AULA DE ESPANHOL COM FOCO NA LITERATURA, GRAMÁTICA E ASPECTOS CULTURAIS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

CAMOCIM 2019 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. AULA DE ESPANHOL COM FOCO NA LITERATURA, GRAMÁTICA E ASPÉCTOS CULTURAIS. CONCLUSÃO 10 1 INTRODUÇÃO Ao se deparar com um grupo de alunos que demonstram desinteresse e atribuem irrelevância a disciplina de espanhol na grade curricular da escola, percebe-se que um enfoque meramente destinado ao Exame Nacional de Ensino Médio-ENEM e vestibulares prejudica o interesse dos alunos, uma vez que o foco se dá principalmente a leitura e compreensão textual. As aulas não comtemplam a gramática, literatura e aspectos culturais da língua espanhola, fazendo com que os alunos tenham uma visão restrita da disciplina e não consigam enxergar as particularidades da mesma por conta da limitação estabelecida pela escola.   (BALBINO, 2007, p. Os objetos de aprendizagem utilizados serão digitais para reprodução de vídeos, filmes e matérias que retratem a cultura e literatura dos países que falam espanhol, e não digitais como imagens de pinturas, fotos, livros, gramáticas, que representam festejos culturais, rituais religiosos, jogos, comidas típicas, literatura e aspectos gramaticais da língua.

A proposta de ensino contemplará galeria de fotos, exposição de cartazes, estudo de livros de autores renomados da literatura, estudo da gramática espanhola. AULA DE ESPANHOL COM FOCO NA LITERATURA, GRAMÁTICA E ASPÉCTOS CULTURAIS A Escola além de ser um direito básico do ser humano e ter como dever proporcionar conhecimento, também é responsável por formar cidadãos, envolvendo seus aspectos humanos, sociais e culturais. O ensino de uma língua estrangeira não pode ser vista ou entendida apenas como uma decodificação de símbolos linguísticos. Ou seja, de que lugar ele fala na sociedade? Por que essa é a sua posição? Como veio parar ali? Ele quer estar nela? Quer mudá-la? Quer sair dela? Essa posição o inclui ou o exclui de quê? Nessa perspectiva, no que compete ao ensino de idiomas, a disciplina Línguas Estrangeiras pode incluir o desenvolvimento da cidadania - Como tornar aspectos culturais interessantes para um grupo de alunos heterogêneo? - Qual é o problema em entender a língua apenas como uma decodificação de signos? O espanhol é a segunda língua mais falada do mundo e a inserção dessa língua na grade curricular de ensino deve ser enxergada como uma grande oportunidade, a escola tem que valorizar a língua e as vantagens que a aprendizagem da mesma pode trazer para seus alunos, é preciso enxergar o ensino da LE além de exames e vestibulares, afinal a escola também deve preparar o aluno para o ingresso nas forças de mercado.

Atribuir importância à língua espanhola significa expandir o ensino em torno dos aspectos culturais dos povos hispano-falantes, da gramática que rege a orientação da língua, fala e escrita e da literatura que comtempla obras e autores que se destacaram ao longo do tempo. Valorizar esses aspectos é de suma importância para despertar o interesse dos alunos É importante destacar a abordagem lúdica que pode ser utilizada nas aulas de língua estrangeira para envolver os discentes, no que tange a importância da ludicidade na metodologia de ensino, através da mesma o aluno consegue adentrar num campo cultural, social e literário. Para Negrini (2001, p. “las actividades lúdicas tienen valor en el desarrollo de un aprendizaje significativo porque hacen con que las personas se involucren para su realización, hacen con que las personas se comprendan mejor y promueven el crecimiento intrapersonal”.

Disponível em: https://estudante. ifpb. edu. br/media/cursos/113/disciplina/L%C3%ADngua_Espanhola_I. pdf 3 CONCLUSÃO A inserção dos conteúdos culturais, literários e gramaticais nas aulas de Espanhol é de grande relevância, uma vez que a cultura é a expressão de um povo e a comunicação é um fator cultural capaz de gerar interação e desenvolvimento do conhecimento. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, S. M. P. dos (org. Disponível em: https://cvc. cervantes. es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/13/13_0586. pdf. MOTA, Fernanda. “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” Volume 01. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet. es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/13/13_0825. pdf SIERRA, Marta María de Luis. Cultura con “C” en la clase de ELE: Propuestas didácticas.

Páginas 05 a 35. Disponível em: http://www. ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2001. BALBINO, Jaime. “Objetos de Aprendizagem: Contribuições para sua genealogia”, pagina 1, 2007.

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