Resenha Critica do Livro " Este barco também é seu" de 8 páginas
Capitão de Mar e Guerra D. Michuel Abrmhuff; tradução Henrique A. R. Monteiro. Editora Cultrix São Paulo, 2006 - 200p. Partindo do pressuposto de como gostaria de ser tratado, o comandante passou a desenvolver seu próprio estilo de liderança por meio de buscas das razões pelas quais os cidadãos trabalham e, com base nisso, há seu investimento. A liderança do capitão consistiu em dar a liberdade aos seus tripulantes para poderem ter um pensamento mais livre acerca do que era feito na Marinha, de forma que poderiam proporcionar sugestões para trazer melhorias. Capítulo 2 – Lidere pelo exemplo O segundo capítulo, tal qual é nomeado e, ainda acerca dos pensamentos de Abrashoff, vale ressaltar o compartilhamento acerca do acreditava. No que tange à gestão voltada ao fato de que a liderança deveria ser conquistada e não como algo previamente determinado, é perceptível a necessidade de que o chefe seja visto como um exemplo a ser seguido.
Com base nisso é possível notabilizar que os submissos à ele estavam a procura de pontos que se relacionavam com a influência que o gestor tinha sobre eles. Capítulo 8 – Vá além do procedimento padrão Logo, a análise sobre determinados procedimentos que não trazem resultados significativos traz consigo a necessidade de ir além do procedimento determinado pela empresa. Posto isso, sabe-se que consiste na necessidade de pensar no que se encontra à frente, de modo a traçar rotas para que consiga alcançar e possibilitar o crescimento dos funcionários e da empresa. Em síntese, ao focar no que é necessário, é outro conceito de liderança, tal qual estar à frente quando se trata de competição e ter objetivos diretos quando se trata da inovação.
Capítulo 9 – Prepare o seu pessoal Confere, também, à análise crítica do livro em questão o fato de que, para o autor, ao ajudar as pessoas se sentirem bem quanto ao trabalho e consigo mesmas é uma necessidade cotidiana, haja vista o fato de que isso é necessário a fim de que haja uma maior produtividade. Com isso, há ações que geram o reconhecimento, assim como confiar nas pessoas, tratar bem aos recém chegados, promover melhorias no grupo a fim de torná-lo forte. Seu orgulho ao observar a mudança que conseguira proporcionar nos marinheiros era imensurável, uma vez que transformou aquela equipe em uma equipe coesa, realizada e eficiente. Nesse viés, encerra-se o livro, por intermédio de citações acerca das realizações da tripulação sob a liderança dos novo comandante que veio a se tornar um ótimo líder.
CONCLUSÃO DO AUTOR No que concerne à conclusão do autor, vale ressaltar os importantes conceitos de liderança, mencionados e exemplificados no decorrer do livro, visto que, para ele, algo intrínseco à todos os líderes é o fato de que são desafiados a obter o máximo da equipe que estão orientando. Com base nisso, há três circunstâncias que interferem diretamente ao sucesso, são elas: necessidade do líder, organização da equipe e sua competência; logo, a ausência disso é capaz de gerar prejuízo na equipe. Assim sendo, o autor tem por intenção auxiliar os líderes à tornar essas circunstâncias eficazes. Ao instruir as pessoas sobre como agir, em cada decisão que tomam e cada atitude que colocam em prática, é necessário que o líder esteja se mantendo sempre informado.
O otimismo e a falta dele são expansivos, em vista disso é viável que o líder conheça aqueles que trabalham para ele, que tenha compreensão sobre sua influencia e aja de maneira consciente, uma vez que isso tem a capacidade de fazer a equipe se sentir valorizada. Em síntese, a atitude de um líder entusiasmado proporcionará o mesmo entusiasmo em seu trabalho, logo esses são entendidoss como os principais responsáveis do que está sendo realizado. No que concerne ao comandante, este não tem a intenção de ocultar os óbices que são postos em questão, visto que sua intenção é mostrar que ao esconder tais entraves, não evitarão a culpa. Conclui-se, portanto, que o autor acredita que os liderados devem seguir seus instintos, sentir-se a vonatde não apoiar o líder quando discordarem do que está sendo planejado; e, quanto ao líder, deve aprender a receber ordens, ser honesto e saber ouvir as opiniões diferentes das suas.
Outra maneira de trazer a evolução da empresa ou dos profissionais é manter o respeito, valorizar as ideias recebidas, tal qual as habilidades e iniciativas. Dessa forma, a fim de ser um líder respeitado e bem-sucedido é necessário, antes de tudo, ver os liderados como eles mesmos vêem. Por meio de perguntas sobre que acreditam que poderia fazer para melhorar determinada situação há a possibilidade de fazê-los sentir como líderes, o que seria capaz de auxiliar na melhoria das atividades. O encorajamento dos profissionais é viável e indispensável para que esses pensem como líderes, traçando boas estratégias, fato esse que geraria melhorias à empresa ou ao trabalho. Em síntese, conclui-se, portanto, que as ideias presentes no livro Este barco também é seu, é capaz de ajudar, auxiliar e mostrar como ser um líder e, acima de tudo, como prosperar as áreas nas quais os leitores atuam.
302 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes