Relatorio de estagio de matematica
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Matemática
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 9 5. O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR 12 6. ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA 14 7. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 16 8. PLANOS DE AULA 17 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22 REFERÊNCIAS 24 1. Essas propostas consideram que teoria e prática estão presentes tanto na universidade quanto nas instituições-campo. O desafio é proceder ao intercâmbio, durante o processo formativo, entre o que se teoriza e o que se pratica em ambos. Esse movimento pode ser mais bem realizado em uma estrutura curricular que supõe momentos para reflexão e análise das práticas institucionais e das ações dos professores à luz dos fundamentos teóricos das disciplinas e das experiências de seus profissionais.
PIMENTA, 2010, P. Segundo Pimenta, os conhecimentos práticos e teóricos concebidos ao longo do estágio, servem para contribuir, nortear e organizar o trabalho administrativo-pedagógico na instituição de ensino, com foco em uma educação de qualidade social que atenda as necessidades formativas do cidadão e, por consequência da sociedade brasileira. Durante o tempo em que o aluno passa na escola, é possível observar e aprender com a experiência dos docentes, a respeito das tendências no ensino, sobre a gestão da sala de aula, a organização dos conteúdos, a análise dos livros didáticos, bem como estratégias de ensino. O aluno pode ainda, auxiliar o professor no preparo e correção de atividades. Estas práticas, aprendidas em sala de aula, e também fora dela, através das metodologias alternativas de ensino, certamente se mostrarão muito úteis ao discente.
Mais do que aprender técnicas de promoção da construção do conhecimento, é possível entender e aprender sobre os documentos que regem o educandário e os responsáveis por organizar esses documentos. Através da observação do cotidiano dos alunos, o Estágio também proporciona conhecer como o trabalho é desenvolvido pelos funcionários da gestão da instituição. A disciplina objetiva também utilizar as dimensões simbólicas e conceituais da matemática, de maneira a abarcar os fundamentos que garantem cobertura ampla e elementar dos fatos matemáticos mais importantes. É essencial que os alunos consolidem no ensino médio a habilidade de lidar de maneira mais crítica com o rigor científico das definições e conceitos matemáticos, visto que, esta ciência, possui suas particularidades, para tornar mais fácil a comunicação entre o meio matemático.
Os alunos devem ainda, exergar a matemática como uma ciência com métodos próprios de construção do conhecimento, e desta maneira usar o conhecimento matemático como uma das ferramentas de leitura, interpretação e análise da realidade que nos cerca. Com vista de alcançar os objetivos, através das metas propostas, é necessário estabelecer metodologias de ensino compatíveis com o nível dos alunos. Para isto, o professor propõe métodos diversos tais como a resolução de problemas, modelagem matemática, e Etnomatemática, que partem de questões relacionadas à realidade dos alunos no contexto em que estão inseridos, bem como, as mídias tecnológicas a história da matemática, e investigações da mesma. Situação Problema 2: Imagine que você aquele smartphone que você tanto deseja está em promoção.
Nesta, o preço que era R$1350,00 passou a custar R$1. caso o pagamento fosse realizado à vista ou em uma vez no cartão de crédito. Sem pensar muito, correu para a loja com o cartão de crédito emprestado pelo seu pai para comprar o aparelho. Quando a fatura chegou, seu pai notou que a compra de R$1. Nestes documentos, estão contidas todas as normas que regem a instituição. O Regimento, é um documento que descreve aquilo que compete a cada funcionário dentro da instituição, é um documento feito com base no Projeto Político Pedagógico. Este, por sua vez, é o principal documento dentro da instituição, visto que, tem a função de nortear todas as ações tomadas dentro da escola. Estes, tratam-se de um conjunto de leis que existem descrevem as funções que cada funcionário desempenha.
Os documentos discorrem em detalhes sobre os direitos e deveres de todos os funcionários da instituição. O pedagogo, junto com a sua se tornam responsáveis pela organização do trabalho pedagógico no espaço educativo. Ou seja, existem várias relações que vão se estabelecendo, e que vão contribuir com o êxito da escola. O papel central do pedagogo, centra-se em conhecer a realidade que esta escola acolhe, seu público alvo, as necessidades da sociedade, e o contexto da diversidade em seus vários âmbitos. É fundamental o perfil das crianças, e entender a relação destas com a família, Diante desse contexto de diversidade, temos ainda o contexto de inclusão, onde o aluno portador de alguma necessidade especial tem o direito de permanecer nesse ambiente assim como os demais alunos.
Outro ponto de suma importância, trata do relacionamento interpessoal, que é a base da construção da escola. Espera-se que ao final desta atividade, os alunos sintam que estudar matemática pode ser algo do interesse deles, quando trabalhada de forma que condiz com a realidade dos mesmos, buscando resolver problemas de forma o aluno reconheça a necessidade do aprendizado de Matemática. Foram pensadas atividades que tratam da Geometria. Os alunos deverão refletir a respeito das formas geométricas em nosso dia-a-dia, nas formas da natureza, nas placas de trânsito, bem como nas edificações em que eles estudam. Para isso, os alunos farão uma atividade em que deverão conhecer as ferramentas para se trabalhar com a Geometria. Uma das ferramentas interessantes de se mostrar para o aluno é o aplicativo Geogebra, em que o aluno pode visualizar com facilidade objetos geométricos.
REFERÊNCIAS Livro didático MARTINS, Diego. três métodos diferentes de medir a altura de um prédio. Disponível em: <https://minilua. com/tres-metodos-diferentes-medir-altura-predio/>. acesso em: 4 jul. REFERÊNCIAS Livro didático COELHO. Anielle Glória Vaz. Construindo o círculo trigonométrico no software GeoGebra. Disponível em: <http://portaldoprofessor. mec. Destacando-se as funções de diretor e de pedagogo, que são funções de articulação do trabalho dentro da instituição, e que são de extrema importância para a escola. Ressalta-se ainda a importância dos documentos pedagógicos, que constituem de efetiva de todos os funcionários na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição, dessa forma, toda a comunidade escolar estará inserida na transformação da vivência dos alunos.
Foi possível ainda perceber que as atividades promovidas pelos professores em sala de aula, mais especificamente os seus planos diários de aula, são atividades trabalhosas, que, no entanto, são capazes de dar sentido ao conhecimento. Compreender as atividades escolares no cotidiano do estágio é uma experiência que permite ao discente compreender o que está sendo aprendido na teoria para melhor contribuir com a formação prática, buscando contribuir para a transformação da sociedade. Nesse sentido é necessário ter um conhecimento sobre a prática, para que se promova uma melhor compreensão acerca do real papel do professor no ambiente escolar. Acesso em: 01 jul. PIMENTA, S. LIMA, M. S. Estágio e Docência. Disponível em: <https://fast. player. liquidplatform. com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/ec6a387c0ac49fc6fb21a5cd127a9a0a>.
Acesso em: 13 jun. Acesso em 30 jun. BRASIL. Ministério da Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília, 2000. BRASIL. TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC: Propostas de práticas de implementação. Disponível em: <https://bit. ly/2VLv7Dn>. Acesso em: 26 jun.
1183 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes