TCC Administração
Palavras-chave: Liderança. Feedback. Equipes engajadas. INTRODUÇÃO A indústria 4. ou revolução industrial, com início em 2011, trouxe além da transformação digital, o desafio de desenvolver lideranças, que enxerguem as oportunidades efetivas, neste período de grandes transformações. Objetivo geral O objetivo geral desta pesquisa é o de estudar o framework da liderança e a importância do feedback nas organizações. Objetivos específicos Os objetivos específicos destacados para este estudo são: Descrever como a motivação e a liderança se relacionam; Compreender de que forma o feedback serve como um regulador comportamental; Relacionar motivação e liderança; Identificar em que medida o estilo de liderança influencia o grau de motivação do indivíduo e da equipe. Justificativa O presente estudo justifica-se pela importância de se compreender como as empresas desenvolvem a capacidade dos líderes darem o feedback para as equipes, para motivar os colaboradores a atingirem as metas, com sinergia, união e espírito colaborativo.
Este posicionamento pode influenciar positivamente o relacionamento com os clientes, e proporcionar uma vantagem competitiva e de destaque diante da concorrência. Conseguir alcançar metas, se ele não conseguir engajar a equipe, os resultados não serão satisfatórios, e a responsabilidade cairá sobre o líder responsável, que tem o dever de manter os colaboradores satisfeitos, e a equipe de trabalho unida. A pesquisa qualitativa busca alguns tipos de análises mais profundas sobre o assunto estudado, esse tipo de abordagem tem por objetivo destacar algumas informações que de uma forma ou outra ainda não ficaram claras para os usuários da informação, sendo assim ao descrever uma pesquisa a nível qualitativo possibilitará maior entendimento de determinados fenômenos (BEUREN, 2008). Framework da Liderança A competitividade da economia global tem ampliado as exigências sobre as organizações e seus gestores, que segundo Bryman (1996), aumentou o interesse pelo tema, que continua sendo muito pesquisado, diz Wu (2014).
A teoria de liderança avançou ao longo do tempo, e segundo Stogdill (1974), a primeira corrente é baseada na teoria dos traços de personalidade, para diferenciar os líderes dos não-líderes. Essa corrente ancorava-se na suposição de que a liderança é inata, o que significa que as pessoas teriam um traço de personalidade que as caracterizaria como líder ou como seguidor. O autor revisou 124 estudos sobre liderança e apontou que os líderes tinham alguns traços superiores aos demais indivíduos, tais como: inteligência, escolaridade, confiança, participação social e status econômico e social, mas esta teoria mostrou-se frágil, com os novos estudos que se seguiram. Em outras palavras, conquistar o Coração de Líder e tornar-se um Líder-coach é o melhor que podemos fazer por nossos liderados.
São frequentes os cursos para formação de liderança que têm enfoque comportamental. Porém, essa teoria é limitada na medida em que considera pouco o contexto no qual o líder está inserido e supervaloriza o treinamento de competências de forma padronizada, quando a necessidade de cada líder pode ser diferente. Líderes nas organizações têm a capacidade de mudar a cultura organizacional em tempos de crise e de potencializar a força do trabalho de maneira a suprir as exigências da competitividade. Todavia, somente a liderança por princípios manterá o êxito dos resultados organizacionais, pois a credibilidade é o fator que todo líder precisa para fazer o alinhamento entre os interesses pessoais dos colaboradores e os da organização. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.
Pode trabalhar nas diversas especializações da Administração: seja a Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização), ou a Administração Financeira, ou a Administração de Recursos Humanos, ou a Administração Mercadológica, ou ainda a Administração Geral. Em cada nível e em cada especialização da Administração, as situações são muito diversificadas. Por outro lado, as organizações são muito diversificadas e diferenciadas. Não há duas organizações iguais, assim como não existem duas pessoas idênticas. Os estudos atuais indicam que os dois fatores – genético e ambiental/cultural – são relevantes e estão na gênese da personalidade e, consequentemente, do perfil de liderança eficaz. Teorias Comportamentais (1940 – 1960) Em 1940-1960 surgiram as Teorias Comportamentais (Robbins, 2009, p.
tendo como expoentes as escolas americanas de Ohio e Michigan, cujo foco passou a ser não só nas tarefas, mas também nas pessoas (líder e liderados/seguidores), com ênfase tanto nas tarefas, quanto nas relações interpessoais. Teorias contingenciais ou situacionadas (1960 – 1990) Conforme Miura (2011), por volta de 1960-1990 surgem as Teorias Contingenciais ou Situacionais, cujo principal expoente é Fred Fiedler. Essa teoria 10 indica que não existe um líder-padrão, posto que ele deveria agir de acordo com a tarefa e a maturação do liderado, podendo priorizar às vezes o relacionamento, a tarefa ou até mesmo nem um nem outro, quando o liderado atinge a maturação máxima entre relacionamento X tarefa. na formação e desenvolvimento das equipes de alta performance Limite da pesquisa Focada na agregação de valor e contínua e sistemática redução de custos; Busca por qualidade, produtividade, rapidez nas informações e eficiência na execução das tarefas.
Identificar o perfil destes empreendedor es, conhecer suas razões para abrir o próprio negócio. Relevância do líder Sugestão de estudos futuros Desenvolver profissionais que possam transformar- se em agentes ou líderes. Treinamentos on-line especificamente para operações de vendas, que proporciona ao colaborador conhecimento sobre os produtos. Analisar o papel da liderança nas organizações contemporânea s A confiança como um dos alicerces da equipe. Para evoluir, a equipe precisa saber exatamente onde está e o que é preciso para atingir o próximo nível Fonte: elaborado pelos autores. O que é um líder O tema liderança, a cada dia que passa, ganha maior importância aos olhos dos que se encontram na posição de ser um líder, tanto quanto aos que se encontra em posição de ser liderado.
Tendo em vista tal importância, se faz necessário buscar um maior entendimento sobre o conceito de liderança, identificando os traços comuns de maior importância para um líder e assim buscando dirimir má interpretação sobre administrar x liderar. Sobre o tema liderança, o principal motivo que torna este assunto cada vez mais importante é a constatação de que o mundo sofre com a falta de verdadeiros líderes. Líderes engajados na busca de melhores resultados, mas que se interessem pelo ser humano, que se empenhem em cultivar o futuro por meio da formação de 12 novos líderes e que façam das organizações um lugar de aprendizado e desenvolvimento, independentemente das técnicas, métodos, estilos ou modelos de liderança que adotem.
Observamos o quadro elaborado por Araújo 2006. Quadro 2 – Características de alguns tipos de liderança. Liderança Diretiva Liderança de Apoio Liderança orientada para realizações Liderança Participativa Tipo de líder menos autoritário, geralmente não contam com a participação do grupo para as decisões importantes; De um modo geral se utilizam de "desculpas" para agirem unilateralmente. Líder flexível e acessível, propulsor de ambiente colaborativo e amigável; Este tipo de líder pode ser visto como o indivíduo amistoso que demonstra preocupação com seus liderados. Utiliza-se da motivação orientada par maximização do desempenho propondo metas desafiadoras; Visa melhorias; Busca evidenciar sua confiança na capacidade do grupo; Demonstra confiança que o grupo é capaz de atingir a máxima da excelência.
Certamente quando a liderança percebe que seu produto final ou sua meta não foi alcançada, busca-se o erro, do mesmo modo que grande lucratividade será avaliada para perceber seus acertos. O engajamento das equipes, antes de iniciar a realização de quaisquer tarefas em equipe, deve-se observar os seguintes aspectos: a missão da equipe (razão de sua existência); objetivos (o que visa obter) e regras (como dar-se-á a sua administração e como obter-se-ão os objetivos e o progresso aferido). No quadro a seguir alguns estudos de artigos lidos durante o curso para a elaboração da pesquisa sobre equipes engajadas e de alta performance, resumidamente disponíveis nesta parte da pesquisa, mas sendo possível ler seu conteúdo na integra nos links citados nas referências deste trabalho.
Tabela 2: Pesquisa de artigos sobre Equipes Engajadas e de alta performance. Nome/ autor A inteligência emocional e o engajamento no trabalho: Um estudo a partir de gestores e equipes. Dale Carnegie Trabalho em Equipe: O Segredo dos Times de Alta Performance. Mitchel Legrand 24 ago. Aprender estratégias e técnicas para criar dinâmicas de equipe de sucesso. Os três principais comportamentos de equipes altamente colaborativas e engajadas. Possibilitar a troca de conheciment o e agilidade no cumprimento de metas. Se diferenciar da concorrência e fidelizar seus clientes. O papel do líder é fundamental para os resultados da organização. O gestor precisa ter uma ótica toda voltada para seus funcionários. A formação de equipes de alta performance está intrinsecamente ligada ao Endomarketing. Conhecer ideias inspiradoras O desenvolvimento organizacional, treinamento e desenvolvimento.
Esse sentimento passa pela identificação dos colaboradores com a empresa, pelo relacionamento que estabelecem com a empresa e com os colegas, pelas recompensas que conquistam e pelo valor da remuneração. Uma equipe engajada é quando os colaboradores se sentem pertencentes à organização, compreendendo que suas atividades fazem parte de algo maior e que seus objetivos pessoais devem estar alinhados às metas da empresa. O feedback serve como um regulador comportamental, isto é, um bom líder trabalha a sua comunicação interpessoal, a fim de ter mais clareza, assertividade e resultados positivos em sua forma de se comunicar com a equipe. Ele pode ser um feedback positivo e reforçar um determinado comportamento, de forma que ele volte a se repetir, ou ser um feedback de desenvolvimento, indicando que há um comportamento que não deve mais acontecer ou que deve ser modificado.
Uma boa comunicação interpessoal tem aspectos que vão além do saber expressar as suas ideias por meio de palavras. php? script=sci_arttext&pid= S0104530X2017000300438. Acesso em: 13 de setembro de 2020. AGUINIS, H. Kraiger, K. Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. wordpress. com/2015/07/chiavenato-introduc3a7c3a3o-c3a0teoria-geral-da-administrac3a7c3a3o. pdf. Acesso em: 20 nov. FABOSSI, Marco. C. Leadership styles in the Palestinian largescale industrial enterprises. Journal of Management Development, (2006). BENEVIDES, Vítor Luciano de Almeida. Os estilos de liderança e as principais táticas utilizadas pelos líderes brasileiros. Mourão (Orgs. O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. BRYMAN, A. Leadership and Organizations. Does effective leadership style drive financial performance of banks? Analysis in the context of UAE banking sector.
International Journal of Economics and Finance. CHIAVENATO, Idalberto. CAPÍTULO III – A LIDERANÇA. f. In L. Berkowitz (Ed. Advances in Experimental Social Psychology. Vol. pp. febrafisco. org. br/lideranca-e-gerencia-quaissao-as-diferencas/Burns 1978, Houauss, 2001. Acesso em 4 de dezembro de 2019. KOTLER, P. usp. br/portal/video. action?idItem=7099<<. Acesso em: 30 de agosto de 2020. PIERCE J. S. Abbad, & L. Mourão (Orgs). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para gestão de pessoas. Porto Alegre, RS: Artmed. Cannon-Bowers, J. A. The science of training: a decade of progress. Annual Review Psychology, 52, 2001. Disponível em: xxxxx. Wu, M. verifying the influences of leadership styles upon organizational performances: Balance-scored card implementation as a moderator. Journal of International Management Studies, 2014. Artigo. Disponível em: https://www. Acesso em: 3 de setembro de 2020. Artigo. Disponível em: https://biblioteca.
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