Resumo Estudo dirigido de Imunologia básica
Essas estruturas reconhecíveis pelos receptores do SI são chamado PAMPS (Padrões Moleculares Associados ao Patógeno). Para ser reconhecido como tal, precisa ser importante para a sobrevivência do organismo, sequências invariantes e diferentes do hospedeiro. O SI reconhece ainda moléculas endógenas liberadas por células danificadas ou mortas, são os DAMPS (Padrões Moleculares Associados ao Dano). Podem ser produzidos lesões químicas, queimaduras, geralmente liberados por células em processo de apoptose. Para ser um DAMP: tem que ser ativo como molécula biológica sem a contaminação de um PAMP; fora de concentrações biológicas. São produzidos nos órgãos linfóides primários ou centrais (medula óssea e timo) e os maduros e virgens são mantidos nos secundários ou periféricos (linfonodos, baço, tecidos linfóides da mucosa) células NK: linfócitos que possuem grânulos; não é antígeno específico; libera grânulos com histamina e aumenta a produção de ROS e No células dendríticas: fagócito ativado pela exposição ao antígenos, que captura e apresenta aos linfócitos T * Células que apresentam antígenos para inativar e ativar os linfócitos T pela 1ª vez são às células apresentadoras de antígenos (APCs) Progenitor mielóide comum Células sanguíneas (eritrocitos) Mielopoiese: neutrófilos: granulócito que fagocita bactérias e ativa mecanismos bactericidas; 50 - 60% de abundância; são os primeiros a morrer; por meio de NETose, liberam o seu conteúdo intracelular prendendo o microorganismo nessa “rede” que contém enzimas como elastase que são capazes de destruir o microrganismo.
macrófago: forma madura dos monocitos; a forma imatura fica circulando no sangue até entrar em contato com tecidos, onde sofre a ativação; fagocitose mais potente e ativação de mecanismos bactericidas, além de apresentação de antígeno. Auxilia a induzir a inflamação e P1 Imunologia Ana Beatriz secreta ptn para ativação de outras células do SI; atuam ainda eliminando células mortas e restos celulares * Ambas são capazes de fagocitar o patógeno, e no fagossoma criado há a acidificação do meio e secreção de produtos tóxicos (NO, superóxido e hidróxido de hidrogênio) eosinófilos: resposta contra parasitas; cerca de 1% basófilos: auxilia os anteriores(função desconhecida); 1% mastócitos: diferenciam-se nos tecidos; ficam na mucosa auxiliando na proteção contra a capacidade absortiva da mucosa; libera grânulos de histamina e agentes ativos.
Células com grânulos apresentam o GM-CSF como fator de crescimento (fator de crescimento de granulócitos e macrófagos) células dendríticas: captura do antígeno na periferia e apresentação do mesmo * Monócitos tem o M-SCF como fator de crescimento (fator de crescimento de macrófago) Em sumo, são fagócitos: Macrófago, neutrófilos e células dendríticas Resposta inflamatória principal forma que o SI lida com A lesões é através da inflamação aguda, que é o acúmulo de leucócitos, ptn plasmáticas (sist. complemento, aticorpo, ptn de fase aguda) e fluidos derivados do sangue em sítio de infecção podendo ser ou não estéril. quimiocinas: c itocinas quimioatraentes para leucócitos, recrutando monócitos, neutrófilos e outras células efetoras do sangue para os locais de infecção; Para a migração dos fagócitos para os locais de infecção, uma gama de proteínas são necessárias, tais como: selectinas: glicoproteínas de membrana que se liga a grupos de carboidratos específicos na membrana dos leucócitos; proporcionam uma adesão por rolamento por sua ligação fraca aos leucócitos; são produzidas em maior quantidade quando o endotélio está ativado (tipo E encontra-se apenas no endotélio, tipo P está também nas plaquetas, tipo L é o contrário: presente nos leucócitos e com ligantes no endotélio).
os ligantes da E e P selectina são carboidratos como PSGL-, já da L lectina são carbo. como heparan sulfato integrinas: p roteínas presentes nos leucócitos que se ligam a moléculas de adesão intercelular (ICAM) e VCAM e proporcionam uma adesão forte do leucócito ao endotélio; encontram-se no endotélio com ligantes nos leucócitos. Fases da inflamação 1ª: A pós o contato dos macrófagos com PAMPS e DAMPS, há a liberação de citocinas pró inflamatórias que induzem a ativação do endotélio - principalmente o TNF-a. Este, por sua vez, induz a produção de grânulos no endotélio contendo selectinas - P e depois há a produção maior de selectina -E. A partir do reconhecimento de PAMPS e DAMPS, os macrófagos iniciam a secreção de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias.
As primeiras, principalmente TNF-a, levam a produção aumentada de selectinas E e P, assim como receptores ICAM de integrinas. Com a chegada do neutrófilo (como primeiras células a chegarem nos sítios de infecção), há um processo de rolamento das selectinas no endotélio com os seu ligantes nos leucócitos, devido a sua adesão fraca. Um processo de parada é iniciado pelas integrinas, uma vez que as quimiocinas estabelecem um aumento na afinidade dos seus receptores. Após, o leucócito inicia a diapedese e ao entrar no tecido, segue o gradiente das quimiocinas até o sítio de infecção. células dendríticas: apresenta aos linfócitos T, fagocita e auxilia nos processos antibactericidas, neutrófilos: é o primeiro na linha de chegada no sítio de infecção, fagocita, degranula e libera seu conteúdo intracelular após a fagocitose para prendendo o microrganismo na “teia” com enzima capazes de digeri-lo.
Explique porque, durante um processo inflamatório estéril, pode não ocorrer intensificação da resposta inflamatória local. Porque não há necessidade de fagocitose, por exemplo. Uma vez que não existe nenhum DAMP ou PAMP para ser combatido, as funções inflamatórias irão agir apenas no combate a lesão, e não a um organismo que a está causando. Explique a hipótese dos 2 sinais durante a ativação dos linfócitos. Quais os efeitos protetores sistêmicos e efeitos nocivos sistêmicos das citocinas, principalmente o TNF-α. É o mediador de infecções agudas principalmente bacterianas; contém a infecção local mas pode levar ao choque se liberado sistematicamente; e leva a febre, mobilização dos metabólitos. Quais os papéis das citocinas anti-inflamatórias? Conduzir os leucócitos até o sítio de infecção, ativar os tecidos,.
422 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes