Escondendo-se atrás das atraentes histórias de heroísmo e dos grandes manuscritos de idéias, a criação e o sucesso das cidades-estados da língua grega antiga não aconteceram de repente nem com facilidade. Ao contrário de diferentes culturas contemporâneas como o Egito ou a Mesopotâmia, os antigos gregos não possuía a classe alta de solo fértil de uma cova de rio para agricultura. As várias cadeias de montanhas também não proporcionaram a oportunidade de união entre os vários povos que ali viviam. No entanto, o Mar Egeu acabaria sendo o salvador de muitas cidades-estado em potencial, que agiam como seu método para obter comida, água potável e transações. Movendo-se para as planícies férteis de 1100 a.C. a 800 a.C. durante a Idade das Trevas, os gregos antigos teriam sucesso inicialmente em poleis isoladas, onde cultivariam suas próprias civilizações separadas. Uma dessas polis que acabaria por chegar ao poder, que supera todas as outras da Grécia antiga, é o estabelecimento inicial estabelecido pelos jônicos em Attica, Atenas. Semelhante a outras civilizações de seu tempo, Atenas começou como uma teocracia.
No entanto, os atenienses acabaram respeitando a inteligência humana mais do que os seres divinos, embora a religião não tenha desaparecido completamente. "Como o racionalismo da língua grega antiga obteve influência, as crenças e restrições religiosas tradicionais foram feitas para obedecer mais ao usar exigências da razão ou talvez tornaram-se lentos através do esquecimento e desuso. "Grandes pensadores para o seu tempo, os antigos atenienses seriam um dos principais a reiniciar os valores do desamparo do ser humano contra os concílios divinos ou as vontades de deuses e demônios. Em vez disso, os atenienses posicionam sua sociedade sobre os fundamentos do racionalismo, nos quais lógica e razão ditam tendências e decisões humanas. Com uma sociedade contemporânea estabelecida sobre os fundamentos do racionalismo, os atenienses poderiam conceber um tipo radical de governo que atuaria como um de seus tipos de conquista e orgulho, a democracia. A estrada que acaba contribuindo para o grande governo de obter Atenas, mas tem muitos obstáculos.
Atenas passou por um grande número de transições no governo, de "governar por um rei (monarquia), governar simplesmente por classe alta (oligarquia), orientação por um homem que também tomou posse de energia elétrica (tirania) e governar por pessoas" (democracia). "Cleisthenes", um aristocrata simpático à democracia "estabeleceu a democracia como um tipo permanente de governo em Atenas, juntamente com a introdução do ostracismo e a criação com a Assembléia", a autoridade suprema no ponto aberto a todos os homens. cidadãos ". Após as guerras persas, a democracia ateniense se fortaleceu, construindo o conceito de isonomia e o Conselho dos Quinhentos. Os civis floresceram na atmosfera pessoal, embora realmente os aristocratas governassem a vida política. Embora Atenas represente uma excelente posição entre as outras cidades-estados tradicionais, não estava absolutamente sozinha. Poleis diferentes prosperariam através da faixa etária helenística, um tempo de grande progresso e também de violência e tragédia, especialmente Esparta.
Rivalizando ambos igualmente termos de força militar e influência política, Esparta era o principal atacante de Atenas. Saudando os antigos dórios que se satisfaziam na península peloponnesiana, os espartanos encontravam-se praticamente em qualquer coisa oposta aos ideais atenienses. Os espartanos eram uma raça altamente militarizada, o foco principal da existência de qualquer espartano centrado no estado. Se a pessoa era obviamente um soldado altamente qualificado para o campo de batalha ou talvez um escravo criando cerâmica, todos os esforços foram feitos para beneficiar o estado. Esparta foi desligada, sua impressão de flexibilidade significava liberdade e também a e contava mais em poder interno. A cidadania foi concedida a pessoas nascidas em Esparta com uma linhagem que remonta aos colonos dóricos originais. Spartis, no entanto, em última análise, elevado em status, Simply by 500 B. C. Sparta o faria porque o líder do Grupo Peloponnesiano, uma conexão das cidades-estados do sul da Grécia cujas forças terrestres haviam sido superiores às de qualquer mistura de cidades gregas. Esparta, no entanto, estava focada em proteger onde está, não em crescimento. Cauteloso e muitas vezes medroso. Tempas via a liga pequena do Peloponeso como um instrumento musical para proteção, em vez de agressão generalizada. Testemunhar a Liga Delian de Atenas começa a crescer em todo o Mediterrâneo, apenas fabricando Esparta ainda mais cauteloso. Os cenários conflitantes de liberdade, cidadania e proteção em comparação com a expansão podem finalmente afundar tanto a enorme Liga Delian de Atenas quanto a Liga Peloponnesiana de Esparta na guerra.
Finalmente, em 431 N. C., as forças terrestres do Peloponeso invadiram e queimaram diretamente a Ática.Em resposta ao primeiro a ter morrido nesta nova guerra, a ser convocada após a Guerra do Peloponeso, Péricles decide falar em nome dos soldados mortos. Reconstruído e anotado no livro de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso, escrito trinta e um anos após a ocorrência, o discurso de Péricles destinava-se às posições mortas de Atenas como um modesto gesto de honra e louvor aos soldados que caíram em combate. Uma cerimônia formal de casamento realizada solenemente pelos atenienses durante todas as guerras, o ato dessa cerimônia de enterro demonstra que esses rituais são estruturados na instituição e na tradição, e não na responsabilidade religiosa. Em vez de falar mais sobre tópicos de morte e honra, Péricles volta sua atenção para o estado mais recente de Atenas, pelo qual ele proclama que o estado de Atenas é o mais importante: "'Permitam-me dizer pessoalmente que nossos corpos de governo [democracia] não apoia os estabelecimentos de nossos vizinhos. É ainda mais o caso de sermos um modelo de outros. "'
O que Péricles mostra claramente os elogios à democracia ateniense e seu brilhantismo a outros como um modelo. Esse indivíduo continua falando sobre o modo de vida e a emoção atenienses, e posiciona Atenas ainda mais como a altura do mundo. Na próxima seção de seu discurso, Péricles processa falar sobre Esparta, em muitos tópicos distintos, por meio de estratagemas militares, à educação dos jovens e até com base na coragem. Ele mina a santidade da bravura espartana, chamando isso de "induzido pelo estado" comparado ao valor "natural" dos atenienses. Péricles enfatiza que, ao contrário de outras cidades-estados da Grécia Antiga, Atenas leva a sério o papel de residentes em seu governo federal ", 'normalmente não dizemos que um homem que geralmente não deseja política é um homem que tem seus próprios negócios. , dizemos que ele não tem nenhum negócio. '' Pericles faz várias declarações para declarar que a política é o motivo de Atenas e o que faz um homem valer a pena entrar nela. Para retornar ao seu ponto de vista da grandeza ateniense, Péricles menciona os bons motivos de Atenas com seus amigos e vizinhos "fazendo muito bem aos outros, certamente não recebendo bem de seu site". Do ponto de vista ateniense preconceituoso, esse pode ser o caso, como Atenas criou a Liga Delian para proteger as cidades-estados mais fracas através de ataques estrangeiros. No entanto, de fato, os poleis menores não preferiam o imperialismo ateniense, pois acreditavam que Atenas estava apenas usando essas pessoas para obter lucro (o que elas serão).
Péricles diz suas palavras e frases de conselho ao pai e à mãe, nas quais eles devem se orgulhar de obter esses tipos de parentes honoráveis, aos irmãos que suas realizações particulares quando vivas nunca se comparam ao sacrifício dos caídos, e às mulheres a glória é fantástica, mas sob nenhuma circunstância está acima do homem. Geral, o discurso de Péricles atuou como um instigador de satisfação e bem-estar para muitos outros atenienses na época, mas agora enfatiza o nível de patriotismo que alimentou a democracia ateniense. O que poderia mais tarde acabar sendo chamado de "Era de Péricles", a democracia ateniense mostrou-se útil com tanto sucesso quanto somente porque, como afirmou Péricles, os cidadãos estavam tão envolvidos em atividades políticas. A falta deliberada de outras cidades-estado e os elogios de "ser um modelo" para os outros mostram as falhas da arrogância ateniense, como mostram as indicações iniciais de arrogância e o símbolo tendencioso em relação à hegemonia ateniense na lista do Grupo Delian. A maior recompensa de Péricles para Atenas demonstrou a potência da lealdade ao seu expresso, e também o quanto a lealdade pode levar a sociedade a desmoronar se os cidadãos não mais colocarem sua energia necessária para manter uma sociedade tão boa.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.