RESOLUÇÃO PORTFOLIO Projeto de vida e formação integral dos sujeitos
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Pedagogia
O segredo para garantir a excelência do ensino ministrado está na qualidade e eficiência da sua gestão. Todas as etapas da vida humana estão para se completar, portanto, os projetos de vida não são privilégio da nova geração. Porém, neste estudo, elegemos a juventude como uma etapa particularmente relevante de identificação e realização de projetos importantes, por representar um momento de seleção relacionado à vida profissional. Compreender as possibilidades que os jovens enfrentam significa a visão que estabelecemos para os jovens e as expectativas e possibilidades para eles. A divisão da existência humana em múltiplos períodos está intimamente relacionada a vários aspectos básicos da organização social e cultural. Essas experiências e esses conhecimentos são como um todo, e não individualmente, produzem diferenças e satisfazem a formação geral do tema (SPOSITO, 2005).
Embora a educação escolar seja concebida e desfrutada como um privilégio e destinada a ser uma minoria, seu objetivo principal é cultivar as elites. As escolas de elite reúnem alunos e famílias com valores semelhantes na educação escolar, o conteúdo selecionado e desenvolvido em sala de aula faz parte dos interesses dessas elites, que viram a passagem para a faculdade na educação escolar, principalmente no ensino médio. Com a democratização da educação escolar, novos anseios e angústias surgiram na comunidade estudantil, assim como diferentes formas de explicar e compreender suas experiências (FANFANI, 2000). Ao buscar o sentido que a escola assume em suas vidas, três personalidades típicas foram encontradas entre os jovens: (1) Os primeiros a encontrar o sentido do ensino médio em suas obrigações - alguns jovens acham que ir à escola é uma coisa que não é não ter escolha a não ser ingressar na instituição; (2) O segundo motivo, denominado de razão instrumental pelo autor, é entendido como a obtenção de benefícios futuros, como diploma, ingresso na universidade, bom emprego, ou seja, Não, neste caso, no ensino médio, o significado está presente; (3) O amor ao conhecimento é finalmente mencionado como a motivação e o significado da educação escolar.
Deixe os alunos tomarem a iniciativa de levantar suas próprias questões e necessidades: O jovem protagonista capacita os alunos a agirem frente aos problemas da escola e da comunidade escolar como um todo. Portanto, é importante que ele mesmo possa perceber os problemas que o cercam e ajudar a pensar em possíveis soluções. Agende reuniões com freqüência: Não deixe os alunos perderem o ritmo! Forme um grupo de trabalho e deixe-os planejar suas ações e definir um cronograma. Confiar nos alunos a responsabilidade pela ação é uma estratégia importante para garantir que os jovens se tornem protagonista. O apoio dos educadores é essencial: Embora os alunos sejam o centro das ações, a ajuda dos educadores é fundamental para que a escola valorize a todos e alcance melhores resultados.
Porém, para Lima e Machado (2014), não há um motivo específico para desistir, portanto, a solução não é fácil de encontrar. É necessário pesquisar para encontrar a causa disso, E todas as partes interessadas para resolver e expandir as possibilidades Lute contra isso. Portanto, são importantes que as partes interessadas expressem suas opiniões E ajudá-lo a criticar propostas inclusivas e inovadoras, levando em consideração Desafios encontrados por alunos no ensino, Os fatores internos e externos que afetam este agravante não são considerados. Quando falamos do protagonista, chamamos o jovem de figura central de sua vida. Não se trata de ter uma posição de destaque e se destacar da multidão, mas de se ver como protagonista na construção de projetos de vida, buscando um papel ativo e colaborativo na família, na escola e na comunidade.
O que limita as possibilidades de sua experiência. Diante disso, o autor acredita que todos os alunos têm mais ou menos motivos para ir à escola, e o elaboram de forma mais ampla ou limitada no contexto de planos futuros. Incentivar os jovens a se tornarem protagonistas nas escolas é uma tarefa importante para o desenvolvimento pessoal dos alunos e para expandir sua experiência de vida. A participação no projeto protagonista na escola favorece o desenvolvimento humano integral e a formação cívica, pois possibilita aos jovens realizar ações voltadas à formação de uma consciência crítica, exercitando assim seus valores e princípios. Capa / título: Objetivo: Introdução: Principais aspectos sobre o Projeto de Vida: Papel do professor na mediação da construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas: Referências: 3 CONCLUSÃO Por meio das teorias elencadas neste trabalho, espera-se que o BNCC ajude a restaurar a dicotomia entre as legislações educacionais.
Lei nº 13. de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9. de 20 de dezembro BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Mimeo. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Coordenação Geral de Ensino Médio, Brasília, jun. LIMA, E. MACHADO, L. A evasão discente nos cursos de Licenciatura a Universidade Federal de Minas Gerais. Indagações sobre as Relações entre Juventude e a Escola no Brasil. Revista de Estudios sobre Juventud, México, ano 9, n. p. jan. jun. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l. v. n. p. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s. a. Disponível em: http://www.
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