Relatório final de Estágio
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Administração
gov. br Relatório referente ao período de: 20/04/2012 até o momento atual 1 INTRODUÇÃO O Estágio supervisionado é uma ferramenta imprescindível, pois beneficia a experiência, promove o desenvolvimento no ambiente profissional, desenvolvemos a ética profissional, pelo estímulo da reflexão crítica dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, ou seja, temos o domínio teórico e prático para exercer nossas funções com excelência. O objetivo da função de auxiliar de secretária é auxiliar de forma eficiente e ágil, toda documentação que são protocoladas pela secretaria e encaminhar para os setores responsáveis dentro do prazo, para que sejam providenciadas todas as solicitações possíveis, tanto do público interno quanto do externo. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A Guarda Real da Polícia foi criada em 14 de abril de 1809, deu origem à PMERJ hoje com 50 mil Policiais, entre homens e mulheres tem por função primordial o policiamento ostensivo e a prevenção da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro, sendo uma das forças Militares deste Estado Brasileiro.
Princípios e Valores – Hierarquia e disciplina; prevenção da vida e dignidade humana; respeito ao interesse público, ao Policial e ao cidadão; profissionalismo com reconhecimento do mérito e transparência. Is); despachos em brochuras; leitura de boletins oficiais da Corporação; controle de processos e documentos por meio eletrônico (UPO); manutenção e organização dos arquivos. As atividades são desenvolvidas com a problemática de cada cliente, não sendo possível uma padronização nos atendimento, além disso, ressalto que possuo autonomia para desenvolver certas atividades e resolver eventuais problemas. Durante a execução das atividades foi utilizado o software da PMERJ, CIntPM e Proderj, além das instruções que são publicadas diariamente em Boletins da PM, conta ainda com telefone, computadores e multifuncionais, o que nos permite ter agilidade e eficácia nos processos realizados A avaliação do desempenho profissional é feita por meio de feedback do Oficial Superior (gestor) e a cada três meses é feito uma solenidade para destacar e elencar os melhores do trimestre com o objetivo de embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada de decisão; contribuir para melhoria contínua dos processos organizacionais e facilitar o planejamento e o controle do desempenho.
O clima da organização é agradável apesar de haver questionamentos quanto à administração, que muda de comando para comando, não há muito que fazer apenas acatar determinações, porém devido não haver um plano de carreira administrativo faz com que o ambiente do expediente se harmonize bem, pois independente de sua função ou graduação todos trabalham no mesmo sentido e não há uma competitividade. Além disso, a remuneração é satisfatória, comparando com o mercado de trabalho. OBJETIVOS Geral ou Final • Discutir a importância da inteligência emocional • Discutir vantagens ao utilizar a inteligência emocional no trabalho Específicos ou Intermediários • Analisar desvantagens ao não utilizar a inteligência emocional no trabalho • Explicar o que é inteligência emocional com ênfase no livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman 5.
REFERENCIAL TEÓRICO Junior, Ramos, et al (2011, p. afirmam que Os administradores vivem com as frequentes e inesperadas mudanças, principalmente no que diz respeito ao conhecimento, impondo novas necessidades a que as atuais são ultrapassadas, o tamanho das organizações, que se tornam complexas e internacionais, e a necessidades de pessoas altamente especializadas e competentes, envolvendo problemas de coordenação, e de acompanhamento as mudanças. O administrador se deparará com situações cada vez mais diversas de maior complexibilidade, com desafios dentro e fora da organização. Maciel e Souza (,p. a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. ” Salovey e John Mayer citado por Goleman (2011, p. definiram a inteligência emocional em cinco domínios principais, que são eles: lidar com emoções, conhecer as próprias emoções, motivar-se, reconhecer emoções dos outros e lidar com relacionamentos.
Goleman (2011, p. destaca que homens emocionalmente inteligentes são comunicativos, animados, socialmente equilibrados, tem engajamento com pessoas ou causas, tem capacidade de assumir responsabilidades e ter uma visão ética, são solidários, atenciosos. afirma que o papel da inteligência emocional é as pessoas usarem sua capacidade mental de forma favorável ou desfavorável para atingirem metas. Goleman(2011, p. afirma que “Os estados de espírito positivos, enquanto duram, aumentam a capacidade de pensar com flexibilidade e mais complexidade, tornando assim mais fácil encontrar soluções para os problemas, intelectuais ou interpessoais. ” Hatch e Gardner citado por Goleman(2011, p. classificam os elementos da inteligência interpessoal, como: • Organizar grupos — aptidão essencial do líder, que envolve iniciar e coordenar os esforços de um grupo de pessoas.
Goleman, 2011,. Goleman (2011, p. ressalta que as aptidões básicas da inteligência emocional serão cada vez mais importantes nos trabalhos em equipe, na cooperação, na ajuda às pessoas para que aprendam juntas como trabalhar com mais eficiência. À medida que serviços baseados no conhecimento e no capital intelectual se tornam mais fundamentais para as empresas, melhorar a maneira como as pessoas trabalham em equipe será uma grande forma de influenciar o capital intelectual, o que faz uma crítica diferença competitiva. Para prosperar, senão para sobreviver, as empresas deveriam desenvolver sua inteligência emocional coletiva Goleman(2011, p. – Rio de Janeiro : Objetiva, 2011. recurso digital MACIEL,A. P. SOUZA,B. S. L. C. Inteligência Emocional dos Gestores de Pequenas e Médias Empresas. In: VIII Simpósio de Excelência de Gestão e Tecnologia, 8, 2011,Resende.
Resumo. Tenho muita satisfação no que faço, procuro aprender e aprimorar o que já sei e com os colegas de trabalho mantenho uma relação amigável. Como Militar primo pela dedicação, ética e moral, valorizo toda oportunidade concedida e independente da função que exerço, procuro estar sempre disposta a contribuir orientando, direcionando o público interno e o externo tenho satisfação em ser útil na necessidade de alguém, afinal somos cliente do nosso próprio serviço. A dificuldade encontrada é sempre no início, por não ter conhecimento da rotina e não ter prática do serviço, e em virtude do pessoal ser menor que a demanda de serviço, muitas vezes temos que aprender errando e corrigindo, temos que se lançar e ser pró-ativos devido à pouca quantidade de efetivo e é aí que gera a oportunidade de você colocar em prática o que aprendeu na teoria.
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