Redes de Computadores e Processos de Negócio

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

ABSTRACT Brazil is known as one of the countries that consumes the most coffee, and also that produces the best beans, in line with this, many coffee shops specialized in coffee-based drinks have emerged, offering relaxed environments that are used by many as a place for meeting, study and or work. Thus, the general objective of this work is to analyze the business model of a coffee shop with coworking, as well as its network infrastructure and issues related to sustainability. Keywords: networks, infrastructure, coffee shops, sustainability. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. O portal Exame (2019) informa que os escritórios compartilhados cresceram cerca de 500% nos últimos 3 anos no Brasil, e cerca de 200% no mundo nesse mesmo período. Temos então como objetivo geral do projeto a análise de uma cafeteria que também oferece espaços para coworking, pertencente a uma rede de cafeterias quanto aos aspectos de sua modelagem de negócios e infraestrutura de rede, para tal foram realizadas visitas em várias franquias da rede, bem como conversa com os gerentes responsáveis e visita a central de rede.

desenvolvimento Nesse capítulo apresentaremos a modelagem do negócio proposto bem como a infraestrutura de rede disponível no local. modelagem processo de negócio A cafeteria em analisada faz parte de uma rede de cafeterias que possuem outras 4 franquias na mesma cidade, ela oferece ambiente para coworking e também retirada de pedidos online, na loja escolhida pelo cliente. Hoje seu quadro societário é composto por 4 sócios, que iniciaram o negócio com um capital de R$ 60. Apresentamos abaixo o modelo geral de negócios da cafeteria: • Parcerias principais: desconto para funcionários de empresas parceiras, programa de fidelidade para clientes. • Atividades principais: venda de bebidas e produtos a base de café, lanches e sobremesas. Espaço para coworking. • Proposta de valor: Ambiente acolhedor e confortável, alimentos saborosos e com rápido preparo, profissionais qualificados, bom atendimento, loja bem ventilada, internet ágil.

• Relacionamento com os clientes: diretamente e através de redes sociais como instagram e facebook. Dessa forma a empresa precisa estar constantemente se reinventando para se manter no mercado. Um dos diferenciais da apresentada é que são lançados drinks de acordo com as estações do ano, como por exemplo no verão a bebida “espresso tônica” e no inverno drinks quentes podendo ser consumidos na versão alcoolica. Por fim, apresentamos os pontos fortes e fracos identificados: Pontos fortes: • Bom atendimento e ambiente; • Bons produtos; • Boa conexão de rede; • Preços competitivos; • Divulgações nas redes sociais; • Lançamento periódico de novos drinks; • Programa de fidelidade. Pontos fracos: • Dificuldade em achar bons fornecedores; • Grande quantidade de concorrentes; • Amplo rodízio de garçons e profissionais de limpeza; • Dificuldade em encontrar bons baristas; • Pouco conhecimento dos clientes na área de cafés especiais.

ESTRUTURA DE REDES Conforme dito anteriormente, no inicio o setor de TI era inexistente, porém com o crescimento e o aumento das manutenções em equipamentos e na rede foi necessário incoporar uma estrutura de TI. Figura 6: Topologia em estrela (Araújo Neto, 2017). Já a rede destinada aos clientes é através de conexões wifi, conforme demonstrado na Figura 6. Figura 6: Rede destinada aos clientes. Para o planejamento da rede, cabeamento e conexões os administradores consideraram a norma NBR ISO 14565 EIA/TIA 568, considerando os seguintes itens: • Visitar o local onde seria feita as instalações; • Avaliação da rede elétrica do local de forma a verificar se existem dutos separados para a passagem dos cabos de rede separados do cabeamento elétrico; • Avaliação da quantidade estimada de computadores ligados ao mesmo tempo, seja na rede elétrica quanto navegando na internet e consumindo recursos de rede; • Quantidade de equipamentos que seriam necessários, como: canaletas, cabos, switchs, roteadores, entre outros; • Analise dos equipamentos a serem adquiridos de forma a poderem ser reaproveitados em outras instalações, caso seja necessário uma mudança de endereço, bem como o custo benefício de cada um; • Testes nos cabos e na rede; • Posição do rack quanto a quesitos de segurança; • Criação de uma senha de rede forte; • Uso de etiquetas nos cabos ligados na parte administrativa, de forma a facilitar a identificação dos equipamentos futuramente.

O sistema operacional utilizado para todos os computadores é o Linux Ubuntu, de forma a se evitar a aquisição de licenças, bem como de outros produtos pagos. Por fim, nos itens para viagem são utilizados copos de papel descartáveis, e não plástico, também não são disponibilizados canudos de plástico e sim de metal que podem ser lavados e reutilizados. CONCLUSÃO O Brasil é um dos países do mundo onde mais se consome café, devido a isso há um grande crescimento de cafeterias e locais especializados na venda de cafés, e de forma a oferecer um diferencial, várias redes oferecem serviços adicionais, tal como ambiente para coworking ou ambientes temáticos. Avaliamos dessa forma uma cafeteria quando a seu modelo de negócios, estrutura de rede e questões ligadas a sustentabilidade, apresentando seus pontos fortes, fraco, organograma, estrutura de rede contratada, quesitos de segurança, entre outros.

Por fim, como trabalhos futuros desejamos comparar os tipos de infraestrutura de rede e modelos de negócios utilizados por diferentes cafeterias, de modo a identificar quais os mais efetivos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRáFICAS ARAÚJO NETO, Antônio Palmeira. Disponível em <https://exame. abril. com. br/blog/primeiro-lugar/mercado-de-coworking-cresce-500-no-brasil-e-chega-a-saloes-de-beleza/>. Acessado em 10 de maio de 2020.

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