Revisão Textual - Pedagogia - 46 trabalhos feitos para baixar

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evasão escolar e joven em vulnerabilidade social

A permanência no ambiente escolar, também se torna uma tarefa difícil, uma…

Palavras: 2750Páginas: 10

A PSICOPEDAGOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PORTADORAS DO TRASTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA

Nesse sentido, quando se identifica algum tipo de problema relacionado aos aspectos…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho relata a importância das oficinas pedagógicas como ferramentas de aprendizagem…

Palavras: 7150Páginas: 26

Revisar texto sobre correção de redação na escola

Poderia, até mesmo, produzir um artigo de várias páginas construindo alternativas para…

Palavras: 20900Páginas: 76

PAPER DE ESTÁGIO - A FUNÇÃO DA TECNOLOGIA COMO ALIADA À PRÁTICA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UNIASSELVI

Paper para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou complementação do relatório de estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2200Páginas: 8

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 3300Páginas: 12

Bilinguismo a importância da segunda lingua para a vida

Existem diversas maneiras de se aprender a língua inglesa, todas elas são instrumentos importantes para levar ao bilinguismo, de acordo com a definição do Dicionário Oxford Languages, bilinguismo seria o uso concomitante de duas línguas por um falante, ou grupo, com igual fluência ou com a proeminência de uma delas. Diante disso se leva que o aprendizado de duas línguas se define como bilinguismo, uma vez que o falante consegue ser fluente em ambas as línguas. O inglês se coloca em diversas fases do dia a dia das pessoas, as vezes implícito em lugares como jogos, séries, comandos de computador, ou até mesmo em palavras que anexamos no nosso cotidiano, sem nos darmos conta de sua importância e origem, assim como Crush, Love, e outras, as vezes até simples frases de camisetas, com seus significados internacionais. …

Palavras: 2750Páginas: 10

EDUCAR E ENSINAR ATRAVES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

O presente trabalho discutiu sobre educar e ensinar através dos jogos e brincadeiras, com o objetivo de compreender a importância do ensino lúdico e o uso de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil, discutindo a importância de aulas lúdicas nas escolas. …

Palavras: 4400Páginas: 16

RELATÓRIO DO ESTÁGIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Estagio Obrigatório Presencial/Unopar RELATÓRIO DO ESTÁGIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES…

Palavras: 7150Páginas: 26

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO LER E ESCREVER

Introdução 1. Ensinar a ler 1.1 História da escrita 1.2 História do ensino 1.3 Deficiência em ler e escrever 1.4 A arte de ensinar a ler 1.5 Pais e professores 2. Diferentes práticas de alfabetização 2.1 Proposta de Alfabetização Fônica 2.2 Proposta de Alfabetização Global 3. Objetivo da pesquisa 4. Método 4.1 Local e participantes 4.2 Instrumentos e procedimentos 4.2.1 Instrumento 1 4.2.2 Instrumento 2 4.2.3 Instrumento 3 4.2.4 Instrumento 4 5 Cronograma Referências…

Palavras: 8525Páginas: 31

Importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil

Este artigo aborda a importância do uso do desenho na infância para o desenvolvimento cognitivo da criança. O objetivo geral foi explorar de que maneira o desenho tem influenciado o desenvolvimento das funções cognitivas infantil. Para isso buscou-se identificar a relação entre o desenho e o desenvolvimento da cognição durante a infância, identificar a importância do desenho na alfabetização infantil e evidenciar a influência dos estágios do desenho no desenvolvimento humano. A importância deste estudo se justifica pela contribuição que este tema trará para esclarecer o que os autores da área publicaram sobre o tema. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, dando prioridade às publicações de maior relevância para o esclarecimento do tema. Cabe ressaltar que o desenho na infância nem sempre é visto como uma ferramenta útil do ensino-aprendizagem na escola, por isso essa proposta traz a necessidade de discussão sobre a importância dele no que se refere ao desenvolvimento cognitivo infantil…

Palavras: 3575Páginas: 13

Políticas de ações afirmativas e discriminação positiva - a questão das cotas

Ações afirmativas envolvem políticas públicas que apontam à segurança de direitos historicamente recursados a classes minoritárias, como negros, mulheres e portadores de deficiência. Fundamentam-se no elemento de igualdade fundamental ou objetiva, que remete daquilo adotado através do liberalismo Frances e norte-americano assentado em uma construção clara de igualdade, qual seja, a de igualdade de oportunidades…

Palavras: 2750Páginas: 10

TECNOLOGIAS APLICADAS A GESTÃO ESCOLAR

Neste artigo procura-se analisar as limitações e as possibilidades da utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) nas escolas, obtendo um pensamento da função do gestor escolar. Estamos vivenciando o tempo da tecnologia, do acesso a informação, a comunicação coletiva, entre estes pressupostos, as tecnologias de comunicação e de informação constituem meios presentes e que contribuem para que o crescimento do ensino e aprendizagem aconteça de modo prático e colaborativo. A utilização das últimas tecnologias na conciliação escolar é cada vez mais uma condição importante durante o processo de ensino e aprendizagem seja contextuado e novo. A presente atividade pretende desenvolver como deve ser o papel do gestor educacional frente às dificuldades tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes meios sejam agregados à estudo pedagógicos do educador. Não se procura neste momento, estabelecer um ritual, porém somente construir rigores para debate. Citamos alguns pontos relacionados a aplicação das tecnologias na escola, considerando como o supervisor é fundamental nesse sistema de informação e estímulo ao exercício das tecnologias. …

Palavras: 4125Páginas: 15

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3300Páginas: 12

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Projeto de vida e formação integral dos sujeitos

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 4125Páginas: 15

ATIVIDADE DISCURSIVA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Educação e Diversidade…

Palavras: 550Páginas: 2

“Atuação Psicopedagógica no contexto escolar: uma avaliação frente a escola contemporânea”

A modernização do sistema educativo, atual, passa por uma descentralização e por um investimento das escolas como espaços de formação e não de frustração. Um dos primeiros passos do psicopedagogo seria realizar um diagnóstico buscando a história da escola, para entender melhor sobre a rede de movimentos e a identidade dessa instituição. Estabelecendo a partir daí um trabalho de ação preventiva que amenize ou impeça as dificuldades de aprendizagem, articulando uma postura de diálogos e contribuindo para que as mudanças possam acontecer na comunidade escolar…

Palavras: 2475Páginas: 9

PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR DENTRO DO BRASIL

INTRODUÇÃO Desde os primórdios das civilizações, a humanidade emprega energia derivada de muitas fontes. O Brasil tem grande potencial para aproveitamento de energia nuclear inicialmente, esse sistema fornecia energia sustentável para atender às necessidades da população. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão concisa da produção de energia nuclear no Brasil. Em encontro, os diversos tipos de recursos de energia renovável como a energia eólica e solar são firmemente reabastecidos e jamais se acabam. Considerando que está próximo o fim dos recursos naturais em decorrência do colapso ecológica contemporânea, o emprego de energia renovável se tornou um dos grandes desafios do novo século. Por meio deste estudo bibliográfico procura entender e explanar a importância da energia renovável e os efeitos. O desenvolvimento da sociedade conduz em volta de energia adquirida e o seu consequente consumo. Com o progresso da produção de consumo em alto nível no mundo, apareceu nas últimas décadas uma apreensão muito enorme com os assuntos voltado ao meio ambiente. as energias renováveis surgem como opção para diminuir as consequências do colapso ambiental, contudo não tem a competência de suprir inteiramente a demanda atual de energia. O alvo deste estudo e pesquisa está voltado no entendimento do emprego da energia nuclear utilizada como um recurso energético empregados por empresas e indústrias no brasil, avaliando os lucros do emprego da energia. O consumo das energias renováveis e energéticas nas indústrias é um ato de total estratégica que necessita de um plano com objetivo de ter uma responsabilidade ambiental, bem como um amplo conhecimento relacionado aos recursos administrados. (RODRIGUES, 2006). No Brasil ainda que possua uma ampla extensão territorial e uma fartura na diversidade de recursos, existe uma espantosa dificuldade de abastecimento energético. A maior parte se encontra em regiões insuficientemente desenvolvidas, afastadas dos amplos centros consumidores e com intensas restrições ambientais. (ANEEL, 2002) Em meados dos anos 70 o mundo se encontrava em meio a crise do petróleo, esse marco na história fez com que eclodissem pesquisas com objetivos de encontrar fontes inesgotáveis, ou renováveis, para abastecimento de energia para população, outro fator que contribuiu consideravelmente para essas buscas é a preocupação com a preservação do meio ambiente, de modo a reduzir os desastres ambientais que tem crescido quando comparados aos últimos anos. Novas fontes de energias alternativas têm sido amplamente investigadas nas últimas décadas, como solução complementar a matriz energética atual, que baseia majoritariamente em hidráulica e biomassa. Estudos mais recentes apontam que uma energia que começou a ser utilizada em 1950 tem ganhado espaço e atenção no cenário nacional. O governo do Brasil, tenta suprir a crescente demanda de energia elétrica do país que se urbanizava aceleradamente, resolveu agir em duas vertentes: uma com a implantação do programa Proálcool e a outra investindo na geração de energia nuclear. A conversão de energia solar em energia elétrica a partir do princípio do elemento fotovoltaico é uma das formas mais promissoras de energia alternativa, sabe-se que painéis fotovoltaicos podem ser os grandes responsáveis pelo aumento da produção de energia limpa em grandes centros, seja para demandas residenciais ou empresariais, ganham cada vez mais adeptos. Muitos autores acreditam que adotar geração própria de energia nuclear é uma decisão acertada e que garante eficiência à produção e redução de custos em médio e longo prazo (ZANESCO et al., 2011). Sendo assim, é notória a necessidade de buscar novas alternativas para tentar diversificar a matriz energética brasileira. Uma proposta é a utilização de fontes energéticas consideradas “limpas” que são as que menos contribuem para emissão de gases que compõem o efeito estufa. A energia nuclear é uma fonte geradora de energia elétrica que pode contribuir muito para essa mudança por apresentar a vantagem de não emitir substâncias que contribuem com o aquecimento global. (SAPUNARU et al., 2014). Em reatores de usinas nucleares, a fissão nuclear é a técnica mais usada para o uso de energia. O princípio por trás disso ocorre inicialmente quando uma fonte primária chamada bomba de nêutrons dispara um nêutron que, ao ser acelerado, colide com um elemento radioativo em um reator. Essa colisão torna o átomo de urânio instável e se divide em dois átomos menores, liberando energia ao se dividir. (CARDOSO, 2012). A reação em cadeia de sucessivas rachaduras no urânio dentro do reator começa com a queima do primeiro nêutron que colide com o átomo de urânio, depois a quebra desse primeiro urânio, que se dividirá em 2 elementos diferentes, liberando energia e mais nêutrons, que mais tarde colidir com outros átomos de urânio, quebrando-os, liberando energia e 2 nêutrons extras, iniciando assim a chamada reação em cadeia Durante algum tempo, parecia que a energia nuclear poderia ter um fim. Contudo, nos últimos anos, a situação mudou novamente, graças acima de tudo aos programas em grande escala de energia nuclear O presente trabalho tenta mostrar as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear, visto que pode ser uma fonte bem interessante para diversificar o panorama do parque energético brasileiro. …

Palavras: 3025Páginas: 11

PORTFÓLIO ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras RESOLVIDO 2021/01

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3025Páginas: 11

O PAPEL DO PROFESSOR NO SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA

O presente artigo tem por finalidade analisar o cenário da alfabetização nas escolas brasileiras, mais especificamente a realidade dos alunos disléxicos. Vamos entender o que o pedagogo, enquanto mediador dos conhecimentos, pode fazer para favorecer o aprendizado desse aluno até então negligenciado pela sociedade. O projeto será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e documentais. …

Palavras: 3850Páginas: 14

O papel do neuropsicopedagogo no atendimento da criança com paralisia cerebral na estimulação precoce

Neuropsicopedagogia estimulação precoce paralisia cerebral…

Palavras: 4950Páginas: 18

RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO

Nesse artigo foram avaliados os aspectos da história da Educação no Brasil, através de uma relação entre a sua concretização e o desafio da implantação da escola publica além das politicas educacionais que foram apresentadas ao longo dos anos, com o foco na melhoria da educação. O período demarcado foi inicialmente em 1500, que marca o inicio de tudo, uma educação passada pelos jesuítas, assim foram analisados outros períodos até alcançar o período atual. Esse trabalho teve como objetivo apresentar os entendimentos sobre o Renascimento da Educação, por intermédio de uma abordagem qualitativa, com reflexões através da Educação Clássica até a Educação Moderna. Foi utilizado de fontes bibliográficas, artigos, e trabalhos consolidados produzidas por pesquisadores da área. Os dados apresentam uma mudança no decorrer dos anos na educação, onde foi um período de expansão dos graus de ensino, porém ainda existe um grande caminho a ser percorrido para melhorias, pois ainda apresentam falhas e linhas que levam a elitismos e a exclusão da minoria. Dessa forma, precisa que existam mudanças mais significativas na resolução desses problemas, para que seja possível mudar a história educacional saindo de uma educação deficiente para uma educação firmada em princípios e no sujeito critico com aprendizagem significativa gratuita e pública…

Palavras: 2475Páginas: 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE

Este Artigo tem como elemento de discussão o estágio supervisionado enquanto ambiente que favorece o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da formação preliminar de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi concebido a partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado I: Educação Infantil…

Palavras: 3300Páginas: 12

Artigo em educação especial para Pós -Graduação

O trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica, cujo objetivo geral é apresentar a importância dos desdobramentos nas práticas docentes para receber a demanda inclusiva, enfatizando a importância da capacitação dos docentes para a demanda inclusiva, obedecendo as diretrizes do Atendimento Educacional Especializado. Foi entregue no final de 2019 na Faculdade FAVENI como TCC da Pós Graduação de Ed. Especial. Nota 10…

Palavras: 3575Páginas: 13

A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste artigo o objetivo principal é o de estudar as principais causas e consequências da evasão escolar principalmente por alunos que frequentam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) fazendo uma análise de produções teóricas que abordam o tema evasão. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância do brincar na educação infantil jogos e brincadeiras

O presente trabalho demonstra a relevância do brincar para a evolução integral da criança, salientando como os jogos e brincadeiras contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que, através do brincar, a criança aprende e amplia seu universo. O brincar favorece o desenvolvimento da identidade, criatividade, imaginação, cultura e vivências. Palavras-chave: brincar, jogos, educação infantil. …

Palavras: 4125Páginas: 15

PLANO DE AULA DIVERSIDADE ÉTNICA

Trabalho desenvolvido durante a graduação de pedagogia, tendo como objetivo a elaboração de um plano de aula/sequencia didática, para primeiro ano do ensino fundamental, abordando a diversidade étnica-cultural…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta pesquisa teve por objetivo discutir a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Ao final foi possível concluir que o desenvolvimento infantil é um processo amplo que conglomera vários aspectos, tais como: psíquicos, sociais, crescimento, maturação, aprendizagem entre outros. Diante disso, o ato de brincar assume um papel relevante no desenvolvimento infantil, pois propicia o desenvolvimento da autonomia, da independência, da linguagem, da construção de símbolos, da afetividade, do social, do cognitivo e do motor, tornando-se parte importante da educação, preparando a criança para a vida. Assim, o brincar torna-se uma ferramenta essencial a ser utilizada na Educação Infantil. Classificasse-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste na análise da literatura pertinente, para levantamento e análise referente ao que já se abordou sobre o tema…

Palavras: 4125Páginas: 15

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDHA

Esta pesquisa teve como objetivos tecer considerações acerca da importância da família no que tange às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos portadores do TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na revisão da literatura acerca do que já se produziu sobre o tema. Ao final foi possível concluir que o apoio da escola e da família é fundamental e que reflete direta ou indiretamente na trajetória de desenvolvimento da criança com TDAH. Quando a escola e a família trabalharem juntas em função da superação dos distúrbios causados pelo TDAH, o tratamento será eficaz, e os resultados serão satisfatórios…

Palavras: 4400Páginas: 16

Mapa conceitual

- CONCEITO - CARACTERÍSTICAS - FINALIDADES - O MAPA CONCEITUAL NA APRENDIZAGEM - BENEFÍCIOS DOS MAPAS CONCEITUAIS - DESVANTAGENS DOS MAPAS CONCEITUAIS - PROBLEMATIZAÇÃO - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Recebi nota máxima, data de apresentação 11/09/2019…

Palavras: 1650Páginas: 6

Príncipios e Métodos do Trabalho do Coordenador Pedagógico

O presente artigo vem de forma sucinta apresentando a educação na perspectiva construtiva e abordando como se configura o trabalho do coordenador pedagógico, no campo educacional…

Palavras: 825Páginas: 3

O DESPERTAR DA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO POESIA

Este artigo apresenta um estudo sobre o uso da poesia enquanto recurso pedagógico na formação de leitores e produtores de textos. Assim seu objetivo geral é entender como poesia pode ser utilizada de modo a despertar o gosto pela leitura e escrita. …

Palavras: 6050Páginas: 22

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Este artigo, resultante de uma pesquisa de caráter bibliográfico, apresenta algumas reflexões acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno, por acreditar que afetividade não pode ser desvinculada do processo de ensino-aprendizagem. Ao final foi possível constatar a importância da afetividade no meio escolar, especialmente para a educação infantil. Constatou-se também que a promoção de uma educação através da afetividade possibilita ao aluno desenvolver-se integralmente e estar preparado para enfrentar os desafios que a vida impõe…

Palavras: 5225Páginas: 19

O LÚDICO E O ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA FACILITADORA PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Este artigo tem por objetivos discutir o ensino de línguas através do lúdico, identificar as contribuições da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, fazer uma reflexão acerca do uso dos jogos, como atividade lúdica, no ensino de uma segunda língua e os cuidados que o professor deve ter ao inseri-los em sua prática pedagógica. Para tanto, utilizou de pesquisa bibliográfica para atingir tais objetivos. Ao final, foi possível concluir que o lúdico se torna é um fator essencial no processo de ensino aprendizagem de línguas, pois desperta nos alunos prazer em aprender, mostrando que é possível aprender “brincando”, de forma prazerosa…

Palavras: 5500Páginas: 20

O BULLYING ESCOLAR NO BRASIL

O BULLYING ESCOLAR NO BRASIL…

Palavras: 4400Páginas: 16

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: os desafios na escola e na sociedade

Este trabalho discute a Diversidade Sexual e de Gênero e os desafios no que diz respeito a discussão desse tema nas escolas e de modo geral na sociedade, reproduzindo assim uma mentalidade em relação à orientação sexual. O objetivo é a discussão sobre o preconceito e encontrar medidas para que a violência de gênero seja amenizada, principalmente na educação. O método de pesquisa é bibliográfico. Os resultados apontam à reflexão sobre estigmas da sexualidade humana dentro da educação e no contexto familiar. Concluindo que para vivermos num país mais tolerante socialmente e quem sabe assim diminuir radicalmente a violência em relação a diversidade sexual e de gênero é preciso discutir abertamente o assunto, pois a partir das indagações é possível construir respostas juntos e quem sabe viver em um ambiente harmonioso e respeitoso…

Palavras: 4125Páginas: 15

O IMPACTO DE UM FILHO AUTISTA NA FAMILIA

O autismo não é uma enfermidade, é um sofrimento complexo do cérebro que implica em problemas sociais, de conduta e de linguagem. O autismo não discrimina. Não importa em que parte do mundo você viva. Sejam filhos de ricos, de pobres, pessoas comuns e normais ou de personalidades conhecidas. Qualquer criança pode ter autismo. O autismo impacta a família de muitas formas…

Palavras: 13750Páginas: 50

O Ciclo dos Rebeldes: processos de mercantilização do rap no RJ

A presente dissertação, que é fruto de um percurso investigativo de longa duração acerca da Cultura do Hip Hop e principalmente do Rap no Estado do Rio de Janeiro, objetivou de forma mais ampla desvelar e revelar as inúmeras contradições que atravessam o campo cultural deste gênero musical, buscando compreendê-lo em seus atravessamentos políticos, econômicos e culturais, sobretudo no que tange à mercantilização da cultura do ponto de vista da economia política do capitalismo contemporâneo. Do ponto de vista de sua fundamentação teórico-metodológica, a dissertação dialoga com o campo dos estudos marxistas, principalmente com a questão da crítica na perspectiva do método de análise dos fenômenos sociais, da totalidade e das contradições presentes no fenômeno estudado, a cultura do HIP HOP e do Rap. Para fins de situar a arquitetura da pesquisa, investigamos a sua história recente da cultura do Rap, o seu crescimento e a sua legitimação na esfera cultural como parte do consumo da juventude, e a sua crescente mercantilização e transformação de sua potência artística de música e cultura de protesto e de rebeldia em produto para o mercado de consumo através de um estilo apaziguador e homogeneizador dos conflitos inerentes à luta de classe presente na sociedade contemporânea. Do ponto de vista metodológico, nos baseamos em entrevistas dialogadas, que procuraram dar fundamentação aos objetivos propostos, ao percurso investigativo e análises conceituais, bem como situar os/as leitores/as das mudanças ocorridas na cena do rap contemporâneo, sobretudo, na passagem do Rap de protesto e do papel do MC de caráter artesanal à genealogia da profissionalização do MC, já presente e adaptado à indústria cultural e mercantilização da rap como produto a ser consumido em todas as esferas da juventude contemporânea. Em nossa pesquisa, como resultado do percurso investigativo, concluímos que a autonomização do rap como um dos elementos do Hip Hop de uma forma geral é um dos resultados da mercantilização da cultura, gerando o afastamento entre os elementos constituintes da cultura do Hip Hop, esvaziando-se também essa cultura dos seus próprios fundamentos políticos e ideológicos adaptando-se às múltiplas esferas do consumo…

Palavras: 46475Páginas: 169

O paradigma AICLE é o enfoque do futuro

O trabalho a seguir tentará expressar uma concepção positiva do paradigma da Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua Estrangeira – AICLE, ponderada por aspectos regionais e culturais, ora de ordem nacional, ora de ordem transnacional. O enfoque desta abordagem parte do pressuposto que a aprendizagem de um idioma alternativo, apoiada somente pela presença dos seus aspectos de natureza ortográfica e gramatical, mostra-se insuficiente para o constructo significativo do conhecimento. O saber empírico tem demonstrado por intermédio dos intercâmbios universitários (ou outra modalidade), por exemplo, que o acesso a funcionalidade prática de um idioma estrangeiro é a “mola propulsora” do aprendizado efetivo. Através da intercomunicação é possível alcançar o conhecimento e as verdadeiras representações do pensamento que traduzem o habitual. Data: 20/02/2018 Local de Entrega: FUNIBER Nota: 10,0…

Palavras: 2200Páginas: 8

LINGUA PORTUGUESA

As questões pautadas acerca da reforma do ensino médio ocasionam uma série de dúvidas e incertezas quanto à aplicabilidade do ensino. Diante dessa concepção, o ensino de Língua Portuguesa será obrigatório no novo Ensino Médio, sendo necessário buscar propostas inovadoras, as quais voltadas à língua como atividade interativa. Isso possibilita a implementação de trabalhos direcionados ao estudo do texto nas diversas situações de interação social. Assim, o ensino de língua, literatura e da alfabetização devem ser pensados com mais responsabilidade. …

Palavras: 1650Páginas: 6

Psicogênese da Língua Escrita

Contribuições, equívocos e consequências geradas pela má interpretação da psicogênese da língua escrita para o trabalho pedagógico de alfabetização…

Palavras: 1375Páginas: 5

ORIENTADOR PEDAGÓGICO: UMA PROFISSÃO DESAFIANTE, COMPLEXA E MOTIVADORA

O orientador pedagógico é cercado diariamente por demandas, desafios e situações, onde necessita ser um líder atuante e e eficaz. Seu desempenho está intimamente relacionado à infundir no aluno e demais pessoas envolvidas com seu trabalho, valores, tomadas de consciência, de maneira que possam se estruturar ao longo da vida e desenvolverem-se plenamente…

Palavras: 1925Páginas: 7

Relatório de estágio: ONG

Relatório de estágio em organizações não escolares. ONG…

Palavras: 3025Páginas: 11

Resenha - POR QUE DIVULGAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO?

Maria Helena da Silva Carneiro trata no inicio de seu texto, da “evolução” do pensamento acerca da divulgação da ciência e a preocupação de aproximar o conhecimento científico do grande público. Carneiro relembra que a atividade de “simplificar” a linguagem cientifica a ponto de ela ficar compreensível ao publico leigo, não é uma atividade nova, nem no Brasil nem fora dele…

Palavras: 275Páginas: 1

Resenha - O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM NOSSA SOCIEDADE DE RISCO: EM PROL DE UMA NOVA ORDEM DE RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

O artigo escrito por Valério e Bazzo andentra uma área cada vez mais importante nos dias de hoje, a discussão acerca do papel desempenhado pela ciência e a pela tecnologia no contexto da sociedade contemporânea…

Palavras: 275Páginas: 1