios que não são reparados e têm janelas quebradas fornecerão a outras pessoas a aparência de que ninguém está no comando e ninguém se importa. Esse fato resultará em vândalos quebrando outras janelas porque eles acham que ninguém se importará.

Pense na lógica por trás dessa teoria porque é bem simples. Em cada bairro, existem controles sociais informais específicos. A maioria das pessoas policia suas próprias áreas até sentir que não é seguro fazer isso. Quando qualquer área se torna insegura para eles, eles decidem se mudar ou permanecer dentro de casa para permanecerem seguros. Este fator diminui a eficácia de informar as medidas de controle social, o que leva ao aumento das atividades criminosas. Há tanto defensores quanto oponentes dessa teoria da janela quebrada que foi implementada em algumas grandes cidades dos EUA. Seus fundamentos e evidências ainda são discutíveis, por isso serão mais desenvolvidos.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.8/5 (12 votos)