RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: PREOCUPAÇÃO COM A SOCIEDADE OU ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO?

Tipo de documento:Proposta de Tese

Área de estudo:Administração

Documento 1

Formulación del problema I. Presentación y fundamentación del problema I. Objetivos Generales Específicos I. Marco teórico I. Alcance del estudio I. Primarias V. Secundarias 3 4 4 5 5 5 5 6 6 7 7 8 9 9 9 10 10 11 11 11 11 INTRODUCCIÓN A partir dos anos 90 a busca por formas de ter atitudes socialmente responsáveis cresceu, principalmente por ser entendido, por parte das empresas privadas, como importante fonte de vantagem competitiva e conforme Smith (1994), “mas recentemente observa-se uma transformação no próprio conceito: de uma concepção antes baseada na caridade e no altruísmo, para uma associação entre responsabilidade social e estratégia empresarial. Em um cenário de constantes mudanças e oscilações que afetam diretamente a economia e consequentemente a postura com relação ao papel que cada ente, seja público ou privado, deveria ter frente a necessidade de se empreender ações para promoção do bem estar social, a Responsabilidade Social surge no planejamento estratégico das empresas privadas, porém apesar da relevância crescente do assunto, segundo Litz (1996) “existe um hiato significativo em relação ao estudo dos resultados gerados pelo desempenho da Responsabilidade Social das empresas.

Assim, comunidades que vivem à margem da sociedade, por vezes sem acesso aos direitos básicos como educação, saúde e segurança, se veem reféns de auxílios e/ou projetos ditos de responsabilidade social, quando na verdade são ações pueris, sem embasamento técnico, que cumprem papel muito mais compensatório do que transformador. Não ensejam nenhuma mudança significativa que proporcione melhoria de vida aos envolvidos no processo. O compromisso com a Responsabilidade Social, tanto na esfera pública quanto na privada, deve ser encarado como algo necessário para o desenvolvimento de parte da sociedade que se encontra à margem dos direitos básicos garantidos pela constituição, e as ações necessárias para mudar esse quadro devem ser permeadas pela ética. Na atualidade, o envolvimento das instituições privadas nas ações socialmente responsáveis, deve-se muito mais a preocupação com a imagem corporativa e o provável retorno advindo dessas ações do que real interesse com a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Logo é necessário o debate sobre quais os reais motivos que levam as instituições privadas à investirem em Responsabilidade Social e se os benefícios gerados na verdade não se tornam apenas ações reparadoras dos danos causados pelas próprias. I. Presentación y fundamentación del problema O objetivo da pesquisa é contribuir para as crescentes discussões sobre a origem da Responsabilidade Social empresarial, seus motivos para investimento em ações socialmente responsáveis, bem como o retorno social para as camadas menos favorecidas da sociedade. E também o autor Neumann, que aborda em seus estudos a importância de se considerar as reais necessidades de uma comunidade e o quanto as ações sociais promovidas por entes privados devem considerar particularidades das comunidades onde estão inseridos.

Esses e outros autores serão considerados e certamente uma análise profunda de seus estudos irá enriquecer a pesquisa. I. Alcance del estudio O alcance do presente estudo será de caráter descritivo-exploratório, adotando principalmente revisão de literatura dos autores que mais tem se dedicado a exploração do assunto, através de consulta a livros e publicações de artigos em periódicos e sites confiáveis. Sobre método de pesquisa adotado, os autores Barros e Lehfeld (2007) afirmam que: “Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador”. As ações sociais implementadas pelas empresas nem sempre são transformadoras, por vezes são apenas compensatórias, cabendo questionamento sobre seu real papel no contexto da Responsabilidade Social.

No início da industrialização era aceitável que a missão de uma empresa fosse apenas econômica, atualmente não é “politicamente correto” não a estender às questões sociais logo o comportamento socialmente responsável acontece conforme as circunstâncias que a levam a investir em ações sociais. I. Selección y definición de las variables utilizadas Durante a investigação para elaboração do estudo, definiu-se as variáveis a serem utilizadas ao longo da pesquisa. Sobre as variáveis: 1. Os dados fornecidos por estas fontes serão analisados e revisados continuamente ao longo da pesquisa, a fim de melhor esclarecer os conceitos expostos e dar maior base às conclusões. II. Técnicas utilizadas Por se tratar de pesquisa que se baseará nos estudos realizados pelos principais estudiosos da Responsabilidade Social, também serão necessários acessos a sites para analisar mais profundamente a forma como tem se apresentado o tema na atualidade.

A pesquisa bibliográfica será realizada a partir dos principais livros de autores que se dedicam ao assunto da pesquisa, também através da busca de artigos em periódicos, e da participação em simpósios e seminários que também abordem a temática. A pesquisa em sites será realizada conforme a relevância e confiabilidade dos mesmos. ÍNDICE DE FUENTES UTILIZADAS Primarias Não serão utilizadas fontes primárias na elaboração do projeto Secundarias BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Cientí‐ fica. ed. São Paulo: Prentice‐Hall, 2007. BOOTH, W. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao. htm >. Empresa, Empresários e Globalização. Rio de Janeiro: Relume Dumará/FAPERJ DE OLIVEIRA, A. M.

V. ARAÚJO NOGUEIRA, Ú. F. Responsibility, ethics and social progress, 2011 DREHER, M. T. DE SOUZA, V. F. maio/ ago 2006 DE TORRESI, S. I. C. PARDINI, V. L. FARIA, A. SAUERBRONN, F. F. Is corporate social responsibility a strategic issue? A critical approach, 2008 FIGUEIREDO, M. A. GOMES, Fabio Guedes. Conflito Social e Welfare State: Estado e Desenvolvimento Social no Brasil. Revista de Administração Pública, vol. no. Rio de Janeiro, Mar/ Abr 2006 JONAS, H. CARRION, Rosinha Machado. DILLY, Eliete Kunrath. Programas Sociais Corporativos e Capital Social: Proposta de Qualificação. Revista de Administração Contemporânea, vol. no. Juventude, Trabalho e Instituições Filantrópicas. Saúde e Sociedade, v. no. São Paulo, Set/ Dez 2006 PAUTASSI, Laura C. Há Igualdade na Desigualdade? Abrangência e Limites das Ações Afirmativas.

SAUERBRONN, J. F. R. Estratégias de responsabilidade social e esfera pública: Um debate sobre stakeholders e dimensões sociopolíticas de ações empresariais | Corporate social responsibility strategies and public sphere: A debate on stakeholders and sociopolitical dimensions of business strategies, Revista de Administracao Publica 45 (2), pp. SAINSAULIEU, Renaud (2001) “A identidade no trabalho ontem e hoje”, Contemporaneidade e Educação, ano VI, no 9, 1o sem/200. no. Rio de Janeiro, Nov/ Dez 2007 VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. ed.

276 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download