Biografia de Diego Velazquez

Publicado em 19.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 5 minutos

Biografia

>Diego Rodriguez sobre Silva e Velázquez (1599-1660)

O pintor de língua espanhola de ascendência portuguesa, nascido em Sevilha. Quando justin tinha 14 anos, começou a estudar sob Francisco Pacheco, um artista indiferente em cuja filha se casou.

No começo, trabalhando em estreita colaboração com a sua vida, ele decorou momentos de gênero, como interiores de cozinhas, com figuras e objetos com profundidade realista. Os sólidos contrastes do sol e do tom lembram o claro-escuro de Caravaggio, tornando-se simplesmente conhecido na Espanha. Em 1622 e 1623, Velázquez visitou Madri, onde pintou seu primeiro retrato de Filipe IV, o que resultou em sua visita como pintor da corte e em outras sessões mais ou menos honoríficas à medida que sua reputação cresceu.

Rubens freqüentou Madri em 1628. A grande influência permitiu que Velázquez fizesse uma visita de dois anos à Itália (1629 a 1631), o que resultou em um abrandamento na dureza de seu estilo inicial: as cores começaram a aparecer nas sombras, a luz e o espaço começaram a ser suas preocupações, enquanto a gama de temas foi ampliada.

Ele começou novamente sua colocação como pintor hoheitsvoll em seu retorno. Nos retratos reais, ele evita a bajulação, mas os infantes e infantas possuem frescura e charme, apesar de suas roupas sofisticadas e formais.

Velázquez era um grande representante assíduo, ansioso por favores nobres, embora seu tratamento com seus profissionais seja imparcial. Em sua peça de luta que acabou de sobreviver, a Rendição de Breda (1634-1635), a compaixão cavalheiresca retratada no estado de espírito dos vencedores aos derrotados dá à humanidade uma imagem quase não identificada em obras de arte desse tipo.

Onde ele é menos inibido pelo simples assunto, e. g. em suas fotografias de bobos da corte e palhaços (notavelmente a mudança de Calabazas, 1637, no Prado), ele é o mais confiável em incorporar o realismo à interpretação do caráter. O trabalho limpo e solto das vistas dos jardins dos Medici Home, dois de seus raros cenários, indica um desenvolvimento estilístico para o qual sua segunda visita à Itália (1648-1651) pode ter contribuído.

Até o último período pertencem as obras-primas O Banheiro de Vênus (O Rokeby Abendstern, pintado na Itália, seu único nu, agora dentro da Galeria Nacional, em Londres), as impressionantes fotos de seu servo mulato Juan sobre Pareja (1649, Novo York), Papa Inocêncio X (1650, o assunto dizia 'troppo vero'), Dama de Honra (Las Meninas, 1656, no Prado, Madri), votada em 1985 como 'a maior pintura do mundo' simplesmente por um painel internacional de especialistas e The Tapestry Weavers (Las Hilanderas).

Velázquez era um artista veloz, mas não muito prolífico: de cento e vinte e cinco telas com certeza atribuídas apenas 98 resistem. Ele não fundou nenhuma instituição de pintura e seu mago não era conhecido fora da Espanha até o século XIX. Entre os pintores profundamente influenciados simplesmente por Velázquez estavam Manet, Picasso, Dalí e Bacon.

Diego Velazquez Resource

Artistas

Biografia

Diego Rodriguez de Silva e Velázquez (1599-1660)

Pintor espanhol de ascendência portuguesa, criado em Sevilha. Aos 14 anos, começou a analisar com Francisco Pacheco, um especialista indiferente cujo filho ele cometeu.

A princípio, operando de perto pela vida, esse indivíduo pintou cenas de gênero, assim como interiores de cozinhas, com personagens e coisas com detalhes genuínos. Os fortes confrontos de luz e sombra lembram o claro-escuro de Caravaggio, tornando-se popular na Espanha. Em 1622 e 1623, Velázquez parou em Madri, onde pintou seu primeiro símbolo de Filipe IV, o que geralmente o levava a ser nomeado porque pintor da corte e a outros compromissos mais ou menos honoríficos à medida que sua reputação crescia.

Rubens visitou Madri em 1628 e seu impacto permitiu a Velázquez fazer uma visita de dois anos à Itália (1629 a 1631), o que levou a um tratamento da dureza de seu estilo antigo: a cor começou a aparecer nas sombras, leve e espaço tornaram-se suas preocupações, enquanto a variedade de assuntos foi ampliada.

Este indivíduo retomou sua posição desde artista real em seu retorno. Em seus retratos reais, ele evita a bajulação, mas os infantes e infantas têm frescura e charme, apesar de todas as suas roupas elaboradas e formais.

Velázquez era um cortesão assíduo, antecipando favores da realeza, mas seu tratamento a seus senhores pode ser impiedoso. Na única parte sobrevivente da batalha, o Desistir de Breda (1634-1635), a compaixão cavalheiresca retratada na atitude dos vencedores em relação aos derrotados oferece uma humanidade ao quadro quase desconhecido em pinturas desse tipo.

Onde ele é menos inibido por seu sujeito, na. g.em suas fotos de moças e bufões da corte (notadamente o movimento Calabazas, 1637, no Prado), ele é o mais eficaz em combinar aparência realista com significado de figura. O trabalho solto das paisagens dos Jardins Medici, um par de suas paisagens incomuns, sugere um desenvolvimento estilístico no qual sua segunda visita à Itália (1648-1651) pode ter acrescentado.

A este último período pertencem as obras de arte The Toilet of Abendstern (The Rokeby Venus, revestido na Itália, seu único nu, atualmente na Countrywide Gallery, Londres), os retratos destacados de seu escravo Juan de Pareja ( 1649, Nova York), P. Innocent Times (1650, esta edição dizia "troppo vero"), pessoal de serviço de honra (Las Meninas, 1656, no Prado, Madri), votou em 1985 enquanto "a maior pintura do mundo" por um grande painel internacional de especialistas, bem como os tecelões de tapeçaria (Las Hilanderas).

Velázquez foi um pintor rápido, mas não muito produtivo: de 125 telas confiantemente ligadas, apenas 98 sobrevivem. Ele não fundou nenhuma escola de pintura que gênio maravilhoso era desconhecido fora da Espanha antes do século XIX. Entre os pintores profundamente inspirados por Velázquez estavam Manet, Picasso, Dalí e Bacon.

">

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.