FUNDAMENTOS, MODELOS CONCEITUAIS, APLICAÇÕES E PESQUISA DA TERAPIA COGNITIVA

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Bras. Psiquiatr. online]. vol. suppl. Os autores descrevem a utilização do TCC,como um grupo de técnicas nas quais há uma combinação de abordagem, acerca da pesquisa e prática clínica estes mostraram que a TC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência. Posteriormente temos como temática abordada os Fundamentos históricos e filosóficos das TCC, segundo Knapp and Beck as TCCs podem ser classificadas em três divisões principais,que são, a terapia terapias de habilidades de enfrentamento;terapia de solução de problemas e terapias de reestruturação. Na seção seguinte, é enfatizado as semelhanças e diferenças entre as TCCs,foi possível compreender que aTCC pode ser contrastada dos tratamentos puramente comportamentais, nos quais a cognição não é uma variável explicativa primordial.

Portanto, as abordagens voltadas estritamente para a mudança de comportamento, não são cognitivo-comportamentais; da mesma forma, qualquer terapia unicamente baseada em mudança cognitiva não é cognitivo comportamental. Em relação a terapia cognitiva foi originalmente construído de acordo com pesquisas conduzidas por Aaron Beck para explicar os processos psicológicos na depressão, em uma tentativa de provar a teoria freudiana de depressão como hostilidade retrofletida reprimida. RESULTADOS Ao analisar os procedimentos e técnicas usadas devemos levar em consideração que a variedade de habilidades terapêuticas levam ao sucesso dos procedimentos da TC. Além disso existe uma interpelação acerca da descoberta guiada, conforme Beck ressalta a TC incentiva seus pacientes a adotar a abordagem empírica e o terapeuta serve como modelo de incentivo a auto-eficácia.

Embora esta transferência não seja incentivada a sua manifestação pode ser uma metodologia valiosa para demonstrar as distorções interpessoais do paciente. Muito se debate acerca da conceitualização de caso, para os autores conceituar o evento é um labor permanente no decorrer de um determinado tratamento à medida do surgimento de novos dados clínicos,pois na grande parte da TC é devotada a técnicas de solução de problemas, foi desenvolvida para aplicação em formato individual ou em grupo em relação às indicações estas são determinadas pelas variáveis do paciente e do terapeuta e não pela natureza do transtorno. Pode-se mencionar por exemplo,que a TC é algo superior aos antidepressivos no tratamento da depressão unipolar em adultos (ES = 0,38), e foi igualmente efetiva como terapia comportamental no tratamento da depressão em adultos (ES = 0,05), bem como no transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) (ES = 0,19).

Na terapia cognitiva,o pensamento, a emoção e o comportamento são conectados entre si, para tentar chegar a uma conclusão acerca do eminente problema de ansiedade. Claro que é necessário tempo para esta mudança de pensamento e não podemos esperar que este indivíduo tenha uma melhora em apenas um dia de terapia. Conforme observado, no exemplo existem atos psíquicos que possuem os valores inconstantes, correspondendo às características de serem inconscientes. Inegável que o ponto de vista dinâmico explana as manifestações mentais como sendo o resultado da interação e da contra-ação das forças antagônicas,melhor dizendo, o TC examina não só os fenômenos como também as forças que produzem estes. CONCLUSÃO Como já esmiuçado no artigo de Barbosa et al.

São Paulo : Autores Associados. BARBOSA, João Ilo Coelho; BORBA, Aécio. O surgimento das terapias cognitivo-comportamentais e suas consequências para o desenvolvimento de uma abordagem clínica analítico-comportamental dos eventos privados. Rev. bras. Acad. Paul. Psicol. São Paulo, v. n. p. CARVALHO,Silva. Psicoterapia e Medicina Geral e Familiar - o potencial da terapia cognitivo comportamental. Rev Port Med Geral Fam vol. no. online]. vol. suppl. pp. s54-s64. RONDINA, R. C. Terapia Cognitivo Comportamental: desenvolvimento histórico, tendências atuais. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. p.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download