SCRUM APLICADO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ASPECTO DE STRESS
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Lingua Portuguesa
Fundamentação Teórica de Pesquisa 7 3. Qualidade de Vida 7 3. Qualidade de vida no trabalho 8 3. As 7 Ferramentas da Qualidade 8 3. Gestão da Qualidade em Gestão de Projetos 9 3. Diagrama de Ishikawa 21 5. W2H 24 5. Diagrama de Pareto 22 5. Tabela de Indicador 24 5. Situação Proposta (To Be) 25 6. A pesquisa favoreceu a fundamentação de aspectos da qualidade de vida no trabalho e a identificação do fator que pode afetar a qualidade de vida no trabalho, conforme as respostas fornecidas pela população investigada. Como roteiro de trabalho foi adotado o seguinte: a. Exploração de fontes bibliográficas: livros, revistas científicas, teses, artigos, entre outros, que contém não só informação sobre o tema pesquisado, mas indicações de outras fontes de pesquisa. b. Realização de Estudo de Casos de Sucessos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda é uma das formas mais tradicionais de avaliação de qualidade de vida em grandes populações. De acordo com relatório divulgado no ano de 2018 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o Brasil está na posição 79 no ranking mundial numa lista de 179 países e territórios. Qualidade de vida no trabalho Pela definição de Chiavenato (2002): “[. a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”. Ainda que esteja em evidência a qualidade, seja de serviço, de produto ou de vida, apenas há pouco tempo, a preocupação com a QVT passou a ser considerada como parte intrínseca de uma sociedade complexa e de um ambiente diverso (FERNANDES, 2008).
Fluxograma de Processos Representação gráfica que descreve passo a passo uma imagem macro do processo, indicando visualmente: • o início e fim de um processo; • as atividades de um processo; • os pontos de decisão; • os documentos necessários; • o fluxo contínuo de uma informação Diagrama de Dispersão Utilizada para representação de dados de duas ou mais variáveis, sendo organizadas em um gráfico. Folha de Verificação Lista de itens que foi estabelecida para certificar, se todos os itens foram cumpridos de acordo com o que foi programado. Gestão da Qualidade em Gestão de Projetos Pelo PMBOK, a qualidade é a quinta área de seu conhecimento, instituído pelo PMI, e pode ser definida (de maneira semelhante ao conceito da ISO9000 ) como: “ Grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos, sendo que Grau é a categoria atribuída a entregas que tem a mesma utilidade funcional, mas m diferente características técnicas”.
Segundo a American Society for Quality, qualidade é um termo subjetivo que pode variar de definição de acordo com o setor ou pessoa. No PMBOK, dentro da gestão da qualidade, o gerente de qualidade necessita de uma comunicação efetiva com as outras áreas do projeto, de maneira que deve utilizar dados de medição de resultados de forma eficaz. Gestão de Processos A prática de Gestão de Processos de TI é um assunto amplo e vem sendo bastante abordada atualmente devido ao grande retorno as empresas como um todo. O propósito da utilização dessa estrutura é o controle e gerenciamento das atividades, fazendo com que cada processo seja minimamente detalhado em diversas etapas, a fim de se obter um maior e mais eficaz controle, resultando no retorno esperado traçado na estratégia da empresa.
Segundo Gart Capote, “A gestão de processos de é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios […] para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização. ” Existem diversas maneiras e práticas para criação de um método eficaz que se adeque ao objetivo, infraestrutura e visão da empresa. Por muitas vezes as escolhas traçadas são focadas em monitoramento, documentação, melhoria contínua, metas, diagnósticos e sugestões. Essa metodologia é dividida em 5 etapas: • Definição. • Medição. • Análise. • Melhoria. • Controle. Não é um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. Ele deixa claro a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las”.
Seu fundamento maior está centrado nos papéis em que as equipes (times) estão associadas nos papéis, eventos, artefatos e interações. Suas estratégias de utilização podem ser diferentes entre si, pois é baseado teorias empíricas de controle de processo. Possui três pilares: Transparência (tudo deve ser visível para todos os responsáveis envolvidos no projeto), Inspeção (Inspecionar se o framework e seu progresso estão seguindo o procedimento ou não) e Adaptação (ajustes conforme solicitação). Estudo de Caso 5. O caso da Avanole Durante o ano de desenvolvimento do presente trabalho, o evento de uma pandemia jamais imaginada ou prevista, a pandemia do Covid- 19, a maior parte das empresas vivencia algo que não estava nos planos, algumas sendo levadas ao Caos.
Empresas que possuem uma estrutura voltada a projetos em sua maior parte possuem vínculos temporários com equipes e empresas parceiras e prazos de entrega, pagamentos e encerramento de contrato, sendo assim, ações que visam o esvaziamento do ambiente de trabalho sem uma maneira de continuidade do negócio, como a liberação de funcionários em férias coletivas, revezamento em escala e até suspensão de atividades não são ações que podem ser consideradas, uma vez que o impacto gerado passa a ser imensurável frente ao risco da perda de negócios. A empresa Avanole atua no ramo da Tecnologia da Informação, no segmento de desenvolvimento ágil de softwares. É uma empresa que possui a cultura ágil implantada, e utiliza o SCRUM como metodologia primaria de execução de atividades, e isso exige reuniões frequentes de maneira a respeitar os rituais do SCRUM (Sprint Planning, Daily Report, Review) e atingir os melhores resultados, enquanto a empresa atuava de maneira presencial onde apenas um membro do time atuava de maneira remota em situações especificas, a relação entre qualidade de vida e trabalho se mantinha de equilibrada para a equipe.
A demora nas reuniões, dificuldade de entendimento e a não compreensão também foram mencionados como sendo fatores de impacto no projeto pelos funcionários. Essas situações não eram comuns quando o trabalho ainda era relacionado de maneira presencial. A partir do mapeamento realizado, além das indicações de ponto de estresse e dificuldades (conforme capítulo 5. foi feito um levantamento das ferramenta utilizadas, a partir da necessidade do uso de uma ferramenta de comunicação partiram para a utilização da ferramenta “Zoom”, como uma tentativa de melhorar a comunicação e diminuir retrabalhos causados por conta de mudanças repentinas de escopo (verificar 5. cujo modelo de negócio permite a abertura de salas de reunião online, o uso da ferramenta partiu do próprio time, de maneira que utilizam o modelo gratuito que possui limitações de tempo de uso e de pessoas a serem admitidas por sala.
Foram encontradas 4 situações a ser analisadas e corrigidas. Figura 2 Listagem de riscos com suas respectivas causas, consequências, medidas e pontuações de ocorrência. Situação Atual (As Is) O diagrama apresentado na figura 3 visa apresentar o fluxo de funcionamento da empresa antes do estudo, de maneira a indicar pontos de gargalo, melhorias a serem incluídas. O diagrama da situação atual, também conhecido como “As is” é uma importante ferramenta nesse momento de revisão de atividades para demonstrar principais pontos de interesse e funcionamento do processo. A figura 3 demonstra o processo que hoje está sendo executado, realizando as reuniões remotas com problemas de comunicação e entendimento de ambas partes, para dar andamento nos projetos. No caso da Avanole, foi necessário realizar um ajuste alinhando expectativa x necessidade, como a empresa se encontrava com um problema de comunicação foi necessário realizar um ajuste alterando as categorias “Máquinas” e “Medição”, por tipo de trabalho e material respectivamente.
Essa mudança ocorreu ao fato de os títulos anteriores não remeterem ao real problema do cliente. Na causa-raiz do problema foram encontradas as seguintes justificativas (ainda em conformidade com as entrevistas realizadas no capítulo 5. Figura 4. – Complemento do Diagrama de Ishikawa 5. Assim, a tabela abaixo mostra onde a empresa deve atuar para a melhoria do problema em questão, verificado na causa-raiz no Diagrama de Ishikawa (verificar 5. Figura 6 – Tabela 5W2H 5. Tabela de Indicador Conforme análise realizada na ferramenta 5W2H (verificar 5. pode-se observar que, não somente é necessário indicar o que fazer, mas também mostrar como isso pode ser medido com o tempo, para que a qualidade do serviço e/ou solução não fique defasada. Para isso, é importante o estudo de indicadores e, neste caso da Avanole, o estudo de Indicador de Qualidade tem a melhor solução para projetar a mensuração de como andam as reuniões a partir da implementação da solução com a compra da licença da ferramenta, conforme proposto.
Nenhuma menção relacionada a problemas com a conexão remota; - Nenhuma menção relacionada a ferramenta de comunicação; - Nenhuma menção relacionada ao aumento nas horas extras; Tipo de Problema Apresentado Quantidade % Equipamento Obsoleto 3 37,50% Barulhos Externos 2 62,50% Alinhamento e Expectativa e Realização 1 75,00% Total de ocorrências 6 100,00% Figura 9 – Tabela do Diagrama de Pareto Figura 9. – Complemento do Gráfico do Diagrama de Pareto As reclamações citadas anteriormente, tiveram redução de 30 para 6 no total de reclamações, isso significa que ocorreu a melhoria em 80%. Nota-se que no Diagrama de Pareto, as causas de excesso de trabalho oriundas de problemas de comunicação foram sanadas, uma vez que essas reclamações totalizavam em 60%. Com isso fica evidente o ganho de qualidade de vida no trabalho no ambiente remoto, onde as pessoas trabalham dentro da sua jornada de trabalho não excedendo o seu turno, totalizando em 100% de melhoria em relação ao cenário anterior mencionado.
Considerações Finais Conforme observações do capítulo anterior, ao utilizar o Diagrama de Pareto, é evidente que a melhoria 80/20 acontece durante o processo de melhoria contínua. p. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Edição compactada. ed. CHACHAMOVICH, E. VIEIRA, G. SANTOS, L. PINZON, V. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). MICHALOS, A. C. ZUMBO, B. D. HUBLEY, A. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017. RENWICK, R. BROWN, I. NAGLER, M. Ross Publishing, 2nd Ed. TANI, G. Esporte, educação e qualidade de vida. In: MOREIRA, W. W. scrumguides. org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR. pdf>. Acesso em: 18 ago. Planos e preços de videoconferência. br/blog/cadeia-de-valor/> Acesso em: 04 jul.
às 22:19. ALONÇO, Guilherme. As sete ferramentas da qualidade. Certificação ISO, São Paulo, ago. COUTINHO, Thiago. Metodologia Seis Sigma: o que é e como funciona? Voitto, São Paulo, ago. Disponível em <https://www. voitto. com.
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