Tecnologias e inovações na educação básica
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:História
Foi possível destacar algumas tecnologias inovadoras que podem ser utilizados para melhorar o processo de ensino aprendizado, tais como: apresentação e obtenção de informações por meios eletrônicos, utilização de equipamentos de multimídia, comunicação distributiva a partir de variadas plataformas digitais, simulação da realidade por meio de ambientes virtuais e realidade aumentada. Estas inovações, contribuem para o ensino na sala de aula e em ambientes de ensino remoto. Porém, é importante destacar que o professor deve garantir, por meio da interatividade entre os alunos, que estas tecnologias possam realmente cumprir o seu papel que é de ajudar os estudantes na sua aprendizagem. Palavras-chave: Educação; Ensino; Inovação; Tecnologia. INTRODUÇÃO Uma das principais características da atualidade é, sem dúvida, a velocidade com que ocorrem as mudanças.
INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO De acordo com Souza e Pinho (2016) a criatividade precede a concepção de inovar, pois falar em inovação pressupõem o surgimento de uma ideia criativa que será organizada para se materializar em algo novo. Souza e Pinho ainda afirmam que O processo de criatividade e o de inovação se diferenciam; no entanto, se relacionam na concretização de um produto consideravelmente positivo. Ou seja, a criatividade precede a inovação, pois, após surgir uma ideia criativa, a inovação cumpre a função de transformá-la em algo concreto e desejável ao processo educativo (SOUZA; PINHO, 2016 p. Na educação a criatividade poderá fazer surgir novos produtos ou práticas de ensino inovadoras. Neste sentido, a inovação na educação requer que surjam nos modelos e formas de educar, onde o principal objetivo é contribuir com o crescimento intelectual e emancipatório do aluno.
Com isso, inovar é antes de tudo, introduzir uma novidade e/ou fazer algo diferente do que era antes. Inovar pressupõem que a pessoa tenha uma certa criatividade e ao mesmo tempo conhecimento do objeto ao qual está querendo modificar ou utilizar para criar algo novo. É importante esclarecer que inovar não está somente atrelado a questão tecnológica. Conforme Cunha A partir dessa base teórica, assumimos, enquanto um coletivo de estudos e pesquisas, a perspectiva da inovação como ruptura paradigmática. Compreendemos não se tratar apenas de acionar mudanças metodológicas ou prover a inclusão de recursos tecnológicos, referimo-nos, principalmente, a uma nova forma de compreender o conhecimento e, portanto, a uma alteração nas bases epistemológicas da prática pedagógica (CUNHA, 2016 p.
A incorporação da tecnologia, bem como a disponibilização dela para os alunos de baixa renda é uma necessidade que deve ser implementada nas escolas por meio de políticas governamentais. O uso dos recursos digitais disponíveis tornará o ambiente escolar mais atrativo, uma vez que as tecnologias já fazem parte do cotidiano dos alunos. De acordo com Guerra A evolução da tecnologia é um tema em alta na atualidade. O mundo está cada vez mais conectado e a cada dia as mídias digitais se tornam mais acessíveis. Não se pode negar que as inovações tecnológicas atingiram vários segmentos da sociedade moderna e na educação não foi diferente. Tabela 1. Inovações tecnológicas e pedagógicas na educação Definição Inovações tecnológicas e pedagógicas na educação 1.
Apresentação de informações Utilização de ambientes virtuais para aperfeiçoar técnicas de ensino e exposição de conteúdo. Neste tipo de ambiente os alunos podem utilizar as TICs para ampliar suas pesquisas sobre um assunto e expor os resultados de suas pesquisas ou atividades. Obtenção de informações Atualmente os alunos podem obter informações, além daquelas passadas pelos professores, por meio de sites, plataformas virtuais, bibliotecas digitais, revistas científicas, entre outros. Neste caso, um professor que esteja ensinando sobre um determinado réptil ou animal pode projetá-lo tridimensionalmente na sala de aula. Neste caso, os alunos poderão visualizar todos os detalhes físicos deste animal. Adaptado de GIORDAN; JACOBSOHN; FILATRO (2005). É preciso destacar que as inovações e tecnologias que envolvem o ensino de forma remota, requerem uma maior atenção, tanto do professor quanto do aluno.
Neste tipo de ensino a interatividade deve garantir que os alunos possam sanar todas as suas dúvidas. Com isso, os exemplos atuais demonstram que o ensino está convergindo para utilizar de forma mais intensa recursos tecnológicos, tais como equipamentos que possibilitam projetar objetos por meio da realidade aumentada, uso de plataformas digitais, aplicativos, entre outros. Aplicar estas tecnologias no contexto educacional será primordial para o sucesso da educação no futuro e um grande desafio para os profissionais. Por isso, estes profissionais deverão estar atentos e preparados para inovar no processo de ensino a partir das tecnologias disponíveis. REFERÊNCIAS BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida et al. Inovações tecnológicas, educação e necessidades do capital. Em Aberto, v. n. Disponível em: http://rbep.
inep. gov. pdf. Acesso em: 06 jul. GIORDAN, Marcelo; JACOBSOHN, Liliana Vasconcellos; FILATRO, Andrea. Balanço de Inovações em Educação On-Line. Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação à Distância, v. Disponível em: https://revistas. brazcubas. br/index. php/dialogos/article/view/946/920. Acesso em: 10 jul. EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia. PLURAIS-Revista Multidisciplinar, v. n. p. Disponível em: http://www. Disponível em: https://dialnet. unirioja. es/servlet/articulo?codigo=6202946. Acesso em: 08 jul.
72 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes