RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA - MODELO UNOPAR-ANAHANGUERA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Visa à interatividade real entre universidade, meio escolar e comunidade, bem como onde essa escola se situa e qual processo de desenvolvimento pedagógico dessa instituição. Outro objetivo é buscar qualificações reconhecer a formação de aprendizagem escolar como um todo pedagógico, competência, habilidade e metodologia sob a técnica de supervisão. Durante o estágio foi possível observar toda estrutura do ambiente escolar: aspectos físicos, administrativos, pedagógicos e relações humanas. Para sua efetivação foram utilizados alguns instrumentos como: leituras sugeridas, observação na instituição educacional, entrevistas, participação em reunião pedagógica, e a realização da regência. Bem como, a metodologia que possibilitou a efetivação deste estágio e do relato do mesmo envolveu visitas pessoais à instituição, entrevistas com o educador, a análise de documentos escolares e especialmente o Projeto Político Pedagógico - PPP.

E citam Freire (1996) ao lembrar que nesta etapa de preparação para o exercício da docência, “exige tomada consciente de decisão”. Para os autores, o professor deve conceber a sala de aula, como um espaço de aprendizagem permanente, pois enquanto sujeito do conhecimento, este deve refletir sobre O estágio supervisionado em matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente o seu processo de formação profissional, apreendendo-o e redimensionando o no intercâmbio dos diversos saberes que permeia o fazer docente. A partir da reflexão realizada a doravante a leitura do artigo e do resumo sucinto, é seguro afirmar que as experiências teóricas vivenciadas pela pelo contato com este material permitiu construir conceitos sobre o estágio e a prática docente consolidando a formação profissional.

RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) O Projeto Político Pedagógico é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo processo de construção. Desta forma, é evidente que o PPP de uma escola é um projeto dinâmico, que exige esforço coletivo e comprometimento. Tratando-se do currículo do Ensino Médio observou-se que este está organizado por áreas de conhecimento e não por matérias. São 4 áreas de conhecimento: Ciências Humanas Sociais Aplicadas. Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O objetivo do Conselho de Classe é favorecer uma avaliação mais completa do aprendiz e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisões para um novo fazer pedagógico. Ele auxilia em mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno. O planejamento do primeiro ano ao terceiro ano do ensino médio estão alinhados a BNCC e apresenta como objetivo geral propiciar aos alunos condições pedagógicas capazes de conscientizá-lo de que os conhecimentos matemáticos fazem parte do contexto em que vivemos, motivo que justifica a sua aprendizagem. No plano para o primeiro ano, os conteúdos a serem trabalhados ao longo do ano letivo são: 1º bimestre - CONJUNTOS- Conjuntos numéricos; Intervalos; Coordenadas cartesianas.

FUNÇÕES - Definição de função; Domínio, contradomínio e imagem; Gráficos de funções; Crescimento e decrescimento de funções; Tipos de funções - FUNÇÃO AFIM: Definição e gráficos de função afim; Zero da função afim; Análise do gráfico da função afim e Inequações lineares. º bimestre - FUNÇÃO QUADRÁTICA: Definição e gráficos de função Quadrática; Raízes ou zeros da função quadrática; Estudo da parábola; Inequações quadráticas - FUNÇÃO MODULAR: Definição e gráficos de função Modular; Equações modulares; inequações modulares. º bimestre - FUNÇÃO EXPONENCIAL- Definição e gráficos de função exponencial; Equação exponencial; Inequação exponencial- FUNÇÃO LOGARITMICA: Logaritmo e propriedades; Definição e gráficos de função logarítmica; Equações logarítmicas; Inequações logarítmicas.

As avaliações serão de cunho: diagnóstico, formativo e somativo. A atribuição da nota levará em conta, ainda: a participação durante as aulas; os trabalhos e demais atividades; as lições de casa e a organização do caderno. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA O material didático é muito utilizado no contexto escolar e é muito importante nas práticas educativas considerando o processo de ensino e aprendizagem. Fato é que sozinho, ele é incapaz de oferecer tudo o que os alunos precisam para aprender, entretanto não se pode negar que é peça fundamental para a aprendizagem. Observando a biblioteca e as dependências da escola de modo geral, foi possível encontrar murais, livros didáticos, lousa, gravuras, histórias em quadrinhos, ilustrações, jornais, diversos tipos de revistas, alguns folders, mapas, gráficos, cartazes, textos literários, livros paradidáticos, Data Show, notebook, caixa amplificadora, sala de informática, televisão, materiais para pintura, entre outros.

Segundo tal documento, adaptação é “(. toda e qualquer ação pedagógica que tenha a intenção de flexibilizar o currículo para oferecer respostas educativas às necessidades especiais dos alunos, com base nos pressupostos da educação inclusiva”. A Educação Inclusiva, baseiam-se numa concepção de educação de qualidade para todos e no respeito à diversidade dos educandos, é imprescindível uma participação mais qualificada dos educadores para o avanço deste importante reforma educacional. Contudo, com o avanço das tecnologias surgem soluções que permitem a concepção de sistemas embarcados e/ou inteligentes que possibilitam melhorar a qualidade de vida, por meio da acessibilidade, de pessoas com necessidades espaciais. Elas são compreendidas como recursos que colaboram com o processo de ensino-aprendizagem; por meio delas, é possível gerar uma troca de informações que beneficiam a aquisição de habilidades e a (re) elaboração de conhecimentos.

Também encontrar ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Seminário sobre a importância da visão crítica, responsabilidade e respeito às culturas- Dividir as turmas, orientar e passar encaminhamentos e atribuições para a apresentação do tema. Recursos a serem utilizados Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa-múndi e ou/ planisfério político. Avaliação A avaliação será feita de forma integral, observando todas as etapas do desenvolvimento do tema, principalmente do seminário. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE O professor XXXXXXXXXXXXX, formado em Matemática, concluiu a graduação no ano 2000, possui pós-graduação em Metodologia do Ensino da Matemática.

Quanto ao trabalho docente interdisciplinar nesta instituição, pontuou que temas transversais como a exemplo de Trabalho e Consumo, Meio Ambiente e Saúde, dentre outros, são regularmente trabalhados. E ao ser questionada sobre como trabalhar os temas contemporâneos transversais nas aulas de Matemática, a docente respondeu que as metodologias ativas favorecem o trabalho com os temas contemporâneos transversais, assim os debates, seminários, sala de aula invertida são os métodos mais usuais. O professor refletiu que o papel da Matemática e seu ensino nos dias de hoje reconhecendo que existem diferentes propostas de ensino e uma diversidade de linhas de trabalho no ensino dos conteúdos programáticos da disciplina, requerendo do docente a capacidade de organizar situações de aprendizagem desafiadoras que envolvam afetiva e intelectualmente os educandos na (re)construção dos conceitos matemáticos.

Sobre fazer uma avaliação das metodologias aplicadas, o professor destacou que um bom professor pode enriquecer aulas com metodologias mais interessantes e citou as metodologias ativas como exemplo. Enumerou ainda a pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos. A escola desenvolveu um projeto interdisciplinar com a finalidade de despertar nos alunos o conhecimento das lutas históricas pela liberdade e independência, pois é importante lembrar da história, da luta diária e das conquistas levando o patriotismo no peito e reforçando a ordem e o progresso que é levado na bandeira brasileira. Contudo, os TCTs, mediante a transversalidade descreve sobre a possibilidade de se constituir no aprendizado escolar, uma relação entre aprender sobre a realidade e as questões da vida real e de sua transformação.

De forma que não os desenvolva paralelamente, mas de forma a integrativa, onde diz respeito à compreensão dos diferentes objetos de conhecimento, possibilitando a referência a sistemas construídos na realidade dos alunos. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA A Base Nacional Comum curricular consiste num documento normativo que determina o que os alunos da Educação Básica no Brasil têm o direito de desenvolver e aprender ao longo de todos os níveis de ensino que a compõe. Esse documento orienta e norteia os currículos escolares, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. Tais competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.

Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não bastam práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. A avaliação da aprendizagem deve ser feita no processo, quando o professor pode acompanhar a construção do conhecimento pelo educando; avaliar na hora que tem que ser avaliado, para ajudar o aluno a construir o seu conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento dos alunos e não os julgando apenas num determinado momento. Avaliar o processo e não apenas o produto, ou melhor, avaliar o produto no processo”. O profissional, explicou que a avaliação da unidade escolar objetiva o aperfeiçoamento da dinâmica institucional e é organizada por procedimentos internos pela unidade escolar e externos por órgãos locais e centrais da administração, comportando a avaliação institucional e a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.

Nela os tipos de avaliação mais empregados são: • Prova objetiva: A prova objetiva é aquela que apresenta questões com alternativas, pode ser de múltipla escolha ou do tipo CERTO ou ERRADO. • Prova dissertativa: Por mais que as provas objetivas sejam mais usadas pelos professores, a prova dissertativa é também bem aceita. A equipe pedagógica acompanha e avalia os instrumentos avaliativos utilizados, ao mesmo tempo que sugere novos encaminhamentos quando julga necessário. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA A profissional responsável pelo acompanhamento pedagógico da instituição concedente deste estágio é a coordenadora professora XXXXXXXXXXXXXXX. Desta forma, a entrevista utilizada para colher informações para compor esse item foi realizada com ela. A observação da sala de aula é uma prática realizada pela coordenadora, geralmente ocorre quando o profissional entende que o plano de trabalho não está sendo executado conforme previsto e/ou quando solicitado pelo próprio professor, tal ação serve para acompanhar o trabalho do professor e ajudá-lo a aprimorar a didática e outras dinâmicas docentes.

O planejamento ocorre quinzenalmente onde discute-se e acompanha o andamento dos processos de ensino-aprendizagem. lembram que “Grande parte dos problemas que as pessoas têm provêm de sua própria pessoa ou da relação que estabelece com as outras pessoas”. Estabelecer boas relações é essencial para obter um bom trabalho formando um ambiente de respeito, fundamental para convivência. A coordenadora informou que dentro do ambiente escolar, o diálogo e respeito devem prevalecer por parte de todos que convivem ou relaciona no espaço. Nas relações educativas é preciso que não haja hierarquização dos envolvidos, todos são importantes neste processo, agindo desta maneira, faz com que o trabalho se torne prazeroso, para todos os participantes, visando o crescimento do grupo. A respeito da atuação da equipe pedagógica na resolução de conflitos é um papel relevante destes profissionais, haja vista que as relações interpessoais são essenciais em qualquer espaço desde o familiar até o social.

Desta forma, a é pertinente afirmar, numa avaliação geral do estágio, que as vivências foram muito válidas e enriquecedoras, pois no curso deste evento foi possível acompanhar a forma de trabalho dos professores, seus métodos de desenvolvimento do conteúdo, sempre fazendo com que o aluno desenvolva sua criatividade, imaginação e senso crítico. A avaliação do trabalho do docente do titular de sala, é de que o professor tem um ótimo domínio de sala, uma boa dicção, consegue se comunicar e articular bem, postura que favorece o aprendizado dos alunos. Em relação a interação entre professor e alunos ocorrem na maioria das vezes, quando o professor estimula através de perguntas diretas. PLANOS DE AULA • Plano de aula 1 Plano de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Matemática Série 1º ano do Ensino Médio Turma A Período Conteúdos Frações Objetivos Objetivo geral Compreender a Matemática como ciência autônoma que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo.

Objetivos específicos Levar o aluno a construir o conceito de números fracionários a partir de representações da realidade; Utilizar frações para representar medidas; Reconhecer que há situações em que os números naturais são insuficientes para expressar o resultado de uma divisão. uol. com. br/estrategias-ensino/ensinando-fracoes-atraves-situacoes-problema. htm Acesso em 11/11/2022. • Plano de aula 2 Plano de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Matemática Série 1º ano do Ensino Médio Turma A Período Conteúdos Origem da Trigonometria; Seno e Cosseno e tangente Objetivos  Objetivo geral Interpretar situações que envolvam o uso das relações trigonométricas; Objetivos específicos Conhecer as origens da trigonometria; Calcular medidas desconhecidas utilizando as relações; Resolver situações – problema com uso de tais relações.

Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. São Paulo. Editora FTD 2020. • Plano de aula 3 Plano de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Matemática Série 1º ano do Ensino Médio Turma A Período Conteúdos Relações entre seno, cosseno e tangente; Razões trigonométricas (30º, 45º e 60º); Construção da tabela de razões trigonométricas (30º, 45º e 60º). Multiversos Matemática. São Paulo. Editora FTD 2020. • Plano de aula 4 Plano de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Matemática Série 1º ano do Ensino Médio Turma A Período Conteúdos Seminários: “A importância da Trigonometria e suas aplicações no mundo moderno”. Objetivos Objetivo geral Interpretar situações que envolvam o uso das relações trigonométricas.

Multiversos Matemática. São Paulo. Editora FTD 2020. • Plano de aula 5 Plano de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Matemática Série 1º ano do Ensino Médio Turma A Período Conteúdos Resolução de equações quadráticas por cálculo mental Objetivos Objetivo geral Conhecer e resolver equações quadráticas por cálculo mental através da soma e produtos de raízes. Objetivos específicos Identificar equações quadráticas; Identificar e compreender equações quadráticas; • Entender o que são equações quadráticas e suas principais características. htm#questao-395) Avaliação: Será realizada mediante observação do desenvolvimento das atividades propostas individualmente e em grupo. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. São Paulo.

Editora FTD 2020. Referências SOUZA, Joamir Roberto de. Multiversos Matemática. São Paulo. Editora FTD 2020. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR Depois de realizar várias pesquisas sobre a prática docente e sobre o como se constitui o planejamento de aulas, oito planos de aulas da disciplina de Matemática foram elaborados e analisados pela professora regente. RELATO DA REGÊNCIA Identificação da aula Escola Datas Turno Série turma 1º ano A Número de alunos Conteúdos Professor regente Descrição da aula Reflexão sobre a aula Numa autoavaliação, entende-se que a experiência docente na regência foi bastante produtiva. Evidentemente a inexperiência pode ser um obstáculo na maximização do alcance dos objetivos propostos, entretanto a qualidade do planejamento e o empenho do estagiário no cumprimento das atividades auxilia na obtenção de um resultado mais próximo daquilo que foi proposto.

Objetivos propostos nos planejamentos foram alcançados, embora houve situações esporádicas de alunos fazendo gracinhas tentando desviar o foco da aula. Nada de mais que com uma conversa amistosa não pudesse retomar o controle da situação. A respeito dos encaminhamentos metodológicos, estes foram importantes na execução das aulas e, mostraram -se eficazes no desenvolvimento dos temas abordados. Desta forma, é pertinente afirmar que o estágio em é um espaço de reflexões e aprendizagens com trocas de experiências, diálogo, participação e contextualização das possibilidades e das garantias de aprendizagens. Sem dúvidas, o estágio proporcionou o contato com informações que foram transformadas em conhecimentos através da promoção do pensar e repensar a prática pedagógica. Notou-se claramente a contribuição que o estágio fornece, pois através dele é possível moldar-se novas estratégias para resolução de problemas que talvez não fosse possível imaginar que tivesse na área profissional.

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. O Estágio Supervisionado em Matemática como Espaço de Desenvolvimento da Epistemologia da Prática Docente. Olh@res, Guarulhos, v. n1, p. maio 2013. PROJETO POLIÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

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