Lendo O Morro dos Ventos Uivantes Através da Teoria da Psicanálise

Publicado em 17.09.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

A literatura e as idéias psicológicas, mesmo se desenvolvidas em diferentes períodos de tempo ou em um particular antes do outro, podem ser paralelas devido à capacidade de um autor e de um psicólogo para entender a condição humana. Por isso, é possível adotar abordagens psicanalíticas de textos que podem ter sido criados muito antes de hipóteses psicológicas muito populares serem divulgadas. Alguns dos tipos de personagens do romance de Emily Brontë em 1847, Wuthering Heights, refletem a teoria da personalidade de Sigmund Freud. Wuthering Heights é o conto de duas famílias diametralmente comparadas, Wuthering Heights e Thrushcross Grange, a partir do momento em que um garoto novo chamado Heathcliff pode ser adotado e chega a Wuthering Heights. O romance identifica a história mental de Heathcliff, Catherine, Edgar e outros à medida que crescem desde crianças pequenas, passando pela vida adulta e muitos até a sua morte final. Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, desenvolveu a teoria psíquica do id, superego e espírito no início dos anos 20. Em termos simples, a identidade controla os impulsos simples e principalmente subconscientes, o próprio ego define a aderência às crenças sociais e o honnête como parte da atenção plena, e o espírito equilibra os dois, compreendendo as exigências da realidade. Três personagens de Wuthering Height, de Emily Brontë, representam as hipóteses de personalidade de Sigmund Freud, porque Heathcliff reflete o id, Edgar representa o super espírito e Catherine tenta fazer algo como o ego.

Heathcliff via Wuthering Levels representa o id da teoria da personalidade de Sigmund Freud. Freud caracterizou a identidade como simples e instintiva, existindo na área subconsciente da mente. A identificação leva alguém a buscar a satisfação imediata de um instinto e não é afetado pela lógica ou pela investigação. Heathcliff como personagem é altamente agressivo, impulsivo e deixa de levar em conta qualquer tipo de valor. Depois que Heathcliff foge, ele volta anos depois com um objetivo solitário: se vingar do meio-irmão Hindley e estar perto de Catherine. Esse indivíduo conta a Catherine sobre seu retorno dizendo: "Eu mediei esse plano", apenas para ter um vislumbre específico do rosto: um olhar de surpresa, provavelmente um prazer fingido, mais tarde, acertar minha pontuação com Hindley e depois disso, impeça a regulamentação realizando desempenho em mim mesmo "(91). Heathcliff deixou Wuthering Heights e não tem motivos para voltar depois de três anos fora. Ele pode ser dirigido, então só quer satisfazer seus impulsos simplesmente Em busca de vingança e apoio de Catherine, Heathcliff não é a causa de seu superego, pois ele não se importará com o fato de Catherine ser casada e isso tentar estar com ela será socialmente indesejável.Ele não considerará essas tentativas irrealistas simplesmente por não dar conta de seu ego. Em outra cena, Isabella, a melhor metade de Heathcliff, diz que as características de Heathcliff lhe disseram que ela sofreria tanto tempo que seu verdadeiro amor, Catherine, geralmente está doente. Isabella escreve: "He [Heathcliff] info me acusou da doença de Catherine e acusou meu companheiro [Edgar] de causar isso, prometendo que eu deveria ser a procuradora de sofrimento de Edgar, até que ele pudesse se apossar dele "(137). A inocência de Isabella na doença de Catherine é irrelevante para Heathcliff, seu instinto de violência e falta de envolvimento em ponderações racionais o levam a abusar de quem quiser. Seja anunciando sua sede de vingança, afirmando que ele executaria uma vivissecção para se divertir, maltratar pessoas inocentes ou se livrar de pequenos animais, o caráter de identificação de Heathcliff é sua característica mais específica.

Edgar Linton de Wuthering Heights reflete o extremamente ego do modelo de personalidade de três componentes de Sigmund Freud. O super espírito enfatiza a importância dos princípios morais, a internalização das regras étnicas e a adesão a costumes socialmente apropriados. Principalmente, no entanto, Edgar permanece em conflito enquanto usa o id no romance Heathcliff. Enquanto Catherine está comprometida com Edgar, ela mantém um nível de intimidade com Heathcliff. Edgar exige que ela escolha um ou outro, dizendo: "Você desistirá de Heathcliff daqui em diante, ou poderá desistir de mim mesma? Não é possível que você sempre seja meu amigo maravilhoso ao mesmo tempo, e eu absolutamente preciso encontrar qual você escolher. '"(111). Edgar, mostrando o superego, geralmente é obcecado em manter a aderência a critérios sociais e regras étnicas. Como resultado, Edgar está incrivelmente insatisfeito por Catherine não ter demonstrado total lealdade a ele e, portanto, ele apenas exige que Catherine escolha entre ele e Heathcliff.A partir dessa situação, Edgar, o extremamente ego, está literalmente em conflito com Heathcliff, o id, como Sigmund Freud os descreveu. Em outra tentativa de manter a ordem interpessoal e aderir aos padrões étnicos, Edgar interrompe completamente suas associações com sua irmã, Isabella, depois que ela desconta Heathcliff. No entanto, ele se recusa a encontrá-la, declarando: "Está fora de cogitação que eu vou vê-la: no entanto, estamos eternamente divididos, e ela realmente deveria me obrigar seriamente, permitir que ela persuadisse o vilão que ela contratou para manter o país. ¦ Minha conversa com a família de Heathcliff será tão poupadora quanto a dele com a minha. Não existirá! '"(138). Edgar não aceita Isabella se casando rapidamente com um indivíduo com uma posição social decrescente e com alguém que vive em um ambiente diametralmente oposto porque o faz. Ele vê o casamento dela com Heathcliff desde que não é socialmente desejado, então esse indivíduo corta completamente os laços com Isabella. Edgar é o inverso da identificação e parece não ter traços de uma mentalidade de identificação; de certa forma, ele mostra o superego, mantendo estrita fidelidade irrealista aos padrões culturais.

Catherine Earnshaw Linton é um ego da teoria da persona de Freud em Wuthering Height, quando a dama equilibra o id e o superego. O objetivo do ego é geralmente agir como o equilíbrio entre o ego e o id simplesmente, respondendo às demandas do id, do ego e da realidade, simplesmente, é senso comum e sabedoria. Ele funciona com base no princípio do fato, diminuindo a satisfação das necessidades imediatas para ajudar a fazer alguém funcionar efetivamente na sociedade. Catherine tenta se comportar como o ego, mas negligencia porque a dama não consegue harmonizar Heathcliff (id) e Edgar (super ego). Quando Edgar pede que Catherine se case, ela continua a sentir um amor muito bom destinado a Heathcliff, embora deva equilibrar as forças da oposição. Ela diz: "... alcançou nunca chegar a você que se Heathcliff e eu nos casássemos, deveríamos ser mendigos? Considerando que, facilmente me casar com Linton, posso ajudar Heathcliff a aumentar e colocá-lo fora do poder de meu irmão" (76). Essa afirmação mostra como Catherine está convencida de que ela pode equilibrar Heathcliff e Edgar (opostas de forma literal e psicanalítica) casando-se com Edgar e depois ajudando Heathcliff. Ela sabe que casar com Edgar é mais genuíno, apesar das exigências da identificação. Além disso, sua mulher sabe que ama Heathcliff (o id que a atrai), mas também entende que é mais socialmente aceitável se casar com Edgar (o ego extremamente apaixonado por ela). Ela até diz, quando perguntada por que ela ama Edgar: "E ele provavelmente será rico, e eu gostaria de acabar sendo a maior mulher do bairro ..." (73). Catherine, agindo enquanto o espírito, tenta estabilizar as forças da identificação (seu amor por Heathcliff) e as características do próprio ego (seu entendimento de que se casar com Edgar é um pouco mais socialmente aceitável). Sigmund Freud acreditava que, quando o ego falha em equilibrar o id e o superego, seu cérebro cria problemas de saúde mental. A morte final de Catherine ocorre logo após ela ter uma batalha com Heathcliff, através da qual ele exige que ela o traiu simplesmente se casando com Edgar. Ela se torna carinhosa com Heathcliff enquanto Edgar está na igreja. Após essa luta, ela é realmente descrita como '... toda perplexa' a dama assinou, gemeu e não conhecia ninguém "(154). Logo depois disso, ela morre no parto. Se sua incapacidade de equilibrar o id e o super espírito realmente causa sua morte, sua derrocada final é representativa de sua incapacidade de controlar as outras forças.

Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, desenvolveu uma teoria de caráter de três componentes a partir do id, espírito e extremamente ego. Esse tipo de teoria psicológica, apesar de permanecer desenvolvido anos após o lançamento do romance, é aplicável a Wuthering Altitudes por Emily Brontë. Três dos personagens centrais, Heathcliff, Edgar e Catherine, simbolizam a identificação, o ego e o super espírito da teoria de Freud. O id lida com instinto e impulso e não é afetado simplesmente pela realidade, senso comum ou honnête, e as ações de Heathcliff são dominadas por simples impulso e também não são afetadas pela ética. O superego controla a internalização dos critérios culturais e da fé em um código ético, e Edgar está definitivamente obcecado em operar de maneira socialmente apropriada e garantir que decisões morais sejam tomadas. Finalmente, o espírito é responsável por manter o equilíbrio junto com os outros componentes, considerando a realidade, e Catherine se esforça para fazer isso dentro do romance, mas falha e acaba caindo como resultado. Heathcliff, Edgar e Catherine of Wuthering Levels, de Emily Brontë, simbolizam a teoria da identidade de Sigmund Freud sobre identificação, superego e espírito. Como psiquiatra, Sigmund Freud analisou o comportamento humano e criou hipóteses de acordo.Emily Brontë não era psicóloga e havia escrito Wuthering Heights décadas antes das idéias de Freud serem impressas, mas sua capacidade de capturar a condição humana como redatora de artigos levou a seu romance a refletir os conceitos de um dos psicanalistas mais famosos da história.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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