Antígona: Uma heroína satisfaz seu infortúnio

Publicado em 18.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 7 minutos

Não é necessariamente frequente no equívoco ou na tragédia grega que uma mulher seja encontrada descrita como um herói trágico. No entanto, Sófocles faz do herói de sua Antígona, a terceira e última peça no tema da vida de Édipo, uma mulher. E embora isso certamente esteja fora de contexto para o desfrute grego, ainda hoje é considerada uma das melhores tragédias gregas que já foram criadas. O herói trágico desse drama é Antígona, o personagem do qual a peça vem seu título. Isso é comprovado pela realidade, não apenas ela é a parte principal da peça, mas também possui qualidades específicas do trágico personagem principal. O que parece ser menos essencial na identificação do herói trágico nessa peça, na verdade, é se o herói é ou não definitivamente masculino ou feminino, o que é surpreendente devido às tendências misóginas da maioria das histórias da língua grega antiga. Exatamente, o mais importante serão as três principais características em relação à composição do herói trágico. Primeiro, é importante que o herói seja descendente nobre. Segundo, o herói deve ser julgado pelo público (cuja opinião geralmente se baseia na opinião do Coro) como uma pessoa boa e justa. E terceiro, o herói precisará ter uma falha trágica, sem ela, não há complicações notáveis ou talvez resultados trágicos. Antígona realmente tem a capacidade de três dessas qualidades, e assim é uma entre poucas heroínas trágicas.

A primeira qualidade de qualquer personagem principal trágico, o nascimento nobre, fica contente pelo fato de Antígona estar entre os quatro filhos de Édipo: Polinices, Étocles, Ismene e Antígona. Édipo, cujo estilo de vida, amigos e família como um todo são o principal ponto focal de Sófocles Antígona e suas duas peças anteriores, é o rei de Tebas na maior parte de seu estilo de vida adulto. Em Édipo, o segundo desfrute de Ésquilo perdeu a trilogia Theban, é onde aprendemos os melhores detalhes que foram compreendidos antes da apresentação. Certos pontos, como: que foi previsto que Édipo poderia matar seu pai e dormir junto com sua mãe, que inconscientemente esse indivíduo matou os dois, são relatados na peça de Ésquilo, e são assumidos desde o conhecimento geral em Sófocles Édipo, o Governante. (Grene, 108) E da mesma maneira é o conhecimento de Édipo chegando à banheira, resolvendo o enigma da maravilhosa e horrível Esfinge, dada como certa. Isso faz dela a rainha de Tebas até o ponto em que Édipo concede o trono a Creonte, seu cunhado e tio. Além disso, alguém aprende em Édipo, o rei, que Édipo também foi filho adotivo de Polybus, o Governante de Corinto. Portanto, no caso de ele realmente não ter saído de Corinto, seu alcance ainda pode ter sido considerado de nascimento razoável.

Assim, tendo um nascimento louvável, ela também deve ser uma boa pessoa e, pelos padrões do Coro, ela realmente parece fazê-lo. Sua existência, através de Édipo em Colonus, o segundo de Sófocles assume Édipo, consiste em cuidar de seu pai recentemente cego e banido com a ajuda de sua irmã Ismene. Assim, se é dedicada ao pai, a menina revela um aspecto de sua bondade e devoção. Através desta peça, Édipo diz ao seu filho mais velho, se essas crianças não tivessem nascido recentemente para mim para meu conforto pessoal, na verdade eu ficaria morto. (Jebb, Édipo em Colonus, linha 1366) Ela também mostra sua interminável devoção a sua família em Antígona, uma vez que ela não deixa seu irmão Polinice ser desonrado, deixando seu corpo desenterrado. Seus irmãos morreram lutando contra a outra pessoa, e Eteocles, que lutava ao lado de Creonte, ficaria com elevações enquanto Polineices permanece sem ser varrido, sem enterrar, um belo tesouro para as galinhas que o encontram, para a alegria da festa. (Grene, 182) Essa ação de lealdade também é preenchida com muita coragem, pois Creon comprou o memorial, continue dessa maneira, e se algum cara for encontrado tentando enterrar os corpos, eles serão sacrificados. por apedrejamento em geral. (Grene, 182) Sófocles coloca esse tipo de coragem em oposição a uma personalidade como Ismene, que parece ser dedicada à sua família antes que a idéia de permanecer morta seja lançada. Rapidamente, ela não fica mais feliz em ajudá-la aos pobres sem vida. irmão. Além disso, a coragem de Antígona parece se tornar mais intensa, já que ela é uma mulher contra a lata de homens eficazes, como Ismene destaca quando diz: Você deve saber que somos apenas mulheres, certamente não destinadas à natureza para lutar contra homens, e isso somos dominados por aqueles que se encontram mais fortes. (Grene, 183) Após essa conversa com a irmã, Antígona repreende sua irmã por permitir que outros cheguem entre ela e sua devoção à família, embora certamente não muito rápido.Outro dos atributos de Antígona é definitivamente sua capacidade de ouvir. Coisas pequenas, como a chance de ouvir e ter a mente aberta, são muito importantes na concepção dos espectadores sobre se um personagem é justo ou não. Por exemplo, Antígona contrasta melhor com Creon na peça, cujo orgulho geralmente tira vantagem dele e geralmente parece impedi-lo de tomar uma boa decisão. Por exemplo, toda vez que uma sentinela diz a Creon que um indivíduo tentou enterrar Polyneices, ele rapidamente acusa a sentinela de realizar essas ações pessoalmente, por dinheiro, sem sequer considerar por que um homem pesquisaria sobre si mesmo por um delito cometido. a consequência da morte. Da mesma forma, ele acusa o vidente Tiresias de atualmente pegar dinheiro para profetizar contra as ações dos Creons quando ele diz que toda a variedade de profetas, sem dúvida, ama dinheiro. (Grene, 221) Essa virtude do discernimento, que Creon carece, juntamente com sua lealdade, coragem e visão de justiça, será o que ajuda a torná-la uma ótima pessoa aos olhos da platéia.

O único atributo que resta para provar que Antígona é uma heroína trágica é a sua falha trágica, pois todos os heróis trágicos foram pegos. A desvantagem de Antígona está dentro da mesma faixa que seus pais. Antígona é uma pessoa completamente honesta, que não vê nenhuma honra em recuar do que está ciente de que é certo, o que agirá como sua ruína. Em nenhum momento Antígona esconde seus sentimentos. A senhora diz a Ismene que a garota covarde por não empreender o que é correto, e a senhora lembra Creon de seus pecados, embora ela enfrente a morte por suas mãos. E quando ela é levada para a prisão, ela se recusa a chorar pelo amor de Haemon, o que ela não terá, pois isso a fará parecer fraca. No entanto, isso simplesmente prova que ela está mais apegada ao castigo que Creon lhe concede, demonstrando ser sua ruína e, ao mesmo tempo, descrevendo cada vez mais a coragem que a dama exibe.

O choro que a garota libera no final de sua vida, quando sua tarefa é executada e quando a garota não deve mais ser a última em força de espírito, mostra a ideia de que ela ainda é uma mulher. Essa é a beleza natural de Antígona como um herói trágico. Essa senhora tem todo o poder que os gregos históricos poderiam atribuir a um homem, mas continua a carregar a suavidade da mulher. Dentro de uma sociedade cuja cultura depende da mitologia misógina, Sófocles criou uma alma feminina que pode ser rivalizada por nenhuma outra tragédia tradicional. Em nenhum outro lugar a poesia do universo antigo foi incorporada e tão elevada, aproximadamente bonita, um grande amor e devoção da mulher. (Jebb, Comentários, introdução 14). Assim, Sófocles torna possível que as mulheres de longevidade sejam consideradas mais do que apenas sedutoras e bruxas que não são confiáveis no grego.

Antígona tem todas as características de um personagem principal trágico e pode ser considerada a heroína inicialmente ótima. Sua coragem, senso de justiça e fidelidade eterna aos membros de sua família são os que lhe conferem esse status. De certo modo, o puro poder de suas convicções oferece a ela uma grande essência de martírio. No entanto, a mesma cabeça forte que apertou o laço com tanta força ao redor da garganta do pai, trouxe um destino semelhante para ela. Sem essa desvantagem, porém, ela nunca poderia se tornar um líder no sentido em que é, ou seja, um trágico. Muitos desses atributos combinados são o que lhe dá a capacidade de não apenas ser vista pelos gregos como igual nos homens com a peça, mas também, através da vingança de sua perda de vida pelos deuses, ela os levou de frente E ganhou. A família completa dos Creons é demolida, cada uma por meio de uma palma da mão. No entanto, esse é realmente o único destino que pode advir da perda de vidas de um líder. E, embora seja muito importante que a sua mulher morra, a morte dela provavelmente não é deixada para trás. Portanto, é o destino de um herói trágico.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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