Trecho do artigo:
As instituições culturais são definitivamente os blocos de construção mais importantes das sociedades. Eles são os fundamentos estruturais da vida social individual. As empresas sociais "ordenam e estruturam o comportamento dos indivíduos nas regiões centrais da sociedade" (Verwiebe e. D., G. 1). Parentesco, religião e política são exemplos de instituições sociais que dominam a vida dos indivíduos. No entanto, por baixo das instituições sociais mais fortes estariam os valores e normas da sociedade. É por isso que diferentes etnias podem possuir instituições culturais semelhantes (como fé, política e família), mas esses estabelecimentos parecem muito diferentes. Além disso, a posição de cada instituição em uma sociedade pode variar. Por exemplo, as crenças religiosas desempenham uma posição central em algumas sociedades, mas não em outras. Instituições sociáveis mudam com o tempo e, às vezes, dramaticamente. O patriarcado, por exemplo, é uma instituição social comum a um grande número de culturas, mas está sendo cada vez mais desafiado por essas mesmas sociedades. Da mesma forma, o estabelecimento da vida conjugal está sendo questionado principalmente porque simboliza as crenças patriarcais. Quando as instituições sociais são fundamentais, enquanto as ligadas à família ou talvez à religião mudam, os benefícios podem ser notáveis e ocasionalmente violentos. A mudança de instituições sociáveis pode causar efeitos sérios não apenas em toda a sociedade, mas também nas pessoas e em suas próprias jóias psicológicas e sociais.
O gênero é outro estabelecimento social que é frequentemente dado como certo, que se acredita estar incorretamente ligado diretamente ao sexo neurológico. No entanto, as maneiras pelas quais várias culturas "fazem" o gênero se tornam institucionalizadas. A heterossexualidade é, por exemplo, uma instituição social na maioria das culturas. No entanto, existem algumas nacionalidades nas quais existe uma visão mais aberta, tolerante ou fluida da libido. Dessa maneira, instituições sociais boas e óbvias em uma cultura podem não estar em outra. A maioria das sociedades possui tarefas e normas de gênero relativamente estritas, com rótulo de trabalho e status social diferenciado conferidos dependendo do gênero.
As estruturas e instituições políticas são pedras angulares provenientes de todas as sociedades. Também em pequenas civilizações tribais ou orientadas para o parentesco, há algumas hierarquias que permitem a lei e a ordem. O poder é a dimensão mais essencial do estabelecimento social de políticas governamentais. A política se transforma nos meios pelos quais as pessoas expressam todo o seu poder. A energia elétrica pode ser compartilhada entre todos os associados de uma sociedade como nas democracias, ou talvez o poder possa ser investido nas mãos de alguns poucos selecionados que governam com firmeza e autoridade sobre a grande maioria das pessoas. Está intimamente ligado às políticas governamentais
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.