O impacto da rebelião de Taiping na China

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 7 minutos

Rebelião Taiping em fornecedores chineses

A revolução de Taiping foi um distúrbio político e psíquico completo que provavelmente foi a celebração mais importante na China e tiawan durante o século XIX. A rebelião foi obviamente uma guerra civil maciça no sul da Cina, de 1850 a 1864. Foi uma moção milenar contra a dinastia governante Manchu Qing. A rebelião enrugou 17 províncias e exigiu cerca de 20 milhões de vidas. Também alterou irrevogavelmente o império Qing. Este documento de análise avalia em informações as causas da rebelião, as ações do doj que aconteceram durante a rebelião e os efeitos da rebelião a Cina como terra.

A rebelião de Taiping começou sob a influência de Hong Xiuquan, que viveu de 1814 a 1864. O melhor da revolução foi consideravelmente influenciado pelos ensinamentos cristãos, e foi dito que ele teve muitas visões de Deus. Xiuquan tinha o fato de que ele era filho de Deus e um jovem irmão de Jesus, que foi enviado para reformar a China. O amigo de Hong aproveitou as idéias de seu amigo e organizou um grupo religioso que adorava Nosso deus na China e em tiawan. Hong decidiu se juntar ao grupo religioso entre os camponeses carentes de Guangxi em 1847. 3 anos depois, após ingressar no grupo religioso, Hong liderou a rebelião que era um conflito mortal na história (Michael, 1966).

O Reino Celestial de Taiping estabelecido por Hong tinha sua capital em Nanjing. Os serviços militares do reino controlavam a maior parte das partes do sul da China juntos, para orientar mais de 30.000.000 de pessoas. A rebelião foi baseada na agenda de reformas sociais entre o povo, igualdade na sociedade e substituição de outras religiões como o budismo, mais a religião do povo chinês pelo cristianismo. As mudanças culturais deveriam permitir o compartilhamento e a igualdade de propriedades para as mulheres que durante esse período eram consideradas um grupo minoritário no mundo.

Valores de Taiping

Aqueles que participaram da rebelião de Taiping tiraram todas as suas crenças de diferentes recursos. Suas crenças refletiam o antigo confucionismo, mas outros também eram de seus escritos tradicionais que se referiam a atividades e sistemas na história de Cina que de maneira alguma eram praticados. A rebelião também extraiu várias crenças nos países ocidentais. A mistura de idéias de diferentes raízes fez a resistência ao trabalho sob influência muito segura, simplesmente porque eles introduziram sugestões que nunca foram discutidas antes. Por causa de sua nova invenção de idéias, os Taipings garantiram a seus entusiastas um sistema completamente novo. Eles tinham um software inovador que era muito amplo. O programa tratou dos fatores por trás da rebelião, incluindo reformas sociais, noções de compartilhamento de casas e localização igual para as mulheres. Da mesma forma, a rebelião teve maneiras de ajudar a combater o uso indevido de ópio, tabaco e álcool que estavam se arrastando para trás da China, como resultado do significado à saúde. Acima de tudo, a reforma do cronograma de trabalho e a reforma literária ao lado de uma nova organização militar política da sociedade foram outras táticas que a rebelião havia estabelecido. As reconstruções foram baseadas nas origens cristãs que eram então os usuários do grupo (Foster, 1951).

A China era tão grande e as autoridades tiveram dificuldade em controlar seus domínios. Apresentando o número de revoltas no século XIX, eles colocaram uma questão à sugestão que também foi enfraquecida simplesmente por questões demográficas e invasões internacionais. Com a rebelião, as políticas governamentais, as conexões sociais do mundo e a vida econômica foram todas interrompidas.

Yang Xiuqing, que tinha sido o ministro de Estado de Taiping, tentou tomar grande parte da eletricidade de Taiping, uma situação que levou Yang e muitos de seus seguidores a serem mortos. Hong comandou o assassinato de Changhui, o general que matou Yang, vendo que ele começou a se tornar arrogante. O assassinato do primeiro general levou ao medo entre diferentes generais, incluindo Shi Dakar, que até abandonou Hong por medo de sua vida. Shi Dakar levou com ele a maioria dos seguidores de Hong. Uma tentativa dos Taipings de recuperar suas forças em 1860, ao tomar Xangai, foi interrompida pelos tradicionais serviços militares treinados no Ocidente, que provaram ser sempre bem-sucedidos durante qualquer guerra. O exército foi comandado pelo bucaneiro americano Fredrick Townsend Ward algum tempo depois, foi pelo oficial do Reino Unido Charles George. Hong começou perturbado e esse indivíduo recusou todos os apelos para fugir. Esse indivíduo decidiu se dedicar ao suicídio em junho de 1864 antes mesmo de instalar seu filho de 15 anos como Tianwang. A resistência rotineira prosseguiu em outros elementos da China até 1868 (Ch'en, Michael e Chang, 1966).

O grupo religioso de Taiping deu muito pouca atenção às dicas de compaixão, perdão e redenção do Novo Testamento. Os cristãos de Taipang destacaram o colérico Deus do Antigo Testamento, que exigiu louvor e obediência. Ações más como prostituição, adultério e escravidão eram proibidas como na Bíblia do Antigo Testamento. A rebelião de um novo exército bem organizado, com regras rigorosas que regulam os soldados que estavam de serviço. Foram dadas vantagens para os soldados que eram leais à rebelião. Por um nível durante a rebelião, aproximadamente 95.000 seguidores de Taipang recomendaram a morte para a captura.

O confucionismo influenciou bastante a religião de Taipang, embora muitos de seus próprios empréstimos usando suas religiões tradicionais possam ter sido profundezas da mente. A propaganda e a redação de ensaios na rebelião dependiam tanto do confucionismo quanto do cristianismo. Os chineses poderiam, portanto, muito facilmente aceitar Nosso deus como figura paterna, uma vez que o culto aos antepassados é uma prática comum a todos eles há muitos anos (Edkins, 2013).

O estilo dos Taipings era coletar um exército e incitar a população à rebelião. Eles tiveram sucesso inicialmente quando capturaram Hupeh, depois de serem salvos na cidade de Yungan pelas milícias do imperador. A rebelião de Taiping chegou a tentar, na mesma campanha, capturar Kwangsi e Hunan por nunca serem bons. O sucesso inicial foi equilibrado por várias derrotas pelas práticas de marinha, onde o imperador estava muito bem equipado com melhores fontes de materiais. Inicialmente, o objetivo dos Taipings era ter Nanquim e espalhar todo o seu domínio por toda a China. A rebelião conhecia muitos desafios, como mudar de líder e ser significativamente faccionada. Os reis da rebelião de Taiping foram selecionados com base na castidade e lealdade ao cristianismo. Por exemplo, Yang Hsiu-Ch'ing conseguiu se tornar o rei oriental algum tempo depois, era o chefe de toda a área. Ele era inicialmente um vendedor muito, mas devido à sua devoção e pureza, esse indivíduo se tornou o rei de todo o império. Inicialmente, a resposta dos manchus à rebelião de Taiping foi comparativamente direta. Os chefes de Hung Hsiu-Chuan e Ch'en-Huan pairavam sobre a entrada de Pequim até se decomporem. Essa foi uma das principais lições para a rebelião, embora houvesse muito mais tremores secundários. O governo federal de Manchu não pôde suportar a dor de cabeça provocada simplesmente pela rebelião de Taiping.

Efeitos da rebelião

Embora a rebelião tenha acabado como uma incapacidade técnica, mudou a maneira como os chineses governavam. A rebelião gerou devastação e perda de vidas, tornando uma área outrora fértil diretamente no deserto por centenas de anos. O governo ficou consideravelmente abalado com a retirada do imposto sobre a terra, já que o terreno não era mais produtivo por um longo tempo. Tinha que confiar nas tradições marítimas adotadas por operadores de interface não chineses e na venda de edifícios de escritórios na administração. O governo precisava operar com muitas empresas para aumentar o dinheiro limitado instalado a partir de fontes limitadas.

A queda da dinastia Ch'ing na década de 1900 causa efeitos estrangeiros na China e tiawan, que melhoram a economia do país em todos os aspectos. Varejistas e revendedores que faziam parte da dinastia Manchu chegaram à China em grande número, um cenário que resultou no Japão se tornando o poder dominante perto de sua vizinhança. A China foi modernizada a partir do norte e nordeste da China e se espalhou para outras partes do país (Evans, 1999).

A China foi trazida para perto do mundo restante simplesmente por todas as tendências inspiradas pela rebelião de Taiping. A rebelião compartilhou quase todas as idéias do fato de que concorrentes de liberdade mundialmente famosos haviam usado para trazer modificações. A rebelião, portanto, mudou a face da China desde que a escravidão e a venda de mulheres foram proibidas. A luta contra atividades como prostituição e parcerias arranjadas mudou a China para um mundo onde existe independência.

A rebelião de Taiping teve uma posição importante no fechamento da perspectiva isolacionista da China. Um grande número de rebeliões que se seguiram à sua rebelião em Taiping compartilhou as emoções e idéias instaladas na visão de Taiping. A chegada de coisas novas e estranhas, longe das antigas formas ancestrais, fez da China e da tiawan uma sociedade composta de uma ampla gama de opiniões.

Em resumo, a rebelião de Taiping foi uma atividade religiosa combinada com um nacionalismo oriental anti-manchu. Os líderes da rebelião foram motivados a resolver as questões de exibição de propriedades, igualdade na China e abuso de tabaco e álcool. O serviço armado de Taiping tentou conquistar a Cina do Norte, mas fracassou, embora sua própria luta por mudanças realmente tenha ajudado a trazer mudanças nos fornecedores chineses depois.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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