Revisão do filme de animação The Wall-E

Publicado em 18.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

Wall-E é um tipo de filme animado de animação científica, dirigido por Claire Stanton em 2008. O filme retrata adequadamente as conseqüências concebíveis do consumismo e também a dependência da tecnologia. Enquanto outros culpam a tecnologia por ser o inimigo dos seres humanos e deste mundo, mas de seus indivíduos que se transformarão em seus próprios inimigos. O filme chama a atenção para o fato de que o consumo excessivo de recursos e a dependência da tecnologia são definitivamente devastadoras para levar os seres humanos e a terra, principalmente porque o consumismo pode tirar o meio ambiente de seus métodos naturais e torná-lo inabitável para as gerações futuras, enquanto a tecnologia é produzindo-nos inúteis. Ações como o consumismo ameaçam a existência deste planeta e a tecnologia pode resultar em uma sociedade onde os humanos se transformarão em robôs irracionais e eles não se importarão mais com nada e os robôs provavelmente serão mais humanizados como Wall-E e EVE.

O Wall-E será colocado 700 anos no futuro. Na foto de abertura, vemos o fundo infinito do universo, onde milhões de estrelas e galáxias estão girando com conforto. Essa visão calma pode ser rapidamente intervida quando o diretor usa imagens de alto ângulo e amplia o zoom dentro da câmera, cortando nuvens significativas de poluição atmosférica apenas para desvendar o mundo solitário que foi ao mesmo tempo inibido por seres humanos. Os fascinantes tons de verde da floresta e da grama e as tonalidades coloridas do oceano foram substituídos por tons amarelados e escuros de metal enferrujado. Esse efeito de coloração é definitivamente escolhido pelo diretor para apresentar o modo sombrio mais o fato de que algo errado aconteceu. Se ele optou anteriormente por cores vivas, elas terão interpretado prosperidade e alegria, o que não é o caso aqui. À medida que o diretor continua tirando fotos de câmeras em ângulo excessivo para delinear a presença escassa da terra, vemos numerosos edifícios que, por sua vez, acabam sendo pilhas de lixo. Não há absolutamente nenhum sinal de vida e é bastante claro que o planeta foi deixado para trás. Do ângulo de cima, vemos um objeto em movimento, que é o Wall-E, que está compactando o lixo em cubo e empilhando-o em arranha-céus.

Wall-E é na verdade um robô compactador de lixo e, com seus olhos binoculares, Stanton chama a atenção para a multiplicidade de pensamentos nesses olhos que lhe dão um tipo de personalidade. Além disso, o diretor de fotografia Roger Deakins e o supervisor visual de FX Dennis Muren exibiram um incrível trabalho em equipe para fornecer detalhes reais da foto Wall-E usando as luzes associadas à fotografia de ações ao vivo. Entre as cenas iniciais, podemos testemunhar absolutamente a sensação de ver fotografia. Por exemplo, quando Eva desce sobre a terra, a câmera se move tão rapidamente que parece perder o foco por um segundo. Stanton não desiste aqui. Ele ainda verifica as incertezas de sua audiência de que o planeta pode ser inabitável, dando a Wall-E uma barata animal. Ele poderia ter escolhido um rato bonito ou talvez um rato, no entanto, ele escolheu uma barata, porque ela é capaz de passar por qualquer tipo de tragédia.

Enquanto o filme avança, todos nós testemunhamos a chegada de EVE que comparou com o écourté, desatualizado e enferrujado Wall-E, parece moderno, avançado e novo. Apesar do fato de ela ser construída com armas, Wall-E se apaixona por ela e se esforça ao máximo para conseguir sua atenção. Stanton alcança significativamente esse tema de apreciação na metade do filme, sem usar nenhum tipo de diálogo. Esse indivíduo consegue com sucesso, empregando fotos em close para enfatizar os sentimentos nos olhos de Wall-E e, ao mesmo tempo, o reflexo da EVE em seus olhos. Stanton, mais uma vez, triunfa na obtenção desse motivo, usando o isqueiro como chave para traduzir o tema do amor. Em um campo sedutor, ele aproxima a câmera dos olhos de Wall-E para mostrar a expressão de chama que é representativa para despertar o amor pelo fogo, embora Wall-E pareça a mesma distancia de EVENT.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.