Considerando que os dias em que o homem vivia em cavernas e lutava para sobreviver, ele se pergunta sobre o mundo que o rodeia. O que faz a luz do sol subir e se pôr? Por que agora há estações? Para onde as coisas se movem quando expiram? Para os gregos históricos, houve detalhes simples para todos esses tipos de perguntas sobre os deuses! Coisas que pareciam inexplicáveis poderiam abruptamente fazer sentido no momento em que havia deuses e deusas envolvidos. E esses testemunhos dos deuses que os gregos criaram para ajudar a dar sentido ao universo sobreviveram aos anos para se tornar uma parte essencial e preciosa do grande mundo ocidental.
Todo mundo sabe quem Zeus pode ser. Mas eles terão consciência de que Zeus compartilhou seu poder com treze de suas irmãs, irmãos e filhos? Primeiro, havia sua irmã, Hera, a quem ele escolhera dentre suas muitas esposas, sendo sua princesa ou rainha. Então havia Ares, seu filho, que tinha sido a bondade do conflito. Em seguida, Hefesto, o deus da lareira, e sua esposa Afrodite, a deusa do amor. Outro dos filhos de Zeuss, Hermes, era seu arauto dos deuses. Havia Deméter, a deusa da escolha, com sua amada garotinha Perséfone no colo. A seguir, Poseidon, o senhor do mar e amigo íntimo de Zeuss, e os quatro filhos de Zeus: Atena, deusa da sabedoria, os gêmeos Apolo (deus da luz e da música) e Artemis (deusa da caça) e Dionísio , o deus do vinho. Zeuss, a irmã mais velha, Hestia, também vivia com uma dúzia de grandes deuses. Ela era a deusa na lareira e cuidava dos fogos sagrados dos deuses. Finalmente, naturalmente, havia Hades, o senhor do submundo mais o governante dos mortos. Ele preferiu seu prédio sombrio à iluminação do mundo dos deuses e escolheu ficar lá.
Os indivíduos eram os doze deuses maravilhosos do Monte Olimpo, que reinavam com elegância a vida dos mortais abaixo dessas pessoas. Mas também existem vários deuses e deusas menores, deuses da natureza e, é claro, muitos heróis que podem estar envolvidos na mitologia tradicional, sendo Forzudo provavelmente o mais famoso deles. Os gregos acreditavam que muitas árvores experimentavam sua ninfa de madeira sólida e sempre tinham seu rio nosso deus. Era essencial orar pela aprovação dos deuses antes de passear de barco pela água ou cortar uma árvore, depois que eles falam com benefícios desastrosos. É claro que, em algumas ocasiões, mesmo quando tomei a precaução de tentar conciliá-los, os deuses podem estar de mau humor e decidir permitir que um humano sofra, existem muitos testemunhos como esse na mitologia grega.
Então, o que executou todos esses deuses o dia inteiro, além de relaxar em seus palácios seguros? Muito bem, era a idéia dos gregos antigos que seus deuses estavam ligados a todos os aspectos da vida cotidiana humana, que eles vigiavam tudo o que estava acontecendo, incluindo momentos em que prendiam sua mente às vezes para ajudar um fã amado, outras vezes para se vingar de um humano que ignorou essas pessoas e, às vezes, simplesmente para seu próprio lazer. Havia muito medo e desconfiança ativos no relacionamento romântico dos gregos com as divindades, mas eles acreditavam, usando todo o coração, que os deuses existiam, e que eles guardariam e cuidariam dos apaixonados.
Algumas facetas da religião grega parecem bárbaras e ridículas para o observador moderno, mas isso não é realmente para as pessoas julgarem. A importância da religião da língua grega antiga não se situa em sua fidelidade quase cega aos deuses, mas na contribuição para os livros modernos da mitologia tradicional. Essas histórias de deuses e deusas interagindo com os mortais ainda são familiares, mas ainda desfrutadas, simplesmente por seres humanos em todo o mundo, milhares de anos depois de terem sido escritas e contadas apenas como simples histórias para explicar o inexplicável da vida.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.