Relatório PIM VIII

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

É uma empresa de grande porte de natureza de sociedade limitada e possui exclusivamente a fabricação do produto RPB. Com cerca de 50 anos de existência, foi adquirindo mercado aos poucos, bem como a confiança do consumidor, tornando seus objetivos mais ousados e desafiadores com o tempo, sendo que este ano almeja a liderança da região 1, sendo uma região mais elitizada que exige alto nível de serviço. Força de trabalho II) Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores)? Explique sucintamente como chegaram na escolha da capacidade. Para os operários buscou-se contratar a quantidade mais próxima possível da relação recomendada entre MOD e quantidade por supervisor, respeitando a orientação de até 12 operários por supervisor, buscando maximizar a eficiência da equipe.

Contratou-se no período 1 47 operários e 4 supervisores, contratando 10 operários e 1 supervisor no segundo, 4 operários e nenhum supervisor no terceiro, no quarto período, 5 operários e 1 supervisor, mais 9 operários e 1 supervisor no quinto, totalizando 75 operários e 7 supervisores. e o processo de implantação e evolução da capacidade da empresa. O produto RPB é produzido utilizando 3 unidades de matéria-prima e 1,5 horas de mão-de-obra dos operários, apresenta demanda sazonal, com picos de vendas no 2º e 3º trimestre do ano e menor volume de vendas no 1º e no 4º trimestre. A Free Ice acredita em produzir um produto de qualidade diferenciada com um preço acessível, por isso optou por investir bastante em P&D dos períodos 1 a 6, possuindo em todos os períodos um produto com qualidade acima da média dos demais concorrentes, terminando a simulação com o segundo melhor nível de qualidade de produto, perdendo somente para a Intercool.

Sobre a expansão da fábrica, levou-se em conta os períodos de maior demanda e os valores de capacidade limite para cada faixa de custos fixos, buscando ficar próximo do máximo da categoria para minimizar os custos fixos. Assim, iniciou-se com 15. Já para a região 3, optou-se como segundo objetivo, por ser uma área com maior previsão de vendas, trabalhando com um preço menor. Assim, a fábrica foi construída na mesma região que se espera obter liderança de mercado, visando obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Em relação ao perfil dos clientes, a região 1, tinha maior renda e menor previsão de demanda, sendo possível praticar um preço mais alto, com pagamento à vista, sobre propaganda, investiu-se 70% em mídias sociais e 30% em mídias, devido ao elevado uso de tecnologia, foi a região com mais vendedores proporcionalmente ao número de visitas/cliente.

Para a região 3, que possuía menor renda, maior previsão de demanda, número de lojistas e possuindo maior quantidade de vendas, praticou-se o menor preço, e investiu-se 70% em propaganda pelos meios tradicionais e 30% em mídias sociais, pois a região não tinha muito uso de tecnologia. Por sua vez, a região 2 era um meio termo em relação à demanda e renda, tendo uma previsão de demanda menor do que a região 3 e maior do que a região 1, assim escolheu um preço intermediário entre os preços para as regiões 1 e 3, e escolheu-se investir 50% propaganda tradicional e 50% em mídias sociais. A Gelopar praticou um dos maiores preços do mercado, com valores decrescentes da região 1 para a região 3.

Estima-se que investiu bem pouco em P&D, pois fiou com o nível mais baixo de qualidade de produto da simulação, nível 2. Ficando em último lugar na região 1, penúltimo lugar na região 2 e sem representatividade na região 3, obtendo último lugar em parcela geral de mercado. A empresa Brasil, escolheu praticar o maior preço do mercado, tendo maior preço na região 2, um valor intermediário para região 3 e o menor valor para a região 1, investiu em P&D, obtendo nível 4 de qualidade de produto, o mesmo nível da Gelotec. Ficando em terceiro lugar na região 1, segundo lugar na região 2, penúltimo lugar na região 3 e em segundo lugar em parcela total de mercado. VII) Analise a Visão estabelecida pela empresa (pesos atribuídos aos objetivos de longo prazo) e comente se os focos estratégicos de mercado e econômico-financeiro foram bem estabelecidos e se as políticas implementadas nas diversas áreas da empresa foram consistentes com a Visão.

Escolheu-se como objetivo estratégico em indicadores de mercado, a liderança na região 1, seguida da região 3 e por último a região 2. Em indicadores econômico/financeiros, escolheu-se a liderança em lucratividade, seguido de liderança de faturamento. Conforme foram avançando as etapas, tentou-se seguir os objetivos, investiu-se muito em P&D e o máximo permitido com a propaganda, com isso a empresa alcançou um média de vendas bem expressiva e maior que nos períodos iniciais. No entanto, a liderança só foi obtida na região que não era prioridade para a empresa, mostrando um desalinhamento estre a expectativa do planejamento e a realidade do negócio. Sobre à sustentabilidade, na parte de valores foi inserido “respeito ao meio ambiente”, expondo assim a preocupação da empresa em possuir processos limpos e sustentáveis em toda sua cadeia de produção, fabricação e descarte.

X) Com as informações fornecidas pelos relatórios da empresa, indicar quais ações podem ser empreendidas pela equipe, para que a empresa melhore o seu desempenho em relação aos objetivos definidos no início da simulação. Atenção! O aluno deverá apontar os erros cometidos e as novas estratégias que implementará para melhorar o seu desempenho. Para as empresas que terminaram o jogo e atingiram o resultado - falência técnica, deverá relatar, minuciosamente, todos os erros e as novas estratégias). Embora se conseguiu a liderança da região 2 e obteve-se um resultado final financeiro positivo, não se alcançou os objetivos estratégicos, sendo assim, a estratégia precisa ser ajustada de modo a conseguir “entrar nos trilhos” e ficar adequada ao estipulado.

1476 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download