SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Pedagogia
Educação Física Escolar. Ano de Realização, 2019, 13 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Universidade Norte do Paraná , Cidade, Ano. RESUMO Este trabalho foi realizado afim de mostrar a importância da disciplina da educação física dentro do contexto escolar, bem como qual a sua importância no processo educativo e se disciplina está ligada a um momento histórico e se faz parte de uma necessidade social das pessoas. A além de promover um momento de socialização, a educação física escolar tem por objetivo promover a saúde dos alunos, o desenvolvimento humano e motor dos docentes. METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Até os dias atuais tudo que envolve a educação, gera muitas discussões, bem como o próprio ambiente escolar, os alunos e os professores.
E maior ferramenta que o professor tem em relação a essas questões, é a autorreflexão, pois refletir sobre sua prática muda muito a realidade a qual, ele está inserido. É preciso que aluno veja a importância da aula compreendam seu verdadeiro valor, onde o professor é mediador do saber , onde ele consiga passar o seu conhecimento e atingir a todos, proporcionando assim a formação do aluno. Por fim o presente trabalho tem por objetivo analisar o contexto escolar como um todo, bem como a concepção dos professores, alunos e da própria instituição escolar, compreender melhorar quais são as dificuldades e desafio na construção da aprendizagem , Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções que os professores elaboraram sobre seu próprio trabalho e compreender quais são os problemas , os desafios e as dificuldades na construção do oficio de ensinar.
JUSTIFICATIVA É importante compreender a Educação Física escolar, entender por que se devem buscar ferramentas que contribuam para esse processo , e entender a importância do professor sempre refletirem a sua prática , uma vez que essa disciplina não envolve somente a aprendizagem o busca do conhecimento ela está totalmente ligação e promoção da saúde e a melhor qualidade de vida, já que todos sabem que para se viver melhor deve -se praticar atividades físicas e a educação física estão ligadas também as necessidades sociais das pessoas. Uma das tarefas mais importantes da prática educativo -crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se.
Assumir -se como ser social e histórico como ser pensante, comunicante, transformador [. EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTE NO CURRÍCULO ESCOLAR Até hoje a disciplina se posiciona de forma inferior diante das outras disciplinas, sendo considerada por outros professores como uma matéria sem importância que não traz conhecimento para os alunos. Em algumas escolas a matéria de Educação Física não entra como participantes de projetos pedagógicos, e alguns profissionais da área por sua vez, também não 10 fazem questão de colaborar para isso, impor a sua real importância, consentindo assim que as demais matérias são mais relevantes, impondo assim uma hierarquia escolar. Há autores que defende que ainda hoje a Educação Física busca sua identidade.
Segundo Caparroz (1997), essa marginalização da disciplina ocorre ao longo da história, no qual encaram a matéria apenas como técnicas passadas e não conteúdos a ser aprendida por um longo período ela eram visto como uma disciplina de obediência e subordinação por parte dos alunos, onde a disciplina somente enaltecia e aptidão física dos alunos, e somente esses alunos destacavam e eram valorizados, perdendo assim seu verdadeiro objetivo e fugindo totalmente de um currículo escolar onde prioriza a inclusão de todos. Porem como se sabe a Educação física faz parte de um contexto histórico que sofreu mudança , e um determinado momento surge um novo pensamento, o qual traz a relevância da psicomotricidades e como a matéria colabora em processo ensino aprendizagem , incorporando -se assim a o um currículo pedagógico significativo De acordo com Soares: A abordagem psicomotricista acaba por colocar o componente curricular da Educação Física mais uma vez na marginalidade, por conta da perda de sua especificidade, reavivando a hierarquia dos saberes escolares, onde as disciplinas ditas científicas deveriam ser mais enfatizadas e enaltecidas em detrimento das demais (1996, p.
Dentro de sua formação também o professor de educação física irá adquirir também conhecimentos que envolvem a educação física escolar e os esportes em um geral e será a partir desse conhecimento que o profissional irá direcionar sua área de atuação. É muito importante que o profissional de educação física independente de qual área que ele escolha atuar , precisa ter em suas atitudes princípios éticos, contribuindo na formação de seus alunos com seus conhecimentos teóricos e práticos, buscando promover a saúde e qualidade de vida seus alunos , trazendo a importância da atividade física em contexto social e pessoal. O professor por sua vez precisa ter um olhar muito atento uma vez que ele irá atuar muitas vezes em contexto multidisciplinar e, ele precisa atender a necessidade se cada grupo, uma vez que em um contexto escolar nenhuma sala é homogenia cada aluno, tem suas individualidades e suas particularidades, por isso esse profissional precisa atuar em diversas áreas como, atividades físicas, recreativas e esportivas, fazendo com que seus alunos sejam inseridos socialmente e melhorem sua condição física, levando assim a uma vida mais saudável.
Esse olhar deve ser voltado não somente a os alunos em si mais a faixa etária a qual está trabalhando , quando pensa , por exemplo , e educação infantil diferente das demais faixas -etári as que se trabalha teoria e prática, jogo , regra o próprio esporte , para os alunos da educação infantil esse olhar tem que estar voltado ao lúdico, à motricidade e ao desenvolvimento social , emocional e cognitivo da criança, fazendo com que ela se desenvolva de forma integral, para que o for trabalho nessa fase contribua em sua vida adulta de forma positiva. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais : As relações que se estabelecem entre Saúde e Educação Física são perceptíveis ao considerar-se a similaridade de objetos de conhecimento envolvidos e relevantes em ambas às abordagens.
procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem ” ( GIL, 2012, p. E também sobre a prática dos profissionais, visando sem o desenvolvimento dos alunos, pensando nele como um individuo histórico e cultural que está inserido em uma sociedade. SEGUNDO A OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE) 15 Em todo o mundo, 20% dos adultos e 80% dos adolescentes não praticam exercícios com frequência e intensidade adequadas para sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta semana (4) um novo plano para aumentar a prática de atividades físicas até 2030 O plano da OMS visa aumentar a prática das atividades físicas em 15% no período 2018-2030. A estratégia aborda 20 áreas políticas para tornar espaços públicos mais propícios à prática de exercícios para pessoas de todas as idades e habilidades.
A forma de significar os saberes compartilhados pela/na Educação Física no contexto escolar perpassa pelo entendimento de sua singularidade/ diferenciação, fato esse sinalizado pelos alunos, ao potencializar, como figuras do aprender, os saberes relacionais, quando tratamos da questão como me sinto nas aulas. Ao perguntarmos o que se aprende na Educação Física, os alunos referenciam, em sua maioria, os saberes de domínio, conforme aponta o Gráfico 2: GRÁFICO 2 – O QUE SE APRENDE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 17 Educação em Revista Belo Horizonte|v. n. p. outubro-dezembro 2014 O gráfico sinaliza o lugar ocupado pelas práticas nas aulas de Educação Física. Para que a situação atual aconteça, é um pré-requisito para o desenvolvimento de uma 19 política eficaz, em consonância com o entendimento comum dos países.
A escola que recebe as mesmas soluções e as especificações deve poder ver um plano que foi cumprido pela primeira vez. Procure os recados e outros necessários para o desenvolvimento deste. Seguindo dessa ideia de educação inclusiva, fica claro que os benefícios não se resultarão somente as crianças com necessidades, mas a todas a crianças que devem ser tratadas com respeito e valorizadas em suas particularidades. Conforme a LD B - Lei de Diretrizes e Bases 4. ‐ Qual pode ser a continuidade do estudo desenvolvido? A educação física é a porta de entrada para conquistar uma boa saúde física e mental e realizar o sonho de conseguir construir uma vida de sucesso sem complicações futuras, as pessoas podem desenvolver projetos organizações para isentivar e educar as crianças a cuidar mais da saúde.
REFERENCIAS https://nacoesunidas. org/oms-80-dos-adolescentes-no-mundo-nao-praticam-atividades-fisicas-suficientes/ BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. ed. Petrópolis: Vozes , 1996. p. GIL, A. C. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 602 3 : Informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2001a. Disponível em :< www. rc. G. Educação física na adolescência: Construindo o conhecimento na escola. ° E d. São Paulo : Phorte. RAMOS, J.
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