UMA ANÁLISE SOBRE MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS DA EMPRESA NATURA

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Por meio da análise destes assuntos, consegue-se compreender mais sobre as estratégias de negócios da empresa com relação à publicidade e mercado, e também conhecer mais a respeito de como enxergam e valorizam seu capital humano, por meio da verificação da teoria motivacional e estilos de liderança utilizados, bem como uma das ferramentas usadas para medir a satisfação dos funcionários com a empresa, a pesquisa de clima organizacional. Todos estes pontos convergem para resultar em uma empresa referência em seu mercado de atuação, com constante crescimento e alta lucratividade. Palavras-chave: Natura, Marketing, Recursos Humanos, Relações Interpessoais. ABSTRACT This work intends to study the company Natura, a Brazilian multinational of the cosmetics sector in several areas of knowledge: showing its business practice in the area of ​​marketing and the way in which the company treats its human capital in the sense of human resources policy, motivation, leadership, employee organizational climate and internal marketing.

For this, theoretical knowledge obtained in the disciplines of: Marketing, Human Resource Development and Interpersonal Relationship Dynamics were used, respectively. A Natura é referência em desenvolvimento sustável e crescimento econômico no país e será estudada neste trabalho que tem por objetivo entender um pouco sobre sua área de marketing e recursos humanos, que será dividido em duas partes. Primeiramente será mostrada uma apresentação da história da empresa Natura e informações sobre suas filiais, formas de venda, funcionários e produtos. No segundo capitulo entenderemos sua visão sobre a área de marketing. No terceiro capitulo, será mostrado um pouco sobre seu ponto de vista em relação a seus recursos humanos, sendo que no quarto capitulo, será abordado mais sobre sua gestão de pessoas, verificando qual teoria motivacional se encaixa nas relações existentes na organização, bem como o estilo de liderança predominante.

No quinto capitulo, será exposto uma breve análise para melhoria do endomarketing para a organização e por último o trabalho será finalizado por meio de uma conclusão. Dessa forma a Rede Natura é uma das maiores plataformas de vendas online de produtos de beleza do Brasil e já esta providenciando a implantação deste comércio digital no Chile, na Argentina, na França e nos Estados Unidos. Figura 2 – Perfumes Natura Fonte: Natura A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação Empresa B no mundo, em 2014, renovada em 2017. Esta certificação representa o movimento Sistema B que reconhece as empresas que consideram igualmente importantes seus resultados econômicos e socioambientais (NATURA, 2018). A importância do Marketing A palavra market vem da língua inglesa e quer dizer “mercado” e o termo marketing pode ser traduzido como mercadologia ou comercialização, que corresponde ao estudo das maneiras com que nos relacionamos com o mercado de acordo com objetivos definidos previamente (IDEAL MARKETING, 2018).

Pode-se entender a área de marketing como um conjunto de atividades que buscam entender e suprir às necessidades do cliente, tratando todos os estágios do processo de compra e de relacionamento, desde a prospecção, buscando entender tão profundamente as expectativas do cliente de forma a fidelizá-lo para sempre (REZ, R. Esta gestão visa integrar e otimizar os recursos empresariais ligando-os com um desempenho financeiro que atenda às expectativas da organização e para tanto se busca direcionar os esforços das áreas para a integração dos diversos processos organizacionais (PENA, R. Uma importância parte da estratégia dos canais de distribuição encontra a área de marketing em seu conceito dos 4Ps, que é um mix de marketing criado na década de 60 como um método que mostra como as empresas podem utilizar as definições de marketing fundamentais alcançarem determinado público-alvo, a partir do posicionamento escolhido, criando uma conexão entre os mercados e as empresas ofertantes (BORGES, L.

A construção dos 4Ps de marketing não é complexa, mas deve-se fundamentar as ações em um conhecimento sólido do mercado de atuação. Abaixo temos uma figura com uma breve explicação de cada termo, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Figura 1 – O Mix de Marketing, os 4Ps Fonte: Blog Luz (BORGES, L. No caso da Natura, seu carro chefe são os produtos de beleza, que por mais que a demanda seja crescente mesmo na crise, principalmente na classe C, e mesmo que a oferta também seja grande, com concorrentes que possuem produtos semelhantes, a empresa aposta em desenvolvimento sustentável e produção limpa, do começo ao fim da cadeia. Desta forma, há justificativa para se operar com preços mais altos, fazendo da escolha sustentável um diferencial competitivo, mantendo elevado número de market share com alta margem de lucro.

Desenvolvimento de Recursos Humanos Nos dias atuais, existe uma preocupação crescente em se aumentar a produtividade e se manter no nível competitivo alcançado, tornando foco um tema há muito debatido: a importância da liderança. Mais do que isso, está em pauta o estilo de liderança que propiciará às empresas a elaboração de estratégias que aumentem o nível do seu time de gestores e criem um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado, dando ênfase a uma liderança motivacional e participativa visando melhorar as relações humanas no trabalho e assim o desempenho dos funcionários. Por isso, as empresas preocupam-se cada vez mais em propiciar um ambiente de trabalho com harmonia e dinamismo, que seja interessante e participativo, dando aos colaboradores maior motivação em trabalhar, buscando reconhecer o potencial de liderança de cada um e manter uma relação de trabalho com uma equipe unida, para assim, conseguir se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, um indivíduo sofre influência do sistema psicofísico, isto é, daquilo que afeta o corpo ou a mente e conforme como somos afetados, temos o nosso comportamento e o nosso pensamento, compondo as relações do conjunto corpo-mente, que irão interagir e resultar na motivação que influenciará os pensamentos e os atos e determinará o processo de adaptação do indivíduo (ALLPORT, 1966). Hoje em dia, temos diversos assuntos relacionados com a harmonização dos grupos nas organizações empresariais visando a eficiência e maior produtividade dos indivíduos, em relação a isto tem-se a importância da tríade: comunicação, liderança e motivação. Ou seja, o primeiro aspecto relevante é o pilar da comunicação, que precisa ser a base de toda organização, pois sem uma adequada comunicação, o retrabalho e falta de coerência nas ações ficam sem controle e ocorrerem em uma quantidade suficientemente alta para impedir qualquer empresa de atingir um nível diferenciado de serviço e produto.

O segundo aspecto trata-se da liderança, pois por mais competente e instruída que seja sua equipe, precisa-se que alguém mostre o caminho e direcione a equipe de forma que os objetivos e metas da organização sejam atingidos, daí entra o ultimo aspecto, a motivação, onde por meio disso que cada líder conseguirá que cada individuo do seu time atinja sua potencialidade e se torne relevante para a empresa como um todo. No caso da empresa de estudo, a Natura, a teoria motivacional predominantemente utilizada é a do behaviorismo, também chamado de Teoria Comportamental veio como tentativa de preencher lacunas vazias deixadas pelas teorias anteriores. Assim, cada empresa tem seu próprio ambiente, representando sua cultura, que conduz a empresa ao alcance dos resultados pretendidos. Daí entra a importância do acompanhamento do clima organizacional, pois este reflete o ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio empresarial e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes, afetando o comportamento das pessoas, que acaba por afetar o próprio desempenho das pessoas em suas respectivas funções, sendo o resultado da combinação dos recursos disponíveis (humanos, materiais, financeiros etc.

com a gestão desses recursos. CHANLAT, 2001). Desta forma, um ponto importante que auxilia na medição e acompanhamento da satisfação dos funcionários, é a pesquisa de clima organizacional, feita com regularidade pela empresa Natura, pelo menos uma vez ao ano, englobando todos os seus funcionários, desde as consultoras que trabalham fora do escritório, os grandes executivos e até os funcionários de apoio, como as faxineiras por exemplo, pois a Natura entende que para ser válida os resultados da pesquisa, todos os níveis hierárquicos devem participar. endomarketing pode ser entendido como uma estratégia institucional direcionada para ações dentro da empresa, também chamada de marketing interno e ter por objetivo melhorar a imagem da empresa entre seus próprios funcionários, visando produzir uma equipe mais motivada e reduzir o turnover.

A Natura já pratica o endomarketing, sendo que todas as conquistas das empresas e novos produtos/tecnologias são amplamente divulgados dentro da empresa, de modo que cada funcionário tenha conhecimento e se sinta parte da conquista. Também há um programa de descontos para funcionários adquirirem os produtos Natura, visando promover a marca e fomentar “presentes” em datas comemorativas, com promoções em datas especiais, assim o funcionário pode não só comprar para si, mas também para familiares e amigos. Desta forma, a empresa de certo modo agrada seus funcionários e também aumenta o grau de inclusão de seus produtos para um maior número de pessoas. Um ponto de melhoria observado é uma ramificação do endomarketing que poderia ser mais generalizado, por exemplo, os avanços tecnológicos são mais difundidos nos laboratórios, não chegando com a mesma força nas áreas administrativas, em contrapartida, os novos produtos são mais divulgados nas áreas administrativas e menos nas áreas produtivas.

 Personalidade padrões e desenvolvimento.  São Paulo: Herder. Editora da Universidade de São Paulo, 1966. BORGES, L. O que são os 4 Ps do Marketing, Mix de Marketing ou Composto de Marketing. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoas: como agregar talentos a empresa. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009. CLEMENTE, M. O que é Endomarketing? Entenda a importância para a satisfação dos colaboradores. F. PEREIRA, A. I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1997. GOLDSMITH, M. SOMERVILLE I. Liderança para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000. IDEAL MARKETING. São Paulo: Atlas, 2000. NAKAGAWA, M. A Natura começou distribuindo rosas, não produtos. Disponível em: <http://blogs. pme. Acesso em: 28 out.

NATURA. Relatório Anual Natura 2017. Disponível em: <http://sites. natura. br/geografia/economia-mercado. htm>. Acesso em 29 out. REZ, R. O que é marketing: conceito e definições.

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