Relatório de Estágio FABRAS Educação Física

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA 6 4. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA 7 5. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO 8 6. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS NAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC 9 7. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL (LEIA OS DOIS TEXTOS E RESPONDA ÀS PERGUNTAS PESSOAIS) 10 8. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO CIDADANIA E DEMOCRACIA DENTRO DA ESCOLA. A Educação exerce uma influência decisiva na formação dos sujeitos, através de práticas sociais e educativas, onde os professores educam para a cidadania, fazendo com que os sujeitos exerçam uma cidadania responsável, com base em conhecimentos concretos e assim contribuam para a evolução da sociedade de forma geral (CACHAPUZ, 2016).

Nesse contexto, segundo Orth, Medeiros e Pereira (2011), educar para a cidadania e de forma democrática na escola, contribuem para a construção da humanização social e emancipação dos sujeitos, através de práticas educativas-pedagógicas, solidárias e reflexivas que podem levar os educandos a conscientização crítica, tão necessária na realidade atual no país. Desse modo, a gestão escolar também apresenta um papel fundamental nesse contexto, pois para efetivação de uma gestão verdadeiramente democrática no contexto educacional, e para a promoção da cidadania, é necessário que se realizem mudanças nas estruturas organizacionais da escola, promovendo uma participação efetiva da comunidade escolar em todos os seus processos decisórios. Nesse cenário, ressalta-se que nas instituições de ensino deve efetivar-se a participação coletiva e colaborativa, com foco no sucesso da aprendizagem do estudante, seguindo os princípios da gestão participativa.

Nesse contexto, segundo Salomon (2001), a família é considerada um fator importante e fundamental para o desempenho dos estudantes, especialmente na relação que é estabelecida entre escola e professores. A nível de Estado, o sucesso e o fracasso escolar são mensurados a partir dos índices escolares, que mensuram o desempenho nas diferentes etapas de ensino, assim como pelo Censo Escolar, através das estatísticas de acesso e permanência na escola, através dos números de matriculados. De modo geral, considera-se que as relações de sucesso e fracasso escolar, Estado, escola e família formam uma tríade, que articulam-se e relacionam-se cotidianamente, e essas relações refletem diretamente nas pautas supracitadas, pois sem o Estado não há escola, e sem a escola a comunidade não possui acesso ao conhecimento.

Do mesmo modo, que sem a comunidade não existe escola, pois um ambiente educacional só ganha sentido e significado com a participação ativa e presente da comunidade escolar. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO O currículo escolar, assim como a educação nacional tem como base, o documento norteador denominado Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), da Educação Infantil ao Ensino Médio. Considerando o contexto no qual se realiza para os diversos meios em que o aprendizado esteja envolvido inclusive para quem é responsável por transmitir a educação ao próximo direta e indiretamente independente de sua formação. Desta maneira, considera-se a ética como uma das questões imprescindíveis para sucesso no trabalho, pois através dela que os educadores do mundo todo desempenhem papeis fundamentais pressupondo responsabilidade e compromisso, permitindo assim o diálogo constante na intencionalidade de melhorar a convivência com os alunos e demais profissionais da educação.

Referindo-se a este tema, o educador auxilia a trazer segurança, autocrítica e autoconfiança aos alunos, de modo a oferecer uma aula educativa sem que os alunos exacerbem seus limites, respeitando a individualidade de cada um. Nesse sentido, você acredita que esse tema tem sido abordado como um redirecionamento mental para aqueles que fazem parte da formação dos indivíduos desde o princípio, educar e transformar o pensamento dos profissionais da educação como daqueles que fazem parte do cotidiano social e educacional? Acredito que não nessa perspectiva, de redirecionamento mental. A educação deve considerar a vivência prévia dos estudantes, e ressignifica-la intrelaçando-a aos conteúdos e aos objetivos educacionais. Para o autor é da psicologia que o sujeito começa a relacionar-se com o mundo, tendo em vista que a escola é responsável pela construção, elaboração e difusão do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes de lidar com os desafios da época bem como com as influencias interpessoais deparadas em diferentes pessoas e situações.

Percebe-se que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem características em comum, para que venham acontecer é necessário pelo menos duas pessoas, portanto em um ambiente escolar ela se faz fundamental devido os grandes desafios cotidianos que a escola enfrenta. Nesse mesmo sentido, Goergen (2005) defende que o sujeito não forma a sua identidade a partir de um impulso subjetivo, mas a partir da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive. Portanto, para o autor, a formação moral do sujeito depende fundamentalmente do contexto com o qual ele se relaciona interativamente. Para o autor, o problema ético não é individual, é a relação do indivíduo com a comunidade. As boas relações interpessoais são fundamentais em um contexto de aprendizagem, que tenha como propósito uma educação de qualidade.

Em caso de conflitos nas relações aluno-professor-gestor, a escuta e o diálogo devem ser priorizados, onde todas as partes devem ser ouvidas, e todas as diferenças sejam resolvidas, pelo bem comum. E, para isso, a instuição escolar deve ter uma equipe gestora preparada e capacitada para a função, pois a equipe Diretiva e Pedagógica de todas as instituições de ensino tem o dever de promover um contexto saudável de aprendizagem, assim como mediar conflitos, intervindo através da escuta para que nenhum dos setores saia prejudicado. De maneira respeitosa, é dever de todos agir com educação e cortesia, respeitando o espaço do outro, e promovendo um contexto saudável de aprendizagem. CONCLUSÃO A vivência desse Estágio Curricular do curso de Educação Física, permitiu ao acadêmico reflexões importantes sobre a prática pedagógica do professor no contexto do Ensino Fundamental e Ensino Médio, mesmo com as adversidades do momento de Pandemia de Covid-19, que não possibilitaram a experiência da prática de estágio no ambiente escolar.

Brasília, DF: MEC/SEB/CNE, 2017. CACHAPUZ, A. F. CULTURA CIENTÍFICA E DEFESA DA CIDADANIA. Campo Abierto, v. S. Perfil profissional dos professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil Pública das capitais brasileiras. Revista Humanidades e Inovação, v. n. p. trim. MATURANA, H. Emoções e linguagens na educação e na política. Trad. José Fernando Campos Fortes. PEREIRA, G. DEMOCRACIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. PERSPECTIVA, Erechim. v. n. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2001. ANEXOS TEMA GERAL: O CORPO EM MOVIMENTO NO ENSINO REMOTO (ENSINO FUNDAMENTAL) E ENSINO PRESENCIAL (ENSINO MÉDIO) PLANO DE AULA 1 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ANO ATIVIDADE: EU CONHEÇO UM JACARÉ OBJETIVOS: • ESTIMULAR A EXPRESSÃO CORPORAL; • TRABALHAR A MUSICALIDADE E AS NOÇÕES DE LATERALIDADE; • ESTIMULAR O (RE)CONHECIMENTO DAS PARTES DO CORPO; • PROMOVER O AUTOCONHECIMENTO E AUTONOMIA.

METODOLOGIA: PRIMEIRAMENTE, O RESPONSÁVEL ESTIMULARÁ A CRIANÇA A RECONHECER AS PARTES DO CORPO, A QUESTIONANDO ONDE FICA OS OLHINHOS, OS PÉS, AS ORELHAS, A BARRIGA, A BOQUINHA, O NARIZ, ENTRE OUTRAS PARTES DO CORPO. APÓS ESSA CONVERSA INICIAL, O RESPONSÁVEL CANTARÁ A SEGUINTE MÚSICA, ESTIMULANDO A CRIANÇA A TOCAR COM AS MÃOZINHAS NAS PARTES DO CORPO CITADAS: “EU CONHEÇO UM JACARÉ QUE GOSTA DE COMER ESCONDA O SEU NARIZ SENÃO O JACARÉ COME O SEU NARIZ E O DEDÃO DO PÉ EU CONHEÇO UM JACARÉ QUE GOSTA DE COMER ESCONDA OS SEUS OLHINHOS SENÃO O JACARÉ COME OS SEUS OLHINHOS E O DEDÃO DO PÉ. NA SEQUÊNCIA, BRINQUE COM A CRIANÇA DE “ESTÁTUA”, CANTANDO A SEGUINTE MÚSICA E REALIZANDO OS MOVIMENTOS CITADOS POR ELA: “MÃO NA CABEÇA.

MÃO NA CINTURA. UM PÉ NA FRENTE E O OUTRO ATRÁS. AGORA NINGUÉM PODE SE MEXER. ESTÁTUA!” NESSE MOMENTO, PEÇA PARA A CRIANÇA PERMANECER EM ESTÁTUA, E FAÇA O CONTORNO DE SUA SOMBRA COM GIZ. PLANO DE AULA 5 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ANO ATIVIDADE: FAZENDO ARTE OBJETIVOS: • ESTIMULAR O RECONHECIMENTO DAS CORES E A SENSAÇÃO DE TEMPERATURA; • TRABALHAR A MANIPULAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E A IMAGINAÇÃO; • ESTIMULAR A AUTONOMIA E A AUTOCONFIANÇA. METODOLOGIA: PRIMEIRAMENTE, O ADULTO DEVERÁ LEVAR AO CONGELADOR UMA FORMINHA DE GELO, COM OS CUBINHOS DE DIFERENTES CORES, UTILIZANDO-SE PÓ DE SUCO OU TINTA, E DEIXAR NO CONGELADOR ATÉ QUE A ÁGUA VIRE GELO COMPLETAMENTE. DEPOIS DISSO, O ADULTO DEVERÁ RESERVAR UM ESPAÇO DA CASA ONDE A CRIANÇA POSSA EXPLORAR O MATERIAL.

NO PRIMEIRO MOMENTO, DEIXE QUE A CRIANÇA TOQUE NOS CUBINHOS DE GELO, EXPERIMENTANDO A SENSAÇÃO DO GELADO, E A AUXILIE NA IDENTIFICAÇÃO DAS DIFERENTES CORES. APÓS ISSO, PEGUE A FOLHA DE PAPEL E ESTIMULE A CRIANÇA A DESENHAR UTILIZANDO OS CUBINHOS COLORIDOS, DESCOBRINDO A TRANSFORMAÇÃO DO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO. NA SEQUÊNCIA, DEPOIS QUE A CRIANÇA ENCONTRAR TODAS, VOCÊS PODERÃO INVERTER A BRINCADEIRA, E AGORA O ADULTO FECHARÁ OS OLHOS E CANTARÁ A MÚSICA E A CRIANÇA ESCONDERÁ AS BORBOLETAS PELA CASA. REPITA A ATIVIDADE CONFORME O INTERESSE DA CRIANÇA. DIVIRTAM-SE! MÚSICA: “BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA POTI-POTI PERNA DE PAU OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICAPAU PAU-PAU” VÍDEO DE APOIO: BORBOLETINHA - DVD GALINHA PINTADINHA 2 - DESENHO INFANTIL  https://www.

youtube. com/watch?v=28iW_O5qWfU&t=14s PLANO DE AULA 8 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ANO ATIVIDADE: CONSTRUINDO UMA PIPA OBJETIVOS: • ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO; • TRABALHAR A DESTREZA MANUAL E A LATERALIDADE; • ESTIMULAR A ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E AS PERCEPÇÕES VISO-MOTORAS. Depois de construída a Pipa, agora é só brincar! Aproveitem os ventos da Primavera e façam ela voar! Divirtam-se! PLANO DE AULA 9 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ANO ATIVIDADE: PESCARIA COM OS PÉS OBJETIVOS: • TRABALHAR O CONTROLE CORPORAL; • ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO E O EQUILÍBRIO; • ESTIMULAR A TOMADA DE DECISÃO. METODOLOGIA: PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, A CRIANÇA DEVERÁ SENTAR NO CHÃO OU EM UMA CADEIRA E O ADULTO DEVERÁ POSICIONAR AS BOLINHAS DE MEIA A FRENTE DA CRIANÇA DENTRO DE UMA BACIA OU BALDE, E AO LADO DEVERÁ POSICIONAR A OUTRA BACIA OU BALDE VAZIO, CONFORME ILUSTRADO NA IMAGEM ABAIXO.

O DESAFIO DA ATIVIDADE, É A CRIANÇA PEGAR UMA BOLINHA POR VEZ, UTILIZANDO OS DOIS PÉS, E DESLOCAR AS PERNAS COLOCANDO A BOLINHA DENTRO DO BALDE VAZIO. DEPOIS QUE A CRIANÇA CONSEGUIR COLOCAR TODAS AS BOLINHAS DENTRO DO BALDE, COM A AJUDA DO ADULTO PODERÃO REALIZAR A CONTAGEM DAS BOLINHAS DE MEIA.   PLANO DE AULA 10 ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ANO ATIVIDADE: DESAFIO DAS BOLINHAS OBJETIVOS: • ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO E AS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO; • TRABALHAR A PERCEPÇÃO VISO-MOTORA E A LATERALIDADE; • TRABALHAR A TOMADA DE DECISÃO. • TRABALHAR A DESTREZA MANUAL; • ESTIMULAR A PERCEPÇÃO VISO-MOTORA. METODOLOGIA: O ESTUDANTE DEVERÁ CORTAR A PARTE DE CIMA DA GARRAFA PET, CONFORME ILUSTRADO NA IMAGEM, NA EXTREMIDADE ONDE SE ENROSCA A TAMPA DA GARRAFA. DEPOIS DISSO, O BARBANTE OU UMA SACOLA PLÁSTICA CORTADA DEVERÁ SER AMARRADA JUNTO A TAMPINHA DA GARRAFA, E NA OUTRA PONTA DEVERÁ SER AMARRADA UMA BOLINHA DE PAPEL OU OUTRA TAMPINHA PLÁSTICA, E ASSIM ESTARÁ PRONTO O BILBOQUÊ.

  SE POSSUÍREM OUTROS MATERIAIS EM CASA, O ESTUDANTE PODERÁ ENFEITAR A GARRAFA PET ANTES DE COMEÇAR A BRINCADEIRA. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É O ESTUDANTE CONSEGUIR FAZER COM QUE A BOLINHA ENTRE DENTRO DA GARRAFA, UTILIZANDO SOMENTE UMA DAS MÃOS, QUE DEVERÁ ESTAR SEGURANDO O BILBOQUÊ. Na sequência, o estudante deverá reproduzir cada letra do seu nome, realizando o movimento descrito na figura. Fotografe todas as letras/movimentos, e depois disso envie as fotos no grupo da turma.   PLANO DE AULA 5 ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ANO ATIVIDADE: TROCA DE LUGARES OBJETIVOS: • TRABALHAR AGILIDADE E A LATERALIDADE; • ESTIMULAR A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO; • TRABALHAR A TOMADA DE DECISÃO E AS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO. METODOLOGIA: DELIMITE UMA DISTÂNCIA INICIAL, CONFORME ILUSTRADO NA IMAGEM, E CONFORME O ANDAMENTO DA BRINCADEIRA, VÁ AUMENTANDO O ESPAÇO DE DESLOCAMENTO, AUMENTANDO O GRAU DE DIFICULDADE DA ATIVIDADE.

PARA ESSA ATIVIDADE, O ADULTO OU OUTRA PESSOA DEVERÁ PARTICIPAR COM A CRIANÇA.   OS ESCRAVOS QUE FAZIAM ZIGUE ZIGUE ZÁ SERIAM OS FUJÕES, QUE CORRIAM EM ZIGUEZAGUE PARA DESPISTAR AS PESSOAS QUE OS PROCURAVAM.   PLANO DE AULA 8 ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ANO ATIVIDADE: CORRIDA DO TÊNIS OBJETIVOS: • ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO E A ATENÇÃO; • TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA; • TRABALHAR A HABILIDADE MOTORA CORRER. METODOLOGIA: NESSA FAIXA ETÁRIA, ALGUMAS CRIANÇAS AINDA NÃO SABEM AMARRAR O TÊNIS. POR ISSO, É IMPORTANTE PRATICAR! PARA ISSO, PRIMEIRO ENSINE A CRIANÇA (CASO ELA AINDA NÃO SAIBA) A AMARRAR O TÊNIS EM QUE ESTÁ USANDO, EXPLICANDO CALMAMENTE CADA PASSO:  DEPOIS DISSO, RESERVE UM ESPAÇO GRANDE DA CASA ONDE A CRIANÇA CONSIGA CORRER PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE.

EM UMA DAS EXTREMIDADES DO ESPAÇO, COLOQUE UM BALDE OU UMA CAIXA, E NO OUTRO LADO, DIVERSOS CALÇADOS COM CORDÃO, LADO A LADO, DESAMARRADOS. METODOLOGIA: INICIALMENTE, FAÇA O DESENHO DA “VELHA” REPRESENTADO PELO SÍMBOLO DO ASTERISCO #, NO CHÃO COM GIZ. PARA ESSA BRINCADEIRA, O ADULTO DEVERÁ BRINCAR JUNTO COM A CRIANÇA. PRIMEIRAMENTE, EXPLIQUE A DINÂMICA DO JOGO DA VELHA PARA A CRIANÇA, QUE CONSISTE EM QUEM CONSEGUE COLOCAR A SUA SEQUÊNCIA DE LETRAS UMA AO LADO DA OUTRA, SEJA NA VERTICAL, HORIZONTAL OU DIAGONAL.   NA OUTRA EXTREMIDADE DO ESPAÇO, COLOQUE A LETRA INICIAL DO NOME DA CRIANÇA MISTURADA COM A LETRA INICIAL DO SEU NOME. ANTES DE COMEÇAR A BRINCADEIRA, PEÇA QUE A CRIANÇA IDENTIFIQUE AS LETRAS E TIRE AS DÚVIDAS DA CRIANÇA COM RELAÇÃO A ATIVIDADE.

Formar um trem e deslocar, correndo lentamente. Ao sinal do professor, o último aluno aumenta o ritmo passando à frente, e assim sucessivamente. ª atividade: Cada macaco no seu galho. Material: Bambolês ou giz. Descrição: Colocar os bambolês no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. No centro da quadra, colocar os caçadores. Ao sinal do professor o número correspondente corre para o outro lado da quadra evitando ser caçado. Os que forem pegos passam a ser caçadores. ª atividade: Material: Cones Descrição: Delimitar uma área nos quatro cantos da quadra, de forma que as distâncias sejam as mesmas. Os alunos deverão se dividir em quatro grupos com números iguais de componentes.

Descrição: Alunos ficarão espalhados no centro da quadra, e seguirão os comandos do professor, que serão: - Tocar o chão (apitar uma vez); - Bater palmas (apitar duas vezes); - Tocar o chão e bater palmas (apitar três vezes); 2° atividade: Material: Nenhum Descrição: Realizar a saída de três apoios, ou mesmo agachada nas atividades de 1 a 4 da parte principal. ° atividade: Material: Cones Descrição: Divididos em duplas, sendo que deverão se posicionar na linha de fundo da quadra. Os alunos se posicionaram em decúbito ventral na linha de fundo. Ao comando do professor, os alunos correspondentes correm até o centro da quadra, e fazem o carrinho de mão, até o local delimitado pelo professor. ª atividade: Roda de conversa e feedback.

Ao chegar na fila deverá bater na mão do próximo colega, que fará o mesmo percurso, só que agora pegará o bastão e entregará pro colega próximo da fila. E assim sucessivamente, até todos terem participado da brincadeira pelo menos uma vez. ª atividade: Circuito. Material: Cones, corda e mini barreiras. Descrição: Um aluno de cada vez com o bastão na mão, o restante fica sentado torcendo pelo colega. PLANO DE AULA 5 ENSINO MÉDIO – 1º ANO ATIVIDADE: SALTOS OBJETIVOS: Introdução ao salto em distância; Incentivar a cooperação, coletividade e respeito. METODOLOGIA: 1ª atividade: Aquecimento. Descrição: Ao sinal do professor os alunos deverão seguir os seguintes comandos: - Esquerda: os alunos deverão dar três passos para a esquerda e tocar o chão.

Direita: os alunos deverão dar três passos para a direita e tocar o chão. Apito: alunos deverão saltar para frente. Ele/ela então se agacha e salta para frente o mais longe possível, aterrissando com os dois pés. O objetivo é ir saltando até o espaço demarcado pelo professor, e na sequência é dado o sinal para que o próximo colega inicie a atividade. ª atividade: Roda de conversa e feedback. Material: Nenhum. Descrição: Reunidos em círculo, os professores questionarão os alunos sobre o que foi abordado em aula, e sobre as atividades realizadas. Enquanto alguns alunos saltam, outros serão os ajudantes, que auxiliarão na atividade e que darão incentivos aos colegas para saltar mais longe. A atividade terá fim quando todos os alunos tiverem participado.

ª atividade: Roda de conversa e feedback. Material: Nenhum. Descrição: Reunidos em círculo, os professores questionarão os alunos sobre o que foi abordado em aula, e sobre as atividades realizadas. Observação: Para não sobrecarregar a perna na impulsão, os alunos deverão alternar a perna de salto sempre que alguém for pego. PLANO DE AULA 8 ENSINO MÉDIO – 1º ANO ATIVIDADE: SALTOS OBJETIVOS: Trabalhar o salto em distância e o salto triplo, introduzindo as regras básicas destas modalidades, de forma lúdica. METODOLOGIA: 1° Atividade: Mãe da rua adaptado ao salto triplo Material: Nenhum Descrição: Alunos dispostos nas laterais da quadra, sendo que haverá um pegador ao centro. Ao sinal, os alunos deverão se deslocar de um lado para o outro da quadra, os alunos que estão fugindo atravessam a quadra com o movimento do salto triplo (D-D-E ou E-E-D) e o pegador se desloca realizando os saltos em uma das pernas.

° Atividade: Amarelinha simples Material: Giz ou arcos Descrição: Com giz ou arcos, delimitar diferentes formatos para o jogo de amarelinha, partindo-se, inicialmente, do tradicionalmente conhecido, para uma sequência em que os impulsos são repetidos com os dois pés, com o mesmo pé ou com alternância dos pés. Vencerão aqueles que conseguirem obter o maior e menor número de pontos, de acordo com a solicitação do professor. Obs: O professor poderá colocar objetos sobre a mesa que não deverão ser derrubados. ª atividade: Jogo dos cinco passes. Material: Bola. Desenvolvimento: Alunos dispostos em duas equipes, em campos opostos. ª atividade: Estafeta Material: Giz, bola de meia Desenvolvimento: Alunos dispostos em colunas formando equipes com números iguais de integrantes. À frente de cada equipe haverá um círculo traçado no solo com giz e uma bola de meia dentro dele.

Ao sinal do professor, o primeiro integrante correrá até o círculo, pegará a bolinha, lançando-a ao próximo de sua equipe antes de permanecer dentro do círculo. Vence a equipe que ao final do jogo reunir todos os integrantes da equipe dentro do círculo. ª atividade: Feedback.

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